Pedras e minerais

Ametista: depósitos, tipos e propriedades

Ametista: depósitos, tipos e propriedades
Contente
  1. Características e história de origem
  2. Local de nascimento
  3. Propriedades
  4. Variedades e cores
  5. Como distinguir de um falso?
  6. Para quem é adequado?
  7. Cuidado com produtos de pedra

Se falamos de pedras preciosas, semipreciosas, é simplesmente impossível não tocar em uma das mais famosas. A ametista é uma pedra, naturalmente, muito bonita, mas não é conhecida apenas pelos seus dados externos. Uma história curiosa e uma das qualidades mágicas mais poderosas no ambiente dos minerais tornaram o quartzo roxo verdadeiramente único.

Em nossa publicação, você descobrirá o que químicos, geólogos e esoteristas têm a dizer sobre a pedra. Diremos a você quem é adequado para ametista e como usá-lo para o bem.

Características e história de origem

A ametista é um tipo de quartzo e pertence às sílicas. Sua estrutura contém impurezas de componentes como cobalto, manganês, ferro.

Via de regra, o mineral cresce em rochas sobre um substrato opaco acinzentado. Em condições naturais, a pedra é encontrada na forma de formações translúcidas ou transparentes cristalinas separadas com um formato de diamante alongado.

A principal atração da pedra é sua espetacular cor roxa. Em termos de intensidade de cor, o mineral pode variar de absolutamente desbotado a escuro, quase preto. A cor se abre de forma especialmente bonita na luz natural, o que realça tanto a profundidade da cor quanto o brilho.

Os mineralogistas interpretam a origem da cor roxa original da ametista de maneiras diferentes. Acredita-se que o manganês e o cobalto contidos na pedra dêem origem à violeta. Alguns o vêem como pigmentos de tonalidade orgânicos.Outros acham que a fonte da cor está oculta nas violações da base de cristal da pedra e na presença de partículas de ferro.

Traduzido do grego antigo, a palavra "ametista" (amethystos) significa "não está bêbado" ou "não está bêbado". Existem várias explicações para este nome. O mais luxuoso deles é mitológico. Uma antiga lenda conta como Dionísio (Baco, Baco), o deus da vinificação, se apaixonou pela bela ninfa Ametis, que, por sua vez, não respondeu aos seus sentimentos.

Por muito tempo, o deus ciumento de sua amada perseguiu, mas nunca conseguiu acender o amor nela.

Cansado da busca amorosa de uma divindade bêbada, Ametis se voltou para a deusa da lua e da caça, Artemis. Ela a transformou em pedra. Dioniso fez uma tentativa de alegrar sua amada. Ele borrifou a pedra com seu vinho mágico, mas a bebida apenas embebeu no cristal, e assim adquiriu sua tonalidade púrpura. Posteriormente, Zeus picou a ametista em pedaços, e assim pedras magníficas se espalharam pelo mundo.

A segunda interpretação é mais comum. Os antigos romanos e gregos achavam uma pena beber vinho forte. Nesse sentido, eles colocaram cada vez um cristal transparente de ametista próximo ao jarro. A bebida deve ser diluída em água até adquirir a mesma cor do mineral. Ao mesmo tempo, o quartzo roxo em si foi atribuído à capacidade de proteger contra a intoxicação.... Portanto, eles eram frequentemente decorados com taças e colares com ele eram usados ​​nas festas.

A Bíblia diz que o mineral púrpura era uma das pedras que adornavam as vestes do sumo sacerdote em Jerusalém. Os chineses usavam amuletos de cristal na véspera da batalha. Na Idade Média, a igreja se apaixonou pelo mineral, chegou a ser chamada de "monástica" ou "episcopal".

Existem também outros nomes para a gema, por exemplo, pedra "bispo" (russo antigo) e pedra "apostólica" (na tradição ortodoxa).

É curioso que, no século 16, na Rússia, um mineral com uma tonalidade vermelha fosse apelidado de "amephis" ou "bolinho de massa".

Naquela época, essa pedra tinha mais valor do que um rubi. A ametista era uma das pedras preferidas dos padres da igreja, de fato, por esse motivo, as cruzes, ícones de santos, um altar muitas vezes eram enfeitados com uma pepita roxa.

O mineral, entre outras coisas, é conhecido como "pedra da viúva" (como a alexandrita e as pérolas). O mineral é considerado um símbolo do grande amor e devoção de uma mulher. Essas joias são usadas por belas mulheres que perderam seu amado esposo, bem como que fizeram voto de devoção infinita a sua amada.

Local de nascimento

O cristal é extraído em vários lugares do mundo.

Seus depósitos estão presentes:

  • na América do Norte e no Brasil - os depósitos brasileiros desses minerais são bastante extensos, mas as pedras ali mineradas não são dotadas de características de alta qualidade;
  • da mesma forma, a pedra é extraída na América do Sul;
  • África;
  • Ásia;
  • Federação Russa;
  • Alemanha;
  • Armênia;
  • no Sri Lanka (ilha do Ceilão);
  • em Madagascar.

Os minerais extraídos em diferentes pontos diferem em suas características e propriedades. Na Ásia, pepitas da mais alta qualidade são extraídas, mas seu volume não é muito grande.

Em nosso país, a pedra roxa é extraída nos Urais. O mineral Ural é da mais alta qualidade e tem o nome de Gluboky Sibiryak. Existe mais um depósito nacional, considerado o mais raro. Eles a chamam de "Costa da Ametista" ou "Navio do Cabo". Ele está localizado na Península de Kola, na região de Murmansk.

Os minerais encontrados nesta área distinguem-se pela sua rica cor púrpura profunda.

Propriedades

A ametista é única em suas propriedades, o que a distingue de outros minerais.

Fisico quimica

Como mencionado acima, a ametista é um tipo de quartzo dominado pelas bordas de um paralelepípedo. Fórmula química - SiO2. Normalmente, o mineral pode ser encontrado na forma de escovas e drusas puras.

A cor da pedra é muito intensa e depende das inclusões do ferro no cristal. Sob a influência da cor do sol, o mineral se queima e perde a saturação da cor. Se o mineral for aquecido a 200 graus, aceita-se que mude sua própria cor de amarelo para verde e completamente incolor. À medida que esfria, a ametista recria sua própria cor original. A 300-500 ° C, a pedra torna-se incolor para sempre (apenas a ionização direcionada pode ajudar); e em temperaturas entre 500 e 600 ° C, a pedra adquire uma cor amarelo brilhante e se transforma em quartzo. A cada 25 anos de existência, a pedra perde cerca de 20% na saturação da cor.

O mineral tem uma dureza substancial, que é estimada em 7 unidades de acordo com a tabela de classificação de Mohs e uma densidade de 2,6 gramas por centímetro cúbico.

Mágico

A partir da história do mineral, sua finalidade fica clara. Ametista personifica serenidade, castidade e infalibilidade. O quartzo de cor violeta protege de maus hábitos e ligações, bem como de perturbar o processo de adormecer. Este mineral será um excelente talismã para quem vive de acordo com os pontos de vista morais clássicos.

De acordo com suas características, a pedra gira, por assim dizer, além de seu dono. Como resultado, um mineral puro e leve se reorganiza em conflitos diante das emoções negativas do dono. Se você suspeitar que uma discórdia está se formando, remova as joias para evitar problemas e enxágue mais tarde em água corrente.

A cor violeta da ametista corresponde ao chakra Sahasrara localizado no topo da cabeça. Ela é responsável pela sabedoria, percepção e espiritualidade. Conseqüentemente, a harmonia com o mineral contribuirá para a formação de tais características. Além disso, o talismã com um mineral irá ensiná-lo a sentir hipocrisia e perversidade. Com a ajuda dele, você se livrará do nervosismo e da incontinência.

As características místicas deste amuleto são bastante contraditórias. Ele é capaz de fortalecer o casamento e transformá-lo em pó. Acontece que uma pedra é dada com o propósito de um feitiço de amor... Neste episódio, a ametista realmente inicia a reciprocidade (e é capaz de perturbar uma união ou relacionamento de longo prazo), mas tal feiticeiro não traz felicidade.

Nos tempos antigos, o clima era previsto em quartzo roxo - fica escuro quando um furacão se aproxima. Claro, apenas a pedra natural tem todas as características que descrevemos. Cultivado em laboratório, o mineral é sem vida com base nas crenças da magia, não importa o quão ideal seja.

Em relação aos vidros coloridos, não dizemos absolutamente nada.

As seguintes características mágicas do mineral são geralmente distinguidas:

  • salva seu dono da desordem hipocondríaca e dos maus pensamentos;
  • revela o sexto sentido e a percepção extra-sensorial;
  • pode ajudar a resolver uma situação controversa sem perdas;
  • dá felicidade;
  • protege da adivinhação;
  • alivia o blues, cura a dor mental;
  • protege de más ações duvidosas;
  • ajuda o seu dono no amor, protege contra a infidelidade.
  • um amuleto de ametista protegerá o casamento de problemas e contendas.

Terapêutico

Desde os tempos antigos, o mineral foi creditado com a capacidade de se livrar da intoxicação. Ajuda não só ficar sóbrio por muito tempo no processo de libações, mas também esclarece a mente de uma pessoa já bêbada, e pela manhã facilita a ressaca.

Uma grande característica da ametista para melhorar a saúde e seu uso na medicina alternativa é a liberação dos vícios: do vício às drogas e ao álcool.

Usar um talismã de pedra não substitui a terapia medicamentosa e atua sobre si mesmo, mas acelera e simplifica o processo.

As qualidades curativas da ametista são amplamente utilizadas na terapia com pedras (litoterapia). Muitas doenças são tratadas com a ajuda do mineral.

  • Doenca renal.
  • Pesadelos.
  • Este amuleto, colocado no estômago, cura dores de cabeça e também tristeza.
  • Ajuda no combate à fome durante a alimentação, o que melhora o resultado do emagrecimento e facilita a alimentação.
  • Remove o estresse psicológico.
  • Pode ajudar a aliviar a tensão e a ansiedade com vários tipos de estresse mental.
  • Limita o processo de queda da visão.
  • Cura a infertilidade, promove o nascimento de um bebê saudável.
  • Durante as epidemias, o talismã protege contra infecções devido ao efeito desinfetante da pedra. Esse recurso era usado na China antiga. Caixas e garrafas eram feitas do mineral para preservar as poções, de forma que não se deteriorassem e absorvessem as energias ruins.
  • Disfunções sexuais.
  • Preserva a memória.

E também se você usar joias feitas dessa pedra, sua visão melhorará, a excitação emocional desaparecerá, a insônia desaparecerá e a atividade dos sistemas nervoso e endócrino se normalizará. A pedra pode suprimir sensações dolorosas quando aplicada na área dolorida... Quem busca perder o excesso de peso pode superar a sensação de fome por meio de um médico natural.

A água ametista pode ser usada no papel de uma droga que alivia o curso de resfriados. Para isso, um cristal de ametista é colocado em um recipiente com água, e assim a noite é insistida. Para recarregar com energia vital adicional, você precisa definir a água de forma que a lua cheia seja refletida nela. Essa água pode ser usada para lavar o rosto a fim de remover a acne.

Para se livrar do desânimo ou dos problemas psicológicos, a antiga prática aconselha a pegar um mineral púrpura, segurá-lo nas mãos e observar por muito tempo para estabelecer uma conexão espiritual. Então imagine o mar ao pôr do sol. Em meus pensamentos, coloque o sol em uma ametista e aproveite seus raios. Isso acalma os pensamentos, os traz de volta ao normal, liberta da negatividade e da raiva.

Ao final da sessão, o talismã agradece a ajuda.

Variedades e cores

Existem várias cores: claro, roxo dificilmente distinguível, azulado, lilás, azul, preto, roxo. Minerais não uniformemente coloridos são freqüentemente encontrados. É sabido que a cor das gemas depende das substâncias estranhas que contêm. As características do mineral dependem do tipo de cristal.

Um tipo particularmente popular de ametista é aquela de cor roxa.

No entanto, o mineral também ocorre em outras cores, por isso é de grande interesse entre colecionadores e joalheiros.

  • Ametista verde (prosélito) é de origem natural. Esta amostra raramente aparece, é usada na criação de joias. Devido à alta densidade e durabilidade, os cortadores de pedras fazem cortes únicos, por exemplo, cabochões.

Trabalhos requintados são feitos com ametista desta cor, já que é possível combinar conjuntos multicoloridos com uma pedra.

  • Ametista rosa é um símbolo de felicidade, associado à ternura. Esta cor mineral contendo "romantismo" é extremamente rara e, portanto, custa muito dinheiro. Inigualável em beleza, a pedra merece um cenário de alta qualidade. Pode haver inclusões no cristal, que após muito tempo exposto ao sol, perde a saturação.
  • Ametista negra - uma espécie especialmente rara na natureza. Outro nome é "Black King". De acordo com algumas informações, esta pedra pode neutralizar a radiação da radiação. Esta gema não ignora um mago praticante ou um colecionador. As qualidades místicas da pedra possibilitam a execução de tarefas de complexidade variada, além de auxiliar na cura de muitas doenças. Este cristal é especialmente praticado em cerimônias mágicas.
  • Ametista roxa reconhecido pela saturação de cor.A pedra pode ser lilás claro, lavanda ou violeta, lilás brilhante. A sombra é influenciada pelo ferro contido. Um mineral transparente com um mínimo de inclusões é especialmente apreciado pelos joalheiros.

Como distinguir de um falso?

A principal característica que distingue a pedra natural da falsificada é a dureza. As pedras de quartzo são mais fortes do que o aço. Ao comprar produtos de ametista, leve uma faca ou lâmina com você. Tente arranhar - você não conseguirá arranhar uma pedra genuína. Essa técnica é suficiente para separar o mineral da falsificação desajeitada de plástico ou vidro. No entanto, quando na sua frente está um mineral roxo cultivado artificialmente ou enriquecido em cor artificial, coçar não será capaz de ajudar.

A técnica de coloração permite expor não apenas peças de vidro pintadas, mas também pedras que adquiriram um esquema de cores sob uma lâmpada especializada. Os minerais naturais terão uma cor ligeiramente irregular, em alguns locais mais intensa, em alguns locais menos brilhantes. Muito raramente surge na natureza e na transparência perfeita. Em suma, é provável que um mineral perfeito seja, se não totalmente falso, então, muito provavelmente, simplesmente artificial.

Nota: Os joalheiros preferem esses cristais aos naturais. Eles ficam mais atraentes em joias.

A água também permitirá que você diferencie uma joia genuína de uma falsa. Basta mergulhar a pedra em uma jarra com água e mantê-la lá por um minuto. A ametista genuína parece absorver a umidade, suas bordas serão mais incolores. Artificial - não.

Tente aquecer a pedra nas palmas das mãos. Os minerais praticamente não absorvem calor. Conseqüentemente, a amostra natural permanecerá fria ao toque e a falsificação esquentará com as palmas das mãos.

O sol também será uma excelente ajuda se colocar a decoração sob a luz do sol por algumas horas. A ametista natural perde a cor sob sua influência na proporção, falso - não.

Examine o mineral com uma lupa. Como já foi mencionado, praticamente não existem minerais perfeitos na natureza. É claro que a questão da naturalidade de um mineral é, antes de tudo, uma questão de custo. Quando estão tentando lhe vender uma ametista falsa pelo preço de uma verdadeira, o vendedor é um trapaceiro óbvio.

Ao adquirir ametista, não se esqueça de solicitar documentos sobre o mineral, indagar sobre sua autenticidade e procedência.

Isso faz uma grande diferença! Se não houver rachaduras, lascas ou inclusões na parte externa da pedra, então provavelmente não é natural.

Para quem é adequado?

A ametista é uma pedra muito forte e, como resultado, sua ajuda tende a ser tão grande quanto o dano se for usada incorretamente.

Especialistas no campo da astrologia, ao descrever a pedra, afirmam que ela é mais adequada para Gêmeos, Aquário e Libra. O mineral não trará muitos benefícios para a maioria dos outros signos do zodíaco, mas também não trará problemas. Apenas Touro e Leos são considerados uma exceção - a pedra é fortemente contra-indicada para eles. Esses signos do zodíaco têm traços de caráter opostos - compostura e atividade, arrogância. O cristal é capaz de se tornar um fator de blues para Touro, e para Leão obstruir a manifestação de seu carisma natural.

Além disso, não se deve esquecer mais um detalhe essencial: a mulher precisa usar o mineral na mão esquerda e o sexo mais forte na direita.

Cuidado com produtos de pedra

Para que a ametista tenha a oportunidade de atendê-lo pelo maior tempo possível, siga algumas recomendações ingênuas como usar esta pedra.

  • Para que o mineral não perca seu próprio poder milagroso, é necessário alimentá-lo de vez em quando. É aconselhável fazer isso na lua crescente.
  • Como mencionado anteriormente, a pedra roxa fica pálida quando exposta à luz solar.Temporariamente, não use joias com quartzo, guarde-as em local escuro. E embrulhe-o em um pano macio para protegê-lo de danos.
  • As flutuações de temperatura têm um efeito prejudicial sobre as pedras. Com o tempo, eles começam a rachar e desaparecer.
  • As pulseiras com minerais, como anéis, devem ser retiradas quando você lava a louça, lava à mão ou faz limpeza úmida. Detergentes e produtos de limpeza são ruins para a ametista.
  • As joias de quartzo acumulam energia negativa. Para eliminá-los de informações negativas, enxágue suas joias sistematicamente. O melhor é a água encanada, note-se que não é da rede elétrica.
  • Acontece que o mineral fica turvo. Em tal situação, ele precisa ser limpo. Um joalheiro deve lidar com opções muito negligenciadas. No entanto, existem algumas coisas que podem ser feitas em casa. Para fazer isso, segure a ametista em água com sabão por um certo tempo e, em seguida, escove-a com uma escova de dente macia.
  • Proteja a pedra de impactos e quedas. É bastante durável, mas com tudo isso, não há necessidade de arriscar. Os minerais mais frágeis são as ametistas baratas dos geodos brasileiros.

A pedra deve ser armazenada separadamente de outros minerais que são mais macios ou mais fortes do que ela.

A pedra luxuosa e misteriosa é única em seu tipo, mas os produtos com ela são realmente acessíveis para um orçamento médio. Isso se aplica a joias de prata. Eles serão um excelente presente para você ou para um ente querido, uma adição requintada à imagem, um amuleto de cura e um amuleto milagroso contra a energia negativa.

Como a ametista é extraída - veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa