Irrigador

Tudo sobre fluidos irrigadores

Tudo sobre fluidos irrigadores
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de fundos
  3. Fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Como usar?

A irrigação com soluções especiais com irrigador ajuda a prevenir o desenvolvimento e progressão de doenças da cavidade oral. Os agentes terapêuticos e profiláticos aumentam o efeito de limpeza, removem manchas e placas do esmalte e eliminam micróbios patogênicos. O processamento oral é realizado por meio de cursos em convênio com o dentista.

Peculiaridades

A ação do irrigador é baseada no fornecimento de água ou líquido com aditivos do reservatório para a cavidade oral. O jato é fornecido através de uma cabeça defletora, a pressão pode ser ajustada de acordo com a sensibilidade da gengiva. Obviamente, o dispositivo não será capaz de realizar sua função sem líquido. Para uma maior eficiência da higiene oral, vale a pena derramar soluções especiais no dispositivo. O que exatamente eles deveriam ser geralmente é indicado pelo fabricante do equipamento. Mas a maneira mais confiável é esclarecer esse problema com o dentista responsável.

A facilidade de uso de fluidos irrigadores prontos se deve ao consumo econômico de recursos. Um pequeno volume é suficiente por muito tempo, já que uma quantidade mínima de solução é consumida em um procedimento de limpeza da cavidade oral. Isso porque, antes do uso, é diluído na proporção de 1 parte da solução para 10 partes de água.

As proporções podem diferir da indicada. A dosagem e as instruções de uso estão descritas na embalagem do frasco.

Qualquer bálsamo para enchimento de um irrigador é projetado para resolver um problema dentário específico. Claro, também existem ferramentas complexas. Mas aqueles que têm tarefas específicas são mais eficazes.

  • Mantém a boca limpa e elimina microrganismos multiplicadores. Esses bálsamos funcionam graças aos anti-sépticos em sua composição.
  • Desmineralização dos dentes. Com a idade e por influência de diversos fatores externos, a qualidade do esmalte se deteriora, torna-se mais fino e surgem manchas cariosas na superfície. O uso regular da solução de limpeza satura os dentes com substâncias úteis e restaura a antiga resistência do esmalte.
  • Minimizando o sangramento e aliviando a inflamação. Normalmente, chás de ervas naturais são adicionados a esses produtos. É sob sua influência que as gengivas se acalmam, desaparecem todos os tipos de sensações desagradáveis ​​da boca.

Infelizmente, muitas pessoas estão familiarizadas com o problema da sensibilidade elevada do esmalte, que é muito desconfortável. A limpeza regular da cavidade oral com um irrigador permite que você esqueça esse problema. Claro, a escolha da ferramenta ideal deve vir não apenas de suas próprias preferências, mas também da nomeação de um especialista.

Usar um irrigador com o bálsamo certo pode ajudar a remover a placa bacteriana e lavar as partículas de alimentos, mesmo em áreas de difícil acesso, onde uma escova de dentes comum é impotente. Em comparação com a água, os líquidos também se beneficiam do fato de refrescarem o hálito.

Os objetivos funcionais das soluções de irrigação incluem:

  • redução e cessação do sangramento nas gengivas, fortalecimento dos tecidos, prevenção da gengivite e doença periodontal;
  • saturação da mucosa oral com substâncias úteis;
  • aumento do efeito quando usado com um irrigador;
  • eliminação do mau hálito.

Enxaguar com soluções medicamentosas em vez de água ajuda a melhorar a eficácia do saneamento. Isso acontece depois que o enxágue chega às áreas de difícil acesso entre os dentes e na mucosa gengival.

Tipos de fundos

Nem todo produto pode ser usado em um irrigador. Derramar líquidos que não cumprem as instruções no tanque pode causar danos a um dispositivo caro. Além disso, pode ameaçar a saúde da mucosa oral.

O fluido irrigador deve atender aos seguintes parâmetros:

  • ser completamente limpo, filtrado;
  • não precipite e não cause depósitos de sal;
  • não entre em uma reação química com o material do reservatório e a cabeça de pulverização;
  • não produzem espuma excessiva.

Todos os enxaguatórios bucais podem ser classificados.

  • Profissional. Projetado para uso estacionário. Essas soluções são prescritas no pós-operatório ou para o tratamento de doenças dentárias. Soluções profissionais são utilizadas em procedimentos de fisioterapia. Isso se deve à concentração de antissépticos e outros complexos biologicamente ativos na composição.
  • Doméstico. Produzido por empresas especializadas em produtos eficazes para a limpeza oral. Componentes especiais úteis para dentes são adicionados às formulações em uma concentração mais baixa. Portanto, eles podem ser usados ​​regularmente. Os bálsamos domésticos são mais suaves para os dentes. Os líquidos domésticos são facilmente encontrados em lojas que vendem produtos químicos domésticos e de higiene, em farmácias e lojas online.
  • Caseiro. Essas formulações são saturadas com ingredientes naturais que têm um efeito terapêutico. Na maioria das vezes, sal marinho, decocções de ervas, peróxido de hidrogênio ou refrigerante são adicionados a eles. É importante obter aconselhamento profissional após um exame dentário sobre o fluido de enchimento correto para o irrigador. Isso permitirá que você compre um produto com o efeito mais eficaz. Esta abordagem sensata garante uma terapia de qualidade sem prejudicar a saúde do esmalte dos dentes e gengivas. Um bálsamo corretamente selecionado para a limpeza dos dentes melhorará significativamente sua condição.

Os auxiliares de enxágue também diferem no tipo de exposição.

  • Desinfetante. Esses enxágues contêm anti-sépticos. Eles efetivamente eliminam as bactérias do periodonto, evitando o desenvolvimento de muitas doenças.
  • Terapêutico. Os bálsamos são prescritos como terapia terapêutica para várias doenças dentárias.Eles são carregados com cálcio para remineralização óssea. Às vezes, o flúor é adicionado em vez de cálcio. Devido aos extratos de ervas na composição do produto, as feridas na membrana mucosa são cicatrizadas. O complexo de componentes antibacterianos ajuda a eliminar a inflamação e as sensações dolorosas.
  • Desodorante. Este tipo de concentrado contém componentes refrescantes de hortelã / mentol. Eles devolvem o frescor ao hálito por um longo tempo.
  • Preventivo. As soluções de reposição de água para irrigadores são adequadas para uso contínuo. Eles são usados ​​para prevenir doenças dentais e o desenvolvimento de processos patológicos. Os componentes da composição de tais produtos nutrem os tecidos dentários e as membranas mucosas com minerais úteis. O uso regular da solução profilática melhora a microestimulação do sangue nos tecidos periodontais. Isso fortalece os dentes e as gengivas.

Fabricantes

Existem muitos fabricantes de soluções de enchimento de irrigadores. Com base no feedback de consumidores e dentistas, uma classificação de formulações populares pode ser compilada.

  • Waterdent. Um concentrado que limpa eficazmente o espaço interdental, aparelhos e implantes. A solução saturada contém bischofite, flúor e clorexidina. O custo de venda é de cerca de 365 rublos.
  • Peridex. Líquido para uso profissional, contendo clorexidina 0,2%. Projetado para limpar eficazmente a cavidade oral de bactérias no tratamento de doenças dentárias. Também é indicado para uso no pós-operatório. Custo médio de 120 rublos.
  • "Asepta". O líquido contém desinfetantes. Eles evitam a formação de lesões de cárie, eliminam o sangramento nas gengivas. O mentol dá hálito fresco, enfrentando a tarefa por um longo período. A principal vantagem do "Asepta" é a ausência de espuma durante o uso. O custo médio das compras é de 480 rublos.
  • "Albadent". Um concentrado que pode ser usado tanto para higiene dental normal quanto para fins profiláticos. Alivia eficazmente a inflamação das gengivas e trata a doença periodontal. Os princípios ativos do abrilhantador fortalecem o esmalte, reduzindo seu limite de sensibilidade. Custo - de 245 rublos.
  • "Professor Persin". Líquido à base de decocções medicinais, saturado com flúor. Aprovado como um produto regular de higiene oral. Muitas vezes, é prescrito como uma medida preventiva contra o desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas. A droga alivia a inflamação e promove a rápida regeneração dos tecidos. Custo médio - de 460 rublos.
  • PerioGard. Líquido com clorexidina, que tem um efeito anti-séptico pronunciado. Não há álcool na solução. Indicado para uso na presença de placa bacteriana, inflamação periodontal, gengivite. A preparação também é adequada para o uso diário. Custo - 285 rublos.
  • Donfeel. Sob esta marca, são produzidos 2 tipos de composições. O primeiro realiza a prevenção do desenvolvimento de patologias periodontais, o segundo - para uso contínuo. A composição é rica em extratos naturais: calêndula, erva-cidreira, equinácea, menta e camomila. A vantagem de tais soluções é a ausência de álcool nelas. Portanto, esses medicamentos podem ser usados ​​em crianças. O preço do produto está na faixa de 230 rublos.
  • TerraSol. Concentre-se com um forte efeito antimicrobiano de uma tonalidade azul profunda. Não recomendado para pessoas com reações alérgicas graves. O custo da composição do medicamento é de 380 rublos.
  • Irix. Contém componentes desinfetantes. Reduz o sangramento das gengivas, evita o desenvolvimento de cáries. A composição contém mentol, que refresca o hálito por muito tempo. Uma das principais vantagens é que nenhuma espuma é formada durante o uso.

Muitos especialistas recomendam despejar soluções suaves com ingredientes caseiros delicados em irrigadores. É fácil fazer você mesmo.

  • Solução de refrigerante. Dissolva completamente 10 g de bicarbonato de sódio em 300 ml de água limpa aquecida.
  • Enxágüe com sal. Adicione 5 g de sal marinho puro sem aditivos a um copo de água filtrada morna. Mexa bem o sal até que se dissolva.
  • Solução de peróxido. Adicione 10 ml da composição medicinal a 1 copo de água à temperatura ambiente. Apesar da disponibilidade de componentes e da facilidade de preparação de tais soluções, só é possível aplicar e determinar a duração do curso mediante acordo com o médico. A concentração inadequada e o uso a longo prazo podem causar desidratação dos dentes, aumentar sua sensibilidade e provocar inflamação do tecido conjuntivo, o que enfraquece os dentes e prejudica sua saúde.

Como escolher?

Ao escolher um líquido para encher um irrigador, é importante basear-se em sua finalidade e composição. Por definição, todos os fundos são divididos em grupos:

  • contendo flúor, fortalecimento do esmalte;
  • anti-sépticos com suplementos de ervas para manipulações terapêuticas e prevenção de doenças;
  • mentol e com extrato de hortelã, refrescando o hálito.

É proibido o uso de formulações profissionais em casa. Se você tem tendência a alergias, é importante usar apenas bálsamos hipoalergênicos especializados. As crianças precisam escolher preparações suaves que não contenham álcool. Com uma exacerbação constante da inflamação periodontal, vale a pena dar preferência a fluidos que tenham efeito antiperiodontal. Eles contêm bioantioxidantes concentrados e contêm aditivos anti-cárie ativos. Ao comprar uma solução para um irrigador, é preciso estar atento ao prazo de validade e aos componentes da composição. Esta abordagem excluirá o uso de produtos de baixa qualidade que não tenham licença e efeito terapêutico.

A recomendação do dentista o ajudará a fazer a escolha certa. Assim, você não terá que se preocupar com o esmalte escurecido e o aparecimento de várias reações colaterais no futuro.

Como usar?

No irrigador, é permitido usar apenas as soluções que se destinam a isso. O enxaguatório bucal deve ser direcionado em um ângulo de 90 graus com a superfície da gengiva. O procedimento de limpeza é realizado sequencialmente. Por conveniência, propõe-se dividir mentalmente a cavidade oral em zonas. Ao limpar, o cabeçote é posicionado de forma que a solução não vaze.

É importante cumprir as regras de uso de soluções de limpeza.

  • Ao usar produtos domésticos, certifique-se de ler as instruções para eles.
  • Não adicione líquido com antecedência. A solução deve ser enchida imediatamente antes de limpar a cavidade oral. A solução não utilizada deve ser descartada e substituída por uma nova porção.
  • Não enxágue a boca sem as indicações de uso.
  • O uso de enxágues caseiros é permitido somente após a dissolução final de todos os componentes constituintes.
  • As decocções de ervas devem ser cuidadosamente filtradas.

A maioria das soluções irrigadoras é vendida na forma concentrada. Requer diluição preliminar com água na proporção de 1: 10. Os líquidos são diluídos apenas com água filtrada, destilada ou fervida não mais quente do que 38 graus. O momento ideal para um procedimento de higiene é à noite, após uma escovagem padrão dos dentes.

A duração máxima da irrigação não dura mais do que um quarto de hora. O prazo de aplicação dos recursos é estabelecido de acordo com a sua finalidade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa