Tudo sobre Amazonite
Entre a grande quantidade de minerais encontrados em diferentes países, a amazonita definitivamente não se perderá. Mas essa pedra não é muito conhecida e é hora de preencher essa lacuna. Vamos tentar descobrir o que exatamente está escondido por trás desse nome incomum.
Um pouco de historia
Em algumas fontes, você pode encontrar a declaração de que a Amazonita tem o nome do rio Amazonas. Como se fosse em suas margens que os primeiros depósitos desse mineral foram descobertos. Na realidade, ele não foi encontrado lá - nem no passado, nem agora. O que se pensava ser a Amazonita sul-americana acabou sendo apenas jade. Uma das lendas sobre a origem da pedra conta que ela foi usada pelas míticas amazonas.
E eles não apenas se aplicavam, mas também atribuíam um significado sagrado à rocha. Foi até argumentado que a Amazonite era vista por eles como uma fonte de coragem e sucesso militar. Se é assim, é improvável que venha a ser conhecido.
Mas o fato interessante indiscutível sobre a amazonita é que ela era usada pelos antigos egípcios.
Foi usado por:
- em artigos decorativos para enterros de faraós;
- na decoração externa de tumbas;
- em vários mosaicos.
Antigamente, os habitantes do Sudão, assim como os índios, usavam o tipo original de mineral com a entrada do feldspato:
- ao preparar joias;
- na produção de talismãs;
- na fachada de vários edifícios.
Se abandonarmos as lendas sobre as amazonas e outras coisas, e passarmos aos fatos reais, não será difícil descobrir que a amazonita foi extraída pelo menos no Egito Antigo. Encontrou antigas minas na Etiópia.Itens decorativos feitos deste mineral são encontrados durante pesquisas arqueológicas, eles também foram encontrados na tumba de Tutancâmon. No entanto, não se sabe ao certo exatamente como essa pedra era chamada nos tempos antigos.
Posteriormente, outros nomes foram encontrados: pedra-da-lua verde, edelspar esmeralda, jade amazônico ou Colorado. Há informações de que em nosso país as primeiras jazidas do mineral foram descobertas na década de 1780. Mas os depósitos do Ural do Sul não estão sendo desenvolvidos agora. Algumas fontes estão completamente esgotadas, enquanto outras acabaram em uma área protegida... A principal pedreira do nosso país situa-se na Península de Kola.
Outros depósitos estão localizados nas proximidades do Lago Baikal e na parte oriental das montanhas Sayan. A diferença entre as gemas é em grande parte devido à sua cor. Fora do nosso país, a amazonita é extraída para:
- Finlandês;
- Quirguistão;
- Canadense;
- Americano;
- Indiano;
- Tajik e alguns outros depósitos.
Característica
A amazonita é um mineral azul que muitos consideram uma das mais belas criações da natureza. É fácil confundir a pedra com turquesa ou jade. Amostras reais de amazonita são quase indestrutíveis. Até colorir é impossível. A razão está no padrão extraordinário na superfície.
É impossível reproduzir artificialmente esse padrão. Portanto, na descrição do mineral, é oportuno mencionar que ele não é produzido em fábricas. Para os consumidores, isso significa que o perigo de falsificação é quase zero. A pedra é apreciada pelos amantes do artesanato e produtores de souvenirs. Seus tons ricos e brilhantes característicos levaram ao uso generalizado do mineral em:
- joalheria;
- a produção de bijuterias;
- fazer vasos e caixas decorativas;
- a produção de cinzeiros e outros itens importantes.
Amazonite às vezes parece da maneira mais bizarra. Pode ser pintado em cinza delicado e verde profundo. Uma grande variedade de tons de transição são conhecidos, bem como cores ligeiramente azul, amarelo e esmeralda. A cor dos amazonenses é sempre desigual. A superfície é coberta por linhas e pontos esbranquiçados. Em alguns casos, essas inclusões (consistindo de feldspato) parecem ornamentos simples. Muitas descrições indicam que a amazonita tem uma vazante incrivelmente bela.... Demorou muito para revelar o segredo da cor atípica da pedra. Mas após uma longa pesquisa científica, descobriu-se que ele contém ferro, chumbo e rubídio. Os tons frios dependem deles.
O mais valioso é a amazonita contendo albita. Este mineral se distingue pelo padrão de malha mais atraente e pela cor azul. A amazonita grande pertita tem um padrão claramente visível e contém uma grande quantidade de albita. A variedade fina-pertite não é tão claramente traçada, mas tem um brilho atraente como a madrepérola.
A dureza do mineral na escala de Mohs é de 6 a 6,5.
Local de nascimento
Hoje, pedras semipreciosas são exploradas em vários estados. Na Rússia, é encontrado na Península de Kola e nos Urais. Os principais depósitos dos Urais estão concentrados perto de Yekaterinburg. Fora da Federação Russa, as principais fontes de amazonita são:
- Índia;
- países africanos selecionados;
- Mongólia;
- EUA;
- Canadá;
- Tajiquistão;
- Noruega.
O método de mina não é usado - pedreiras estão sendo cavadas em todos os lugares. Serras de diamante são utilizadas para cortar as matérias-primas extraídas. Eles operam em altas velocidades. Após o corte, soluções de sabão ou refrigerante são aplicadas. Importante: Amazonite não pode ser processado com querosene, óleo mineral ou óleo diesel.
Mesmo pequenas quantidades deles têm um efeito prejudicial na qualidade dos cristais. É muito provável que as cores e nuances do desenho se percam para sempre. A próxima etapa do processamento é o chamado desenho.
É claro que ninguém amarra pedras a carros. Apenas o desbaste e o desbaste são executados de acordo com um esquema especial.
A tecnologia foi desenvolvida com muito cuidado. Tem como objetivo dar um aspecto extraordinário às matérias-primas naturais. É como se polido com o brilho de um espelho. Somente especialistas treinados podem processar a amazonita. Artesãos inexperientes podem facilmente danificar a frágil estrutura do mineral.
Segundo alguns relatos, existe uma amazonita peruana. Mas devemos levar em consideração que em vários países ela não é extraída em depósitos primários, mas em minas. Esses são os recursos minerais do Brasil, Índia, Madagascar e Namíbia. A pedra extraída na área da montanha Parusnaya e na montanha Ploskaya (ambas da região de Murmansk) se distingue por sua pureza incomum. Amazonita vem de processos vulcânicos, e este mineral decorativo não é muito comum.
Propriedades curativas e mágicas
Segundo algumas pessoas, o valor da amazonita para o ser humano não se limita apenas ao prazer estético. Várias fontes antigas mencionaram que esse mineral cura muitas doenças. Ou pelo menos facilita seu curso. Na medicina popular, a amazonita era considerada um bom remédio para:
- dor de cabeça (incluindo enxaqueca);
- distúrbios dentais;
- distúrbios dermatológicos;
- patologias da coluna vertebral e articulações;
- mau funcionamento dos vasos sanguíneos (incluindo veias varicosas).
Segundo outras informações, a amazonita também luta contra epilepsia, excesso de peso, doenças respiratórias e lesões do sistema nervoso central e periférico. Com sua ajuda, você pode corrigir patologias no funcionamento do coração e da glândula tireóide.... Mas devemos lembrar que todas essas informações não foram confirmadas. É categoricamente inaceitável substituir o tratamento normal pela amazonita.
Muitos místicos, médiuns e seus fãs acreditam que o mineral tem um poder extraordinário. É utilizado na fabricação de amuletos e talismãs. Sim, mesmo na literatura mística não é mencionado que a amazonita leva à realização de desejos.
Mas outras propriedades são atribuídas a ele. Entre eles, a melhora do humor e a compensação pela energia desperdiçada parecem muito relevantes.
Acredite ou não, em todas as histórias sobre propriedades incomuns - cabe a cada pessoa decidir separadamente. Acredita-se que o mineral permite abandonar o elemento tempestuoso da vida e, assim, ajuda na meditação. E mesmo sem eles, ajuda a acalmar, reforça a confiança. Freqüentemente, é escrito que a amazonita permite:
- evitar decisões erradas;
- refletem a agressão de inimigos e pessoas invejosas;
- melhorar as habilidades de falar em público;
- para selar a união familiar;
- é mais eficiente fazer o trabalho doméstico.
Para quem é adequado?
O uso de produtos da amazonita pode ser limitado apenas pelo gosto estético. No entanto, muitas pessoas aderem a várias idéias místicas sobre ele. De acordo com essas idéias, é necessário usar uma pedra, antes de tudo, para quem deseja superar o temperamento quente e a raiva. Isso não apenas suprime ataques de irritação, mas também reduz o risco de erupções na pele. Amazonite também é recomendado para idosos.
Mesmo os místicos, é claro, não reuniram coragem suficiente para afirmar que ele trará a juventude de volta. Mas, por outro lado, eles estão falando sobre uma carga adicional de vivacidade. E mesmo que seja tudo sobre o efeito placebo, isso é bem-vindo.
Uma velha tradição russa diz que a amazonita (não importa se cortada em cabochão ou qualquer outro) ajuda as mulheres casadas. Independentemente da duração da existência da família, ele a fortalece.
Existem outros efeitos atribuídos à pedra. Por isso, para empreendedores e apenas para os apaixonados por uma carreira, também é recomendado. E a cor verde nobre, como algumas pessoas acreditam, contribui para acalmar. O uso deste mineral é adequado para aqueles que sofrem constantemente de excessiva excitabilidade do sistema nervoso. Ao se preparar para dar amazonita e produtos feitos com ela, também é útil saber o que os astrólogos podem aconselhar às pessoas que confiam neles.
Entre eles, predomina a opinião de que a pedra é adequada para Libra, Gêmeos e Aquário. No primeiro caso, presume-se que ele seja capaz de remover a escravidão e, ao mesmo tempo, aumentar a proteção contra inimigos e pessoas hostis. Os astrólogos costumam dizer a Gêmeos que esse mineral melhorará seu bem-estar financeiro. Mas não só ele, às vezes é relatado que facilita a realização de uma variedade de objetivos.
Quanto ao Aquário, especialistas apontam a suposta capacidade do amazonita de estruturar o pensamento e se livrar do caos mental. Observa-se que não há proibições significativas para o uso de amazonita. Mas os parapsicólogos têm certeza de que ele se distingue por sua "meticulosidade" e não é compatível com todas as pessoas. Se o amazonita "não avalia" positivamente a pessoa, não há necessidade de esperar proteção. Ao contrário, o mineral fará todos os esforços para que o proprietário maximize todos os traços de caráter e patologia negativos.
Como distinguir de um falso?
Mas se a informação mística sobre a amazonita é assunto privado de todos, então a situação é diferente com a verificação de sua autenticidade. A rigor, o custo desta pedra não é tão grande que seja lucrativo falsificá-la. O problema é diferente - há uma grande probabilidade de confusão com outros minerais. A amazonita genuína, mesmo não tratada, aquece de forma relativamente lenta. Você pode verificar isso segurando-o nas mãos por um tempo.
Uma amostra de qualidade, por definição, não pode ser transparente. Qualquer tratamento normal só vai dar brilho. Para verificar isso, é preciso olhar para a pedra à luz do dia ou sob os raios de uma poderosa lâmpada elétrica. Apenas cópias opacas fazem sentido comprar.
Além disso, é importante lembrar que a uniformidade excessiva da cor quase sempre é uma evidência de uma falsificação.
Como cuidar?
A Amazonite e os produtos feitos a partir dela não têm requisitos especiais para armazenamento e uso diário.
Mas, ao mesmo tempo, eles são perigosos:
- golpes (por causa deles, o mineral pode se partir total ou parcialmente);
- forte aquecimento;
- exposição a energia solar.
Você deve evitar armazenar a pedra onde a luz solar direta possa entrar.
Para minimizar a probabilidade de arranhões ou outros defeitos, é aconselhável guardar a amazonita em uma caixa. Se a tampa não estiver à mão, basta usar um pano macio. Ao escolher um local onde deixar a decoração, dão preferência a áreas relativamente frescas. Além disso, não deve haver nem mesmo picos de temperatura episódicos.
Não é recomendado o uso de escovas duras e abrasivos para a limpeza de amazonita. Produtos químicos agressivos também são indesejáveis. A melhor opção é tratá-la com uma solução quente de sabonete. Quando o procedimento é concluído, o mineral é totalmente limpo para garantir que esteja seco. Em seguida, eles retornam ao seu local de origem, lembrando-se de verificar se não há perigo de impacto ou queda.
Belos exemplos
A Amazonite é apreciada por fabricantes de souvenirs e similares.
Muitas vezes é feito a partir dele:
- caixas;
- vasos;
- vários cinzeiros e suportes;
- estatuetas em uma variedade de estilos.
Um mineral exótico usado na fabricação de tabuleiros de xadrez (como um encarte). Mosaicos luxuosos são freqüentemente criados com base nisso. Tanto as lembranças (por exemplo, o rosário amazonita) quanto as esculturas inteiras estão expostas nos principais museus do mundo. Os joalheiros também apreciam a Amazonite. Faça disso:
- pingentes;
- broches;
- argolas;
- brincos;
- miçangas;
- pingentes.
Os especialistas observam que o olho do tigre em combinação com a amazonita parece bastante atraente. No formato mono, a pedra é geralmente colocada em uma configuração de prata. Mas outros metais também podem ser usados. De pedras maciças, a amazonita forma combinações bem-sucedidas com opalas turquesa e azul. Dos mais raros - com crisocola, larimars, shattukites.
Junto com a sodalita, esse mineral é utilizado na produção de colares decorativos.Também é importante notar a graça externa das combinações com quartzo fumê, topázio, aventurina, hematita, labradorita, lápis-lazúli. A compra de amazonita e produtos dela é possível em vários lugares. O custo exato é determinado pelo tipo específico de pedra, seu tamanho e o tipo de joalheria ou produtos decorativos.
As amostras não tratadas custam a partir de 60 mil rublos por 1 kg. Processado mais caro - pelo menos 2 milhões.
No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre a Amazonite.