Irrigador

Como usar um irrigador?

Como usar um irrigador?
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Qual líquido você deve usar?
  3. Instruções de uso
  4. Frequência de uso
  5. Quando você não deve usar um irrigador?

Para manter a saúde dos dentes e gengivas, escovar a boca com uma escova de dentes não é suficiente. Para remover a placa bacteriana, que é a causa do desenvolvimento da cárie, em qualquer lugar de difícil acesso, um dispositivo moderno especial chamado "irrigador" ajudará. Com sua ajuda, é possível alcançar a limpeza ideal dos dentes e gengivas, e a eficiência do aparelho é de cerca de 90%.

Um irrigador é um excelente agente profilático que permite retardar ou eliminar completamente a formação de tártaro, gengivite e doença periodontal. Com este prático dispositivo, você pode evitar o escurecimento do esmalte dos dentes, que geralmente ocorre com o uso regular de chá forte ou café. Além da profilaxia, o irrigador é capaz de massagear as gengivas, o que melhora significativamente a circulação sanguínea e evita o desenvolvimento de inflamação ou sangramento.

Regras fundamentais

Adultos e crianças podem usar o irrigador oral. Mas deve-se ressaltar que o uso doméstico do aparelho só é possível após consulta ao dentista.

O médico determinará o estado dos dentes e gengivas e, com base nesse exame, ajudará a escolher o modo ideal de uso do dispositivo, bem como a composição do líquido nele utilizado.

Além do mais, o dentista o ajudará a identificar as condições mais problemáticas da sua cavidade oral, que exigirão atenção especial.

Apesar de existirem vários tipos de irrigador, existem regras gerais para a sua utilização, que são as seguintes.

  • É aconselhável usar o irrigador somente após a dentição ter sido tratada com uma bochecha com pasta de dente. A escova pode ser comum ou elétrica.
  • O melhor é começar a escovar os dentes com um irrigador com uma pequena pressão mínima de jato, e já durante o procedimento, a pressão pode ser aumentada gradativamente. O aumento gradual da pressão permite que os dentes e as gengivas se adaptem à escovagem, o que, por sua vez, o alivia de qualquer desconforto.
  • Para evitar lesões no tecido gengival, o acessório de trabalho do irrigador deve ser mantido em relação à dentição em um ângulo não superior a 60-90 °. O movimento da ponta deve ser descendente da gengiva até a borda do dente.
  • Se aparelhos, pontes ou coroas forem instalados na cavidade oral, é aconselhável limpar com um irrigador após cada refeição.
  • No caso de surgirem sensações desagradáveis ​​durante a utilização do aparelho, o regime de pressão deve ser reduzido. É importante lembrar que não é recomendável passar fio dental nos espaços interdentais antes do uso do dispositivo, pois fere a gengiva e provoca sangramento, e o jato de líquido direcionado pelo dispositivo pode agravar o trauma gengival.
  • Para evitar que a água entre no estômago ou no trato respiratório durante a limpeza, a raiz da língua deve ser pressionada contra o palato superior. Nesse caso, o fluido residual sairá sozinho da boca.
  • O dispositivo pode ser usado por todos os membros da família, mas cada um deve ter seu próprio anexo removível individual. O uso do irrigador por crianças só é permitido na presença dos pais e sob seu controle. Os dentistas aconselham não usar o aparelho em crianças menores de 6 anos.
  • A duração do procedimento higiênico realizado com o dispositivo não deve exceder 3 minutos. Primeiro, você precisa limpar as áreas de fácil acesso da cavidade oral e, em seguida, processar as áreas de difícil acesso. O irrigador é usado 1 a 2 vezes ao dia, mas se necessário, a limpeza é feita com mais frequência.

Um irrigador não substitui a escovação mecânica dos dentes. Ao contrário, esse dispositivo é utilizado como coadjuvante no procedimento de limpeza da cavidade oral, aumentando sua eficácia.

Qual líquido você deve usar?

Quando se usa um irrigador, a limpeza com água é mais comum, visto que o uso de soluções anti-sépticas é permitido durante o período de processos inflamatórios na cavidade oral e somente após consulta ao dentista.

O líquido despejado no reservatório do dispositivo deve ter uma temperatura confortável para o esmalte dos dentes e o tecido gengival. Para limpar a boca de restos de comida e placa bacteriana, você pode usar água filtrada ou destilada, que não estragará o irrigador com depósitos de sal. A água corrente precisa de algum tempo para se depositar antes do uso, mas mesmo neste caso, seu uso pode causar o colapso do dispositivo devido à presença de sais estranhos ou impurezas no líquido.

Alguns tipos de irrigadores destinam-se apenas ao uso de água, conforme indicado nas instruções do aparelho - isso significa que não se pode utilizar uma decocção de ervas neste caso, para não tirar o aparelho do estado de funcionamento.

Um irrigador é usado não apenas para limpar a cavidade oral, mas também para fornecer um efeito terapêutico no tecido gengival ou no esmalte dentário. A obtenção do efeito terapêutico deve-se ao uso de formulações líquidas com propriedades anti-sépticas, hemostáticas ou fortificantes. Um dentista o ajudará a escolher o tratamento e o agente profilático certos.

Bálsamos especiais podem ser despejados no reservatório do irrigador, que têm um espectro de ação diferente. Por exemplo, A solução de Terasol tem propriedades anti-sépticas, o Asepta é usado para prevenir o desenvolvimento de cáries e o Irix é usado para fornecer hálito fresco durante todo o dia.

Uma certa quantidade do medicamento desejado é despejada no recipiente do dispositivo e diluída em água, agindo de acordo com as instruções em anexo. O produto concentrado, via de regra, não é utilizado, pois formará muita espuma durante o procedimento e reduzirá sua eficácia.

Instruções de uso

Para realizar adequadamente um procedimento adicional de limpeza em casa depois de usar uma escova de dentes, você precisa conhecer e observar certas nuances do uso de um irrigador.

  • Antes de usar o dispositivo de limpeza, escove bem os dentes, a língua e a superfície interna das bochechas com pasta de dente e uma escova normal ou elétrica.
  • Selecione o agente especializado necessário ou encha o reservatório do irrigador com água. O líquido a ser usado deve estar à temperatura ambiente ou ligeiramente quente, e o reservatório do próprio dispositivo deve ser enchido até uma determinada marca.
  • O acessório substituível selecionado é instalado no aparelho. O dispositivo está conectado a uma fonte de alimentação e o modo de menor pressão de abastecimento de água do bico é selecionado.
  • Durante o procedimento de higiene, é necessário inclinar-se sobre a pia para que o líquido residual possa escorrer da cavidade oral. É proibido jogar a cabeça para trás durante o procedimento, pois nessa posição a água pode entrar em seu estômago ou brônquios.
  • Com a ajuda de um bico, é necessário processar a dentição da mandíbula superior, após o que se pode proceder à limpeza dos dentes localizados na mandíbula inferior. Primeiro, são processados ​​os dentes laterais e, depois deles, os dentes da frente. Atenção especial deve ser dada às áreas de difícil acesso da cavidade oral e devem ser tratadas com cuidado especial.

Após o término do procedimento, o aparelho deve ser desconectado da rede elétrica, desmontado, bem enxaguado e seco.

É melhor tratar o bico substituto com uma solução anti-séptica após o uso. A limpeza do irrigador e a reposição dos bicos devem ser feitas após cada uso.

Frequência de uso

Freqüentemente, os usuários têm dúvidas sobre a freqüência com que um irrigador pode ser usado. Os dentistas acreditam que é aconselhável usar este dispositivo de higiene uma vez por dia ou 2-3 vezes por semana. Se você não ligar uma pressão muito forte do jato de água e usar o dispositivo de maneira suave, ele poderá ser usado com mais frequência.

Ao usar um irrigador, vale sempre lembrar que a alta pressão do jato que sai do bico pode eventualmente levar a uma alteração na densidade do esmalte dentário, o que leva à sensibilidade dolorosa dos dentes ou ao desenvolvimento de cáries.

No caso de utilização do dispositivo para fins medicinais, o modo de tratamento da cavidade oral e o tipo de líquido utilizado são selecionados apenas pelo dentista, tendo em consideração o estado dos seus dentes e gengivas. Nos casos em que o aparelho é utilizado para a prevenção de doenças dentárias, para obter o efeito desejado, basta utilizar o irrigador no máximo 4 vezes por semana.

Quanto ao uso diário do dispositivo para fins higiênicos, ele só pode ser usado se não houver sinais de inflamação ou sangramento das gengivas na cavidade oral.

O tempo médio de uso do irrigador é de 2 a 3 minutos, mas se o aparelho for instalado na boca ou se forem feitas próteses dentárias, o tempo do procedimento de higiene pode ser aumentado para 5 a 10 minutos.

Quando você não deve usar um irrigador?

Apesar das inúmeras vantagens positivas do irrigador, que se manifestam não só para fins higiênicos, mas também preventivos, o dispositivo apresenta algumas restrições ao seu uso.

  • O jato de água de limpeza não deve ser usado se você passou recentemente por uma operação odontológica relacionada à extração de dente ou colocação de implante. A interrupção dos procedimentos deve ser de no mínimo 14 dias, mas esse número é condicional, pois tudo depende da taxa individual de cicatrização do processo da ferida.
  • O uso de um irrigador sobre os implantes só é possível de forma suave e com a condição de que o processo protético tenha sido concluído sem complicações.
  • Se houver processo inflamatório na cavidade oral, por exemplo, estomatite ou gengivite, ou se houver aumento do sangramento gengival, o uso do aparelho de higiene deve ser temporariamente interrompido e o atendimento odontológico deve ser procurado.
  • O uso do irrigador em crianças é permitido apenas de forma suave, não mais do que 2 a 3 vezes por semana. O tempo de processamento da cavidade oral não deve exceder 1-2 minutos.

Para que o uso de um dispositivo odontológico moderno - um irrigador, seja eficaz e não cause deterioração na saúde dos dentes e gengivas, os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • um jato com forte pressão nunca deve ser direcionado para a região gengival, pois fere as plantas dos pés e causa forte sangramento;
  • a forma mais segura de o esmalte fornecer um jato de água é quando o bico irrigador desce da borda da gengiva, deslizando ao longo da superfície dos dentes;
  • se a gengiva tiver tendência a sangrar, a pressão do jato de água deve ser o mais suave possível;
  • na presença de uma fase aguda de periodontite, é melhor recusar o uso do dispositivo;
  • cada membro da família deve ter seu próprio acessório removível para o dispositivo, o uso de um acessório comum é proibido;
  • você não pode ligar o irrigador se não houver água ou solução de tratamento em seu reservatório.

Para tornar o procedimento de limpeza da cavidade oral o mais eficaz e confortável possível, não use soluções concentradas. Qualquer medicamento ou profilático derramado no reservatório do irrigador deve ser diluído em água.

sem comentários

Moda

a beleza

casa