Pérolas barrocas: descrição e origem
Poucas pessoas sabem que uma pérola perfeitamente redonda é uma exceção à regra. Formas bizarras e irregulares são mais características das pérolas naturais, que são chamadas de barrocas, da palavra "barroco". Falaremos mais sobre esta pérola, sobre suas propriedades e tipos, sobre como cuidar dela em nosso artigo.
O que é isso?
Os amantes e conhecedores de pérolas sabem que, além das contas esféricas, a madrepérola natural pode assumir várias formas - em forma de gota, assimétrica, oval, com várias irregularidades, em forma de pera, elíptica e outras. Bem desse jeito pérolas de formas originais e bizarras são geralmente chamadas de barrocas... O nome é derivado do estilo em arte - Barroco, literalmente traduzido do italiano como "estranho", "bizarro", "inclinado para os excessos". Porém, a tradução da palavra “barroco” do português, que significa “sem polimento”, “não processado”, é mais adequada para este tipo de pérola.
Por tipo de origem, as pérolas barrocas são:
- marinho natural;
- rio natural, água doce;
- natural, cultivado em uma fazenda especial;
- artificial.
A formação natural de pérolas é um processo natural único no qual uma partícula ou grão de areia penetra na concha de um molusco. Tentando se livrar de um objeto estranho, o molusco o cobre com camadas nacaradas e, em 12 meses, a pérola cresce apenas 2 a 2,5 milímetros de tamanho. Percebe-se que a taxa de crescimento depende da idade da ostra - na casca de um molusco jovem, o processo de crescimento das pérolas ocorre mais rapidamente do que nos velhos.Mas também para a taxa de crescimento, a água do mar é mais favorável do que a água doce. Na maioria das vezes, as pérolas barrocas são encontradas nos mares quentes do sul.
O formato correto de uma pérola arredondada indica que sua formação ocorreu na parte central da concha. As pérolas barrocas são formadas nas paredes da concha, em contato com a própria concha. O tamanho da madrepérola barroca natural é geralmente pequeno, mas também pode haver espécimes grandes que são apreciados pelos joalheiros e podem custar mais do que pérolas perfeitamente esféricas. Joalheiros habilidosos veem flores, pétalas, estatuetas de animais e pássaros nas silhuetas das pérolas barrocas; sua imaginação é ilimitada e ajuda a criar criações únicas a partir delas.
O esquema de cores da madrepérola barroca é amplo e variado. São todos tons leitosos, tons de branco fervente e bege claro, pérolas da cor do café com leite, rosa, amarelo, azul, dourado, azul acinzentado e até preto.
Devido ao seu formato incomum, as pérolas barrocas têm um brilho especial de madrepérola e um jogo hipnotizante de seus tons.
Fatos da história
Pedras preciosas e figuras históricas estão inextricavelmente ligadas umas às outras, joias caras enfatizam o status de seu proprietário. Entre as joias famosas dos poderosos deste mundo, encontram-se várias joias feitas de pérolas barrocas. Eles recebem seus próprios nomes e, no final, as próprias pedras e pérolas tornam-se mais famosas do que seus proprietários. Assim, conta a lenda sobre o amor do político romano Marcos Antônio e da Rainha do Egito Cleópatra que, para provar seus sentimentos, ela tirou seus preciosos brincos de pérolas feitos de pérolas barrocas e os dissolveu no vinho que o romano bebeu. Mais tarde, segundo a lenda, essas pérolas brilharam na estátua de Vênus, decorando a deusa do amor.
Grande pérola barroca "Peregrina" em forma de lágrima, encontrada na costa do Panamá em meados do século XVI, primeiro concedeu liberdade ao escravo que a encontrou. Em seguida, foi apresentado a Filipe II, o autocrata da Espanha, que presenteou "Peregrina" à augusta inglesa Mary Tudor como homenagem de casamento. Não é à toa que "Peregrina" na tradução significa "peregrino", porque depois disso a pérola visitou Bonaparte, foi capturada no retrato da rainha espanhola, e a família francesa do marquês também a possuiu, tendo-a comprado de Napoleão III , que precisava de dinheiro. A esposa do Marquês sofria de distração, o que levou à criação de um colar de pérola.
No século XX (1969), um colar com "Peregrina" foi exibido em um leilão britânico, no qual seu marido o adquiriu para sua esposa, a Rainha de Hollywood, E. Taylor. Ela usava a joia como um broche e um dia seu cachorro quase comeu uma pérola. Depois disso, a decoração com o "peregrino" virou a decoração da Cartier. Após a morte da grande atriz, as joias de pérolas foram leiloadas por quase US $ 12 milhões.
Outra rara pérola barroca em forma de ovo, chamada "Regente", pesando cerca de 80 quilates, pertencia a Napoleão Bonaparte. Tendo comprado por uma grande quantia, Napoleão o presenteou com sua esposa, e até 1887 ela esteve em sua posse. Então, o famoso Fabergé comprou a pérola e transportou a joia para a Rússia. Porém, as dificuldades financeiras do jovem país soviético impediram que a pérola permanecesse conosco e, junto com outras joias, acabou no Ocidente. A maior até hoje é a Pérola Esperança Barroca (que leva o nome de sua proprietária), com 5,1 cm de diâmetro e formato de pêra. Agora, todos os visitantes do Museu de História Natural de Londres podem admirá-lo.
Propriedades
Por ser um mineral de origem natural, as pérolas possuem muitas propriedades medicinais e místicas. O uso de pérolas é exclusivo para mulheres, os homens dificilmente usam madrepérola.
Enfatizando a beleza de sua dona, as pérolas barrocas também fortalecem sua saúde.
Terapêutico
As pérolas barrocas têm um efeito positivo no sistema nervoso do seu proprietário. Seu estado psicoemocional se estabiliza, os medos e as dúvidas vão embora. Muitas pessoas acreditam que as pérolas são capazes de proteger seu dono de colapsos nervosos.
A mente e a memória de quem usa a madrepérola barroca tornam-se mais brilhantes. Especialistas em pedras medicinais garantem que as pérolas são capazes de curar a esclerose, de melhorar o funcionamento dos órgãos internos, principalmente rins e fígado. Recomenda-se o uso de joias de pérolas barrocas para quem tem problemas de pressão alta e baixa. Ao usar pérolas, você deve prestar muita atenção - pérolas escurecidas aparecem de um humor negativo ou doença de seu dono.
Mágico
As pérolas, inclusive as barrocas, são associadas à beleza donzela e à castidade e costumavam ser usadas para decorar a noiva no dia do casamento. Mas em cada país, as pérolas têm suas próprias propriedades especiais. Na Índia, eles são usados para atrair riqueza, na China as pérolas dão bondade e misericórdia ao proprietário, os gregos as usam para proteger o lar da família. Acredita-se que a cintilante madrepérola alivia a solidão, protege a casa de ladrões e dá sorte aos empresários.
Como a madrepérola é formada no elemento água, é recomendável usá-la para representantes desse grupo de signos do zodíaco. Este mineral é mais adequado para pessoas com um caráter forte; para uma pessoa com um caráter instável e fraco, as pérolas trazem distração.
É altamente indesejável usar uma única joia com pérolas; é melhor adicionar um colar de pérolas aos brincos. Caso contrário, existe a ameaça de ficar sozinho.
Produtos de joalheria
É geralmente aceito que as pérolas barrocas são o material ideal para joalheiros recém-chegados que estão apenas adquirindo as habilidades do artesanato fino. Isso é parcialmente verdade, mas se um bom mestre vir uma grande pérola barroca de uma forma bem-sucedida, certamente personificará nela sua intenção artística. Joias com pérolas tão únicas com certeza se tornarão exclusivas, porque duas pérolas barrocas com a mesma forma e cor não existem na natureza.
Normalmente, as pérolas barrocas na joalheria são complementadas com outras pedras e metais preciosos, são complementadas por joias feitas com as tradicionais pérolas redondas. Alongadas, em forma de gota ou pêra, as pérolas barrocas são muito procuradas para a confecção de pingentes, brincos, broches. É costume fazer anéis, pingentes, broches, tiaras ou colares de pérolas que lembram silhuetas de plantas, animais, pássaros ou perfis de rostos.
Pulseiras, colares, colares ou brincos requintados são montados a partir de pequenas pérolas de formato irregular. Uma mulher de qualquer idade pode usar joias de pérolas - jovem, madura e elegante.
Como distinguir uma farsa?
A alta popularidade dos produtos de pérolas barrocas incentiva os fabricantes desonestos a criarem imitações artificiais delas. Você deve considerar cuidadosamente as joias em detalhes e de todos os lados, não sucumbindo à persuasão do vendedor sobre sua naturalidade. É possível distinguir as pérolas barrocas falsas das naturais por algumas nuances.
- Costure ou cole a linha no cordão. Freqüentemente, a forma irregular é obtida por vendedores descuidados, colando várias peças de madrepérola.
- Camada de revestimento. A madrepérola pode ser imitada com tintas especiais. No entanto, a tinta falsa parece opaca, escura e não tem brilho quando comparada com a madrepérola natural.
- A superfície de cada pérola deve ser áspera e irregular. E também algumas pessoas testam a naturalidade das pérolas "pelo dente" - elas são bastante macias e deixam marcas.
- Espalhando-se no vidro. Um punhado de pérolas está espalhado na superfície do vidro, ervilhas artificiais rolarão e as naturais irão saltar ligeiramente.
- Mostre-o a um joalheiro independente experiente que terá a certeza de identificar a autenticidade das pérolas.
Como cuidar bem disso?
Como qualquer joia, as pérolas barrocas requerem uma manutenção cuidadosa e cuidadosa.Neste caso, ele vai deliciar o seu dono por muito tempo com um belo visual. Aqui estão algumas dicas para cuidar das pérolas barrocas.
- Você não deve aplicar perfumaria e água de toalete diretamente nas joias de pérolas. Após uma pausa de 12 a 15 minutos após a aplicação de um cosmético, perfume ou desodorante na pele, você pode colocar pérolas.
- Evite o contato da madrepérola natural com vários produtos químicos.
- Proteja da luz solar direta e superaquecimento. No verão, as pérolas só devem ser usadas à noite.
- Armazene em uma caixa forrada com tecido macio natural ou em uma bolsa separada de pedras preciosas duras e joias com bordas afiadas.
- Ocasionalmente, limpe a sujeira emergente com um pano macio natural.
- Não use em locais muito úmidos e quentes - piscina ou sauna.
A pele humana possui um nível de PH ideal para pérolas, então você precisa usá-la no corpo o mais frequentemente possível, observando todos os cuidados. Então, as joias de pérolas se tornarão um objeto de admiração para outras pessoas e serão passadas para mais de uma geração futura.
Para obter informações sobre como distinguir pérolas cultivadas de pérolas naturais, veja o próximo vídeo.