Visão geral dos irrigadores infantis
Desde a primeira infância, os bebês devem ser ensinados a fazer higiene oral. Há uma opinião de que não é necessário seguir os dentes de leite, pois eles cairão de qualquer maneira - não é o caso, muitas doenças negligenciadas passam para os molares. Para tornar o procedimento de escovação dos dentes interessante para a criança e ao mesmo tempo o mais eficaz possível, utiliza-se um irrigador.
Peculiaridades
Nos últimos anos, muitos pais pensaram em comprar um irrigador. É um dispositivo higiênico que permite limpar completamente a cavidade oral nos locais mais inacessíveis. O dispositivo funciona onde uma escova de dentes não pode alcançar - nas lacunas entre os dentes, bolsas de gengiva e superfícies internas dos dentes.
O princípio de funcionamento baseia-se na ação de um jato de água, que sob pressão lava todos os resíduos alimentares dos dentes e da superfície da mucosa. Para maior eficiência, eles usam não apenas água da torneira, mas uma solução anti-séptica especial.
Se necessário, é permitido o uso de compostos fluoretados, que fortalecem o esmalte e reduzem a probabilidade de cáries.
As indicações para o uso do irrigador em crianças são:
- prevenção de cáries e outras patologias da cavidade oral;
- redução de sangramento nas gengivas;
- limpar os dentes em áreas inacessíveis;
- neutralização do mau hálito.
As principais vantagens dos irrigadores infantis são:
- o conjunto inclui diversos acessórios para o tratamento dos dentes, além de gengivas, língua e aparelho ortodôntico;
- o aparelho realiza uma massagem suave nas gengivas, assim, normaliza a circulação sanguínea nos tecidos moles da boca e evita o aparecimento de processos patológicos;
- o dispositivo opera em vários modos de abastecimento de água, graças ao qual é possível selecionar o nível ideal de pressão do fluido e pressão em função da idade e das características fisiológicas do bebê;
- o dispositivo é adaptado para o uso de soluções medicinais especiais, bem como decocções de ervas e elixires.
No entanto, tinha suas desvantagens:
- falta de trabalho no modo spray;
- os bicos não giram 360 graus;
- falta de desligamento automático.
É necessário atentar para o fato de que existem situações em que o irrigador infantil não é recomendado para uso. Entre as principais contra-indicações estão:
- intervenções cirúrgicas recentes na cavidade oral;
- tratamento incompleto de cáries ou quaisquer outras doenças dos dentes e gengivas;
- periodontite em curso agudo;
- sangramento nas gengivas com duração de mais de duas semanas;
- patologia do sistema cardiovascular.
Importante: Antes de usar o irrigador, você definitivamente deve consultar seu dentista.
Top models
Irrigadores portáteis são a solução ideal para a criança. Esses dispositivos são móveis e compactos, sendo confortável para os bebês segurá-los nas mãos. Os modelos mais populares aceitáveis para uso por crianças incluem aqueles apresentados a seguir.
Waterpik para crianças. Este irrigador é recomendado para uso por crianças de 1 a 6 anos de idade. O dispositivo remove com eficácia todos os resíduos alimentares e evita o crescimento de microflora patogênica. Além disso, protege eficazmente a cavidade oral da criança da cárie.
O dispositivo é fácil de usar e não faz barulho durante a operação. O aparelho é pintado em cores vivas e decorado com adesivos, que a criança pode afixar sozinha. Graças a isso, os aparelhos interessam aos bebês - isso facilita muito o desenvolvimento da habilidade de autocuidado com os dentes.
O dispositivo atende a todos os padrões de segurança, ele foi desenvolvido em estreita cooperação com os principais dentistas pediátricos. Seu design leva em consideração as características fisiológicas dos dentes e da cavidade oral das crianças. Esse irrigador é muito mais fraco do que outros modelos, portanto, não pode prejudicar a saúde do bebê. Ao mesmo tempo, não apenas crianças, mas também adultos podem usar esse irrigador.
O poder do dispositivo Waterpik é bastante alto para seu tamanho. O dispositivo emite 1200 pulsações por minuto. Os modelos para crianças têm três níveis de pressão de jato.
Família SoWash. Um irrigador versátil e moderno que permite limpar de forma rápida e eficaz a cavidade oral de resíduos de alimentos e outros contaminantes. O dispositivo trata com eficácia até mesmo a placa mais severa. Ao mesmo tempo, as gengivas são massageadas, a circulação sanguínea é acelerada e o metabolismo é normalizado.
A linha inclui um e três bicos injetores. Isso permite que você escolha os parâmetros de fluxo ideais para a criança. Esse irrigador pode ser usado não apenas por uma criança, mas também por um adulto.
O dispositivo tem se comprovado com sucesso na prevenção de doenças dentárias, muitas vezes é recomendado para pacientes com implantes, aparelhos ortodônticos e coroas.
Opções de seleção
Hoje em dia você encontra nas farmácias uma grande variedade de modelos de irrigadores. Eles são convencionalmente divididos em três categorias:
- encanamento;
- estacionário;
- portátil.
As canalizações estão equipadas com adaptadores que permitem ligá-los a torneiras. Esses dispositivos são fáceis de usar e não requerem habilidades e esforços especiais de seus proprietários. No entanto, não serão a melhor solução para as crianças - aqui se usa a água da torneira mais simples para limpar a cavidade oral e, muitas vezes, não cumpre as normas sanitárias.
Modelos estacionários operam da rede elétrica. Nestes dispositivos, a água flui pela alça até o bico. Isso é bastante conveniente, já que o jato, neste caso, é imediatamente direcionado para a área tratada da cavidade oral.
Os dispositivos mais convenientes são portáteis e servem a soluções medicinais especiais. Além disso, os produtos não são tão volumosos quanto os estacionários. Os irrigadores portáteis criam baixa pressão para que não danifiquem o esmalte infantil sensível. Para os bebês, eles serão a melhor escolha.
Ao escolher um modelo para um irrigador infantil, é preciso estar atento a alguns parâmetros funcionais.
- Jato. O irrigador pode produzir um fluxo contínuo, pulsar ou criar um "banho" de bolhas de ar. Para crianças, a última opção é preferível. Este tratamento tem efeito bactericida e remove toda a placa da forma mais eficaz possível.
- O tamanho. Se você e seu filho viajam com frequência, vá à casa de campo e planeje levar um aparelho de higiene, é melhor dar preferência aos modelos portáteis compactos alimentados por bateria ou baterias recarregáveis. Em casa, é melhor escolher produtos fixos com um grande número de opções úteis e vários modos de operação de alta velocidade. Ao mesmo tempo, a criança deve segurar facilmente este dispositivo em suas palmas, caso contrário, ela começará a se recusar a processar seus dentes.
- A presença de bicos substituíveis no kit. Muitos modelos possuem vários tipos de acessórios. Isso é importante se não apenas uma criança, mas também membros adultos da família planejam usar o irrigador. Cada um deles precisará de seu próprio acessório separado, de preferência em uma cor diferente, para não confundir acidentalmente.
- Preço. Lembre-se de que o alto custo nem sempre se traduz em alta qualidade. Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção à sua funcionalidade e dimensões.