Almandine: onde é extraído e quais são as propriedades que possui?
Almandine, famosa por sua cor profundamente saturada, ocupa um lugar especial entre as pedras semipreciosas. Essa pedra, que é uma espécie de romã, além de seu apelo visual, impressiona pelas suas habilidades mágicas e até curativas. Antes de comprar joias e talismãs feitos desse material, é recomendável que você se familiarize exatamente com os fins para os quais eles são usados com mais frequência, para quem são adequados, como cuidar adequadamente da pedra.
Característica
Almandine é uma pedra semipreciosa. Ao contrário de outros minerais conhecidos no mundo, possui uma das tonalidades mais escuras de vermelho. Este tipo de romã é considerado nobre. É incrivelmente popular entre joalheiros e conhecido mundialmente por vários nomes:
- Rubi albanês;
- becheta;
- carbúnculo;
- Granada do Ceilão;
- adelaide - rubi;
- antraz;
- vinnytsia nobre;
- Romã siberiana.
Uma característica única de almandina é o asterismo. Este é um fenômeno óptico no qual a luz das estrelas pode ser vista em uma pedra preciosa sob os raios de luz.
Essas pedras variam em tamanho de alguns milímetros a 4 cm ou mais.
Almandine pode se tornar transparente após um processamento especial. E também ganha um brilho lindo.
História de origem
Existe mais de uma versão sobre a origem deste mineral.
As opções mais populares incluem vários.
- A pedra, segundo os gregos, pertencia originalmente a duas deusas: Héstia e Deméter, que governam o fogo e a terra.Como sinal de adoração a essas deusas, os habitantes da Grécia Antiga passaram a usar pedras preciosas como adornos, e também enfeitaram roupas e chapéus com a ajuda delas.
- Outra lenda é a história de uma mulher cobra, em vez de olhos, ela tinha cristais de almandina. Entrando na água, ela os deixou na praia, e as pessoas tentaram em vão se apossar deles.
- A versão mais verdadeira não é uma lenda. O depósito desta pedra foi encontrado perto da cidade de Alabanda, na costa do Mar Egeu.
Foi neste local que se iniciou a primeira extração do mineral.
E seu nome reflete o nome distorcido da área. Inicialmente, esta pedra era muito cara e só podia ser vista entre os representantes da nobreza.
Diferenças de granada
Almandine não tem diferenças fundamentais com a granada. No entanto, deve-se notar que esta pedra em particular é a mais dura de todos os representantes do grupo granada. Tanto a almandina quanto a granada simbolizam a paixão, mas cada uma das pedras é responsável por seus diferentes componentes. Se a romã protege a selvageria e a profusão de sentimentos, então a almandina simboliza a paixão em um nível mais profundo. É importante notar também que o brilho da almandina é mais brilhante do que o da granada. Além disso, o asterismo não é inerente à granada.
Visualizações
O principal critério pelo qual várias variedades dessa pedra semipreciosa podem ser distinguidas é a cor.
Sua intensidade depende da quantidade de ferro na pedra. Quanto mais for, mais brilhante se torna o tom vermelho da almandina.
Os tons mais comuns são considerados vermelho, roxo, cereja. Os dois últimos tons não representam uma cor pura, mas sim a vazante inerente a este mineral.
Algumas cores raramente são vistas. Isso inclui preto. E também pedras transparentes raramente aparecem. Eles são classificados como joias. As mais valiosas são as gemas vermelhas.
A almandina vermelha tingida de violeta é muito comum. Em alguns produtos feitos com o mineral, nota-se não um vermelho intenso, mas um tom levemente alaranjado. Entre as variedades mais famosas desta pedra estão as seguintes:
- granada estrela;
- piropo;
- spessartine;
- demantoide;
- Malaya;
- rodolita;
- tsavorite.
Existem também tipos mais raros de almandina:
- hidrogrossular;
- melanite;
- hessonita;
- grossular;
- topazolite.
Local de nascimento
As reservas de Almandine no planeta são bastante grandes, ela é explorada em vários territórios. Os depósitos estão literalmente espalhados pelo mundo, mas entre eles vale destacar áreas distintas.
- Mianmar é o local do principal depósito de pedra.
- Território da Carélia e Sibéria.
- Finlândia.
- Ilha do Sri Lanka. É caracterizada pela extração de uma almandina vermelha profunda, que é chamada de "Rubi do Ceilão".
- A Suécia é famosa pela extração de pedras marrons.
- Outros locais de pesca incluem Alasca, Antártica, África e Groenlândia.
Propriedades
Como muitas pedras semipreciosas, a almandina possui um conjunto de propriedades únicas que podem ser divididas em 3 grupos: físicas, curativas e mágicas.
Fisica
Este grupo de propriedades inclui indicadores físicos comprovados cientificamente que caracterizam as principais características de uma pedra do ponto de vista da conveniência de seu uso para a fabricação de joias e outros produtos. As principais características são:
- indicador de dureza - 7,5;
- sistema cúbico;
- clivagem imperfeita;
- valores de transparência que variam de transparente a opaco;
- índice de densidade - 4,3 g / cm 3;
- fratura côncava ou desigual;
- tipo resinoso ou vítreo brilhante;
- índice de refração da luz - 1,8.
A composição desse mineral inclui elementos como silício, ferro e alumínio. E também íons de magnésio e cálcio podem estar presentes.
Mágico
Até os antigos iogues indianos acreditavam que Almandina tem uma energia positiva muito forte, que muitas vezes pode mudar o estado emocional de uma pessoa para melhor e ter um efeito benéfico em certas situações. Nesse nível, o mineral pode fornecer os seguintes tipos de alívio para aqueles que acreditam em suas propriedades:
- criando equilíbrio emocional;
- ganhando autoconfiança;
- ajuda para se perceber como uma personalidade harmoniosa e para adquirir as qualidades inerentes a uma pessoa versátil;
- livrar-se dos medos;
- proteção contra problemas;
- controlar emoções negativas, como raiva;
- dando a habilidade de permanecer fiel;
- melhora geral do humor;
- proteção contra o mal e a negatividade;
- uma diminuição no nível de ansiedade;
- proteção contra reuniões desagradáveis e perigosas na estrada.
Significância também é atribuída às tonalidades da pedra, que, segundo as suposições dos índios, influenciam na criação de um ou outro efeito.
- Se a cor da almandina é escarlate ou laranja brilhante, então essa pedra protege de influências físicas adversas e também é capaz de trazer a vitória.
- Se a cor da pedra estiver entre vermelho e marrom, então sua influência é mais direcionada ao estado espiritual de uma pessoa. O mineral promove harmonia.
- É melhor usar um mineral para aumentar a autoconfiança e se livrar dos medos. com um tom framboesa ou roxo.
Terapêutico
Embora oficialmente a medicina não confirme as propriedades curativas da almandina, também não as rejeita.
A capacidade de ter um efeito benéfico na saúde com a ajuda deste mineral foi identificada na Índia antiga e ainda está sendo percebida, o que indica a eficácia do uso da pedra no tratamento.
Almandine é capaz de exibir os seguintes efeitos de cura:
- melhorando o metabolismo;
- aumento da acuidade visual;
- normalização dos processos de circulação sanguínea;
- aceleração da regeneração durante a cicatrização de feridas;
- mitigação de reações alérgicas;
- melhorando a atividade da glândula tireóide;
- enfraquecimento de doenças como ciática e artrite;
- aumento do desempenho sexual;
- fortalecimento do sistema nervoso;
- efeito analgésico;
- melhorando a eficácia do tratamento de doenças dos intestinos e rins, bem como do fígado.
Para quem é adequado?
Se considerarmos a compatibilidade das pessoas com esta pedra do ponto de vista astrológico, então podemos ver que almandina não é combinada com todos os signos do zodíaco da mesma forma. Áries apadrinha esse mineral, ajudando-os a ganhar mais energia, além de promover o desenvolvimento profissional e pessoal. A pedra tem um efeito igualmente agradável em Leões e Capricórnios. Ele dota o primeiro de coragem e tom, e o último adiciona charme e charme que ajudam na comunicação.
Almandine funciona bem com Virgem se eles querem se livrar da ansiedade, da insônia e também encontrar harmonia consigo mesmos e com o mundo.
O mineral ajuda o Sagitário a se tornar decisivo, além de melhorar o estado geral do corpo. Almandine pode ajudar Aquário a realizar planos de carreira e vida pessoal. Ele também é um bom aliado de Touro, Libra e Escorpião. Mas os representantes de signos do zodíaco como Câncer e Peixes não devem usar essa pedra. É melhor que optem por granadas ou outras pedras verdes. Almandine pode, ao contrário, desequilibrar esses sinais.
Alguns vêem a pedra em termos de compatibilidade de nomes. Entre os russos, Alla é a opção feminina de maior sucesso.... O mineral ajuda os donos desse nome a encontrarem indulgência e suaviza seu caráter, além de dotar de força interior. Entre os nomes masculinos, a pedra patrocina Vasily, trazendo-lhe sucesso nos casos amorosos e dotando-o de coragem e vitalidade.
Como identificar uma farsa?
Mesmo que o custo da almandina não seja muito alto, alguns golpistas ainda falsificam esse mineral. Para não cair nos seus truques, deve-se levar em consideração vários sinais ao escolher uma pedra e verificar de forma independente o produto de acordo com eles.
- Traga a pedra para a luz. Se, com seu impacto direto, o efeito do asterismo não for observado, isso é uma farsa.
- Observe como a cor da pedra parece saturada. Um mineral natural tem um tom muito profundo. Você também pode verificar o produto quanto à presença de brilho de vidro: via de regra, as falsificações não têm brilho.
- Passe a pedra sobre a superfície do vidro antes de comprar. Devido à sua resistência, nenhum traço ficará em uma almandina real, e o vidro será danificado. Se você não observar esse resultado, terá uma pedra falsa na sua frente.
Sutilezas de cuidado
Para que a almandina continue sendo seu talismã por muito tempo, você não deve se esquecer de cuidar bem dessa pedra. Ele pressupõe que certas condições sejam atendidas.
- O mineral deve ser protegido de temperaturas extremas. Depois deles, podem se formar rachaduras na superfície da gema.
- Para limpar a almandina, use um pano macio e uma solução de sabão preparada em água em temperatura ambiente. Após a limpeza com água e sabão, limpe a pedra com um pano úmido e seque. Este procedimento deve ser realizado pelo menos uma vez a cada 30 dias, ou o mineral deve ser armazenado em local onde a poeira não penetre.
- Não se deve deixar a pedra ao sol por muito tempo: ela não tolera muito bem uma longa exposição a raios brilhantes.
Como a pedra afeta uma pessoa, veja abaixo.