Ametrine: valor, depósitos e propriedades
Muito já foi escrito e dito sobre as propriedades mágicas das pedras preciosas e semipreciosas. Cada pedra possui características próprias, requisitos de cuidado e “preferências” na escolha do proprietário. Uma das pedras mais incríveis que podem ajudar a melhorar o relacionamento com as pessoas é a ametrina.
Descrição
Como o nome indica, ametrina combina as propriedades de duas pedras - ametista roxa e citrino amarelo. Além da cor, essa pedra também é uma combinação de propriedades benéficas. ametista e citrino, tornando-o muito útil para seu proprietário.
Apesar de a ametrina pertencer a uma rocha comum de minerais de quartzo, ela é muito rara, portanto, muitas vezes você pode encontrar falsificações a um custo enorme.
O significado das cores desta pedra é interpretado de maneiras diferentes: alguém diz que a combinação de duas cores simboliza a reunificação de dois corações amorosos, enquanto alguém acredita que o roxo e o amarelo dão uma compreensão do mundo, portanto, compreendem as pessoas, e melhorar as habilidades de comunicação do usuário. Porém, a lenda sobre a origem desse mineral fala a favor da versão da conexão dos amantes.
Quando os conquistadores chegaram à Bolívia (daí o segundo nome do mineral - bolivianita), surgiram sentimentos entre a filha de um dos líderes e o principal conquistador. É aqui que as lendas divergem.
Segundo uma versão, a boliviana queria fugir com seu amante para a Europa, mas seus compatriotas descobriram e mataram por trair sua terra natal. Tudo o que ela conseguiu deixar em memória de si mesma antes de sua morte foi uma linda pedra de duas cores que a garota deu ao seu marido.Após sua morte, as revoltas dos índios começaram, então os conquistadores tiveram que retornar à Espanha, onde o incrível mineral foi dado como um presente à rainha.
A segunda variação da lenda é menos sangrenta e menos trágica. Quando o conquistador e o boliviano perceberam que estavam apaixonados, seu pai-líder deu seu consentimento para o casamento e como dote para sua filha ele deu minas de ametrina.
A ametrina não tratada tem um brilho vítreo. Este mineral é transparente, não possui danos internos, policromo, ou seja, quartzo com várias cores. É muito raro encontrar um espécime onde as transições de cores são visíveis. Via de regra, a transição é mais perceptível nas pedras de grandes quilates, portanto, o preço dessas pedras é muito mais alto.
Local de nascimento
Não existem muitos lugares no mundo onde a ametrina é extraída. A maior jazida está localizada na Bolívia, nas minas de Anahai, batizada, segundo a lenda, em homenagem à filha do líder, que se apaixonou pelo conquistador. Cerca de 90% do volume total do mineral no mundo é extraído lá.
Não faz muito tempo, foram descobertos depósitos de pedra no Brasil, mas a qualidade dos exemplares brasileiros é muito inferior, então eles só podem ser usados para criar joias após uma série de tratamentos adicionais com o propósito de enobrecer.
Além desses dois países, a pedra é encontrada no território da Rússia e dos Estados Unidos da América, mas são casos muito raros, que não permitem falar na descoberta de novos depósitos.
Propriedades
A bolivianita possui uma gama bastante ampla de várias propriedades. Eles podem ser condicionalmente divididos em três grupos.
Fisica
As propriedades físicas são as propriedades da própria pedra, independentemente de quem a usa.
Cada cópia tem sua própria cor exclusiva. Por seu constituinte químico, ametrina - é uma das variedades de dióxido de silício, que é formado na forma de um cristal prismático. Forte o suficiente - na escala de Mohs, sua dureza é de 7 pontos.
Devido à sua dureza, o mineral pode ser submetido a diversos tipos de cortes e utilizado na confecção de joias.
Ele difere em transparência, embora tenha um brilho de vidro e poder de refração da luz.
Mágico
A principal influência se deve à escala de cores da pedra: uma tonalidade amarela afeta Manipura - este é o terceiro chakra, que está localizado na região do plexo solar. Ela é responsável pelo sucesso profissional de uma pessoa e por sua capacidade de assumir compromissos. A cor amarela estimula o fluxo de forças espirituais para este chacra, ativando-o.
Todos os tons de violeta encontrados na ametrina afetam o Sahasrara - o sétimo chakra de uma pessoa, localizado na região da coroa. O sétimo chakra é responsável pela iluminação espiritual de uma pessoa, sua conexão com o Cosmos.
É também um grande repositório de conhecimento. A combinação dessas duas cores deixa claro que a ametrina não é apenas condutora do caminho espiritual, mas também uma bateria que ajuda a acumular forças para lidar com as dificuldades que surgem no caminho de uma pessoa.
Ametrine dá autoconfiança, uma percepção positiva do mundo, compreensão das pessoas, o que dá a capacidade de encontrar rapidamente uma linguagem comum com outras pessoas e, possivelmente, relacionamentos românticos.
A pedra é usada para evitar conflitos, brigas, violência e violência.
É uma pedra de paz e compreensão. Ele deixará seu dono mais calmo e equilibrado. O bolivianita ajuda a liberar a criatividade e a visão, quando disponível.
Por mágicos e praticantes, a pedra é usada para aprimorar habilidades, para descobrir a verdade mais elevada. Nas mãos certas, ele ajuda a se comunicar com outros mundos e seus representantes. Uma pedra colocada sob o travesseiro trará sonhos proféticos.
Devido à sua policromia, acreditava-se que a pedra ajudaria no controle do clima - isso era muito valioso para os xamãs de várias tribos.
Recomenda-se prestar atenção na cor do mineral adquirido - dependendo de qual cor ele terá mais, aquelas de suas características serão melhor desenvolvidas, portanto, poderão ter um impacto maior na pessoa.
Terapêutico
Se uma menina preferir usar ametrina em um anel, a pedra afetará sua saúde reprodutiva, melhorando-a e retardando o processo de envelhecimento nessa área. Por estar na região da cabeça (por exemplo, em brincos), a pedra melhora a visão, normaliza a pressão e alivia os espasmos de dor de cabeça.
Quando usado em uma corrente bastante longa como suspensão, o mineral facilita o trabalho do trato digestivo e, em contato direto com a pele, a bolivianita o rejuvenesce e facilita o curso de doenças cutâneas, se houver.
Como você pode entender, as propriedades específicas da pedra estão associadas à forma como ela é usada. Mas, além disso, a ametrina em qualquer forma afeta o estado geral da pessoa, melhorando a atividade mental, acalmando o sistema nervoso central, fortalecendo os vasos sanguíneos, melhorando a imunidade e normalizando o funcionamento do sistema geniturinário como um todo. Acredita-se que este mineral pode melhorar a audição e a visão.
Com sua ajuda, você pode equilibrar o fundo emocional instável, salvando assim uma pessoa da depressão e da apatia (se, é claro, a depressão for causada precisamente por mudanças emocionais e não tiver uma causa bioquímica).
Esta pedra ajuda com a insônia, limpa o sangue de toxinas, pode retardar ou interromper completamente os processos inflamatórios do sistema urinário (no fígado e rins).
Como distinguir de um falso?
Devido à raridade da ametrina e ao seu valor, este mineral é frequentemente falsificado. É muito desagradável comprar joias por uma quantia fabulosa e depois descobrir que se trata de uma falsificação cultivada artificialmente. Apenas um joalheiro profissional pode distinguir uma pedra real de sua cópia não preciosa, mas conhecendo algumas das características da pedra, você mesmo pode fazer isso.
A pedra natural nunca é muito brilhante. Cores fortes e chamativas indicam que se trata de uma falsificação sintética.
O projeto de laboratório usado com mais frequência para falsificações é o sitall.
É uma pedra hidrotérmica (cultivada). As pedras são muito semelhantes, entretanto, o custo da ametrina real varia de $ 40 a $ 70 por quilate, enquanto o preço do local é de apenas $ 3-5.
A pedra artificial também é caracterizada por transições nítidas entre as cores. Isso é muito raro para um mineral natural. Se três ou mais transições nítidas do violeta para o amarelo forem observadas na cor e vice-versa, há uma grande probabilidade de que haja uma pedra falsa na sua frente. Uma amostra natural será distinguida por transições suaves e um fluxo gradual e suave de uma cor para outra com a ajuda dos tons de borda que a acompanham.
A bolivianita natural real é fácil de riscar - vale a pena lembrar disso não só durante a verificação de uma falsificação, mas também no futuro, ao usá-la.
Para quem é adequado?
Ametrine é adequado para quase todos mas apenas alguns signos do zodíaco se beneficiarão com isso: Câncer, Leão e Áries. A pedra tem um bom efeito em todos os signos de fogo, incluindo Sagitário. Mas ele vai dar-lhe paz de espírito e ajudá-lo a não ter medo de ninharias, mas vai dar a Leão e Áries paciência, vitalidade e resistência às várias dificuldades.
Áries, como qualquer outro signo de fogo, aumenta a irritabilidade e a emocionalidade. A pedra ajudará a evitar isso, bem como a curar ataques de agressão e decisões precipitadas.
Royal Lions encontrará harmonia com o mundo ao seu redor e com eles próprios.
Além disso, o mineral ajudará a abafar ligeiramente as características negativas deste signo, como vaidade, preguiça e orgulho; no entanto, fortalecerá todas as qualidades positivas, incluindo generosidade e generosidade.
O sagitariano adquirirá a atenção de que tanto necessita e, talvez, poderá entender qual é o sentido da sua vida, a que lugar pertence e para onde seguir.
A bolivianita é mais favorável ao câncer. Sozinhos, os cancerianos costumam estar à mercê de maus pensamentos e dúvidas, e esse mineral lhes dará otimismo e a capacidade de aproveitar a vida, esquecendo-se dos fracassos do passado.
Ametrine não é absolutamente adequado para virginianos.
Ele pode torná-los muito letárgicos, preguiçosos e matar o interesse pela vida, mas ele se desenvolverá longe da qualidade mais agradável de seu caráter - a covardia.
Além disso, o bolivianita pode enfraquecer a vontade dos virginianos, depois do que eles podem muito bem se arrumar em más companhias ou ser obedientes à vontade de outra pessoa.
Se você começar a escolher uma pedra da profissão de uma pessoa, então a ametrina é adequada para aqueles cujo trabalho está relacionado com pessoas - políticos, professores, jornalistas e outras profissões semelhantes. Ametrine permitirá puxar as pessoas para o seu lado, evitar situações de conflito e negociar em ambiente de calma.
Além disso, ametrine é perfeito para aqueles com profissões relacionadas a riscos - dublês, militares, bombeiros, policiais e outras pessoas com profissões semelhantes. A pedra lhes dará prudência, benevolência e ajudará a evitar manifestações de violência e vários ferimentos.
Vale lembrar que, ao escolher uma pedra amuleto, você precisa confiar não apenas no seu conhecimento da compatibilidade da pedra com o dono, mas também ouvir sua intuição.
Se, apesar de todas as contradições, uma pessoa acha que essa pedra em particular deve ser sua, você deve prestar atenção a esse sentimento e sucumbir a ele.
Da mesma forma, você precisa se ouvir nesses casos se, apesar da compatibilidade ideal, uma pessoa repentinamente sentir antipatia ou até nojo do cristal.
Cuidado com produtos de pedra
Ametrine deve ser protegido de produtos de limpeza agressivos, cosméticos e altas temperaturas. Por esta razão, é estritamente proibido se lavar no chuveiro ou no banheiro enquanto estiver usando joias, caso contrário, as joias perderão seu atrativo. Também não se deve deixar cair joias ou manuseá-las descuidadamente, permitindo o aparecimento de lascas e rachaduras. Além disso, as joias devem ser protegidas da exposição à luz solar direta - a bolivianita não os tolera e com o tempo pode desbotar no início e, posteriormente, desbotar completamente.
Como a pedra afeta uma pessoa, veja abaixo.