Tudo sobre ágata negra
A ágata negra é uma das pedras da extensa família da calcedônia, baseada no mineral mais comum, o quartzo. Essas pedras semipreciosas e semipreciosas têm uma estrutura em camadas, porém, na variedade preta, as camadas e listras são quase invisíveis. Essa cor peculiar é dada pelo alto teor de manganês. Encontrar uma variedade negra na natureza é um grande sucesso, porque é a mais rara. A ágata tem sido usada por esoteristas e litoterapeutas, um método de usá-la de acordo com os signos do zodíaco foi desenvolvido. A popularidade da pedra estimulou tentativas de obter sua cor original artificialmente, com base em variedades mais comuns.
Descrição
A ágata negra é um mineral invulgar, como já foi referido, as riscas típicas das ágatas e as camadas quase imperceptíveis. A cor preta aveludada uniforme, graças ao brilho mate da pedra, confere um efeito marcante de profundidade. O mineral parece uma espécie de estilhaço de um outro espaço sem fundo, como se absorvesse a luz que incide sobre ele. Nem todo mundo consegue considerar a ágata negra por muito tempo, é esse efeito indescritível de imersão que fez da ágata um dos atributos dos rituais mágicos.
As joias feitas com ela são difíceis de não notar, com certeza prestam atenção a elas. Ágata é capaz de enfatizar o estilo de negócios, para entrar em sintonia com a comunicação adequada com quem a usa. Era essa propriedade que o tornava atraente para os governantes da antiguidade. É difícil imaginar o tratamento frívolo de uma pessoa que usa um anel ou coroa com ágata negra.
Esse significado específico para os humanos deriva das propriedades físicas da ágata negra, inesperada para o quartzo, do qual é composta principalmente. Não é transparente, além disso, a pedra tem um brilho fosco natural. Somente o polimento pode fazer uma pedra parecer um vidro.
A dureza da ágata, como outras variedades de calcedônia, é cerca de 7 na escala de Mohs. A pedra é muito difícil de esmagar com o impacto ou pressão.
A maioria das ágatas pretas ainda apresenta inclusões mais claras (do acinzentado ao branco), geralmente localizadas em camadas ou anéis. Existem também as chamadas manchas estreladas. As ágatas absolutamente negras ou, como se costuma dizer, negras como carvão são muito raras.
Onde é extraído?
Os depósitos de ágata são encontrados em todos os continentes. No entanto, a qualidade das pedras é diferente em todos os lugares. Uma variedade muito rara de negro de carvão não é encontrada em todos os depósitos. A Sicília se tornou uma das áreas mais famosas para a extração de ágata negra. Acredita-se que o nome da pedra venha do rio siciliano Ágatas. Atualmente, as ágatas negras são conhecidas em depósitos na Índia, Geórgia, Tajiquistão, Brasil, Uruguai. A ágata é extraída na Crimeia. Algumas das melhores ágatas negras são encontradas na Mongólia.
Propriedades
A ágata negra é considerada uma das pedras mágicas mais fortes. Foi usado em rituais mágicos nos tempos antigos. Na Europa, era chamada de pedra das bruxas e feiticeiros. Acreditava-se que protegia contra o veneno de cobras e escorpiões. Pó de ágata foi usado para aliviar o sofrimento das mulheres em trabalho de parto.
E até hoje, a pedra é amplamente usada por litoterapeutas para tratar uma série de doenças: insônia, depressão, medo infantil, imunidade enfraquecida, impotência, problemas metabólicos (obesidade e anorexia). Além disso, para obter um efeito terapêutico, não é necessário usar pedra, pode-se beber água em que a ágata tenha estado a noite toda. Colares ou contas de ágata preta podem ser úteis para dores de dente e tosses.
Desde os tempos antigos, uma das propriedades mágicas reconhecidas da ágata negra foi considerada sua capacidade de despertar as capacidades ocultas de uma pessoa, de revelar o dom da clarividência. Uma pedra doada a outra pessoa é capaz de transmitir tanto energia quanto o pensamento do doador.
Na Índia, tal presente era considerado muito perigoso para uma pessoa despreparada, então eles tentaram se livrar do presente.
A magia de uma pedra é baseada em sua habilidade de absorver ativamente a energia negativa dirigida a seu dono. Nesse caso, ele se protege como um talismã, prolongando a vida, porém, caindo em outras mãos, começa a desistir do negativo acumulado e aí se torna realmente perigoso. Ágata negra é considerada uma defesa muito eficaz contra vampiros de energia. Pessoas que sentem a necessidade de suprimir a energia de outra pessoa experimentam uma antipatia subconsciente por essa pedra. Uma pessoa que usa ágata adquire uma espécie de campo de proteção que a cerca de todos os tipos de influências no nível do corpo etérico.
A ágata negra é muito útil para pessoas cujas vidas estão sobrecarregadas com o fardo da liderança, ajudando a tomar decisões informadas e enfraquecendo emoções inevitáveis, ela pode melhorar muito as qualidades de liderança.
Os romanos usavam ágata negra para aliviar acessos de raiva - uma fraqueza pequena, mas perigosa para a maioria dos líderes.
Para isso, a pessoa foi convidada a olhar esta pedra por algum tempo.
A joia era um amuleto em algumas famílias aristocráticas da Europa antiga e medieval. Na Índia antiga, a ágata negra era considerada a pedra dos líderes. E hoje o anel feito dele é um atributo de vários tipos de mentores e gurus espirituais. Entre os antigos habitantes da Europa - os alemães, o mineral era considerado capaz de fortalecer o vínculo matrimonial. Um guerreiro que partia em campanha apresentava um adorno disso à esposa e, em troca, ela geralmente o presenteava com um anel de ágata. Foi uma espécie de voto de lealdade.
A ágata também era usada em rituais druídicos. São conhecidos achados arqueológicos de pedras com runas aplicadas a elas, então os antigos celtas tentaram aumentar o efeito mágico das runas. Na Geórgia, era costume dar joias com essa pedra aos recém-nascidos como um talismã contra as forças das trevas.
Como talismã, um mineral não é adequado para todos. Uma pedra definitivamente não funcionará para uma pessoa com más intenções, tentando enganar os outros, criando uma imagem que não é sustentada por boas aspirações interiores. Fortalecendo o negativo vindo de uma pessoa, ele não permitirá que ela desempenhe um papel, pelo contrário, ele contribuirá para a revelação da verdadeira essência de seu mestre.
Aplicativo
O mineral é usado desde a antiguidade como pedra ornamental. Jóias feitas com ele - anéis, pingentes, colares são perfeitos para um vestido requintado e um terno de negócios. Graças à sua cor preta profunda, o mineral enfatiza o estilo clássico. Além disso, a ágata combina bem com outras pedras, e o cobre vermelho é considerado o melhor ajuste, embora também seja definido em prata nobre e ouro. Grandes exemplares de ágata são utilizados na confecção de pratos e até na decoração de espaços.
Para quem é adequado?
A ágata negra é ideal para um homem forte e, é claro, carismático, que está acostumado a confiar em sua mente. A pedra não só enfatiza a masculinidade, mas também contribui para a tomada de decisões informadas, ativando a intuição. No entanto, não se deve pensar que esta é uma pedra puramente "masculina". Ele revela com sucesso as propriedades de qualquer personalidade, independentemente do sexo. Se o dono da pedra percebe o embaçamento de sua superfície, isso pode ser considerado um sinal de violação da interação com o mundo exterior, da necessidade de ajustar seu curso de vida.
O efeito do mineral nos representantes dos diferentes signos do zodíaco também não é o mesmo.
- Áries pode esperar ganhar sabedoria, especialmente os homens. Para as mulheres deste signo, a ágata dará sensualidade e uma sensação de confiança. Alguns astrólogos não recomendam que Áries use ágata negra devido à energia oposta da pedra.
- Com a ajuda da ágata, o capricorniano consegue novas oportunidades de autodesenvolvimento e até mesmo de atividade profissional.
- Gêmeos e Sagitário, a pedra pode enviar em um caminho verdadeiramente verdadeiro. No entanto, para Sagitário, assim como para Áries, a pedra pode ser contra-indicada.
- Câncer e Peixes com a ajuda de ágata podem fortalecer significativamente a autoconfiança, para eles é um verdadeiro amuleto. Peixes pode usá-lo para obter clarividência.
- O temperamento quente dos leões também pode ser temperado com ágata negra. Porém, Leão não deve usar a pedra o tempo todo, seu efeito pode entrar em dissonância com a energia deste signo. Em vez de ajuda, você pode obter a âncora mais forte que interrompe todos os impulsos mentais.
- Para os virginianos, a pedra ajudará a estabelecer a vida pessoal e a fortalecer os laços familiares.
- Para Libra, é útil como um remédio versátil para a cura.
- Os escorpianos podem encontrar determinação e paciência para completar muitos de seus empreendimentos.
- Com sua ajuda, os aquarianos têm a oportunidade de se livrar da depressão e mover-se com confiança pela vida.
- O taurino pode obter o maior efeito com o uso da variedade negra; esta é de fato a pedra deles. É aos representantes desse signo que a ágata revelará plenamente suas propriedades tanto como talismã quanto como auxiliar de negócios.
Todas as propriedades positivas da pedra "funcionam" apenas em um ambiente limpo. Ao absorver ativamente o negativo, a pedra é capaz de distorcer sua energia, então você precisa ter cuidado ao usá-la em um ambiente inequivocamente agressivo, neste caso é melhor esconder a ágata de olhares curiosos no bolso ou sob a roupa.
Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
A ágata negra foi forjada há séculos. Como a mais rara de toda a família de gemas em camadas, ela gerou uma série de tecnologias que buscam substituí-las por imitações mais baratas. A base de uma falsificação pode ser uma pedra natural e também ágata, mas de variedades mais leves.As ágatas claras se transformam em negras quando são mantidas em calda de açúcar e depois tratadas com ácido sulfúrico. Essas falsificações ficam imersas em água, a tinta é lavada delas.
Por vezes as pedras são queimadas sujeitas a um regime estrito de temperatura, o aparecimento de fissuras com este método é inevitável, nas fendas a intensidade da cor é sempre mais elevada, é por esses veios escuros que se identifica uma pedra falsa.
Às vezes, para a fabricação de pedra falsificada, são usados resíduos de processamento - aparas de pedra. Uma das maneiras de determinar essa falsificação de origem artificial pode ser arranhar a pedra com uma agulha. O falso vai começar a desmoronar.
As contas são geralmente feitas dessas pedras. Se não houver mais listras claras e às vezes avermelhadas nas contas, é mais provável que seja uma farsa. Você pode encontrar uma falsificação de vidro ou plástico segurando uma pedra na mão. A ágata verdadeira vai aquecer lentamente e manter a sensação de frio que vem dela por muito tempo.
Às vezes, o ônix é passado como ágata negra. Na verdade, ambos são variedades de um extenso grupo de calcedônia. Ambos têm uma estrutura em camadas. Você pode distinguir o amigo pelo brilho, para o ônix é vidro e a ágata tem um brilho fosco mais pronunciado. As listras de ônix são sempre finas e correm paralelas. Na ágata, as listras costumam ser mais grossas, seu golpe é mais caótico. A maneira mais eficaz de expor pedras falsas é examiná-las ao microscópio.
Como cuidar?
Cuidar da ágata negra é fácil. Se a pedra for usada como talismã, ela deverá ser "limpa" periodicamente. Para a limpeza energética da ágata, ela deve ser enxaguada em água mineral e colocada para secar no parapeito de uma janela. Depois de passar a noite, a pedra irá restaurar suas propriedades. As joias de ágata também precisam ser enxaguadas. Para fazer isso, use água morna com sabão. Sob nenhuma circunstância você deve usar detergentes químicos. A superfície da pedra pode reagir e após uma série de procedimentos começará a se deteriorar.
O mineral reage negativamente às mudanças de temperatura, a estrutura em camadas contribui para o aquecimento e resfriamento desiguais da pedra. Isso leva ao aparecimento de fissuras e separação da pedra. O produto feito de ágata negra não deve ser aquecido. Embora não seja frágil, é melhor proteger o produto de impactos e arranhões. O aço, outra pedra mais dura, pode deixar um arranhão na superfície da pedra.
Para obter mais informações sobre as propriedades mágicas da ágata negra, veja abaixo.