Tudo sobre a profissão de engenheiro VET
O artigo contém tudo o que você precisa saber sobre a profissão de engenheiro VET, sobre suas funções e outras disposições da descrição do trabalho. Além de decodificar a abreviatura, os interessados no assunto devem definitivamente se familiarizar com o padrão profissional dessa profissão e com o ETKS. É igualmente importante descobrir os detalhes sobre redes de aquecimento e outros locais de trabalho dos engenheiros de PHE.
Descrição
A explicação da abreviatura é muito simples: estamos a falar do departamento de produção e técnico. E esta estrutura está ocupada preparando condições de pleno direito para esta ou aquela atividade. Resumindo, se tal departamento não funcionar adequadamente, nenhuma construção passará pelo estágio de marcação da cava de fundação e nenhuma mercadoria será liberada. Uma estrutura semelhante lida com:
- formação e aprovação de materiais de design;
- fazer cálculos e criar estimativas;
- controle do dia-a-dia dos processos de trabalho;
- elaboração de contratos com subcontratados;
- elaboração de mapas tecnológicos.
Mas a profissão de engenheiro VET, além de garantir o andamento ordenado dos processos técnicos e de trabalho, implica uso ativo de inovações e desenvolvimentos tecnológicos avançados. Portanto, não se fala de nenhuma "escavação entediante em desenhos e detalhes". Para se tornar um especialista VET líder - mesmo em redes de aquecimento, pelo menos em outras instalações, você terá que dominar o controle do trabalho direto e se preparar para as instruções dos executores diretos. Junto com os aspectos puramente técnicos, o planejamento também precisará ser dominado. Muitos representantes da profissão estão engajados em pesquisa e desenvolvimento independentes.
Além disso, em caso de mal-entendidos, principalmente com documentos regulamentares, diagramas e desenhos, geralmente todos vão consultar no EFP.
Descrição do trabalho
Responsabilidades
A amplitude das tarefas funcionais dos engenheiros VET não permite, em muitos casos, fazer sem assistentes. Quanto maior a produção ou construção, mais relevante é o auxílio de outras pessoas e a distribuição de esforços. No entanto, ao implementar pequenos projetos, os poderes máximos estão concentrados nas mãos de algumas pessoas. É por isso que é tão importante para qualquer empresa editar prontamente os documentos que definem esses poderes e funções - descrições de cargos, cronogramas de pessoal e tabelas de remuneração. As principais funções são:
- Supervisão técnica;
- verificação do cumprimento dos requisitos de acordo com o manual de documentação executiva;
- avaliação da conformidade do escopo de trabalho declarado e executado (liberação do produto, prestação de serviços técnicos);
- verificar os requisitos de estimativas de projeto, desenhos de trabalho, SNiP, GOST e padrões de outros países;
- verificação da conformidade com as especificações técnicas corporativas;
- avaliação do cumprimento das normas de proteção ao trabalho;
- avaliação do cumprimento das normas sanitárias, higiênicas, biológicas, elétricas e outras (de acordo com as especificidades de determinadas instalações);
- estabelecer os motivos pelos quais os prazos foram perdidos e / ou a qualidade do trabalho não foi mantida;
- assistência na eliminação de deficiências;
- aceitação técnica de instalações construídas, produtos industriais acabados;
- manter registros do trabalho realmente executado e dos serviços prestados;
- recálculo do custo conforme necessário;
- preparação de orçamentos para trabalhos auxiliares e não planejados;
- geração de relatórios;
- coordenação com pessoas e organizações interessadas de cálculos, estimativas;
- cumprimento de ordens adicionais dos gerentes - dentro de limites que não interfiram no desempenho das funções básicas.
Direitos
É claro que essas obrigações sérias são acompanhadas de sólidos poderes para cumpri-las. Os engenheiros VET têm o direito, por exemplo, de dar aos seus subordinados (diretamente ou como parte de uma unidade subordinada) instruções dentro de sua competência. Após a emissão de qualquer pedido, torna-se possível controlar sua execução. Também existe o direito de perguntar aos subordinados quão conscienciosamente eles estão fazendo seu trabalho principal. Conforme necessário, os engenheiros têm o direito de solicitar quaisquer informações e documentos.
Além disso, seus poderes incluem:
- contatos diretos (com a notificação da administração e com o seu consentimento geral) com instituições e organizações terceiras;
- fazer propostas para melhorar o seu trabalho e o funcionamento de outras divisões estruturais;
- a capacidade de alcançar a manutenção de ótimas condições organizacionais e técnicas, a implementação de normas por parte da gestão.
Uma responsabilidade
Saber a responsabilidade desse profissional também é muito importante. Suas responsabilidades incluem:
- descumprimento das obrigações assumidas;
- trabalho inoportuno ou incompleto;
- violação de instruções estabelecidas e outras ordens;
- divulgação de segredos oficiais;
- uso do cargo ocupado para fins pessoais, inclusive para enriquecimento fora da organização;
- divulgação de informações confidenciais;
- violação da disciplina de trabalho, incêndio e medidas de segurança tecnológica.
No classificador totalmente russo ETKS para engenheiros VET, a posição 16.032 é atribuída. Ela é oficialmente descrita como “uma especialista na área de produção, suporte técnico e tecnológico de produção de construção”. Não é de admirar - na indústria da construção, tal posição é mais comum do que na produção industrial. A norma profissional estabelece os seguintes pontos de atuação:
- manter arquivos de documentação organizacional, tecnológica e executiva;
- elaboração, registro e aprovação de projetos;
- formação de documentação para colocação de objetos em operação;
- controle de entrada de materiais de informação;
- planejamento do desenvolvimento de materiais de design por outros especialistas, acompanhando esse desenvolvimento.
O que um engenheiro faz depende muito da sua categoria.
- Aqueles a quem ainda não foi atribuído geralmente executam as ações mais simples sob a supervisão constante de especialistas mais experientes. A 3ª categoria permite preparar desenhos simples e documentos secundários, mas não resolver tarefas importantes.
- A 2ª categoria pode realizar com calma as mesmas coisas que os funcionários de grupos inferiores e sem supervisão constante da liderança. Também existe o direito de preparar de forma independente desenhos de montagem e montagem para soluções comprovadas em série.
- Um especialista da 1ª categoria pode, em alguns casos, sob a direção dos engenheiros líderes do EFP ou dos engenheiros-chefes das organizações, preparar materiais de forma independente para novos tipos de produtos ou novos projetos de construção.
Requisitos para um candidato
Os candidatos ao cargo de engenheiro VET devem possuir uma sólida formação profissional. As principais habilidades são:
- a capacidade de elaborar e analisar todos os tipos de documentos de um plano técnico e financeiro, compará-los entre si e com relatórios;
- disposição para formular planos técnicos e estimativas de custos;
- a capacidade de avaliar corretamente o trabalho executado do ponto de vista técnico e econômico;
- conhecimento dos equipamentos de controle, capacidade de ler seus indicadores, aplicá-los prontos ou calculando por meio de fórmulas.
Um bom especialista deve saber:
- as especificidades do trabalho em geral e em instalações ou organizações específicas;
- normas legais;
- posições de descrições de cargos;
- instruções de vários departamentos e organizações regulatórias;
- GOST, SNiP, códigos de prática;
- Resistência dos materiais;
- física geral e matemática superior - dentro do curso ministrado para as especialidades técnicas das universidades.
As qualidades pessoais também desempenham um papel importante. O departamento de produção e técnico quase sempre trabalha em um modo ocupado ou modo de pressão de tempo, portanto, a resistência ao estresse é extremamente significativa. Também relevante:
- concentração de atenção;
- pedantismo (no bom sentido da palavra);
- alto nível de responsabilidade;
- forma analítica de pensar;
- a capacidade de alternar entre diferentes tarefas.
Educação
Você pode obter uma educação na especialidade de um engenheiro VET em instituições de ensino técnico - secundário especializado ou universidades. No entanto, isso não significa que não importa onde exatamente estudar. Uma preferência inequívoca deve ser dada a instituto ou mesmo formação universitária. Se você optar por uma escola técnica (faculdade), logo precisará de uma formação avançada, e nem é fato que conseguirá encontrar um emprego. No processo de preparação, você naturalmente precisará dominar matemática e ciências naturais em um bom nível.
A especialização específica quase não é regulamentada. Geralmente se refere a construção, serviços públicos, reparos de capital ou energia. A maior parte dos cargos educacionais são abertos em instituições de ensino de arquitetura, construção e perfil politécnico. Você pode até encontrá-los em cidades de médio porte. Mas deve-se ter em mente que os departamentos de produção e técnicos em empresas industriais de vários perfis também precisam de especialistas - e, portanto, o treinamento pode ser feito em instituições de ensino industrial.
Currículos principais:
- construção civil e industrial;
- mina e construção subterrânea;
- produção e uso de materiais de construção, produtos e estruturas;
- projeto e construção de sistemas de engenharia para fornecimento de energia e suporte de vida.
Os especialistas VET são treinados em:
- MEI;
- Universidade Federal da Crimeia;
- SUSU;
- RANEPA;
- Peter the Great Polytechnic University;
- DFU;
- Universidade Russa de Prospecção Geológica;
- RUDN University;
- MISIS;
- UrFU;
- Universidade Agrária de Kuban;
- MEI;
- NCFU;
- Far Eastern Transport University;
- universidades técnicas de Voronezh, Samara, Kaliningrado, Rostov-on-Don e Volgogrado;
- Universidade de Arquitetura e Engenharia Civil de Novosibirsk;
- Universidade Siberiana de Transporte Hidroviário.
O salário
A renda dos engenheiros VET na Rússia pode variar muito. Sua taxa normal é a seguinte:
- Região de Tyumen - 66.000;
- KhMAO - 69.000;
- Krasnodar - 57.000;
- Região de Irkutsk - 69.000;
- Tuva e Chukotka - 90.000;
- Yakutia - 89.000;
- Região de Sverdlovsk - 55.000;
- Região de Amur - 74.000 rublos.
Carreira
Normalmente, você pode dar um passo sério na carreira após 2 a 4 anos de trabalho em sua especialidade. Depois de concluir uma série de projetos na posição de um engenheiro qualificado da mais alta categoria, você pode chefiar o departamento. Além disso, dependendo da hierarquia e da benevolência da administração, você pode gradualmente chegar à posição de chefe da empresa.
Depois de ganhar experiência, você pode começar a atender pedidos de pequenas empresas que não têm engenheiros ou orçamentos em tempo integral. Muito depende da determinação e profissionalismo dos próprios trabalhadores.
Local de trabalho
Muitas pequenas organizações abrem empregos para pessoas sem experiência... As condições de pagamento neles não são muito favoráveis, mas você pode ganhar experiência e antiguidade. Você pode conseguir um emprego de outra forma: já durante o período de estudante, procure um emprego de meio período - e esse método é bom para quem quer ganhar um bom dinheiro o mais rápido possível. Você pode pesquisar vagas:
- na concessionária de água;
- em organizações de fornecimento de calor, fornecimento de energia;
- na organização de redes de gás e esgoto;
- na indústria de óleo e gás;
- na mineração de carvão;
- em uma organização de construção;
- na metalurgia;
- na produção (em engenharia mecânica e metalurgia).