Azurita: características e propriedades da pedra
A azurita é uma pedra preciosa conhecida desde os tempos antigos por suas extraordinárias propriedades curativas. Ele não pode deixar de admirar sua beleza e cores incríveis. Não deve ser confundido com lápis-lazúli, pois são minerais diferentes.
Descrição
A azurita pode ser distinguida pela sua cor, que pode variar do azul profundo ao azul violeta. A cor azul, também chamada de azul, é como o céu, frequentemente encontrado em desertos e paisagens de inverno. A azurita não é um mineral que pode ser encontrado em todos os lugares. Possui uma beleza única e sua incrível tonalidade azul atrai a atenção de joalheiros há milhares de anos. O brilho da azurita varia, mas esse é um dos motivos pelos quais as joias com azurita atraem atenção especial. Às vezes, os tons vão do índigo ao azul claro.
O tom mais famoso de azurita é aquele que lhe deu o nome - azul (ou azul). Muitas vezes, o mineral é misturado com malaquita, tal pedra é chamada malaquita lazurita. No entanto, a malaquita é outro mineral de cobre significativamente diferente da azurita.
A azurita é formada quando o dióxido de carbono penetra no solo, onde reage com o minério de cobre. O cobre dissolvido interage com o líquido até atingir outro ambiente químico. Lá ocorre uma reação diferente, a composição química pode mudar, a temperatura sobe, o que provoca a evaporação da umidade. Se algo assim persistir por um longo período de tempo, uma camada de azurita é formada no subsolo.
A deposição de azurita ocorre em fendas e vazios de terra que estão presentes na coluna de solo. O mineral se acumula na forma de nós ou maciços, muito raramente pode ser visto na forma de protuberâncias.
Na maioria das vezes, os geólogos se deparam com cristais que só podem aparecer se o mineral se estabelecer em rachaduras e não for mais perturbado pela cristalização ou movimentos da crosta terrestre.
Nos Estados Unidos, mais especificamente nos estados do Novo México e Utah, a mineração ativa de pedras está em andamento. Outros depósitos não menos impressionantes do mineral foram encontrados na Namíbia e na França. A pedra também foi encontrada em países como México, Chile, Austrália, existem jazidas em nosso país e em Marrocos.
Uma característica distintiva do mineral é a sua cor: azul escuro e profundo. Sua dureza varia de 3,5 a 4 na escala de Mohs. Ele contém cobre, que dá ao mineral sua tonalidade azul característica. A azurita é uma pedra carbonática, por isso se desintegra em ácido clorídrico, resultando em um líquido azul claro.
História de origem
Há uma coleção impressionante de histórias e lendas sobre as propriedades extraordinárias da azurita. O valor do mineral nos foi transmitido por lendas e lendas. Hoje, a pedra azul escura continua a revelar suas propriedades ao mundo moderno. É preciso dizer que, ao longo dos anos, esse mineral mudou de nome mais de uma vez. Se falamos sobre a França e suas províncias, então aqui a pedra ainda é conhecida como shessilita. Explicar esse nome é bastante simples - por muito tempo nas proximidades da cidade de Chessy, uma jazida desse precioso mineral foi desenvolvida.
O nome moderno foi dado à pedra apenas em 1824. François Bedanou foi quem deu um novo nome ao mineral. Existem também nomes menos conhecidos de azurita, mas também usados na vida cotidiana, por exemplo, azul cobre, lápis-lazúli, azul da montanha.
A pedra foi amplamente usada na ciência oculta por xamãs na Irlanda e sacerdotes no Egito. O material é fácil de processar, então amuletos e itens para rituais foram feitos a partir dele. No período do século XV ao século XVII, a tinta dos pintores era feita à base de pó de azurita. Os cientistas sabem que depósitos abundantes de azurita podem frequentemente ser encontrados nos mesmos locais onde há depósitos de minério de cobre. Por esse motivo, é usado como um mineral indicador para ajudar a encontrar o cobre.
A pedra tem sido usada há milhares de anos em joalheria e não só. No antigo Egito, a mineração ativa do mineral era realizada na Península do Sinai. Em seguida, foi derretido em cobre.
Neste ponto, não havia tantos depósitos de azurita, então o mineral é usado para o propósito pretendido, e não para fundir em cobre.
Como é diferente do lápis-lazúli?
A maioria das pessoas não tem um conhecimento abrangente de mineralogia, então nem sempre entendem qual é a diferença entre azurita e lápis-lazúli e acreditam que isso é apenas um erro de digitação. Na verdade, ambas as pedras têm uma tonalidade azul, mas a diferença é que na azurita é mais profunda e intensa.
Se você olhar de perto para o lápis-lazúli, seu tom brilhante é enfatizado por pequenas inclusões de pirita, que têm uma cor dourada. Eles são mais bem vistos ao sol. Além disso, do ponto de vista físico, o lápis-lazúli não é tão macio e se você passar uma moeda sobre ele, não haverá riscos, mas assim você pode estragar a aparência atraente da azurita. Se você desenhar na porcelana, primeiro com lápis-lazúli e depois com azurita, notará que no primeiro caso permanece uma linha azul, no segundo - uma linha de um tom azul celestial.
Propriedades
Qualquer pedra conhecida pela mineralogia moderna tem certas propriedades que a tornam única. Estas não são apenas qualidades curativas, mas também mágicas, a habilidade de influenciar de alguma forma a esfera espiritual e emocional da vida de uma pessoa.
Mágico
Azurite é uma pedra do céu, mas também da Terra, tem uma energia feminina.Os antigos chineses chamavam a azurita de pedra celestial, guiados pela crença de que ela abria os portões celestiais. As antigas civilizações romana e grega o usaram para obter as percepções que ele poderia dar. O mineral remove os pensamentos negativos e confere clareza à mente, além de estimular o intelecto. É uma pedra de meditação que conecta o divino com o mundano. Azurite é uma excelente escolha se você deseja se conectar com seu eu superior. Ele dá a calma e o equilíbrio desejados. O mineral apaga todas as preocupações, ajuda a superar o estresse, superar a dor e a tristeza. Medos e fobias são dissipados pela azurita.
O cristal abre uma janela para uma compreensão mais profunda de seus sentimentos, pensamentos e medos. Torna mais fácil dissipar emoções e sentimentos negativos causados por decepções passadas. Azurite aumenta a intuição, gera novas ideias e sonhos. Os cristais de azurita, iridescentes em tons de índigo, são a escolha ideal para restaurar o equilíbrio da energia interna. Coisas mágicas feitas de minerais ajudam na concentração, portanto, são utilizadas tanto durante a meditação, quanto durante as sessões espíritas.
Terapêutico
A azurita é considerada uma pedra de cura poderosa com propriedades curativas.
Dentre outras propriedades medicinais, vale destacar o seguinte:
- melhora a composição do sangue, purificando-o;
- reduz a pressão arterial;
- promove uma cura mais rápida do tecido e fusão óssea;
- acalma, o que é importante para epilepsia e histeria;
- ajuda na asma;
- melhora a condição com algumas doenças oculares;
- usado no tratamento de problemas do trato gastrointestinal;
- promove um bom sono.
Dada a alta capacidade de absorção da pedra, acredita-se que também possa ser usada para remover toxinas do corpo. E o fato de a azurita estar associada ao cobre a torna um remédio ideal para artrite e reumatismo. A azurita também possui propriedades medicinais para o sistema nervoso central, auxilia na circulação sanguínea e melhora a regeneração celular.
Acredita-se que este mineral seja uma pedra da vida e da memória que pode ajudar a aliviar os sintomas da doença de Alzheimer, bem como a outras doenças neurodegenerativas. É usado em terapia como meio de manter o estado normal do fígado e dos rins.
Azurite fornece cura física e emocional. É usado para afetar as vértebras com problemas.
Para quem é adequado?
Independentemente do tom da pedra, é ótimo como um talismã para Libra e Aquário. É a esses sinais que ele ajuda a reconhecer quando uma pessoa está mentindo para eles, pois isso tem um efeito positivo na intuição. Com essa decoração, os representantes dessas placas aprendem a tomar as decisões certas. Os librianos são especialmente sensíveis à energia da pedra, podem senti-la mesmo a uma curta distância, por exemplo, se a azurite se sentir em casa como uma estatueta. É por isso que Libra não precisa usar pedra, você pode apenas comprar um souvenir como peça de mobiliário.
Quando um mineral aparece em Aquário, ele fica mais sábio, para de tomar decisões precipitadas. A energia da pedra tem um efeito benéfico no estado emocional interno de uma pessoa que se torna mais honesta consigo mesma e com os outros.
Mas estes não são os únicos sinais de que deve ter azurite como decoração. Você pode experimentar o mineral para Virgem, Sagitário, Touro e Peixes. Esses são exatamente os sinais que precisam se conter regularmente para não tomar decisões precipitadas e erradas e direcioná-los para o verdadeiro caminho. O impaciente pisciano ficará mais calmo e conseguirá o que há tanto tempo deseja - fé em si mesmo e confiança. O autocontrole é garantido para Sagitário. Gêmeos não deve usar azurita, embora, como agente terapêutico, o mineral traga muitos benefícios.
Como distinguir de um falso?
A azurita costuma ser falsificada, mas existem vários métodos para descobrir se a pedra é real.
- Vale a pena colocar o mineral em água limpa e guardá-lo por algumas horas. Se não for colorido artificialmente, a água permanecerá cristalina.
- Quando exposta ao ácido clorídrico, a azurita começa a borbulhar.
Com que pedras é combinado?
Quando a azurita é combinada com outros minerais em joias, sua energia deve ser levada em consideração. Tem boa vizinhança com a hematita. Juntas, essas duas pedras ajudam a pessoa a melhorar sua memória, revelando seu potencial intelectual. Essa decoração é uma boa ideia para cientistas e estudantes.
Se você quiser manter seus pensamentos claros, então você deve procurar um talismã no qual azurita será combinada com turmalina, topázio azul ou lápis-lazúli. Essa combinação torna o portador moralmente mais estável, ele pode se tornar intransigente, o que nem sempre é ruim, ele consegue olhar as diferentes situações de forma mais objetiva.
Se você combinar azurita com citrino ou topázio amarelo, o amuleto começa a afetar positivamente a esfera sensual da vida. Em um casal, os sentimentos de paixão persistem por muito tempo, a compreensão e o amor reinam.
Aplicativo
Se a pedra permanecer por muito tempo sem contato com uma pessoa, suas propriedades são enfraquecidas. Este mineral é um daqueles que requerem contato tátil constante. O melhor lugar para os amuletos é no pulso ou no pescoço, mas você também pode carregá-los no bolso, por exemplo, fazer um rosário com uma pedra. Durante o Renascimento, muitos afrescos e pinturas em igrejas foram feitos com tinta à base do pó do mineral descrito. Hoje esse material é usado para criar lembranças atraentes, pois pode ser facilmente processado.
Se falamos da esfera industrial, então aqui a azurita é um componente menor do minério de cobre, que sempre fica em algum lugar próximo. A pedra é usada como um componente para criar sulfato de cobre, às vezes o cobre é fundido a partir dele.
Mas isso não é tudo - o mineral encontrou seu uso na pirotecnia, onde fornece fogos de artifício com uma cor verde brilhante.
Cuidado
Recomenda-se limpar a pedra após o uso, mas não com líquidos, pois a pedra tende a se desintegrar. Métodos de limpeza cristalinos e de pedra são preferidos.
Deve ser entendido que a azurita retém suas propriedades únicas somente quando uma pessoa cumpre os requisitos para seu armazenamento e cuida adequadamente dela. Os especialistas aconselham:
- mantenha joias e coisas feitas de minerais onde não haja mudanças bruscas de temperatura;
- é necessário excluir a exposição prolongada à luz solar no mineral;
- com o contato prolongado com um ambiente úmido, a azurita adquire uma tonalidade esverdeada;
- mesmo um leve efeito mecânico afeta negativamente a atratividade e leva à destruição da pedra;
- limpe as joias com um pano macio e água com sabão e seque-as;
- o mineral não é imerso em água quente, pois esta perde o brilho.
Para as características da azurita, veja o vídeo a seguir.