Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro de segurança e sistemas de alarme de incêndio

Tudo sobre a profissão de engenheiro de segurança e sistemas de alarme de incêndio
Contente
  1. Características da profissão
  2. Responsabilidades de um especialista
  3. Educação

A profissão de engenheiro de segurança e alarme de incêndio (FSA) é uma especialidade técnica muito importante e muito procurada no mercado de trabalho moderno. O cargo é considerado muito responsável e exige conhecimentos especiais do colaborador, de cuja profundidade depende não só o desempenho dos sistemas de combate a incêndios, mas também a vida dos colaboradores da empresa.

Características da profissão

Os complexos OPS estão instalados em muitas instalações civis e industriais e são os mais importantes sistemas eletrônicos e mecânicos responsáveis ​​pela segurança dos trabalhadores e da propriedade das empresas. Regra geral, a manutenção de tal sistema é efectuada por vários colaboradores em simultâneo, incluindo um electricista, um técnico de manutenção, um instalador e um regulador, sendo cada um responsável apenas pela sua área de trabalho.

Ao mesmo tempo, o controle geral sobre o equipamento e as ações dos especialistas técnicos é atribuído ao engenheiro OPS, que não só coordena o seu trabalho, mas ele próprio compreende profundamente todas as complexidades do funcionamento, reparação e modernização dos sistemas de sinalização. Além disso, os engenheiros da OPS projetam de forma independente sistemas modernos de alarme de incêndio e controlam sua instalação, bem como desenvolvem projetos para outros mecanismos de segurança, incluindo complexos de checkpoints e sistemas de vigilância por vídeo para empresas.

As vantagens da especialidade incluem altos salários e o prestígio da profissão de engenheiro, e no lado negativo - treinamento bastante difícil, a necessidade de ser versado em física, eletrônica e radioeletrônica, bem como alta responsabilidade moral e material.

Além disso, o engenheiro de segurança contra incêndio deve estar pronto para confrontos com seus superiores, ser capaz de defender seu ponto de vista e comprovar a necessidade de cumprir todas as normas de segurança contra incêndio e as normas de segurança.

Responsabilidades de um especialista

De acordo com a descrição do trabalho, um especialista OPS tem uma série de deveres funcionais, da execução consciente de que depende a segurança do empreendimento.

  • O engenheiro do OPS é obrigado a conhecer bem o conteúdo dos documentos regulamentares e metodológicos, regulamenta a operação, modernização e reparação de complexos de segurança e incêndio, bem como sistemas operacionais de videovigilância e comunicação.
  • O especialista é obrigado ser bem versado na estrutura e funcionamento dos meios técnicos e, se necessário, ser capaz de reparar qualquer módulo de forma independente.
  • Um engenheiro deve ter conhecimento profundo do tráfego de rádio e ser capaz de garantir a proteção do complexo contra atos de interferência ilícita.
  • O especialista deve ser capaz de fazer estimativas realizar trabalhos de prevenção e reparação, apresentar atempadamente os pedidos de substituição de componentes e conjuntos com vida útil expirada e fiscalizar esta substituição.
  • O dever do engenheiro de segurança contra incêndio é monitorar o cumprimento estrito das regras de segurança contra incêndio e regimento interno do empreendimento, fazendo comentários aos infratores com obrigatoriedade de notificação à administração.
  • O engenheiro é obrigado a garantir que os passaportes técnicos sejam preenchidos corretamente. e formas do equipamento atendido e fazer alterações oportunas na documentação técnica. Além disso, as tarefas do especialista incluem o desenvolvimento de métodos progressivos de alerta de incêndio e sua implementação consistente.
  • Engenheiro OPS devem estar empenhados em melhorar suas qualificações e seguir ativamente os métodos inovadores de sistemas de alarme de incêndio. O especialista é obrigado a participar ativamente em seminários nesta área, bem como a assistir a reuniões da alta direção, onde, se necessário, deve exigir a estrita observância das normas de segurança e proteção do trabalho.

Em caso de negligência em relação às suas funções oficiais, que implique danos à saúde dos trabalhadores ou danos nos equipamentos de produção, o engenheiro da OPS pode ser responsabilizado tanto administrativa como criminalmente, dependendo do grau de dano causado às pessoas, como bem como o grau de dano material.

Educação

Para trabalhar como engenheiro OPS, pessoas que concluíram o treinamento em uma instituição de ensino superior de uma orientação técnica no bacharelado ou sistema de especialização, com especialização em "Engenheiro de segurança e sistemas de alarme de incêndio" ou outras disciplinas relacionadas relacionadas à operação de sistemas de segurança , bem como jovens especialistas formados na magistratura.

Depois de se formar na universidade, os formandos podem ser contratados para o cargo de engenheiro OPS sem exigência de tempo de serviço, e após ter trabalhado nessa especialidade por 3 anos, o empregado passa a ser enquadrado na categoria III. Depois de trabalhar como engenheiro da categoria III por mais de 3 anos, o especialista é atribuído à categoria II, e após mais 3 anos - a primeira.

O salário de um engenheiro do OPS depende do perfil da empresa e da escala do sistema de incêndio e varia de 45 a 100 mil rublos ou mais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa