Como moldar uma coruja com plasticina?

A coruja de plasticina é um personagem fofo que deve ser moldado pelo menos para decorar a prateleira de trabalho da criança. E, talvez, complementará o artesanato em um jardim ou escola, ou será útil para algum trabalho grande e volumoso. Muitos adultos acreditam que, se não pegaram a massinha nas mãos desde os anos de escola, não vale a pena começar. Mas esculpir é um negócio tão fascinante que atrai a todos ao mesmo tempo. Portanto, a opção "Não vou conseguir" definitivamente vale a pena rejeitar.



Versão clássica
Neste exemplo, a coruja de massinha não será muito original, mas com certeza ficará bem, rapidamente, e o personagem será cem por cento reconhecível. E também esta master class é projetada apenas para aqueles que não têm plasticina amassada em suas mãos por cem anos.

Para o trabalho, você vai precisar de massinha de várias cores (amarelo, preto, marrom, laranja, branco, bege), também vai precisar de pilhas e de um tapete de modelagem.

Como cegar uma coruja: instruções passo a passo.
- O trabalho começa com a escultura de duas bases de bola: uma maior e a segunda menor. Nesse caso, são marrons, mas você pode brincar com a cor.
- As bolas precisam estar conectadas, cegando-as um pouco umas às outras. De cima para baixo, o produto deve ser pressionado levemente com a palma da mão para adicionar espaços mais planos.
- Na parte da frente da cabeça ("cara") estão presos dois bolos leves, por cima - bolos marrons menores. Esses serão os olhos enormes da coruja.
- Um pouco mais abaixo no centro, um bico curvo laranja do pássaro é anexado.
- E novamente, volte aos olhos. Em cima de bolos marrons são anexados reflexos amarelos, depois pretos e, em seguida, brancos nas pupilas pretas.
- Você pode passar para o peito da coruja - um bolo triangular é anexado a ele, no qual os entalhes são aplicados com a ponta da pilha em um padrão xadrez.
- Dois tubos curvos são usados para fazer "sobrancelhas", que dão ao olhar da coruja uma determinação predatória.
- Você pode agarrar as asas. O material marrom é amassado, dividido em duas porções. Esses serão bolos que precisam ser transformados em triângulos. Uma pilha forma entalhes ao longo das bordas e, portanto, toda a superfície é removida para simular as asas.
- As asas estão presas às costas da coruja, separadas.
- Para formar os membros, as canelas são feitas de plasticina e as pernas laranja são feitas de um material de cor diferente. Os detalhes são mantidos juntos.
- As pernas precisam estar conectadas ao corpo, você pode fazer combinações como base das pernas para que a ave fique mais estável.
- Uma cauda triangular bege é presa atrás do corpo.





O pássaro está pronto! Em etapas, tal arte será dominada por uma criança. Para crianças em idade pré-escolar, isso pode ser difícil, mas os alunos do ensino fundamental têm que lidar com isso.

De que outra forma você pode fazer uma estatueta?
Modelar uma coruja passo a passo também é possível de acordo com outros cenários: por exemplo, um pássaro pode ser temático, feito para um determinado feriado. Ou não é uma estatueta, mas uma pintura de plasticina. Ou, que costuma ser encontrado em exposições de outono no jardim de infância, um artesanato feito de plasticina e materiais naturais. Faz sentido descrever cada um desses casos em detalhes.



Para o halloween
Há uma diferença notável nesta pequena coruja - parece ter saído de uma imagem dedicada ao feriado místico do Halloween. Se as crianças celebrarem, vão gostar desta decoração. A propósito, as instruções para essa modelagem são simples, e os próprios caras podem fazer uma escultura simples de plasticina.

Para o trabalho, deve-se preparar plasticina verde escura e preta, cores adicionais (laranja, branco, roxo, preto e amarelo), bem como uma pilha fina ou bastão.

Modelando uma coruja com suas próprias mãos em etapas.
- A primeira parte a ser enrolada é o esqueleto. É feito de plasticina verde escura. Será uma figura oval, achatada dos dois lados. O oval logo se tornará a cabeça e o corpo do pássaro, que se fundem em quase uma única figura.
- Dois bolos redondos brancos são feitos para os olhos. Elas precisam ser fechadas, e por dentro para enegrecer, ao lado das pupilas aderidas. As ranhuras são aplicadas com um bastão fino ou uma pilha sob os olhos.
- Uma coruja precisa ser formidável, o que significa que precisa fazer sobrancelhas. Eles são criados a partir de duas salsichas castanhas finas.
- As asas são bolos achatados, pontiagudos de um lado. As asas são coladas nas laterais, vão ficar abertas - na noite de Halloween, o pássaro não dorme, mas caça.
- Além disso, são feitos esboços de peças menores. Patas laranja estão se formando. Um chapéu com aba preta e fivela amarela é feito de plasticina roxa.
- As patas são moldadas na parte inferior da panturrilha. Um bico laranja se junta aos olhos, a ponta do qual é curvada para baixo. Abra suas patas, como se uma coruja estivesse caçando agora.





A coruja parece assustadora, para combinar com o feriado para o qual foi feita.

Em papelão
A plasticinografia é uma direção onde eles desenham com plasticina sobre papel ou papelão. Acontece muito bem. Claro, isso não é mais tão fácil quanto apenas esculpir, mas a eficácia do trabalho é muito maior.



Você pode verificar isso observando os exemplos a seguir.
- Coruja segundo metodologia da autora de Olga Fonina. Primeiro é feito um fundo (azul com uma vinheta preta), depois os elementos principais: um galho de árvore e uma coruja pousada sobre ele. Utiliza-se plasticina com muitos tons, é a seleção colorística que ajuda o trabalho a ser convincente e memorável. Embora, é claro, tudo seja tecnologicamente filigrana aqui. Com base no modelo, contando com a intuição criativa, crianças a partir de 10 anos podem repetir este trabalho.

- Coruja do inverno, e também em um galho. O princípio de escultura é semelhante. Você pode brincar com flores, assim como com o tamanho de uma pintura de plasticina.

- Um trabalho muito delicado, que nem todo adulto consegue dar conta, mesmo quem ama a criatividade e gosta de algo da categoria DPI. Vê-se que o mestre tem caligrafia e caligrafia completa. Mas como ponto de referência, essa coruja é ideal: misturar cores, empilhar, atenção aos detalhes - há muito o que aprender e algo a tentar repetir.

- Uma linda foto de família - é assim que você pode chamar essa pintura de plasticina. Uma seleção de cores bem-sucedida, a escolha da plasticina, a própria ideia. Pode ser trabalho familiar.

Há muita intuição na arte da plasticina, entendida não tanto na teoria quanto no processo de modelagem. PARAComo exatamente amassar o material, como conseguir uma camada fina e uniforme, como "pintar" com uma pilha - tudo isso vem na hora de esculpir, pois o principal requisito para tanta criatividade é um só: pegue e experimente.


Com materiais naturais
A versão mais simples desse tipo de embarcação é uma pinha e plasticina. Para trabalhar, você vai precisar de um estuque de qualquer cor (como o autor quer), um cone de abeto, uma pilha de plástico.
- A primeira etapa é a produção de blanks para as asas. Elas serão as mesmas bolas marrons. A partir deles, você precisa formar dois elementos em forma de lágrima. Eles se tornarão as asas que estão presas às laterais do corpo da coruja. Touro é uma pinha.
- A cabeça em branco é formada diretamente no corpo. Nesse caso, ela também é morena.
- Agora você pode pegar os olhos: duas bolas mais ou menos grandes são feitas de plasticina branca, as bolas menores são feitas de plasticina azul. Primeiro, bolos brancos são colocados, depois pupilas azuis, depois pretas (bolas ainda menores) e reflexos brancos.
- O bico da coruja é feito de plasticina laranja. As patas também serão laranjas, feitas de flagelos.

Esta é uma coruja muito simples, qualquer pessoa pode lidar com ela.
Se você fantasiar com que outro material natural pode combinar plasticina para que saia uma coruja, pode ser uma casca de noz, folhas (para asas), sementes (para imitar penas, por exemplo).



Dicas úteis
Se você não trabalhar com a plasticina clássica, mas com a luz (às vezes é chamada de arejada), o nível de qualidade da embarcação pode ser maior. Este material se autocura no ar e a variedade de suas cores impressiona. E também a massa não gruda nas palmas das mãos, seus traços oleosos não serão encontrados no chão, em tapetes, no sofá.


Mas geralmente começam com uma plasticina simples, barata e mais familiar. O artesanato é esculpido em partes, das partes maiores às menores.

Recomendações para iniciantes:
- se molhar os dedos antes de alisar a argila, a superfície do artesanato vai brilhar um pouco;
- para representar fios finos de plasticina, você pode usar seringas de plástico (sem agulhas, é claro);
- para os mais incertos, a plasticinografia de estêncil ajudará, tudo é depurado nela, quase não há erros;
- antes do trabalho, a plasticina deve ser amassada nas mãos, aquecida;
- esculpir apenas em tapete ou fundo - marcas e até manchas de gordura podem permanecer na mesa (assim como na roupa, no papel);
- é conveniente armazenar a plasticina em recipientes seccionais - existem essas amostras para cosméticos, graças às suas divisões, cada cor tem o seu lugar.

Para obter um belo artesanato, você precisa mexer. Alguém pensa mais rápido, alguém vai precisar de várias tentativas. Mas modelar não é em vão considerado parte da arte-terapia, então não só o resultado é agradável nessa questão, mas também um processo calmante e relaxante.
De que outra forma você pode moldar uma coruja de plasticina, veja o vídeo abaixo.