Dedo do diabo: características da pedra e suas propriedades
Muitos anos atrás, o dedo do diabo com toda a sua aparência assustava camponeses supersticiosos, muitos atribuíam a ele uma ligação com forças impuras, porém, com o desenvolvimento da ciência, descobriu-se que este mineral são apenas as conchas fossilizadas de antigos moluscos do Mesozóico período. Ao longo de milhões de anos, eles foram cobertos por múltiplas rochas, mas a forma cônica foi preservada, por isso o dedo do diabo se assemelha à garra de uma criatura diabólica.
O que é isso?
O segundo nome da pedra é flecha de trovão. Este fóssil tem uma história bastante rica e uma energia verdadeiramente poderosa. Ele deve seu passado inteiramente aos belemnites - um dos moluscos mais antigos que viveram na Terra há cerca de 70 milhões de anos. Acredita-se que essas criaturas foram os ancestrais distantes das lulas e eram onipresentes nos mares e oceanos em tempos pré-históricos.
Segundo a descrição, os belemnites pertencem ao grupo dos cefalópodes que hoje desaparecem completamente. Eram predadores bastante ágeis, atingindo 15-25 cm de comprimento, externamente pareciam lulas, mas se diferenciavam pela presença de uma forte concha interna contendo uma cavidade dividida por divisórias.
Alojava o corpo viscoso de um molusco junto com longos tentáculos e ventosas esvoaçantes.
Do lado de fora, a concha estava completamente coberta por uma capa protetora de couro, e a parte pontiaguda do molusco, o rostro, parecia visualmente uma ponta de flecha. São essas cópias que sobreviveram até hoje, infelizmente, nada sobrou do corpo do molusco, bem como da capa. BAs elemnites foram extintas há cerca de 60 milhões de anos, o seu desaparecimento coincidiu com a misteriosa extinção dos dinossauros - é possível que tenham sido vítimas de um arrefecimento global e de uma diminuição significativa da temperatura da água.
Os tamanhos das belemnites podiam ser muito diferentes, variando de alguns milímetros a 45 cm, sabendo-se que raros exemplares chegavam a atingir os 3 metros de comprimento.
O esquema de cores das belemnites também era variável - agora você pode encontrar dedos diabólicos em tons de marrom enferrujado, cinza-acinzentado, marrom, âmbar e até mesmo tons de carvão.
Normalmente, após a trituração, um brilho holográfico torna-se pronunciado sobre eles.
Composição fóssil
O principal elemento da estrutura da belemnita é o carbonato de cálcio. Os cefalópodes viviam em um ambiente natural limpo, onde havia muito menos elementos tóxicos do que hoje. Fósforo, sódio, níquel, potássio, assim como magnésio, manganês e ferro podem ser encontrados na estrutura desse molusco. Algumas variedades incluem bromo, cobre, cobalto, vanádio, cromo e até prata e os elementos de ouro.
O pó para dedos do diabo é conhecido por ter a capacidade de parar o sangue quase instantaneamente e fechar feridas. Esta propriedade é explicada pela presença de aragonite no rostro - uma substância com propriedades regenerativas excepcionais.
Portanto, todos conhecem as propriedades únicas da água no resort tcheco de Karlovy Vary. Estudos têm demonstrado que a capacidade curativa do líquido está diretamente relacionada à sua saturação com aragonita.
Local de nascimento
Mais de 300 espécies de belemnites são conhecidas pela ciência moderna, dependendo das condições naturais e do habitat, sua forma e estrutura mudaram. Assim, os moluscos que viviam em reservatórios tinham uma rostra refinada bastante longa, e nas costas podiam-se encontrar indivíduos baixos com conchas largas. Como esse cefalópode da época pré-histórica viveu em todos os lugares, seus restos fossilizados hoje podem ser encontrados em várias partes do mundo.
Eles estão localizados nas profundezas dos depósitos dos períodos Jurássico e Cretáceo. As maiores descobertas foram encontradas no continente australiano. Deve-se destacar que os fósseis ali encontrados são de alto valor e, além disso, são utilizados para a confecção de joias.
Depois de lixadas e polidas, elas parecem opalas, então as joias com essas pedras parecem muito impressionantes e são sempre muito valorizadas.
Quanto à Rússia, o acúmulo de dedos do diabo pode ser encontrado em vários cantos: podem ser procurados na região de Moscou, às margens do Oka e do Volga. Como regra, os fósseis podem ser encontrados apenas cavando com uma pá até a profundidade de meio metro, especialmente em solos argilosos arenosos.
Propriedades
Se falamos sobre as propriedades físicas da pedra, então podemos dizer com segurança que as belemnites têm uma resistência bastante baixa, baixa dureza, portanto, podem ser facilmente danificadas e riscadas, e não apenas com metal, mas até mesmo com vidro comum. Em números, a dureza é estimada em 5,5 pontos na escala de Mohs.
No entanto, esse parâmetro é considerado aproximado, uma vez que o molusco geralmente forma suas conchas a partir das substâncias que encontra em seus habitats permanentes.
Assim, no território da Austrália, foram descobertas pedras, cuja resistência é estimada em 7 pontos - em suas propriedades físicas são bastante semelhantes às opalas.
Os dedos do diabo são creditados com muitas propriedades curativas e místicas. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre o efeito que uma pedra tem sobre uma pessoa.
Terapêutico
Mesmo nos tempos antigos, o pó do dedo do diabo era amplamente utilizado para tratar picadas de cobras e outras feridas - acreditava-se que assim era possível remover rapidamente a inflamação e contribuir para a rápida restauração dos tegumentos. Naqueles anos, tais manipulações eram certamente acompanhadas da leitura de calúnias especiais. Nos países do Velho Mundo, os residentes argumentaram que um mineral em pó, injetado diretamente nos olhos, melhora a visão. Porém, como atestam as crônicas, tal tratamento não só não trouxe o resultado desejado, mas, ao contrário, piorou a situação do paciente. Na Escócia, o dedo do diabo exigia água pura. Na Idade Média, as doenças intestinais e as intoxicações eram tratadas dessa forma.
Se falamos de fatos comprovados cientificamente, deve-se observar que os belemnites são usados para tratar uma gama bastante ampla de doenças. O mineral é 70% cálcio, 30% é a participação de muitos outros oligoelementos. Em sua estrutura, as substâncias nocivas estão completamente ausentes, já que no Mesozóico elas simplesmente não estavam na água ou no ar. É por isso que os defensores da litoterapia usam amplamente a belemnita em sua prática.
Para terapia, você mesmo pode fazer o pó ou pode comprá-lo pronto nas farmácias especializadas.
O dedo do diabo é mostrado para melhorar a resistência, força física e atividade humana. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mobilizando os recursos protetores do corpo. Na medicina alternativa, 0,5 g de pó de belemnita são dissolvidos em 250 ml de água morna, bem mexidos e, quando todo o sedimento diminui, a infusão resultante é filtrada e consumida 30-40 minutos antes das refeições, três vezes ao dia.
O curso dessa terapia dura 10 dias e, na osteoporose, é estendido para 30 dias.
Existem várias outras doenças que o dedo do diabo enfrenta com muito sucesso. Muitas patologias de pele podem ser notadas: psoríase, várias úlceras tróficas, furunculose, dermatite lacrimejante. Com esses problemas, é necessário borrifar a inflamação com pó de cefalópode todos os dias.
Na osteoporose, uma solução de pedra triturada é administrada por via oral; tradicionalmente, o curso do tratamento dura 1 mês e é repetido 3-4 vezes por ano. Nota-se melhora do quadro no tratamento de gastrites e úlceras com belemnites - neste caso, também se consome internamente uma solução de pó. A solução se consolidou como um bom remédio para resfriados e doenças alérgicas, bem como para tuberculose. É importante ressaltar que, para fins medicinais, pode-se levar pó, bem como pomadas contendo fragmentos de belemnita.
Atenção: antes do tratamento com belemnite, deve-se consultar um médico.
Observe que o uso de drogas do dedo do diabo é estritamente proibido para câncer, hipertensão, urolitíase e colelitíase, bem como para tromboflebite e durante a gravidez.
Mágico
Os moluscos belemnitas muitas vezes saem da água e os jogam na praia. O povo antigo acreditava que isso era devido aos truques do diabo, e o encontro com tal pedra promete problemas. Existem muitas crenças associadas ao dedo preto, na maioria das vezes são negativas. As pessoas viram uma conexão direta entre a pedra e as forças diabólicas, alguns até a chamaram de demoníaca. Apesar disso, o dedo do diabo com força e força foi usado para criar talismãs e amuletos.
Muitas lendas foram criadas para explicar a origem dos belemnites. Normalmente eles descrevem as pedras como tocos dos dedos de monstros formidáveis e espíritos malignos, algumas crenças afirmam que essas são flechas enviadas das nuvens. Uma das lendas diz que uma vez que o demônio supremo quis se apoderar de toda a terra e foi imediatamente derrotado e punido por isso - os deuses o transformaram em uma rocha, e os dedos decepados foram espalhados por todo o mundo, de modo que acabaram não apenas no solo, mas e em reservatórios.
Na mitologia de cada país europeu, a belemnita costuma ser associada a uma chuva torrencial - acreditava-se que essa pedra protegia a casa de danos durante uma tempestade.... Na China, a belemnita é chamada de dente de dragão e acredita-se que quanto maior a pedra, mais furioso e perigoso fica o lagarto.
As pessoas acreditavam que a força e o poder de tal dragão certamente passariam para a pessoa que usava o amuleto.
A origem do nome da pedra não é totalmente clara, ela se espalhou exclusivamente no território do nosso país, mas ao mesmo tempo não há nenhuma lenda que o explique. É possível que a pedra esteja associada a demônios pelo motivo de eles geralmente a encontrarem em lugares impuros: baixadas, ravinas, pântanos. Nas crenças dos povos antigos, qualquer dobra é obra de forças diabólicas, acredita-se que no processo de criação do nosso mundo, o diabo colocou parte da terra na boca, mastigou e depois cuspiu. Foi assim que surgiram as montanhas, fossos e buracos, onde os demônios começaram a habitar.
Muitas regiões da Rússia têm suas próprias lendas sobre a origem desse mineral incomum. Por exemplo, na região de Smolensk, os veteranos afirmam que os demônios lutam à noite em brigas e quebram seus dedos. Nas aldeias ucranianas, existe a lenda de que os demônios perderam os dedos quando Deus os jogou do céu. Algumas lendas dizem que o próprio Arcanjo Miguel cortou os dedos do impuro, razão pela qual os demônios são freqüentemente chamados de sem dedos.
Os povos da República de Komi ainda transmitem de geração em geração a lenda do bom deus Yong, que certa vez decidiu expulsar todos os demônios da terra. Para fazer isso, ele se transformou em um oleiro comum e sentou-se perto da estrada principal. Os demônios que o viram começaram a zombar dele e se gabar de sua capacidade de encolher e aumentar de tamanho. Então, provocando-os, Yong os convidou a entrar na panela. Os espíritos estúpidos o fizeram, e Deus selou os potes e os enterrou no solo. Porém, um pote se quebrou e o demônio aprisionado nele correu para correr que havia pernas, e tão rápido que quebrou os dedos no caminho, agarrando-se ao chão com suas garras.
Outra variante do nome são os dedos da água. Vodyanoy é um dos mais terríveis representantes dos impuros, a quem os eslavos temiam mais do que o próprio diabo. Há uma opinião de que aqueles que se afogaram nos últimos minutos antes da morte vêem esses dedos na frente deles. Uma versão semelhante nasceu entre os povos Nenets - ali a belemnite é considerada as garras do espírito da água, com o qual quebra o gelo na primavera. E em Yamal, essas pedras são chamadas de garras de sereia.
Até hoje, o dedo do diabo é considerado um forte talismã. Segundo alguns médiuns, com a ajuda da belemnita, fixada na parede da casa, é possível reduzir significativamente o impacto negativo em um prédio residencial ou apartamento. Na mitologia eslava, o dedo do diabo também era usado como amuleto - acredita-se que seja uma forma confiável de proteger uma casa de relâmpagos. Para isso, os russos espalharam pedras por todo o telhado e também as penduraram no sótão. A crença sem fim nos superpoderes da pedra dotada de características retardantes de fogo - acredita-se que o mineral protege a casa de forma confiável dos efeitos destrutivos do fogo.
Além disso, a pedra é considerada uma fonte inesgotável de energia. De acordo com as lendas, quem usa um talismã com um dedo maldito sobre si sempre estará calmo e totalmente confiante no futuro.
Este amuleto irá proteger as relações familiares, proteger contra todos os tipos de problemas de trabalho.
Aplicativo
Numerosos estudos provaram que os moluscos pré-históricos fossilizados têm uma composição excepcionalmente rica de oligoelementos. Esses componentes são amplamente utilizados na indústria cosmética para criar produtos para a pele e anti-envelhecimento. Mariscos esmagados são adicionados a banhos, máscaras, compressas e pós de belemnita também são adicionados a xampus e produtos para enxágue do cabelo.
Hoje em dia, o dedo do diabo em pó é adicionado na ração dos animais de fazenda - percebeu-se que com o consumo constante aumentam a imunidade, fortalecem ossos e músculos e aumentam a produtividade.
Os minerais são exposições valiosas nas coleções dos amantes da antiguidade, e os belemnites também são usados para criar talismãs e amuletos étnicos. Os moluscos são considerados especialmente valiosos, nos quais os vasos sanguíneos são claramente visíveis - esses malditos dedos são encontrados em grande número nas montanhas do Território de Altai.
Belemnites grandes são considerados um excelente elemento decorativo que pode adicionar toques elegantes ao interior de uma sala de estar ou de uma sala com lareira. As conchas de belemnita podem ser colocadas em aquários, sobre uma mesa de centro ou estante.Alguns artesãos chegam a fazer itens especiais para colecionar em estandes de pedras ornamentais, decorados com correntes e luzes coloridas.
Belemnite é barato, o preço do dedo do diabo no mercado começa em 50 rublos por peça ou em 700 rublos por quilo. Quanto à criação de joias, principalmente as belemnites polidas processadas são utilizadas para joias.
Os joalheiros que conhecem muito sobre pedras preciosas raramente recorrem ao uso de minerais de origem biológica.
Para quem é adequado?
Isso não quer dizer que belemnite goste especialmente deste ou daquele signo do zodíaco - ele dá seu favor a todos que decidem usar joias com o dedo do diabo ou fazer um talismã com elas. No entanto, na mitologia eslava, os moluscos fossilizados são considerados filhos de Perun, então essas decorações serão especialmente úteis para pessoas nascidas no final do verão - isso corresponde à constelação zodiacal de Leão. De acordo com as crenças esotéricas, a pedra os ajuda a construir uma carreira e premia qualidades importantes como coragem, determinação, confiança em si mesmos e em seus pontos fortes.
Cuidados com joias de pedra
Para preservar esta pedra pré-histórica incomum em sua forma original, você deve seguir as regras básicas de cuidado com ela. A belemnita tem uma estrutura bastante frágil, portanto, se houver rachaduras ou arranhões, certifique-se de polir o espécime existente. Eles o limpam com um pano normal, enquanto você pode obter a aparência de um brilho surpreendentemente bonito.
Mas durante as manipulações, você precisa monitorar suas ações - elas devem ser precisas e extremamente precisas.
Atenção especial deve ser dada ao processamento de belemnites, que inclui várias etapas.
- Exame da pedra... Para processamento posterior, deve estar intacto, se houver rachaduras e lascas, basta cortar a parte danificada e, em seguida, usando acessórios de retificação especiais, dar o formato de cone necessário. Se a superfície da pedra for muito áspera, você precisará de acessórios para o gravador e semelhantes.
- Na segunda fase, a moagem preliminar é realizada, normalmente, uma lixa com parâmetros de grão # 360 ou # 800 é adequada para isso - no entanto, se já no primeiro estágio você conseguiu obter uma superfície plana, então esta etapa pode ser pulada com segurança.
- Acabamento de lixar. Para isso, utilizam-se gravadores especiais, operando em alta velocidade, com bocal de feltro, sobre o qual é aplicada previamente uma pasta de esmeril. É melhor usar o branco, porque quando entra em fissuras não fica tão perceptível como, por exemplo, o vermelho ou o verde.
Se você não tem uma gravadora à disposição, então uma peça comum de couro vai servir muito bem, para maior comodidade é puxada sobre um bloco de madeira com a parte de trás para cima, é aplicada pasta de lixa e polida. Em ambos os casos, o resultado será o mesmo, só que ao trabalhar com a pele será necessário mais tempo e esforço físico. As pedras não são revestidas com verniz, mas se a ideia do autor da decoração assim o exigir, utilizam-se uma composição acrílica brilhante.
Você pode obter uma aparência radiante esfregando a pedra com cera comum.
Claro, o maldito dedo não é tão bonito por fora quanto algumas outras gemas e minerais. Esta pedra tem uma longa história que, apesar da sua essência mitológica, não pode deixar de deixar a sua notável marca de energia nesta pedra. Por muitos séculos, gerações de pessoas acreditaram sinceramente no poder mágico de cura deste mineral e dotaram-no de um sentimento especial, que só pode ser experimentado tomando belemnita nas palmas das mãos.
Pense bem, esta pedra aparentemente indefinida era uma vez uma criatura viva real que vivia em um rebanho e trouxe medo para os habitantes menores dos reservatórios. Este molusco cefalópode vagou pelos oceanos e mares pré-históricos e morreu quando o permafrost se instalou na Terra.... Mas a história da pedra não terminou aí - por muitos milhares e até milhões de anos a terra a suportou. Esta pedra era adorada por nossos ancestrais, e mesmo agora muitos povos acreditam nela, e os benefícios da belemnita são reconhecidos até mesmo pela medicina oficial.
O maldito dedo é coberto no próximo vídeo.