Engenheiro

Características da profissão de engenheiro de supervisão técnica

Características da profissão de engenheiro de supervisão técnica
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Educação
  4. O salário

O engenheiro de supervisão técnica tem responsabilidade acrescida: no setor da construção, ele é responsável por quão confortável e, mais importante, seguro para os futuros habitantes da casa serão os edifícios e estruturas, e na produção - para a ausência de riscos de emergências.

É por isso que nem todas as pessoas podem ocupar esta posição. O que está incluído nas principais responsabilidades do trabalho de um engenheiro de supervisão técnica, quais habilidades, conhecimentos e competências um candidato deve ter - falaremos em nossa revisão.

Peculiaridades

Em quaisquer estruturas de edifícios, bem como no reequipamento técnico de empresas industriais e durante a reconstrução um elemento obrigatório é a supervisão técnica... Assume o controlo total da conformidade do volume de trabalho executado em termos de custo e qualidade com o projeto aprovado, bem como com os SNiPs e TUs existentes. As funções do engenheiro da bomba de calor incluem o controle oportuno sobre todas as fases da construção da instalação supervisionada e seu comissionamento dentro do prazo estipulado pelo contrato.

Os funcionários do departamento de supervisão técnica são geralmente instalados pelo cliente (se estamos falando sobre a indústria da construção - o desenvolvedor) e devem ser registrados junto às autoridades Controle estadual de arquitetura e construção. A supervisão técnica pode ser realizada por um único representante do cliente ou por um grupo de especialistas. O engenheiro é o responsável pela execução do controlo técnico por parte do cliente, esta pessoa submete a subscrição em formulário especial.Só podem exercer a supervisão técnica técnicos com formação em construção ou formação técnica, cuja experiência profissional na especialidade seja de 3 ou mais anos.

Os especialistas que exerçam o controlo da observância das obras de construção em zonas de risco sísmico, em sítios mineiros, bem como em solos de aluimento, devem, adicionalmente, receber formação especializada especializada e possuir o respectivo certificado para o direito à realização dessas obras.

Responsabilidades

De acordo com ETKS, que define padrões profissionais, a seguinte descrição de trabalho foi elaborada para o engenheiro líder de supervisão técnica. Os deveres de um funcionário nesta posição incluem as seguintes funções.

  • Celebração com o empreiteiro geral de um contrato para a execução de obras de construção e instalação em estrito cumprimento de todas as normas legislativas aplicáveis... No acordo correspondente, o valor da remuneração da obra em termos monetários é obrigatório, o tempo de construção é fixado e é anexado um plano de execução de todas as obras de construção, repartido por trimestres, meses e outros períodos distintos.
  • Registro de toda a documentação necessária para o loteamento dos terrenos para as obras planejadas... É a supervisão técnica que deve realizar atempadamente a desagregação geodésica na área designada, após a qual todos os documentos necessários são transferidos de acordo com o ato da construtora. O especialista de supervisão técnica aceita dos construtores a distribuição axial dos edifícios em construção, bem como as marcações dos arranha-céus com os parâmetros das fundações, dos construtores.
  • Fornecer à construtora os documentos formalizados para a demolição de todas as estruturas localizadas na área de construção do edifício. Além disso, o especialista coordena a transferência de utilidades e, se necessário, obtém permissão para cortar as plantações.
  • Obtenção de permissão de serviços municipais para fornecer eletricidade a um canteiro de obras, registo de ligação e escoamento de águas residuais, gaseificação, bem como instalação de telefones com a fixação obrigatória do ponto de ligação.
  • Transferência para uma construtora todos os desenhos de trabalho.
  • Registro de aprovações para execução de obra com a indicação do tempo que lhes é atribuído, bem como a justificação para o prolongamento da data de conclusão das obras, se necessário.
  • O engenheiro deve realizar auditoria técnica diariamente a qualidade da construção e instalação, bem como outras obras altamente especializadas para o cumprimento dos documentos técnicos regulamentares e dos atos jurídicos em vigor.
  • O especialista deve, sem falta atender pessoalmente a aceitação de obras ocultas e, com base nos dados de aceitação, permitir ou proibir o próximo bloco de obras.
  • Verificar o cadastro de passaportes para estruturas de concreto armado, fornecidos por fornecedores de materiais de construção. O engenheiro é obrigado a solicitar certificados para concreto e outras argamassas. E, se necessário, tem o direito de exigir dados de ensaios de materiais de construção realizados em condições de laboratório experimental, a fim de confirmar seu grau de projeto.
  • Empregado aceita mensalmente o trabalho executado, faz medições, verifica a qualidade e conformidade do trabalho com as normas vigentes... Se todo o trabalho for feito estritamente de acordo com o cronograma aprovado, o engenheiro elabora uma ata de execução da obra e fornece os documentos necessários para o pagamento.
  • Este especialista é obrigada a verificar a exatidão de manter todas as toras de produção e execução de soldagem, concreto e outras obras de construção. Se sua qualidade for violada, o engenheiro deve fazer os registros apropriados e definir um limite de tempo para eliminar todos os defeitos detectados.
  • O engenheiro tem o direito monitorar a implementação de todas as prescrições: tanto aquelas inseridas por ele na revista do ponto de vista da supervisão do designer, quanto aquelas recebidas das autoridades reguladoras.
  • Se necessário, um especialista líder em supervisão técnica pode entrar em contato com a empresa do projeto a fim de pactuar a introdução de acréscimos e alterações ao projeto de substituição de materiais de construção, bem como realizar um ciclo de trabalho de produção a fim de ajustar o projeto de trabalho e a documentação orçamentária.
  • Este especialista pode monitorar o cumprimento das obrigações contratuais por parte dos contratantes e, se necessário, impor sanções.
  • Engenheiro de supervisão técnica participa ativamente da avaliação do estado das instalações em construção no caso da sua conservação, elabora um atestado defeituoso de forma a conservar a estrutura durante o período de suspensão da construção.
  • Em caso de emergência, um funcionário é obrigada a notificar as autoridades estaduais de controle de construção sobre este e sugerir recomendações para solução de problemas.

O engenheiro do departamento de supervisão técnica tem responsabilidade acrescida, até criminal, nos seguintes casos:

  • após a aceitação trabalho incompleto ou realizado com qualidade inadequada;
  • após a confirmação o cliente tem um volume de trabalho superestimado em comparação com o real, o que acarreta uma distorção do relato de baixa de materiais;
  • ao assinar atos trabalhos ocultos que não correspondam aos dados reais, bem como na emissão de atos retroativos ou no registro da aceitação de um objeto sem presença pessoal no site.

É claro que a supervisão técnica na construção é extremamente importante e uma das etapas mais cruciais de toda a obra.

A fiabilidade e qualidade das instalações em construção dependem em grande medida da actividade do especialista de supervisão técnica, pelo que as características operacionais das instalações em construção dependem em grande medida da forma como o representante do cliente irá desempenhar as suas funções oficiais.

Educação

Para conseguir a posição de engenheiro de supervisão técnica, você deve fazer um treinamento em uma instituição de ensino superior, uma escola de construção ou concluir cursos especiais de reciclagem. Ao escolher uma determinada organização educacional, deve-se ter em mente que para candidatos com formação superior em construção ou ensino técnico, em regra, não há requisitos de estágio na especialidade. Já os candidatos que cursaram faculdade ou escola técnica devem ter comprovada experiência profissional de pelo menos 3 anos no cargo de técnico de primeira categoria ou cinco anos de experiência no cargo de engenheiro.

Um especialista em supervisão técnica comum com um diploma universitário pode rapidamente atualizar sua categoria de qualificação para um engenheiro, fazendo cursos especiais. A fim de controlar totalmente a precisão do trabalho de construção e instalação durante o treinamento em sua especialidade, os futuros engenheiros da TN recebem conhecimento sobre:

  • normas e regras atuais para a execução de obras;
  • tecnologia de instalação;
  • a regulamentação em vigor sobre o funcionamento dos materiais de construção, bem como as condições da sua utilização;
  • regras de manutenção e elaboração de documentos contábeis;
  • requisitos de segurança na execução de trabalhos em obras.

O salário

Dado o rápido desenvolvimento do mercado de construção no país, é seguro afirmar que a profissão de engenheiro no departamento de supervisão técnica é bastante procurada nos dias de hoje e o fará em um futuro próximo e previsível... Isso não chega a ser surpreendente, já que seus representantes, segundo as estatísticas, ajudam a reduzir custos e despesas gerais em até 20% do custo total estimado do objeto. Além disso, garantem 99% de acerto no cumprimento dos prazos do objeto acabado e aumentam em 100% a qualidade do trabalho executado.

Este é um trabalho socialmente útil e muito responsável, portanto, também é muito bem pago.Em média, na Rússia, um engenheiro de supervisão técnica recebe de 50 a 100 mil rublos. por mês. No âmbito da sua especialidade, um colaborador pode aprofundar as suas competências e conhecimentos e melhorar constantemente na profissão: pode fazê-lo por conta própria ou fazer cursos de reconversão. A segunda opção é preferível, uma vez que uma atualização oportuna da categoria de qualificação abre as seguintes oportunidades:

  • obter o cargo de engenheiro-chefe da TN;
  • ganhar o direito de tomar decisões independentes sobre projetos supervisionados;
  • para se tornar um participante de pleno direito nas discussões sobre a supervisão de projetos em construção e para influenciar diretamente na solução de problemas significativos.
sem comentários

Moda

a beleza

casa