Pedras e minerais

Tipos e usos de pedras pretas

Tipos e usos de pedras pretas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e sua descrição
  3. Aplicativo
  4. Para quem são adequados?

O brilho atraente e a cor incomum das pedras pretas preciosas, semipreciosas e semipreciosas levaram à sua procura no campo da joalheria e bijuterias elegantes. Esses acessórios às vezes atraem mais atenção do que joias exclusivas com grandes diamantes cintilando em todas as cores do arco-íris. Que tipo de pedras pretas são usadas em joias e para quem elas são adequadas?

Peculiaridades

Por muito tempo a humanidade associou às pedras negras a ação de uma energia especial, magia e forças sobrenaturais. Na interpretação de algumas tradições culturais, esta cor simboliza tristeza, luto e pesar, na interpretação de outras culturas (por exemplo, japonesas) - personifica a sabedoria, o respeito pela idade e a experiência de vida.

Na literatura esotérica, vários ritos e rituais mágicos são descritos nos quais acessórios decorados com joias pretas são usados.

Acredita-se que desde tempos imemoriais tais atributos tenham sido usados ​​exclusivamente por feiticeiros, feiticeiros e bruxas.

Representantes da sociedade moderna, irônicos quanto à superstição, preferem joias com pedras escuras por sua sofisticação e originalidade. Em combinação com metais preciosos (platina, ouro branco, prata), essas gemas parecem muito elegantes e atraentes.

Há uma opinião de que joias com minerais escuros ajudam a pessoa a encontrar equilíbrio interior e autoconfiança.

De acordo com alguns psicólogos, essas joias geralmente são escolhidas por pessoas que desejam demonstrar a outras pessoas sua independência das tendências da moda. Esses indivíduos são caracterizados pela concentração em seu próprio mundo interior, crenças e princípios pessoais.

Tipos e sua descrição

Na natureza, existe uma diversidade de espécies bastante impressionante de rochas e minerais de tons escuros. Eles diferem uns dos outros não apenas na profundidade e saturação da cor, mas também nas características do padrão, grau de transparência, densidade, dureza. Até o brilho das pedras pretas depende de sua variedade.

Dependendo da estrutura e da superfície do mineral, seu brilho pode ser de vidro, fosco, ceroso, metálico.

Convencionalmente, a lista das variedades mais famosas de pedras pretas pode ser dividida em categorias como:

  • precioso;
  • semi-precioso;
  • ornamental.

É comum referir-se à primeira categoria todas aquelas raras formações minerais que se distinguem por sua beleza surpreendente, na maioria das vezes adquiridas como resultado de um processamento especial. As pedras mais famosas nesta categoria são os diamantes e os corindo (safiras).

As pedras semipreciosas, por sua vez, incluem minerais populares que não são classificados como gemas preciosas. Esses minerais não são raros, o que explica seu custo razoável.

A terceira categoria (ornamentais) inclui minerais e rochas que não têm valor, mas são usados ​​ativamente na fabricação de joias, lembranças e produtos para lapidação de pedras. As peças confeccionadas com pedras ornamentais caracterizam-se não só por uma aparência atraente, mas também por um preço bastante acessível.

Precioso

A lista de gemas negras não é muito extensa. Isso inclui tipos bastante conhecidos de minerais e rochas, para a maioria dos quais a cor escura não é típica. Por esse motivo, as gemas negras são consideradas muito raras e são encontradas principalmente em coleções particulares.

Diamante negro (carbonado) - uma variedade de diamantes escuros, descobertos pela primeira vez no século 18 no Brasil. A paleta de cores desses minerais varia de tons de cinza profundo a verde escuro. Uma característica dessas pedras é sua incrível força.

Os mais caros são os diamantes negros naturais, que retêm transparência suficiente com sua cor escura e são capazes de refratar a luz.

Esses espécimes são extremamente raros e altamente apreciados pelos colecionadores. Vale ressaltar que as tecnologias modernas permitem ao homem obter diamantes negros artificiais em laboratórios. O preço dessas pedras é 15-20% inferior ao custo dos minerais naturais.

Safira negra - uma espécie de corindo escuro profundo, extraído na Austrália, Índia, EUA, Tanzânia, Tailândia. É curioso que, examinando atentamente, a cor dessas pedras não seja o preto clássico, mas o azul-escuro, o verde-escuro ou o cinza-escuro. A cor incomum dessas safiras se deve ao alto teor de átomos de ferro e titânio em sua composição. Safiras pretas são caracterizadas por um brilho intenso e brilhante e alta durabilidade.

Deve-se notar que a dureza dessas pedras é apenas ligeiramente inferior à dureza dos diamantes naturais.

Opala negra nobre É um mineralóide translúcido bastante raro, apreciado pelos joalheiros por seu incrível jogo de cores e matizes iridescentes. Este efeito, denominado "opalescência", é característico apenas das opalas nobres. Os tipos mais raros de opalas pretas são encontrados no estado australiano de New South Wales.

Os mineralóides negros extraídos neste estado são caracterizados por um extraordinário jogo de cores com matizes que variam do cinza profundo ao azul escuro.

Pérola Negra - uma formação biogênica rara que se forma nas conchas de moluscos marinhos e individuais de uma determinada espécie. As pérolas escuras são geralmente de cor cinza carvão, prata escura ou verde escuro. Na joalheria, as pérolas negras são valorizadas por sua cor profunda incomum e belos brilhos de luz.

Vale ressaltar que as pérolas não são um mineral, mas incluem a aragonita.

Esse mineral faz parte da camada nacarada das conchas de alguns moluscos, e também participa da formação das camadas mais finas das pérolas.

Semi-precioso

Ágata negra (outros nomes - "carvão" ou "mágica") - um tipo de quartzo, que se caracteriza por uma estrutura em camadas e ornamentos em forma de listras. O belo brilho fosco e a cor negra profunda levaram ao uso generalizado desta pedra na fabricação de joias, bijuterias e produtos para corte de pedras. Os principais depósitos de ágata estão concentrados na Crimeia, Mongólia, Índia, Geórgia, Tajiquistão, Brasil, Uruguai.

Esta raça também é explorada nos Urais e em Chukotka.

Quartzo preto ou morion É um mineral opaco durável extraído na Rússia, Cazaquistão, Ucrânia, EUA, Brasil e muitos outros países do mundo. Esta raça tem a propriedade de mudar de cor quando aquecida. Quando exposta a altas temperaturas, a pedra fica amarela dourada ou marrom.

Turmalina preta ou sherl É um mineral sólido opaco com brilho vítreo, extraído principalmente dos EUA, Brasil, Alemanha e Reino Unido. A rica cor preta da pedra é devido ao alto conteúdo de átomos de ferro. Na natureza, existem formações incomuns de quartzo transparente contendo inclusões semelhantes a agulhas de turmalina preta na forma de padrões intrincados. Esses minerais são chamados de quartzo turmalina.

Ornamental

Jaspe preto (outro nome pouco conhecido - "jato") é uma pedra ornamental popular usada na fabricação de joias e produtos de corte de pedra. Possui um atraente brilho aveludado e um padrão original. A uniformidade da cor preta da pedra pode ser diluída por marrom, marrom-avermelhado e outras inclusões.

Entre os artesãos, o jato é valorizado pela flexibilidade, facilidade de polimento e processamento.

Obsidiana - rocha, que é uma mistura de diferentes minerais. Essas pedras são caracterizadas pela fragilidade, vulnerabilidade à abrasão e estresse mecânico. Ao mesmo tempo, as obsidianas se prestam bem ao processamento: são fáceis de polir, para dar-lhes a forma desejada. Grandes depósitos desta raça estão localizados na Geórgia, Turquia, Islândia, Ásia Central, Rússia.

Ônix preto - um mineral de força média de uma cor escura espetacular, que é uma espécie de quartzo. É extraído na Rússia, Índia, Brasil, EUA e na Península Arábica. É considerada uma das pedras ornamentais mais valiosas. Os ônix pretos são usados ​​na fabricação de diversos produtos para joalheria e lapidação de pedras, artigos de decoração e utensílios domésticos.

Hematita É um mineral muito comum, cuja cor pode variar do vermelho acastanhado ao preto metálico. É caracterizado por um brilho fosco pronunciado, que confere à pedra um encanto especial. Após o processamento, a hematita torna-se semelhante ao quartzo preto e ao jaspe preto, no entanto, se distingue deles por um brilho metálico espetacular.

As desvantagens desta pedra incluem o aumento da fragilidade, o que torna difícil o processamento da rocha.

Aplicativo

A maioria dos tipos de pedras pretas encontram seu uso na fabricação de joias. Eles são usados ​​para pulseiras embutidas, anéis, brincos, tiaras, pingentes, pingentes. Algumas variedades de pedras pretas são usadas para criar espaços em branco para futuras joias. Então, de ônix preto os artesãos fazem elementos para rosário, de pérolas negras - contas para colares e pulseiras.

Outra direção em que as gemas pretas são amplamente utilizadas é produção de produtos para lapidação e lembranças. Esses itens incluem vasos, cinzeiros, estatuetas, caixas, copos para lápis, utensílios de escrita, painéis de parede e outros itens decorativos. Para a fabricação de tais produtos, são utilizadas várias pedras ornamentais duras, semiduras e macias.

Algumas pedras pretas, devido à sua prevalência e baixo valor de gema, são usadas na industria. Por exemplo, a turmalina preta é usada na fabricação de peças para sensores automáticos, válvulas de alta frequência e outros instrumentos de precisão. Também é usado em óptica - para a fabricação de filtros de luz (polaróides).

Certas variedades de minerais de cor escura usam na decoração de espaços públicos e privados.

Por exemplo, jaspe preto e ônix são freqüentemente usados ​​para criar mosaicos de parede espetaculares e painéis de mosaico atraentes.

Para quem são adequados?

Muitas joias e bijuterias com pedras pretas podem ser consideradas universais, pois podem se ajustar organicamente à imagem de uma mulher e de um homem. Esses produtos são igualmente adequados para jovens progressistas e representantes da geração madura.

Os critérios definidores na seleção de tais acessórios são seu estilo e características de desempenho.

Os acessórios com pedras pretas podem complementar com sucesso o estilo de um líder ou representante de uma posição gerencial. Além disso, joias cativantes e complexas com pedras de cores escuras são frequentemente escolhidas por pessoas que gravitam em torno de tendências e subculturas informais, como gótico, punk e rock.

De acordo com psicólogos, produtos feitos em um estilo minimalista estrito são geralmente preferidos por pessoas que querem enfatizar sua independência e adesão aos princípios... Esses indivíduos são caracterizados pelo conservadorismo, firmeza de pontos de vista e crenças.

Para as mulheres mais velhas, as joias com pedras pretas, feitas no estilo vintage, são adequadas. Acessórios em um design estrito e lacônico irão se encaixar organicamente na imagem masculina do dia a dia.

Joias simples e minimalistas feitas de prata ou metal branco incrustadas com joias pretas irão agradar aos jovens.

Tais acessórios capaz de complementar com sucesso quase qualquer imagem - tanto esportivos quanto casuais, noturnos ou de negócios.

Esoteristas e mágicos recomendam o uso de joias com pedras pretas para aquelas pessoas que não têm autoconfiança. Esses acessórios contribuem para a concentração da atenção, fortalecimento da força de vontade e do caráter. Além disso, essas joias devem ser usadas por pessoas que tendem a exibir agressividade e irascibilidade. Acredita-se que a energia das pedras negras contribui para a harmonização da personalidade, a aquisição de paz de espírito e equilíbrio.

Para mais informações sobre a ágata negra, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa