Irrigador

Tudo sobre irrigadores

Tudo sobre irrigadores
Contente
  1. O que é isso?
  2. Benefício e dano
  3. Visualizações
  4. Tipos de comida
  5. Como escolher?
  6. Modelos populares
  7. Como usar corretamente?
  8. Visão geral da revisão

No ritmo acelerado da vida, às vezes nos esquecemos da necessidade de cuidados orais. Ono entanto, escovar duas vezes ao dia às vezes não é suficiente. É por isso que dentistas de todo o mundo recomendam o uso de um irrigador - um limpador de água para a cavidade oral, que efetivamente remove a placa, elimina todas as impurezas do espaço interdental e massageia facilmente as gengivas.

O que é isso?

Poucas pessoas vão gostar das partículas de comida que ficam presas nas lacunas entre os dentes. Além disso, começam a apodrecer rapidamente - o que provoca o aparecimento de um odor desagradável e provoca doenças dentárias. A maneira mais fácil é pegar um palito e percorrer o espaço interdental. No entanto, o uso de objetos pontiagudos pode causar lesões nos dentes e tecidos circundantes. Entrando nas cavidades entre os dentes, o palito atua como uma alavanca e os solta.

O uso do fio dental será mais eficaz. No entanto, às vezes é muito inconveniente usá-lo, por isso os dentistas recomendam a compra de um irrigador. Este dispositivo é uma alternativa completa e ao mesmo tempo completamente segura aos palitos de dente tradicionais. O aparelho garante a prevenção de doenças dentárias, reduz o risco de cáries e outros danos à cavidade oral.

Irrigadores são especialmente necessários para pessoas com implantes.

Isso se deve ao fato de as coroas não estarem firmemente adjacentes aos dentes. Eles têm cáries, pedaços de comida ficam presos neles, você não pode alcançá-los com um palito. Com o tempo, a comida começa a apodrecer - isso leva ao mau hálito, ao desenvolvimento de processos inflamatórios na gengiva e até à rejeição do implante.

Um irrigador é um dispositivo higiênico que permite limpar eficazmente a cavidade oral, mesmo onde a escova de dentes não chega. O princípio de funcionamento é baseado em um poderoso jato de água que, sob pressão, elimina de forma eficiente e rápida os resíduos de alimentos das superfícies internas dos dentes, da bolsa periodontal e do espaço interdental.

As indicações para o funcionamento do irrigador são:

  • medidas preventivas para prevenir cáries, periodontites e outras patologias da cavidade oral;
  • redução do sangramento de tecidos moles;
  • limpar os dentes em áreas de difícil acesso;
  • eliminação do odor pungente da boca.

Benefício e dano

Os benefícios de usar um irrigador são devido às suas vantagens indiscutíveis:

  • a embalagem costuma incluir vários acessórios que permitem limpar não só os dentes, mas também a língua, gengivas e aparelho ortodôntico;
  • o irrigador tem efeito de leve massagem das gengivas - normaliza a circulação sanguínea nos tecidos moles;
  • o dispositivo opera em vários modos de fornecimento de solução, de forma que cada usuário pode escolher um nível de pressão do fluido que seja confortável para si, levando em consideração as características fisiológicas.

Embora existam algumas desvantagens:

  • falta de funcionamento em modo spray;
  • os bicos não giram 360 graus;
  • falta da possibilidade de desligamento automático.

Existem situações em que o uso de um irrigador não é recomendado:

  • cirurgia oral recente;
  • tratamento incompleto de cáries e outras patologias das gengivas e dentes;
  • periodontite aguda;
  • quando as gengivas estão sangrando por duas ou mais semanas.

A influência do dispositivo pode ser prejudicial para certas doenças cardíacas; quaisquer processos tumorais também são uma contra-indicação ao uso do dispositivo.

Por isso, é fundamental consultar um dentista antes de usar o irrigador.

Visualizações

Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla variedade de modelos diferentes de irrigadores para uso doméstico. Eles podem ser manuais, mecânicos, ultrassônicos e pulsados. Um grupo de dispositivos profissionais é distinto. Eles podem ser condicionalmente divididos em três categorias.

Portátil

Os mais convenientes são os dispositivos móveis. Eles não são tão volumosos quanto os irrigadores estacionários. Eles funcionam com baterias, então você pode levá-los em viagens e caminhadas. São caracterizados pela baixa pressão, portanto podem ser usados ​​em dentes sensíveis, inclusive crianças.

São esses dispositivos que serão a melhor escolha para os bebês.

Estacionário

As versões estacionárias são alimentadas por CA e são produtos domésticos clássicos. Água ou uma solução de cura neles chega ao bico através da alça - isso é bastante conveniente, pois, neste caso, o jato é fornecido imediatamente para a área tratada da cavidade oral.

Fluindo

Os irrigadores de canalização estão equipados com adaptadores especiais, através dos quais podem ser ligados à torneira de abastecimento de água. São dispositivos fáceis de usar, não requerem esforços e habilidades especiais de seus proprietários. No entanto, a água da torneira comum é usada aqui para limpar dentes e gengivas e nem sempre atende aos padrões sanitários.

Tipos de comida

De acordo com o tipo de fonte de alimentação, os irrigadores podem ser alimentados pela rede elétrica e operados por bateria.

Rede

Via de regra, são dispositivos grandes com uma ampla gama de funções. Eles são instalados no banheiro e são alimentados pela rede elétrica. Se desejar, esse dispositivo pode ser carregado com você (ao viajar), mas isso não é totalmente racional.

Quanto ao impacto, o aparato estacionário é mais potente que o portátil. Portanto, a limpeza dos dentes também produz melhor qualidade. Esses dispositivos podem ser usados ​​por toda a família.

Alimentado por bateria

O irrigador operado por bateria é alimentado por uma bateria recarregável e precisa ser recarregado de vez em quando. Normalmente, é o suficiente para carregá-lo para operação por três a cinco dias. Esses modelos são leves e têm dimensões compactas, o que os torna possíveis de serem usados ​​na estrada. Porém, o abastecimento de água é feito sob pressão reduzida, portanto, o dispositivo é ligeiramente inferior ao da rede em termos de qualidade de limpeza dos dentes.

Como escolher?

Ao escolher um modelo de irrigador, deve-se atentar para suas principais características funcionais.

  • Jato. Diferentes modelos de irrigadores podem produzir um fluxo contínuo pulsante ou criar um banho de bolhas de ar. A última opção é preferível para usuários mais jovens. Esse tratamento tem um efeito bactericida pronunciado e remove todas as placas dos dentes da forma mais eficiente possível.
  • Dimensões. Se você costuma viajar e ir para a casa de campo, onde há falta de energia, é melhor dar preferência aos aparelhos portáteis compactos alimentados por baterias ou acumuladores. Para uso doméstico, os dispositivos fixos com uma ampla gama de funções úteis e vários modos de operação de alta velocidade são mais preferíveis.
  • Bicos substituíveis. Se todas as famílias usam o irrigador, cada uma delas precisará de seu próprio bico individual. É desejável que sejam de cores diferentes - portanto, você nunca os confundirá. Existem cinco tipos de anexos.
  1. Padrão - usado para limpar tecidos moles e rígidos saudáveis.
  2. Ortodôntico - indicado para remover a placa bacteriana sob a margem gengival, bem como sob o aparelho ortodôntico.
  3. Periodontal - um bico especial com ponta de borracha. Ele direciona um fluxo de fluido de cicatrização para a bolsa periodontal e limpa com eficácia os tecidos moles.
  4. Ponta para remoção de pedras - Oferece um efeito excepcional em coroas, implantes e pontes.
  5. Acessório para limpeza da língua - remove de forma rápida e eficaz toda a placa bacteriana das bochechas e da língua, neutralizando assim a causa de um odor pútrido desagradável.

A cabeça do irrigador padrão deve ser trocada a cada seis meses. As pontas periodontais e ortodônticas devem ser substituídas trimestralmente.

E, claro, você precisa se concentrar na facilidade de uso. O irrigador deve ser ergonômico, leve e manobrável. É desejável que ele tenha um dispositivo para montagem na parede e uma tampa.

Modelos populares

Vamos examinar mais de perto os modelos mais vendidos. Os mais procurados são cópias alemãs e norte-americanas, bem como dispositivos de fabricantes da Holanda e da Coréia.

SoWash "Família"

Um irrigador universal moderno que permite limpar de forma rápida e eficaz os tecidos duros e moles da cavidade oral de resíduos alimentares e outras impurezas. O dispositivo lida bem até com a placa mais crônica. Durante o tratamento, as gengivas são massageadas paralelamente, normalizando o metabolismo e acelerando a circulação sanguínea.

O conjunto inclui bicos de um e três jatos. Isso permite que você defina os parâmetros de fluxo para usuários jovens e adultos. Esse irrigador é adequado para uso por todos os membros da família.

Os médicos recomendam para pacientes com coroas, implantes e chaves.

Waterpik Aquarius Water Flosser

Um poderoso irrigador estacionário familiar da categoria universal. Difere na facilidade de uso, possui 10 modos de fluxo de água: desde a posição da criança até o nível de processamento de próteses. Existe um modo 2 em 1: fio dental e hidromassagem. O primeiro funciona por analogia com o fio dental, limpa áreas de difícil acesso e remove todos os resíduos do produto. O segundo realiza ligeiras hidromassagens de tecidos moles, evitando hemorragias e inflamações gengivais.

Philips HX8331

Um modelo confiável de irrigador móvel com três velocidades de operação. Adequado para o processamento diário de tecido dentário. Com tecnologia de microbolhas, o dispositivo é ideal para usuários com dentes e crianças sensíveis. O bico penetra facilmente em qualquer espaço interdental, limpa a gengiva e a língua. O aparelho é feito de plástico leve, equipado com indicadores de carregamento e funcionamento da bateria, carregador está incluso na embalagem.

AR-W-11 Eletrônico

Outro modelo portátil para limpeza de áreas de difícil acesso. Limpa com eficácia as partículas de comida presas e a microflora patogênica. Remove a placa bacteriana, elimina o mau hálito e cuida das gengivas. Inclui um bico de reposição padrão e reservatório de fluido de 60 ml.

Esse gargarejo vem em preto. Não tem funções adicionais, mas cumpre perfeitamente a sua tarefa principal. O irrigador pode ser operado tanto com baterias quanto com rede elétrica. Devido ao seu tamanho pequeno, cabe facilmente na sua bagagem, de modo que você pode levar o aparelho para o exterior ou em viagens.

O dispositivo de lavagem Dental SPA (EUA) é muito popular., os dentistas aconselham os usuários a prestar atenção ao modelo Braun Oral-B (Alemanha).

Como usar corretamente?

As instruções do irrigador indicam as soluções permitidas que podem ser adquiridas para limpeza, bem como aquelas que nunca devem ser despejadas neles.

Em 90% dos casos, o irrigador é enchido com a mais simples água da torneira, aquecida a 30-40 graus. Escovar os dentes com muito frio ou muito calor pode ser desconfortável.

Se a qualidade do líquido não for do seu agrado, pode pré-filtrar ou fervê-lo.

Enxágues especializados também são aceitáveis. Observe que eles devem ser especificamente para irrigadores. Eles são usados ​​como parte de um curso terapêutico conforme prescrito por um médico e não são usados ​​de forma contínua.

Agora vamos listar o que é estritamente proibido de usar.

  • Qualquer líquido que contenha pequenas partículas. Pode ser soro fisiológico, soluções de soda, suspensões e decocções. Mesmo quando bem filtrados, eles ainda possuem suspensões que permanecerão nas superfícies internas do dispositivo. Como resultado, as lacunas são obstruídas - a bomba tem que fazer mais esforço para bombear o líquido. Esse trabalho leva ao desgaste rápido do equipamento.
  • Líquidos oleosos. Essas formulações podem corroer alguns elementos dos irrigadores.
  • Clorexidina, peróxido de hidrogênio e outros anti-sépticos, medicamentos e produtos químicos.
  • Enxágüe ou pasta de dente em água. Essas formulações fornecem espuma abundante e desativam o dispositivo muito rapidamente.

Ao trabalhar com um irrigador, é muito importante escolher o modo de enxágue correto.

Pode ter um botão ou uma manopla. Com a ajuda deles, você pode definir a potência do fluxo de água. De acordo com as recomendações dos dentistas, na primeira fase de uso, enquanto as gengivas ainda não estão acostumadas ao tratamento diário, é melhor definir um modo suave - assim você permitirá que suas mucosas se adaptem à pressão. Se a cavidade oral estiver sã, depois de 10-14 dias ela se acostumará com o estresse, o desconforto irá embora - será possível mudar para um suprimento de água mais forte.

Escovar os dentes com um irrigador envolve várias etapas.

  • Retire o recipiente do irrigador, encha-o com água limpa e volte a colocá-lo.
  • Coloque o bico no irrigador desligado. Em nenhum caso o irrigador deve ser ligado sem um bico, da mesma forma que a água não deve ser despejada em um dispositivo de trabalho - ele está cheio de sua rápida degradação.
  • Ajuste a pressão de água necessária - para isso, você precisa pressionar o botão de modo / girar o botão até atingir a velocidade ideal.
  • Incline a cabeça sobre a banheira ou pia de modo que seu rosto fique voltado para baixo. Claro, na primeira vez que você usa, você quer manter o processo sob controle, mas nós o avisamos imediatamente - será extremamente inconveniente para você se olhar no espelho na parede, já que o fluxo de água entrará rapidamente derramar de sua boca.
  • Deslize o bico em sua boca e posicione-o a aproximadamente 90 graus em relação aos dentes.
  • Em seguida, o irrigador pode ser iniciado. Você sentirá imediatamente o seu efeito - o jato que entra atinge os dentes e as gengivas de maneira bastante tangível.
  • O acessório é movido horizontalmente ao longo da dentição, começando pelos molares. Você precisa parar por 3-5 segundos perto de cada espaço interdental. Os movimentos devem ser suaves.

O irrigador não deve ser colocado em um ângulo agudo em relação às gengivas. Nesse caso, as partículas de comida ficarão ainda mais obstruídas.

  • Em média, um minuto é alocado para cada dentição. Se houver estruturas removíveis na boca e áreas de difícil acesso, o tempo de processamento pode aumentar.
  • Após terminar a higienização, desligue o irrigador e retire o bico da boca. Se você fizer o oposto, é mais provável que seja encharcado.

Visão geral da revisão

As opiniões dos compradores sobre os irrigantes são muito positivas. A limpeza da cavidade oral com o seu uso é um agente profilático eficaz contra patologias de tecidos duros e moles. A escova de dente mais comum não oferece essa proteção. Além disso, uma escova de dentes elétrica não proporcionará uma limpeza de alta qualidade. Claro, remove bem todas as impurezas, elimina a placa bacteriana, mas não tem efeito terapêutico nos dentes. O irrigador, além da função de higienização padrão dos dentes, possui outras opções. O aparelho normaliza a circulação sanguínea em tecidos moles e duros, o que impede o desenvolvimento de patologias dentais.

Deve ser entendido, entretanto, que um irrigador não pode substituir pincéis e pastas tradicionais. O uso do primeiro é um elemento indispensável à higiene diária da cavidade, o irrigador é apenas um produto de cuidado adicional. O maior resultado pode ser alcançado apenas com sua aplicação complexa.

Se você decidir comprar um irrigador, não se arrependerá. Muitos usuários dizem que esse tratamento ajuda a remover o tártaro, reduz o risco de cáries e periodontite e remove sangramento nas gengivas. O uso do aparelho clareia os dentes, deixando seu sorriso impecável. E livrar-se dos restos de comida apodrecida refresca o hálito de uma pessoa e, assim, a livra de numerosos complexos de comunicação. Sem dúvida, vale a pena comprar o irrigador para todos aqueles que se preocupam com a saúde dos dentes.

Para obter ainda mais informações sobre irrigadores, assista ao vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa