Tudo sobre pedra de ágata
A ágata é uma criação única da natureza. No ambiente natural, na aparência, é indistinguível dos seixos, mas quando cortada, a incrível beleza sobrenatural da pedra se abre. Desenhos misteriosos de uma joia sempre atraíram as pessoas. "Pedra da Bondade" - então os antigos o batizaram. O que é um mineral, quais são as suas propriedades medicinais e mágicas, a quem e como pode ser útil - diremos no nosso artigo.
Descrição
Existem duas versões da origem do nome da gema. Segundo uma versão, está em consonância com o nome do rio Achates, que flui na Sicília, onde, segundo a lenda, a pedra foi encontrada pela primeira vez. Segundo a segunda, vem da palavra grega "ágatas", que significa "feliz, gentil".
A aparência fabulosa incomum da pedra deu origem a muitas lendas sobre sua origem. Alguns povos encontraram um bom olho na face do mineral, que caiu nas entranhas da terra e olhou das profundezas para a ordem e observância das leis celestiais pelas pessoas. Outros viram nele os restos mortais de uma águia majestosa que perdeu a vida em defesa do bem universal.
O mineral é de origem vulcânica. Talvez seja por isso que ele foi poeticamente apelidado de "as lágrimas petrificadas de Plutão", em homenagem ao antigo deus grego do submundo, o santo padroeiro da lava cuspidora de fogo, dos vulcões e do fogo.
Desde os tempos antigos, as pessoas reconhecem as propriedades mágicas do mineral e o usam para melhorar suas vidas. Para agradar a deusa da jardinagem, Pomona, pequenos seixos foram enterrados no solo junto com a muda da planta. Eles os amarraram aos chifres do gado para aumentar a descendência.A ágata estava presa às órbitas oculares das estátuas dos deuses - os antigos acreditavam que tais olhos espantavam as forças do mal. O mineral auxiliou no tratamento de vítimas de picadas de cobras venenosas, escorpiões, aranhas.
A variedade de cores e padrões atrai e inspira pedreiros há mais de um milênio a criar produtos habilidosos a partir de uma joia.
Os itens mais antigos datam do século 5 aC. NS. Durante a escavação para o enterro dos citas na área da cidade de Alushta, na Crimeia, foram encontradas contas de ágata feitas naquela época.
Artesãos antigos esculpiram desenhos convexos ou em baixo-relevo em pedras arredondadas e ovais. A joia foi chamada de "gemas". Eles retrataram deuses, cidadãos reverenciados, heróis, líderes militares, filósofos e cenas inteiras de suas vidas. Esse artesanato ganhou imensa popularidade na Grécia Antiga em 4 aC. NS. e na Roma Antiga. Eles eram colocados em molduras preciosas, usados como medalhões, fechos em roupas e usados para decorar selos.
Entre os poderosos deste mundo, Alexandre o Grande era um admirador da pedra. O grande comandante e "conquistador do mundo" deu uma grande contribuição para o desenvolvimento e difusão da arte ornamental no século IV aC. NS.
No século III aC. NS. famosos palácios da Sicília foram decorados com produtos de pedra. Em Viena, você pode ver um dos maiores produtos feitos de pedra maciça. Este prato, com 75 cm de diâmetro, foi feito por artesãos alemães do século IV DC. NS.
Nos séculos XI-XIII, as gemas camafeu voltaram à moda graças ao talento de D. Pisano e dos irmãos Vittorio, que criaram obras de arte exclusivas a partir da pedra milagrosa. Catarina II foi seriamente levada pelo artesanato de ágata. Comprando gemas-camafeus originais na Europa, ela colecionou uma coleção única de gizmos requintados. Napoleão e Pushkin foram notados no amor pela gema.
A grande marca do Império Russo - a joalheria Fabergé também não desconsiderou o mineral, criando a partir dele mais de uma obra-prima da joalheria. Entre eles estão estatuetas de animais e pássaros, ovos de Páscoa. Os produtos de ágata são guardados nos tesouros de museus famosos em todo o mundo, incluindo o Hermitage e o Arsenal do Kremlin.
No mundo moderno, a ágata é uma matéria-prima popular para joalheria. O padrão natural do mineral torna cada peça única.
Uma linha completa de joias é feita a partir dele. A gema é "revestida" com uma moldura de ouro, prata, cuproníquel, cobre, combinada com outras gemas, zircônia cúbica.
A ágata menos transparente e turva é usada como pedra ornamental. Bancadas, caixões, vasos, utensílios de mesa, painéis decorativos, castiçais, estatuetas e pratos são procurados como objetos feitos de pedra ornamental.
Variedades e suas propriedades físicas e químicas
No mundo dos minerais, a ágata pertence à família do quartzo e é uma calcedônia quartzítica. De acordo com suas propriedades químicas, é um óxido com fórmula SiO2.
Suas características físicas possuem os seguintes parâmetros.
- Cor. A paleta de cores da ágata é tão diversa quanto a própria natureza. Normalmente, o mineral tem camadas intercalares listradas multicoloridas, mas algumas variedades se distinguem por seu padrão original: pontos, manchas, “olhos”.
- Dureza - 7 unidades
- Densidade - 2,6 gr. por metro cúbico cm.
- Brilhar - fosco.
- Transparência - de opaco a transparente.
Já no século XVIII, o químico sueco I. Valerius declarou que, devido à variedade da ágata, era impossível classificá-la corretamente. Agora, existem cerca de 150 tipos de ágata. Eles são subdivididos por impurezas, cor, localização e espessura das listras, formato do padrão, origem, processamento.
Vamos citar as variedades mais famosas e populares.
- Terry. Sua pátria é Índia, África ou Rússia. Ele contém impurezas de ferro e magnésio em sua composição química. A cor da pedra pode ser qualquer. Uma característica distintiva é o padrão: lembra musgo, algas, matagais e é feito pela natureza nas cores verde, cinza ou preto. Especialmente apreciado no Oriente.
- Dendrítico... Inclusões e estrias em tais espécimes parecem galhos de árvores.
- Servo ou bastião. A forma angular do desenho, linhas nítidas, curvas, listras são dispostas de tal forma que se assemelham a imagens de mapas, fortalezas, fortificações, baluartes.
- Em forma de estrela. Na costa sudoeste da Inglaterra, no condado de Wessex, nasce uma joia da textura mais rara do mundo, na qual a ágata substituiu o coral. Ele tem uma cor marrom pálida com um belo padrão em forma de estrelas, brancas como giz.
- Panorama. Uma das mais belas ágatas. Bizarramente combina muitos tons, manchas, camadas que criam imagens realistas da natureza.
- Gelado... O padrão na pedra cinza-branco lembra os padrões de gelo nas janelas.
- Brasileiro. Originária da América Latina, é cinza-azulada e famosa pelo formato amendoado e pelo tamanho reduzido de até 10 cm de largura.
- Timansky... Nosso compatriota da República Komi, ao contrário, tem um tamanho grande (cerca de 20 cm) e uma variedade de formas: em forma de pêra, em forma de cone e redondo. Um padrão incomum em um corte de um azul-branco, às vezes com um brilho lilás, uma pedra lembra outra atração desta área - as luzes do norte.
- Iridescente ou iridescente... Tem um efeito único - cintila e cintila de cor para cor quando exposto à luz.
- "Olho de coruja" ou ágata de óculos. Nessas lindas amostras, por vontade da natureza, as camadas são dobradas em um círculo de tal maneira que se assemelham a um desenho em forma de olho.
- Agat Dzi. Uma joia com uma história incomum. Na tradução, "dzi" significa "brilhar, brilhar". A pedra é extraída nas montanhas do Himalaia. Contas, sagradas para os budistas do Tibete, são feitas dele. Cada conta é gravada e um padrão especial é aplicado. As contas têm o status de um amuleto e representam uma parte importante da cultura tibetana.
- Botswana. A ágata com padrão listrado deve o seu nome ao local de seu grande depósito. Combina muitas cores e tons: rosa, branco, azul, marrom.
- Veias do dragão, africanas ou crepitantes. Este é um tipo de processamento de ágata. No processo de forte aquecimento e, em seguida, de resfriamento acentuado, o padrão se desenvolve na forma de rachaduras ocultas sob a superfície da pedra e, externamente, parece a pele escamosa de répteis mitológicos. A ágata africana apresenta rachaduras escuras em um fundo claro e vice-versa - crepitação ou "Veias do Dragão".
- Cor de rosa... É considerada uma das espécies raras. As impurezas do manganês e uma alta porcentagem de hidróxido de ferro conferem à pedra um brilho espelhado e belas cores: do rosa pálido ao avermelhado, às vezes com tonalidades lilases ou roxas.
- Fogosa. Encontrado no México e no Arizona. Possui um grande número de listras multicoloridas de todas as cores do arco-íris, que se substituem. Manchas vermelhas de goethita davam à pedra o efeito de uma chama acesa por dentro. Bolhas de várias formas e tamanhos adicionam transbordamento, brilho e profundidade ao "fogo" interno. Devido à sua fragilidade e dificuldade de processamento, essa pedra é rara convidada do balcão de joalheria.
- Madagáscar... Foi encontrado em uma ilha africana recentemente, em 2003. Uma pedra translúcida com uma estrutura ondulada tem uma cor água-marinha em um belo dia com tons de verde, azul, roxo, laranja, dourado, rosa.
- Tartaruga... Em seu núcleo, o mineral é de cor cinza-acastanhada. Intercalados com vários elementos químicos, criam manchas de cor marrom e pantanosa, como no casco de uma tartaruga.
- Renda azul... Uma pedra com as melhores faixas perfuradas de branco e azul.
- Láctico. Uma variedade de ágata branca com uma cor branca leitosa suave, com alternância de camadas transparentes e translúcidas.
- Geode... Nasce de forma arredondada, falando figurativamente, como o planeta Terra. Existem espécimes ovóides. A paleta de cores do geodo ágata é muito diversa, podendo haver impurezas de outros minerais, por exemplo, ametista e quartzo incolor.
Depósitos principais
A ágata é um mineral comum. Ele pode ser encontrado em quase qualquer lugar do mundo. Na natureza, é encontrada na forma de cristais crescidos juntos - drusas, em pequenos cristais - com um pincel.
Desde o século 18 e por muito tempo, a Alemanha é o principal fornecedor de ágata do mundo. Agora o mineral está sendo extraído com sucesso em grandes volumes no Uruguai, Brasil (estado de Minas Gerais, estado do Rio Grande do Sul).
Índia, México, Mongólia, China, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Madagascar, Turcomenistão, Escócia têm reservas de pedra.
Depósitos da gema também foram encontrados na Rússia: na Península de Kola, nos Urais, em Magnitogorsk, no Extremo Oriente, em Yakutia.
Valores de cura e mágicos
As propriedades curativas da ágata são conhecidas desde a antiguidade. Mesmo durante o período de popularidade dos camafeus de gemas, vários símbolos de doenças foram retratados neles e usados como um talismã contra doenças. Os especialistas aconselham o uso de produtos minerais na área do corpo onde há um distúrbio de saúde:
- com doenças do aparelho respiratório: tosse, bronquite, asma, contas de ágata ou um broche ajudarão a enfrentar;
- brincos com pedra são eficazes para problemas com os dentes e cavidade oral;
- para distúrbios nervosos, ataques de pânico, medos, fobias, os litoterapeutas recomendam o uso de um anel com ágata no dedo médio da mão direita.
As propriedades curativas da ágata também dependem da cor do mineral:
- azul pedras são eficazes na violação da glândula tireóide;
- amarelo - com doenças do fígado e órgãos do trato gastrointestinal;
- vermelho o mineral se tornará uma barreira contra bactérias e vírus, porá em ordem o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos;
- cor de rosa a ágata resolve problemas com a potência masculina, retirando o excesso de líquido do corpo com o excesso de peso;
- pedra de tons marrons pantanosos capaz de curar doenças do cérebro, melhorar a circulação sanguínea.
Para fins medicinais, as bolas de ágata são usadas durante a massagem, assim como as pirâmides de ágata.
A natureza dotou a gema com a mais poderosa energia e propriedades mágicas mágicas. A pedra é capaz de devolver à realidade o sonhador dos sonhos, incentivá-lo a novas conquistas, tomar uma decisão fatídica e começar a agir na direção escolhida. Isso ajudará o filho pródigo a evitar compras e despesas desnecessárias. Os vulneráveis serão protegidos do vampirismo de energia. Em pessoas de mente forte, ele desenvolverá o dom da previsão.
- Ágata branca - uma pedra para mães e bebês. Protege-os do mau-olhado, melhora a lactação. Os sábios indianos acreditavam que a ágata era capaz de acalmar o bebê e ajudá-lo a se levantar mais cedo.
- cinza a pedra ajuda a estabelecer relacionamentos, resolver situações de conflito com segurança, reconciliar as pessoas umas com as outras, concedendo pensamentos calorosos e amáveis.
- Azul a joia favorece pessoas criativas que estão acostumadas a atuar ativamente, dá-lhes inspiração e força para implementar seus planos.
- Amarelo a pedra alivia a depressão, dá otimismo, contribui para a formação de uma percepção alegre e fácil do mundo. Excelente mascote para comerciantes, empresários.
- Cor de rosa - revela a capacidade de ver a beleza do mundo ao redor, aumenta a sexualidade e a atratividade no sexo oposto.
- vermelho as amostras destinam-se a proteger o vínculo de amor.
- Verde a pedra protege o calor do lar, da família e das amizades. Para esses fins, nos últimos séculos, esse seixo foi enterrado na frente da entrada da casa.
- Preto ágata tem o maior poder mágico. Este mineral é capaz de curar dores mentais, protegendo contra influências destrutivas de energia e informação. Ajuda a pessoa em momentos difíceis a reunir forças, concentrar-se e tomar a decisão certa. Capaz de melhorar a saúde do trato gastrointestinal, evita as náuseas.
Para quem é adequado?
Ágata é o talismã perfeito para Touro. A gema vai induzir este representante dos elementos da Terra a agir, adicionar agilidade, ensinar paciência e aliviar irritabilidade.E, como resultado, levará seu animal de estimação à conquista de metas financeiras e de bem-estar material, que Taurus tanto valoriza.
A pedra será útil para Gêmeos também... Isso ajudará as naturezas ambivalentes e inconstantes a tomar decisões informadas com base na razão. Suspeito, com medo, não muito confiante em suas habilidades A ágata de câncer levará a uma vida feliz. Fortalece a autoestima, torna a natureza frágil resistente às influências externas e permite que a criatividade floresça com força total.
A ágata de Virgem pode ajudar na busca por uma alma gêmea. Capricórnios e escorpiões os tornarão mais receptivos e benevolentes.
A gema não está de forma alguma destinada aos signos de fogo do Zodíaco. Ele pode privar Sagitário da capacidade de atingir seus objetivos, e Áries pode ser apresentado como um perdedor lamentável aos olhos dos outros.
Como cuidar?
É melhor manter a ágata longe do banheiro e de todos os tipos de produtos químicos. Ele é capaz de se queimar, portanto deve ser protegido da exposição ao sol, bem como de mudanças bruscas de temperatura.
Lavável com uma escova em uma solução de sabão neutro. Armazene em um saco de pano macio ou caixa fechada.
Energeticamente, a pedra será limpa se você segurá-la sob água corrente ou deixá-la repousar no chão.
Como distinguir de um falso?
Infelizmente, no mercado você pode encontrar pedras falsas feitas de plástico e vidro, disfarçadas como ágatas. Os critérios a seguir ajudarão a distinguir a pedra natural da imitação ou falsificação.
- Listras contrastantes, transições nítidas, cores puras brilhantes sem inclusões, uma cor sólida sem linhas devem alertar imediatamente. Esses são sinais de uma pedra falsa.
- A ágata aquece por muito tempo. Um espécime suspeito pode ser testado colocando-o na dobra do cotovelo ou pulso por um tempo. Se a pedra for natural, o frescor será sentido por pelo menos 30 segundos. O espécime artificial vai aquecer imediatamente.
- A ágata é uma pedra dura e durável que pode arranhar o vidro. Seus pseudo-irmãos feitos de migalhas prensadas são frágeis e, quando você tenta empurrar com uma agulha afiada, pedaços começam a cair deles.
- O mineral natural não se dissolve na água e não é atacado por muitos ácidos. Mergulhe a pedra na água por várias horas. Se o líquido estiver colorido ou turvo, isso é uma farsa.
- Preste atenção ao preço. O custo das pedras com um padrão original é comparável ao custo do âmbar e turquesa.
Mas uma conclusão inequívoca sobre a origem da pedra só pode ser dada por um gemologista especialista.
Belos exemplos de produtos
Esses produtos são criados por mestres dos séculos passados. Tanto a beleza da pedra quanto a habilidade dos artistas são impressionantes.
- Vaso de ágata amarela de Rubens representando uvas e sátiros, criado por um mestre desconhecido do século 4 aC. NS. Por algum tempo pertenceu a um artista famoso, daí o nome.
- Um colar feito de ágata-olho de Bactria tem cerca de 4 mil anos.
- A estatueta de kiwi é obra dos artesãos da joalheria Fabergé do início do século XX.
- Obras do moderno cortador de pedras Felix Ibragimov de ágata de paisagem.
Joias de ágata
- Cameo é uma joia requintada. Pendente vintage em ouro vermelho e ágata.
- Pingente em ágata pêssego.
- Rosário de ágata rosa.
- Anel de ágata de fogo.
- Colar com geodo de ágata.
Veja o vídeo abaixo para mais detalhes sobre a ágata.