Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro de segurança ocupacional

Tudo sobre a profissão de engenheiro de segurança ocupacional
Contente
  1. Características da profissão
  2. Responsabilidades de um especialista
  3. Educação e Qualificações
  4. Conhecimento e habilidades
  5. Uma responsabilidade
  6. Emprego

O engenheiro de segurança do trabalho é uma profissão de extrema importância, responsabilidade e alta demanda no mercado moderno. A segurança dos funcionários da organização, e às vezes a segurança de suas vidas, depende das qualidades profissionais de tal especialista.

Características da profissão

Um engenheiro de segurança ocupacional é uma pessoa responsável que monitora a estrita observância das medidas de segurança no trabalhoresponsável pela segurança contra incêndio e monitoramento das condições de trabalho de todos os funcionários da organização, em particular pessoas empregadas em mecanismos complexos e trabalhadores em indústrias perigosas. A este respeito, a posição de um engenheiro de segurança ocupacional é especialmente procurada em empresas das indústrias ligeira, pesada e alimentar, agricultura, bem como em centrais nucleares e térmicas, ferrovias e outras instalações equipadas com mecanismos complexos e equipamentos especiais .

De acordo com o artigo 217 do Código do Trabalho da Federação Russa, o cargo de engenheiro de segurança ocupacional é introduzido em organizações onde o número de funcionários excede 50 pessoas. Se o número de funcionários na organização for menor, a autoridade do especialista em proteção do trabalho é freqüentemente transferida para o empregador. As vantagens da profissão incluem sua alta demanda no mercado de trabalho moderno e bons salários. Entre as desvantagens, eles notam algum viés da equipe de gestão em relação às atividades de especialistas em proteção do trabalho, que, em sua opinião subjetiva, interfere nas atividades produtivas e reduz a produtividade.

Mais frequentemente, engenheiros responsáveis ​​também caem em desgraça com os chefes, que abordam as questões de segurança não formalmente, mas em estrita conformidade com as normas e padrões. Portanto, os candidatos a esta posição precisam estar preparados para o confronto constante e a defesa de seus interesses e responsabilidades profissionais.

Outra desvantagem da especialidade são as frequentes viagens de negócios, principalmente em organizações com uma extensa rede de filiais.

Responsabilidades de um especialista

As principais responsabilidades funcionais e tarefas de um engenheiro de segurança do trabalho estão especificadas na descrição do trabalho, que enumera os principais requisitos para um especialista e define a área de atividade sob seu controle, que depende inteiramente do perfil da empresa. A seguir estão as principais tarefas a serem realizadas pelo engenheiro, bem como uma lista de suas atribuições e direitos.

  • Notificação de novos funcionários sobre as peculiaridades do processo produtivo e condições de trabalho, bem como as explicações sobre os riscos associados ao trabalho e as indemnizações devidas em caso de força maior.
  • Palestras e briefings de segurança regulares, além de explicar aos colaboradores a necessidade do cumprimento dessas regras no processo produtivo é uma das principais funções do especialista.
  • Controle pessoal diário sobre o uso de macacões e equipamentos de proteção individual, bem como acompanhar o status desses fundos e sua manutenção e reposição em tempo hábil.
  • Monitoramento contínuo das condições de trabalho na empresa e introdução oportuna de ajustes e propostas para melhorar a segurança do processo de produção.
  • Fazendo prescrições quando da detecção de violações da organização das condições de trabalho e controle da sua eliminação. Qualquer desvio do padrão deve ser claramente registrado e controlado por um especialista até que a situação se normalize.
  • Certificação regular locais de trabalho com a elaboração das conclusões necessárias e a apresentação de comentários e recomendações.
  • Controle sobre a passagem de funcionários da empresa exames médicos anuais e resposta atempada às recomendações dos médicos quanto à transferência de um trabalhador para “trabalho ligeiro”.
  • Desenvolvimento de medidas para melhorando a segurança do processo e eliminação dos riscos de lesões no trabalho.
  • Monitoramento constante da condição das comunicações de ventilação e sistemas de incêndio, bem como a operacionalidade dos sistemas de aviso por voz e o funcionamento das saídas de emergência.
  • Elaborar, manter e enviar os relatórios necessários, bem como a participação em seminários e cursos de formação.
  • Fornecimento da documentação necessária para as agências de aplicação da lei em caso de sinistro na empresa e participação na determinação do valor das indenizações às vítimas. Além disso, o especialista é obrigado a atuar como um representante da empresa ao considerar litígios trabalhistas e ações judiciais relacionadas a acidentes de produção e lesões corporais.
  • Além disso, o padrão profissional de um especialista em proteção do trabalho de acordo com ECTS prevê a presença de profundos conhecimentos no campo do direito e da legislação em termos de proteção do trabalho., bem como um bom conhecimento das normas atuais e acompanhamento das alterações ao Código do Trabalho da Federação Russa.

Além de um grande número de responsabilidades, um engenheiro de SST também tem direitos. Assim, um especialista tem o direito, sem prévio acordo, de visitar os locais de trabalho dos funcionários e oficinas de produção da empresa, para identificar possíveis violações das condições de trabalho nesses locais.

Além disso, o especialista reserva-se o direito de solicitar à gestão toda a documentação relativa à organização do processo de trabalho, bem como a documentação dos equipamentos. Se forem encontrados erros na documentação, o especialista faz uma observação verbal à gerência e controla a correção das imprecisões.Se, no decurso da inspeção, forem identificadas violações das regras de segurança, levando a um aumento do risco de lesões, o engenheiro tem todo o direito de afastar do trabalho o funcionário negligente, notificando seus superiores.

E vice-versa - se um empregado observar diligentemente as medidas de segurança e mostrar disciplina em matéria de proteção do trabalho, o engenheiro tem o direito de indicá-lo para o prêmio.

Educação e Qualificações

O candidato ao cargo de engenheiro de segurança do trabalho deve possuir formação profissional especializada na especialidade “Segurança da Tecnosfera” ou realizar um curso de reciclagem nesta área, possuindo outra especialidade técnica. Você pode estudar esta profissão em instituições de ensino técnico, e a educação pode ser não apenas superior, mas também profissional secundária.

Quanto às habilitações de especialista, o engenheiro de segurança do trabalho de 1ª categoria deve ter formação superior nesta especialidade e trabalhar como engenheiro de 2ª categoria há pelo menos 3 anos. Ao mesmo tempo, um engenheiro da categoria II também deve ter um ensino superior e trabalhar em quaisquer posições técnicas e de engenharia por pelo menos 3 anos. Os graduados de universidades e faculdades, após a graduação, são empregados como engenheiros sem categoria ou como técnicos de proteção do trabalho sem requisitos de antiguidade.

Conhecimento e habilidades

Para se tornar um profissional em sua área, o candidato ao cargo de engenheiro de segurança ocupacional deve ter alguns conhecimentos e habilidades. Nesta profissão, você não pode prescindir de habilidades organizacionais, mentalidade técnica e capacidade de atingir seus objetivos. Além disso, o engenheiro é obrigado a conhecer o atual Código do Trabalho da Federação Russa e os atos legislativos relacionados com a segurança do trabalho no trabalho, bem como as normas de organização do trabalho para mulheres e menores.

O especialista deve estar bem versado nas peculiaridades de funcionamento dos equipamentos utilizados na produção, conhecer suas características, ser capaz de realizar sua certificação e emitir os respectivos certificados.

Uma responsabilidade

Uma das características mais importantes da profissão são os riscos morais e materiais a que o especialista está exposto em caso de emergências que possam surgir no trabalho. Nesse caso, o responsável pela segurança e proteção do trabalho e pela guarda de toda a documentação necessária pode ser responsabilizado disciplinarmente, administrativo e, nos casos mais graves, penal.

Além disso, em caso de danos materiais, o engenheiro pode ser responsabilizado. A este respeito, a pessoa que exerce profissionalmente a proteção do trabalho deve tomar todas as medidas possíveis para prevenir tais situações, uma vez que a punição por uma emergência no trabalho pode resultar em multa para ela de 200 mil rublos a 5 anos de prisão.

Emprego

Após se formar na universidade, um engenheiro de segurança ocupacional pode trabalhar em quase qualquer empresa com mais de 50 funcionários. Pode ser qualquer ramo de agricultura, transporte, mineração, processamento e empresas de engenharia mecânica. Se o pessoal da organização for pequeno, os empregadores costumam usar os serviços de empresas terceirizadas e contratar um especialista de fora.

Quanto aos gigantes industriais com grande número de instalações produtivas sérias, as empresas costumam contratar vários especialistas ao mesmo tempo, pois o custo de seus salários custa ao orçamento da organização muito mais barato do que o contencioso constante em caso de alto índice de acidentes no empreendimento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa