Características, propriedades e aplicação de zircônia cúbica
A zircônia cúbica é um cristal cultivado artificialmente e se parece com um diamante lapidado. É usado ativamente na produção de joias e é apreciado pelos amantes de joias requintadas. A grande popularidade da pedra deve-se à sua forte semelhança com um diamante e a um preço bastante acessível. Além da joalheria, a zircônia cúbica é muito utilizada por fabricantes de dispositivos ópticos, assim como por dentistas, que a utilizam como um dos principais materiais para pulverização odontológica.
História de origem
A questão de saber se a zircônia cúbica é uma pedra preciosa preocupa a muitos e, para respondê-la, é necessário se familiarizar com a história de sua criação e sua composição química. Assim, a zircônia cúbica foi desenvolvida na União Soviética em 1968 com a participação de cientistas do Instituto de Física da Academia de Ciências em homenagem a V.I. Lebedev, FIAN para breve. Foi essa abreviatura que deu o nome ao novo cristal obtido pelos físicos como resultado de um trabalho de melhoria da refração de um feixe de laser.
O resultado do trabalho dos cientistas foi uma bela pedra que muito naturalmente imita um diamante e mais tarde se tornou um dos cristais criados artificialmente mais populares usados em joias.
Devido à origem não natural, a zircônia cúbica não é uma pedra preciosa, mas na aparência não é muito inferior a ela.
No entanto, a forte semelhança com o mineral precioso gerou vários esquemas fraudulentos e causou uma atitude um tanto tendenciosa em relação à zircônia cúbica no mercado de joias.Assim, no início dos anos 70, o surgimento de uma cópia penny de um diamante provocou pânico entre os fabricantes estrangeiros e uma atitude negativa em relação ao desenvolvimento dos cientistas soviéticos, o que, por sua vez, gerou grande desgosto dos criadores, que desenvolveram o cristal para propósitos completamente diferentes.
Mas, com o tempo, o entusiasmo em torno do cristal diminuiu e as próprias grandes empresas estrangeiras começaram a produzir diamantes artificiais.
Portanto, se a marcação de uma joia diz que ela é feita com jewalita, zirconita ou daimonskway, isso significa que a mesma zircônia cúbica foi tida como decoração, apenas de produção estrangeira.
Desde o início da década de 90, o mineral sintetizado tornou-se muito popular, em alguns anos o peso total de todos os cristais produzidos no mundo chegava a 50 milhões de quilates. Hoje, os volumes de produção estão em constante crescimento, proporcionando aos verdadeiros apreciadores de beleza produtos requintados e baratos, que em sua aparência não são inferiores aos produtos com diamantes verdadeiros.
Além dos diamantes, a zircônia cúbica é freqüentemente confundida com os cristais Swarovski, que são um tipo de cristal patenteado e não têm nada a ver com o desenvolvimento dos cientistas soviéticos. E graças à possibilidade de tingir em diferentes cores, a pedra substitui com sucesso o topázio, safiras e granadas. Além disso, muitos amantes de joias que sabem muito sobre esse assunto escolhem deliberadamente a zircônia cúbica. Isso se deve à tecnologia de processamento de cristais e ao fato de que as pedras artificiais são adequadas para a aplicação de qualquer corte, mesmo o mais complexo e intrincado, enquanto os minerais naturais são processados de forma muito mais difícil e não podem se orgulhar de uma grande variedade de formas ornamentadas.
Descrição
A zircônia cúbica é uma modificação cúbica de alta temperatura instável do dióxido de zircônio ZrO2 e contém aditivos de óxidos de manganês, cálcio e ítrio. Devido ao índice de refração da luz, que é 2,15-2,25 unidades, e próximo ao do diamante, igual a 2,417-2,419 unidades, A zircônia cúbica é muito difícil de distinguir visualmente de um mineral precioso.
O cristal não possui fórmula química estável, o que se explica pelo teor de certos aditivos em sua composição, que são utilizados em função das propriedades que se pretendem obter. A pedra tem brilho de diamante, fratura irregular e é caracterizada pela falta de clivagem.
A própria zircônia é incolor, portanto para dar aos cristais a cor desejada, eles são tingidos com elementos de transição e terras raras. Isso acontece no processo de fabricação de um mineral, cuja cristalização é realizada em condições de laboratório por meio da tecnologia de fundidos por resfriamento, em que a taxa de cristalização é de 8 a 10 mm / h.
Como corantes, os óxidos desses metais são usados como cério, que dá à zircônia cúbica tons de amarelo, vermelho e laranja, cromo, que dá uma cor verde profunda, neodímio e érbio, que colorem os cristais em tons de roxo e rosa, respectivamente, e titânio, o que dá uma tonalidade marrom dourada na saída. ...
Propriedades
Em termos de propriedades físicas, a zircônia cúbica também é semelhante a um diamante. Por exemplo, a dureza de um cristal artificial na escala de Mohs varia de 7,5 a 8,5 unidades, enquanto o mesmo indicador para um diamante é de 10 unidades.
A densidade das pedras também não varia muito, sendo 3,5 g / cm3 para o diamante e cerca de 6,5 g / cm3 para a zircônia cúbica. Quanto ao índice de refração da luz, tanto um diamante quanto sua contraparte não preciosa têm quase o mesmo índice e são 2,4 e 2,25 unidades, respectivamente. Por outro lado, o peso de um cristal artificial difere significativamente do peso de um diamante e o excede em quase 60%.
Quanto às propriedades mágicas da zircônia cúbica, estão, em princípio, ausentes devido à sua origem laboratorial.Embora alguns astrólogos e especialistas em trabalhar com energias acreditem que tal cristal também desempenha um certo papel e exerce sua influência sobre o destino e o bem-estar de uma pessoa.
Visualizações
A alta popularidade da zircônia cúbica e sua capacidade de imitar com maestria uma série de minerais caros e preciosos se deve à capacidade do cristal de ser colorido em diferentes tonalidades e à boa solidez da cor. Pedras pretas e verdes são muito procuradas. A próxima em popularidade vem o azul, como opção - azul, vermelho, rosa e roxo, que também ficam bem em joias e impressionam os proprietários com um brilho uniforme e profundo.
Cristais de cor lilás parecem muito incomuns, assim como marrom dourado e roxo. Aliás, quando a pedra é aquecida a temperaturas muito altas, ela perde sua transparência e fica semelhante a pérolas brancas ou diamantes negros.
Além disso, graças ao uso de tecnologias modernas, os especialistas aprenderam a sintetizar uma pedra com uma mudança de cor - um efeito característico da rara e cara alexandrita. Também os cristais de zircônia cúbica são turquesa, conhaque e tons de amarelo claro e, no total, os cientistas aprenderam a produzir zircônia cúbica em mais de 20 cores.
Os minerais mais incomuns e caros são considerados minerais do espectro azul-esverdeado, que atualmente são produzidos apenas em empresas na Rússia e nos Estados Unidos. Joias com zircônia cúbica dessa cor parecem muito caras e nobres e são muito populares entre os fashionistas. No entanto, deve-se notar que Os cientistas ainda não conseguiram obter uma tonalidade esmeralda natural e todas as tentativas terminam na produção de cristais que se parecem mais com a cor do crisólito.
Considerando os tons de zircônia cúbica, não se pode deixar de notar o fato de que muitas de uma ampla gama de cores nunca existiram na natureza. Isso se aplica aos tons lilás, violeta e carmesim, que rapidamente se tornaram moda e se tornaram muito procurados pelos compradores.
Aplicativo
Devido às suas muitas propriedades positivas e aos custos de produção relativamente baixos, a zircônia cúbica é ativamente usada em vários campos da atividade humana. Portanto, existe uma opinião sobre as propriedades curativas de um mineral artificial, que, segundo tais afirmações, aumenta o tônus geral do corpo, melhora o metabolismo celular e promove o trabalho positivo de vários órgãos. No entanto, existem muitos céticos sobre esse assunto.
Assim, os especialistas em litoterapia - tratamento de pedras consideram a zircônia cúbica absolutamente inútil do ponto de vista das propriedades medicinais de um cristal e estão confiantes em sua incapacidade de ter qualquer efeito significativo nos órgãos humanos.
Além de ser usada na joalheria, a zircônia cúbica costuma ser escolhida como matéria-prima na produção de microcalpelos. Isso se deve à alta dureza do material, sua resistência ao calor e baixo custo. Além disso, o cristal é utilizado como um dos componentes da pulverização de cerâmica na indústria odontológica.
Porém, o maior número de disputas é causado pela conveniência do uso de zircônia cúbica na magia.... A principal diferença entre os cristais sintetizados e as pedras naturais é a sua "esterilidade" energética. As pedras artificiais não carregam nenhuma energia - nem carregadas negativamente nem positivas. No entanto, muitos especialistas em energia argumentam que, pela ausência de rachaduras e defeitos, e também pela transparência absoluta dos cristais, a zircônia cúbica pode ser considerada o recipiente mais puro que é preenchido com a energia de seu dono.
Portanto, as propriedades mágicas de que o cristal será dotado dependem completamente da personalidade e do caráter da pessoa que o usará.
Assim, uma das características importantes da zircônia cúbica é considerada sua habilidade de "lembrar" uma série de eventos, pensamentos e emoções, razão pela qual ele pode muito bem ser usado como um talismã. O principal nesta questão é dar à pedra a mensagem certa e dotá-la de energia extremamente positiva. Para isso, recomenda-se o uso de joias com uma pedra quando ocorrerem eventos vitais, em momentos de grande elevação emocional, um estado de felicidade e paz de espírito.
Durante a "carga" da pedra com energia positiva, ela não deve ser entregue nas mãos de outras pessoas, mesmo as mais próximas e mais benevolentes.
Se a zircônia cúbica foi doada e ficou com outra pessoa por algum tempo, ela deve ser colocada em um recipiente com água mineral limpa ou mantida sobre uma chama. Acredita-se que desta forma é possível limpar a pedra de energia estranha e torná-la adequada para uso posterior como um amuleto ou amuleto.
Aliás, os amuletos mais comuns são ferraduras, colheres, nós tibetanos da felicidade e um trevo de quatro folhas.
Ao usar zircônia cúbica como decoração uma questão importante para muitos é sua compatibilidade com outras pedras preciosas e semipreciosas. A este respeito, é necessário tranquilizar todos os proprietários desta bela pedra: o cristal está combinado com absolutamente todos os minerais naturais, além disso, acredita-se que seja mesmo capaz de potenciar o seu efeito e força energética natural.
Visualmente, o cristal parece muito harmonioso com topázio, ametista, citrino e romã, e apenas enfatiza seu brilho e nobreza. Quanto à configuração de metal, a zircônia cúbica fica bem em molduras de ouro, prata e platina, destacando favoravelmente a gema central e dando à peça um alto valor artístico.
Para quem é adequado?
Quem trabalha com energias tem a certeza de que a zircônia cúbica se adapta a absolutamente todos, o principal é que antes de colocar a joia o cristal esteja absolutamente "limpo" e, posteriormente, "carregado" corretamente. Os astrólogos têm uma opinião ligeiramente diferente, que acreditam que para cada signo do zodíaco existe sua própria cor de zircônia cúbica, o que determina a utilidade da pedra para uma pessoa em particular.
Assim, os signos do elemento fogo - Áries, Leão e Sagitário, são recomendados para adquirir cristais amarelos, laranja e vermelhos, que refletem com mais precisão seu potencial energético. Os signos do elemento terra - Virgem, Touro e Capricórnio, é aconselhável optar pelo amarelo claro, conhaque ou zircônia cúbica dourada, que lembra a terra em sua sombra.
Signos de ar - Aquário, Libra e Gêmeos, recomenda-se a compra de zircônia cúbica transparente ou rosa pálido. E para os signos de água - Câncer, Escorpião e Peixes, os tons de azul e azul são os mais adequados.
Além disso, os astrólogos têm certeza de que a zircônia cúbica afeta a vida de cada signo do zodíaco de maneiras diferentes e fornecem uma série de recomendações a esse respeito.
- Aquário a pedra ajudará a alcançar o sucesso na comunicação com as pessoas e no aprendizado. E para as meninas nascidas sob este signo, é aconselhável comprar zircônia cúbica em uma moldura de platina ou prata.
- Peixes um pequeno anel ou brincos com zircônia cúbica ajudam a proteger contra danos e mau-olhado. Além disso, o cristal é capaz de atrair dinheiro e seu dono tem a chance de desenvolver uma boa intuição em si mesmo.
- Áries por sua natureza, costumam ser muito temperamentais, e a zircônia cúbica é capaz de moderar um pouco seu ardor e deixar seu dono um pouco mais calmo. Além disso, o cristal tem o efeito mais positivo sobre a inteligência de Áries e estimula a atividade cerebral.
- Touroaqueles com uma disposição gentil e caráter dócil ganharão confiança em suas habilidades e se tornarão um pouco mais decididos. Além disso, a zircônia cúbica costuma atuar como um "carregador" desse signo, alimentando-o com energia acumulada durante os períodos em que é necessário.
- Gêmeos o uso de zircônia cúbica ajudará a se livrar da tagarelice excessiva e a dar-lhes um espírito de trabalho. Os cristais mais adequados para eles são espécimes pretos e transparentes.Além disso, a zircônia cúbica roxa freqüentemente atua como um substituto diário para a ametista - a pedra de Gêmeos.
- Câncer usar um diamante falso dará confiança na frente do amor e servirá como um excelente estimulador do estado de alerta mental. Além disso, Câncer é o signo mais sensível do zodíaco e, mais frequentemente do que os outros, precisa de um poderoso suprimento de energia proveniente da zircônia cúbica.
- Leões, como todos os signos de fogo, muitas vezes estão sujeitos a explosões curtas de raiva, que a zircônia cúbica ajuda a suavizar. As pessoas deste signo são encorajadas a usar joias com um cristal em um cenário de ouro, bem como combiná-las com rubis e granadas.
- Virgem, como um dos signos mais difíceis do Zodíaco, eles podem usar joias com zircônia cúbica para suavizar os cantos agudos de seu caráter e enfatizar suas qualidades positivas - pragmatismo e precisão. Pedras verdes, brancas e lilases são bem adequadas para essas pessoas, o que as ajudará a revelar a tempo a insinceridade de um parceiro e a não cometer um erro na escolha.
- Libra usar produtos com zirkonia cúbica ajudará a acalmar o sistema nervoso e manter a paz de espírito, mesmo nas situações mais difíceis. Além disso, o cristal ajuda a melhorar o humor, revelar o verdadeiro potencial e garantir o sucesso na frente amorosa. A exceção é feita por pessoas nascidas de 14 a 23 de outubro, pois, por recomendação de astrólogos, devem usar apenas pedras naturais.
- Escorpiões, Padroeiro de que Marte é considerado, é necessário usar zircônia cúbica vermelho-escura, que os ajudará a se livrar dos negativos acumulados durante o dia e servirá como um impedimento para sua excessiva emocionalidade. Além disso, se houver a oportunidade de adquirir um cristal com efeito de mudança de cor, que tenha uma energia muito forte, então esta será a melhor opção para pessoas deste signo. As pedras ajudam os escorpianos a alcançar o sucesso no amor e também têm um efeito benéfico no background psicoemocional.
- Sagitário usar zircônia cúbica ajudará a liberar a criatividade e a abrir novos horizontes. Além disso, o cristal ajuda a estimular a atividade cerebral e auxilia no aprendizado.
- Capricórnio joias com zircônia cúbica ajudarão a restaurar a paz na família e a alcançar o entendimento mútuo com outras pessoas. Também se acredita que usar um cristal o ajudará a enfrentar as dificuldades financeiras e a resolver velhos problemas.
Como distinguir do vidro?
Distinguir a zircônia cúbica do vidro é muito simples: você não precisa ser um joalheiro ou fazer uma análise química do material. Para fazer isso, basta dar uma boa olhada na aparência do cristal e prestar atenção em seu brilho. Assim, no vidro ficará mais escuro, enquanto a zircônia cúbica tem um brilho bonito e uniforme, comparável apenas ao brilho profundo de um diamante natural.
Outro critério de diferença é a dureza. As "pedras" de vidro são muito mais macias do que a zircônia cúbica e se desintegram bem.
Diferenças de um diamante
Também é fácil distinguir um diamante natural de zircônia cúbica, e isso pode ser feito por vários sinais externos. Assim, as bordas do corte de um cristal artificial são bastante arredondadas, enquanto o corte do diamante tem bordas claras e pontiagudas. Portanto, ao segurar uma borda afiada ao longo de uma superfície de espelho, a zircônia cúbica irá apenas arranhá-la levemente, enquanto um diamante irá simplesmente cortá-la. Além disso, devido ao aumento da densidade a zircônia cúbica é muito mais pesada que o diamante e, sob a influência dos raios ultravioleta, é menos transparente que o diamante.
Outra maneira segura de distinguir uma pedra natural de uma artificial é verificar a temperatura do mineral após ele estar em suas mãos por um curto período de tempo. Ao mesmo tempo, o diamante permanecerá frio ao toque, enquanto a zircônia cúbica se aquecerá. Além disso, com o uso prolongado, o mineral artificial desbota rapidamente e requer limpeza, enquanto o diamante pode ser usado indefinidamente e parecerá novo.
E a última diferença é esta: respirar na zircônia cúbica leva à formação de condensação, mas isso não acontece com um diamante.
Como você pode ver, o diamante e a zirkonia cúbica diferem mais nas propriedades físicas do que na aparência e, portanto, é quase impossível reconhecer um material sintetizado artificialmente no exame visual.
Regras de cuidado
Cuidar da zircônia cúbica é bastante simples e inclui uma série de procedimentos obrigatórios.
- De vez em quando, recomenda-se polir o cristal com um pano macio, independentemente de o produto ter perdido o brilho ou não, e também limpá-lo com um pano úmido.
- Em caso de forte embaçamento do mineral artificial, é necessário preparar uma solução morna com sabão e limpar bem o produto.
- A zircônia cúbica não tolera os efeitos de produtos químicos domésticos, incluindo cloro e cosméticos, portanto, seu contato com o produto é altamente indesejável.
- Como qualquer outra pedra sintetizada artificialmente, a zircônia cúbica não suporta cair em uma superfície dura.
- Ao fazer o dever de casa, é melhor remover o anel com zircônia cúbica.
- O armazenamento dos produtos deve ser feito em caixa fechada. Isso os protegerá de danos acidentais e estenderá sua vida útil.
Custo da pedra
O custo médio de uma pedra pesando três quilates é de cerca de 600-800 rublos por peça. Porém, o preço dos cristais depende de muitos fatores, como cor, tipo de corte, tamanho do cristal, qualidade da moldura e do fabricante da joia.
- Portanto, as mais caras são as pedras que imitam o rubi, a safira, a esmeralda ou o topázio azul. O alto custo deste último é explicado pela complexidade da síntese dos tons de azul e verde, pois o preço desses cristais é 2 a 3 vezes superior à média.
- O método de corte também afeta o custo final de uma joia com zircônia cúbica, e neste caso é totalmente determinado pelo joalheiro. A pedra pode ter formas de complexidade variada - uma gota, um coração ou um polígono com um número diferente de faces.
- Vários materiais são usados como moldura para a zircônia cúbica, sendo o mais caro o ouro. Por exemplo, um anel não muito largo, decorado com um grande cristal de zircônia cúbica, custará 6 mil rublos, enquanto um produto do mesmo tamanho, mas incrustado com uma dispersão de pequenos seixos, custará já 9-12 mil rublos, e um anel largo e sólido com imitação de rubi ou alexandrita pode custar 20 mil ou mais.
As joias de prata com zircônia cúbica são um pouco mais baratas. Portanto, um anel não muito largo, decorado com uma pedra de tamanho médio, custará de 1,5 a 4,5 mil rublos.
Para obter informações sobre como a zircônia cúbica é produzida, veja o próximo vídeo.