Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro de petróleo

Tudo sobre a profissão de engenheiro de petróleo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. salário médio

Desde o final do século 19, o petróleo se tornou um dos minerais mais importantes e populares que mudaram a vida de toda a humanidade. O petróleo não perdeu relevância e nunca perderá, mesmo que surjam novas alternativas. Não só a indústria, mas também muitas esferas de suporte à vida humana hoje dependem do petróleo e produtos obtidos como resultado de seu processamento.

A profissão de engenheiro de petróleo está associada à produção de petróleo. Especialista avalia o campo de hidrocarbonetos, seu volume e características de ocorrência, determina as opções para o desenvolvimento do campo em todas as etapas de produção. Além do petróleo, engenheiro de petróleo também se aplica à extração de gás natural.

Peculiaridades

A profissão de engenheiro de petróleo está associada à organização do processo de busca de campos de petróleo e gás, bem como à sua produção. O especialista realiza uma determinada gama de trabalhos, criando assim condições para o ótimo desenvolvimento dos campos e obtenção de um máximo de hidrocarbonetos. O trabalho de um petroleiro às vezes é repleto de situações de risco, acontece que o petróleo ou o gás podem pegar fogo e levar a situações extremamente perigosas.

Alguns tipos de trabalhos são realizados em altura, além disso, os depósitos localizam-se no campo, afastados dos territórios habitados pelo homem. A pesca extrativa é frequentemente praticada em alto mar, o que por si só é um habitat perigoso para os humanos. Mas esses riscos à vida e à saúde são compensados ​​por altos níveis de rendimentos e benefícios.

O trabalho de engenharia na área de produção de petróleo e gás está dividido nas seguintes áreas.

  • Engenheiro de produção - trata da organização do desenvolvimento do campo. Ele determina os equipamentos necessários, é responsável pelo trabalho de pessoas e mecanismos e resolve os problemas que surgem no processo de mineração de depósitos.
  • Engenheiro de desenvolvimento - seleciona os métodos de lavra e é responsável por sua otimização e uso racional.
  • Engenheiro de perfuração de poços - Resolve problemas técnicos relacionados com a perfuração não só de exploração, mas também de poços de produção.
  • Engenheiro de oleoduto e gás - é responsável pela operação do sistema de rotas principais ao longo das quais é feita a movimentação de gás e óleo. Além disso, o especialista também monitora o funcionamento de equipamentos em viadutos.

As especializações de engenharia listadas na indústria do petróleo são consideradas prestigiosas e bem pagas. Nesta área, existem muitos benefícios e incentivos, e se o campo estiver localizado em condições climáticas adversas, o empregado, além dos benefícios, também tem a oportunidade de se aposentar mais cedo.

Ao escolher a profissão de engenheiro de petróleo, o candidato pode ter a certeza de que a sua profissão será muito procurada e bem remunerada, razão pela qual a procura é tão elevada entre os jovens.

Responsabilidades

Para cumprir suas responsabilidades de trabalho, um engenheiro de petróleo deve ter a disposição de estudar ciências exatas, como física, química e matemática. Uma mentalidade técnica permitirá que um especialista tenha vários tipos de equipamentos e execute o trabalho de medição necessário. As principais funcionalidades de um engenheiro de petróleo são as seguintes:

  • faz uma análise de um depósito natural;
  • determina as perspectivas econômicas de um método particular de desenvolvimento de campo;
  • determina os custos de perfuração de poços de petróleo e gás, bem como a restauração do campo após o desenvolvimento;
  • avalia as condições e especificidades da produção de petróleo ou gás.

A atividade laboral de um engenheiro de petróleo pode ser exercida tanto no escritório como no local. O trabalho dos petroleiros costuma estar associado a viagens de negócios a cantos distantes do país, além disso, um especialista também pode participar de congressos de pesquisa, simpósios e eventos expositivos.

Conhecimento e habilidades

Um engenheiro de petróleo qualificado deve ter educação fundamental e experiência prática. Os principais requisitos para um especialista são:

  • disponibilidade de educação profissional superior especializada;
  • Experiência prática na realização de pesquisas e levantamentos geológicos, bem como com tempo mínimo de serviço;
  • excelentes conhecimentos de informática e software de modelagem gráfica, como AutoCAD;
  • experiência na realização de levantamentos geológicos e realização de trabalhos em condições naturais difíceis;
  • posse de competências em gestão estratégica, planejamento e liderança de pessoas;
  • bons conhecimentos de inglês e capacidade de realizar traduções técnicas.

O especialista deve estar sempre pronto para fazer longas viagens de negócios e ser capaz de trabalhar em condições não convencionais. Um engenheiro de petróleo pertence à categoria de gerentes, sua experiência e alto nível de responsabilidade também pressupõe um alto nível de salário.

Educação

Para se tornar um engenheiro de petróleo, você precisará estudar no ensino superior. Podem ser universidades localizadas na Rússia ou no exterior. Após a formatura, o graduado é encaminhado para um estágio onde irá trabalhar. Para admissão em uma universidade especializada na faculdade de "negócios de petróleo e gás", o candidato deverá fornecer os resultados do exame. Aqui estão os itens que você precisará levar para a admissão:

  • Matemáticas;
  • Língua russa;
  • física ou química.

Além do corpo docente de "negócios do petróleo", o candidato pode escolher para si e outras áreas de demanda na indústria do petróleo: "mineração", "tecnologia de exploração geológica", "geologia", "tecnologias de petróleo e gás" e outras. Cada universidade tem seu próprio conjunto de áreas de perfil que você deve escolher. As instituições de ensino superior mais famosas da Rússia, onde você pode obter o ensino que é muito procurado no setor de petróleo e gás, são as seguintes.

  • Universidade Estadual em homenagem a I.M. Gubkin... - suas filiais estão disponíveis nas cidades de Orenburg, Tashkent e Ashgabat.
  • Tyumen State University - sua filial está localizada em Surgut.
  • Murmansk State Technical University - localizado na cidade de Murmansk.
  • Ufa State Petroleum Technical University - oferece a seus alunos a oportunidade de realizar trabalhos de pesquisa e pesquisa na área.
  • Instituto Politécnico de Pesquisa Nacional de Perm - é famosa por cooperar com parceiros estrangeiros.
  • Tomsk Polytechnic University - coopera com colegas da Escócia e treina especialistas na área de engenharia de petróleo. Muitos professores escoceses ensinam na universidade e os graduados recebem diplomas internacionais.

O treinamento para um engenheiro de petróleo pode começar desde o início, se você entrar em uma faculdade ou escola técnica especializada e obter a profissão de perfurador, instalador ou especialista júnior. Depois de trabalhar por algum tempo em uma plataforma e ganhar experiência, você pode ir para a universidade a fim de aprimorar seus conhecimentos e adquirir a oportunidade de ocupar um cargo de engenheiro. Mesmo depois de se formarem em uma universidade, os especialistas recebem o direito ao trabalho independente somente após terem trabalhado vários anos em sua profissão e adquirido alguma experiência prática.

salário médio

A indústria de petróleo e gás oferece altas receitas. As pessoas que trabalham nisso ganham um bom dinheiro. Um alto nível de receita é característico não apenas da Rússia, mas tem uma tendência global. O salário médio da alta administração na indústria do petróleo pode ser de 500 a 600 mil rublos. por mês. O gerente de linha da divisão recebe cerca de 200-250 mil rublos. por mês. Um nível semelhante de remuneração é típico para especialistas com alto nível de educação e ampla experiência de trabalho.

Engenheiros novatos ganham um pouco menos - 100-150 mil rublos. Além do salário-base, esses trabalhadores contam com gratificações, pacote social ampliado e outras gratificações oferecidas pela organização em que trabalham. Os engenheiros de petróleo que trabalham no Extremo Norte, além dos salários, também recebem bônus por trabalhos em condições difíceis. O nível de faturamento depende da situação da empresa, bem como da região em que está inserida.

Por exemplo, um engenheiro em Krasnoyarsk pode ganhar 100-120 mil rublos, na Chuvashia para o mesmo cargo, o salário médio será de 85-95 mil rublos e um especialista de Yaroslavl ganhará cerca de 70-80 mil rublos.

O salário de um especialista também depende de sua experiência prática de trabalho. Quanto mais alto, mais o especialista é apreciado. Ele, portanto, recebe um salário maior.

1 comentário

Decidi estudar engenheiro de petróleo.

Moda

a beleza

casa