Amonite: como é e quais são as propriedades que possui?
A amonite é uma pedra interessante que pode interessar a todos os que amam observar as criações da natureza e estudá-las, colecionar. O próprio mineral já serviu como uma casa de conchas para moluscos gigantes. Eles existiam na Terra ainda na era dos dinossauros, além disso, eles surgiram antes desses seres vivos. O mineral se tornou um fóssil há cerca de 200 milhões de anos.
Descrição
O interesse pela amonite é notado tanto por amantes de pedras raras quanto por cientistas. Esta é uma criação natural verdadeiramente interessante que parece uma obra de arte. Não é realista encontrar duas conchas idênticas: a analogia com flocos de neve e impressões digitais humanas não é acidental. Se você tem amonite em sua coleção, pode ter certeza de que ninguém mais tem exatamente o mesmo.
Todos os espécimes do fóssil têm em comum apenas uma forma espiral bizarra, semelhante a uma mola de relógio, um chifre de carneiro ou mesmo um clipe de papel. Cada shell interno consiste em seções (câmaras), e estas, por sua vez, são separadas por partições. O menor está localizado na base, quanto mais perto da saída, maior o tamanho das partições.
É ainda mais interessante supor como um molusco, que se distingue por sua maciez, coexiste com uma concha tão complexa.
Variedades
A amonite tem 200 milhões de anos. Por um período tão venerável, o mineral mudou, o que deu origem a um número considerável de tipos de pedra. Em média, a amonita é uma superfície lisa, agradável ao toque, revestida de madrepérola. Esta madrepérola possui sulcos de diferentes tonalidades, que não se repetem. A amonite pode ser encontrada em qualquer tamanho, desde muito pequeno a grande.
A cor depende da cor do mineral preso na câmara de pedra. Normalmente, os líderes são tons de azul, verde, laranja e amarelo, que possuem calcita e calcedônia em seu interior. Se a pirita for "encaixada" nas câmaras, a superfície da amonita brilhará como ouro. É considerado sorte encontrar uma rara combinação de minerais: há amostras que pertencem ao grupo da calcita. Se a amonita for preenchida com simbircita, ela pode ser confundida com âmbar e cornalina. É tudo sobre a mesma pirita, o que dá ao mineral uma cor amarelo-avermelhada.
Freqüentemente, surge confusão entre amonita e amolita, sendo esta última um tipo de amonita. Para obtê-lo, são necessárias condições especiais e muito tempo. Portanto, é correto chamar de amolita uma pedra formada como resultado da mineralização de cascas de amonita nas rochas. Mas o que une absolutamente todas as variedades de amonita é a pulverização de pérolas. Ele estará presente nas partes internas e externas da pedra.
Não importa quantos anos ele permaneceu no subsolo.
História
No final do século 18, o explorador francês J. Brugier deu à pedra o nome pelo qual é conhecida hoje. Mas a origem da pedra, suas propriedades mágicas, histórias maravilhosas associadas a ela - esta é toda uma camada de informação, especulação, científica e suposições históricas que tornam a exploração da pedra ainda mais divertida.
- No antigo Egito, era reverenciado o deus Amon, considerado o santo padroeiro do universo. Ele parecia um carneiro com seus chifres retorcidos característicos. E esses chifres, que eram cachos em forma de espiral, eram considerados algo divino. Os romanos adotaram essa lenda no sentido de que a pedra, hoje conhecida por nós como amonita, era chamada de chifre de Amon.
- Na Irlanda, até hoje, essa pedra às vezes é chamada de cobra petrificada. E tudo por causa de uma antiga lenda, que fala da abadessa do mosteiro, que conseguiu salvar a aldeia do ataque de cobras. Ela transformou répteis em pedras, o que valeu sua canonização. Muitos residentes levam a lenda a sério, porque até mesmo os cortadores de pedra às vezes mostram fósseis com cabeças de cobra.
- Na Alemanha, quem encontrou a amonita, considerou-a um caracol dourado. E foi também um muito bom presságio, como se junto com a pedra você estivesse ganhando felicidade, boa sorte, uma nova vida.
Os paleontólogos podem permanecer em depósitos de amonite por muito tempo. Eles consideram esta pedra um incrível assunto de estudo. Hoje, o número de tipos de pedra é de cerca de 3.000.
Aplicativo
Por que a amonite não é uma escolha para o consumidor em massa? Sim, não se parece com uma safira ou um diamante, mas não é uma pedra de coleção de luxo. Se você gosta deste incrível artefato, provavelmente está interessado em mergulhar na história e está maravilhado com o fato de ter em mãos algo dos tempos pré-históricos. Basta pensar: a amonite encontrou dinossauros e plantas semelhantes a árvores. E a própria concha parece uma elegante obra de arte, é difícil acreditar que se trata de um corte natural, que a concha não foi feita por um homem.
Pedras orgânicas são adequadas para fazer pingentes, broches, contas, brincos, anéis. As próprias conchas são coloridas e pitorescas. Normalmente, os presentes com essa pedra são apreciados por artistas, pessoas criativas.
Eles admiram este desenho natural único e sabem decorar-se com tanta curiosidade.
Se o espécime for grande, geralmente é serrado, polido e limpo de impurezas e argila. Isso é feito para que a essência perolada da amonita apareça para o mundo. Essas belas peças de pedra serrada são usadas para decorar não apenas joias, mas também mesas de centro, lareiras, relógios e aquários. Se você é um colecionador novato, coletando minerais de toda a terra, uma amonita atraente deve aparecer em sua coleção.
pedra Mágica
A espiral, a casca da pedra, é um símbolo da eternidade, comum em muitas culturas.Os índios usavam essas conchas para rituais mágicos especiais. Por exemplo, se uma tempestade se tornasse uma necessidade vital, eles poderiam causá-la apenas com a ajuda da amonite, que eles, entretanto, chamavam de "pedra de bisonte". Com a ajuda de uma concha, encontraram a nascente do rio. Certifique-se de levar uma pedra com você e caça - acreditava-se que traz boa sorte e protege contra riscos. Ainda hoje, alguns caçadores são presenteados com amonites. Aqui estão algumas outras propriedades mágicas atribuídas à pedra na antiguidade.
- Longevidade... Acreditava-se que quem honra esta pedra e a usa viverá muito tempo.
- Clarividência... Também se acreditava que a pedra pode desenvolver os rudimentos da clarividência em uma pessoa.
- Conexão com o mundo sutil. Era como se a pedra permitisse que as pessoas realizassem sessões espíritas.
Se você fizer um amuleto de um mineral, ele pode se tornar um talismã muito poderoso. O significado simbólico da amonite é boa sorte, atraindo riquezas, paz de espírito na família. Eles também dizem que as amonites são pedras curativas. Mas se pode ser curativo depende do mineral encontrado na amonita. Como a composição química do fóssil é estritamente natural, essa presa pode realmente afetar a condição humana.
Os litoterapeutas garantem: o fóssil pode ajudar no tratamento de doenças do sangue, pode curar doenças de pele, aumentar a imunidade e dar nova proteção contra o estresse. Eles dizem que manter amonite no quarto pode ajudar a combater a insônia.... E a pedra também pode ajudar com problemas reprodutivos. Os xamãs e feiticeiros acreditavam que o fóssil cria vibrações especiais - eles parecem reiniciar o corpo, fazê-lo funcionar de uma nova maneira.
Práticas chinesas
Os médicos chineses têm uma atitude especial para com as amonites, mais precisamente, aqueles especialistas que poderíamos chamar de representantes da medicina alternativa. Eles acreditam que a pedra ajudará a ajustar a energia "perturbadora" interna de uma pessoa. Sabe-se que muitos na China recorrem a tratamentos com aplicadores e massagens, sendo os minerais biológicos muito utilizados nesse sentido.
Os médicos chineses acreditam que a massagem com aplicações de amonite pode ajustar os sistemas internos para o modo correto de operação e pode normalizar o fluxo sanguíneo. É interessante que todos os movimentos de massagem realizados por um especialista repetem os cachos dessa formação biológica no corpo humano. Para que serve? Para criar um vórtice de correntes corporais internas. A energia, girada e renovada pelo movimento, retorna às suas posições originais, resultando em equilíbrio.
Os médicos acreditam que o fracasso que levou à doença vai embora.
Se traçarmos um paralelo com a opinião de muitos curadores de que qualquer imperfeição interna (mental) leva à doença, a massagem também pode ser uma forma de restaurar essa constância, calma e até mesmo energia. Como resultado, a doença desaparece. Os representantes da medicina baseada em evidências freqüentemente aconselham seus pacientes com psoríase e doenças de pele a usar joias com amonite. Acredita-se que a pedra ajuda a superar a escarlatina e o sarampo.
Sobre falsificações e pedras reais
Não existem proibições estritas de usar amonite: não é capaz de fazer mal a ninguém. Mas ainda assim, para Libra, Aquário, Câncer, Escorpião e Peixes, o fóssil é mais adequado. Capricórnio deve usar esta concha se estiver cheia de calcedônia. Todas as características significativas permanecem apenas com amonite real. Mas você não deve se preocupar se você tem um falso. As pedras artificiais, curiosamente, custarão mais - será necessário muito esforço para repetir o que a natureza pretendeu.
Os fósseis em si são baratos, então nem faz sentido passar um produto sintético como natural. Outras conchas estranhas são encontradas por buscadores por toda a terra. Uma surpreendente formação mineral chamada amonita é encontrada apenas em um ponto do planeta na província de Alberta, que fica no Canadá.
Conchas relíquias semelhantes foram encontradas na Adiguésia, um enorme fóssil foi encontrado na Baviera.
Para quem é adequado?
Acredita-se que a amonita azul (e outros tipos de pedra também) é perfeita para pessoas cujo trabalho está relacionado à água. Podem ser encanadores, nadadores, mergulhadores, aquaristas, melhoradores, mergulhadores. Se você for fazer uma viagem aquática, a amonite pode ser um amuleto infalível.
Há casos em que psicoterapeutas que trabalhavam com pacientes com medo de água usavam amonite na terapia. No início, a pedra era usada de forma indireta - poderia simplesmente repousar sobre a mesa etc. Depois servia como um guia, que supostamente garantia uma pessoa que o protegeria dos desastres associados à água.
Se você não gosta de joias de luxo, mas todos os fósseis e minerais interessantes e pré-históricos fazem você tremer, você gostará da amonita.
Ela vai decorar a coleção, se tornar um destaque na decoração de interiores ou encontrar seu lugar nas joias corporais.
Uma visão geral das amonites em joias está no próximo vídeo.