Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro-metrologista

Tudo sobre a profissão de engenheiro-metrologista
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde trabalhar?

Poucas pessoas sabem o que os engenheiros de metrologia fazem. Alguns acreditam que estão prevendo o tempo, enquanto outros presumem que os metrologistas estão projetando o metrô. Ambas as opções estão erradas. De acordo com o ETKS atual, metrologistas são especialistas que controlam o correto funcionamento dos equipamentos de medição.

Peculiaridades

Vamos dar um exemplo simples. Vamos pegar uma régua padrão de 40 cm. Se for medida incorretamente, na melhor das hipóteses, o aluno da escola receberá uma nota baixa em matemática e, na pior das hipóteses, o prédio projetado pelo arquiteto entrará em colapso. Ou outro caso: um paciente pode ser submetido a um procedimento de ultrassom duas vezes e a cada vez receber diagnósticos diferentes. Isso acontece quando o equipamento não passa na verificação do metrologista. Assim, podemos concluir que a metrologia afeta quase todas as áreas da vida humana. Em qualquer empresa de manufatura, um engenheiro metrológico é responsável por controlar a precisão das medições dos parâmetros de todos os processos tecnológicos.

Muitas empresas usam em seu trabalho dispositivos como medidores de água e eletricidade, balanças, monitores de pressão arterial, bem como radares e muitos outros tipos de equipamentos de medição. A especialização de um engenheiro metrológico envolve a habilidade de desenvolver esquemas de verificação eficazes para eles.

Em grandes empresas industriais, você também pode encontrar um cargo de metrologista sênior em tempo integral, muitas vezes sua equipe inclui vários especialistas da categoria júnior.

Deve-se notar que a história desta profissão remonta a vários séculos.As medidas de referência usadas para manter as medições datam dos tempos antigos. No entanto, uma única convenção métrica foi oficialmente aprovada apenas em 1875 por iniciativa do famoso químico Dmitry Mendeleev. É neste ano que se considera a data oficial de nascimento da metrologia como sentido de atividade profissional.

Porém, muito antes disso, no século 16, havia os chamados agentes beijadores na Rússia - controladores que procuravam e selecionavam pesos não oficialmente registrados. Além disso, no século 17. o controlo das medidas foi significativamente reforçado, ao passo que a responsabilidade pela verificação dos equipamentos de medição foi assumida pela Grande Alfândega.

Hoje em dia, nem todos os representantes da profissão de engenheiro metrológico se encontram com frequência, pois nem todos optam por esta especialidade. O fato é que não há grande demanda por parte dos empregadores por trabalhadores dessa área, apenas as grandes empresas, assim como as autoridades reguladoras, costumam aceitá-los como empregados efetivos em tempo integral. As pequenas e médias empresas costumam recorrer a especialistas terceirizados que prestam serviços de verificação de equipamentos de medição.

Responsabilidades

A descrição do trabalho e o padrão profissional definem as tarefas, que o engenheiro metrológico deve decidir:

  • realização de conjunto de trabalhos de apoio metrológico de empresa industrial, realização de exames e ensaios de produtos manufaturados;
  • participação na elaboração de planos de implantação de equipamentos de medição de última geração;
  • fazer recomendações para alterar medidas organizacionais e técnicas destinadas a melhorar o suporte metrológico existente da empresa;
  • introdução de soluções de medição modernas;
  • planejamento da implementação de procedimentos de verificação local para todos os tipos de medições;
  • elaboração de cronograma da ciclicidade de verificação dos instrumentos de medição necessários;
  • realização de exame metrológico de documentação tecnológica e de projeto desenvolvida em empresa manufatureira ou recebida de outras empresas;
  • certificação de instrumentos de medição não padronizados;
  • a realização de um conjunto de trabalhos sobre a seleção dos métodos e métodos de medição ótimos, traçando um esquema para a sua implementação;
  • preparação de especificações técnicas para o projeto de novos instrumentos de medição;
  • participação em testes de todos os novos tipos de bens, se necessário - análise das causas dos distúrbios de produção, surgimento de rejeitos, crescimento dos custos não produtivos e falhas dos modos tecnológicos nos casos em que isso possa estar relacionado à qualidade da medição instrumentos;
  • prestação de serviços de verificação de dispositivos de alta tecnologia.

Conhecimento e habilidades

Um candidato ao cargo de engenheiro metrológico deve saber:

  • todas as ordens, bem como decisões e ordens em termos de metrologia;
  • materiais regulatórios e científico-metodológicos atuais sobre a medição de suporte às atividades produtivas;
  • princípios de organização e implementação de um complexo de suporte metrológico da empresa;
  • padrões aceitos para certificação metrológica de produtos manufaturados;
  • padrões atuais para a instalação, manutenção, uso e armazenamento de instrumentos de medição;
  • parâmetros técnicos, bem como características de design de todos os tipos de equipamento de medição;
  • métodos aceitos de fazer medições.

Além do mais, um engenheiro metrológico deve estar familiarizado com a experiência nacional e estrangeira avançada em termos de levantamentos metrológicos e garantia do controle metrológico na produção. Para uma pessoa desta especialidade, é importante ter as habilidades necessárias para organizar um trabalho eficaz na implementação de circuitos de medição. O engenheiro líder deve ter conhecimento dos princípios de determinação da eficiência econômica de quaisquer meios e métodos de medição mais recentes.

Visto que a posição de um engenheiro é gerencial, um especialista nesta posição deve estar familiarizado com as regras e regulamentos básicos de proteção do trabalho, bem como os requisitos básicos do Código do Trabalho da Federação Russa.

Educação

De acordo com o padrão profissional atual, uma pessoa com formação superior especializada na área técnica pode se tornar engenheiro de metrologia sem apresentar requisitos de experiência de trabalho. Se o candidato tiver o ensino secundário profissional, neste caso a sua experiência na área da metrologia como técnico deve ser de pelo menos 3 anos. É permitido trabalhar em outros cargos de engenharia, que são substituídos por trabalhadores com ensino médio. Neste caso, a experiência profissional deve ser de pelo menos 5 anos.

Obviamente, não é necessário ter uma formação superior nesta especialidade para trabalhar como engenheiro metrológico. Basta um diploma de educação obtido, por exemplo, em faculdade, escola técnica ou mesmo em cursos especiais. Mas então é possível assumir o cargo de engenheiro não antes de 3 anos depois, um graduado de uma instituição de ensino profissional secundária terá que trabalhar em uma posição de notas mais baixas.

Uma vez que metrologista é uma profissão associada à tecnologia de medição necessária na produção, É importante entender claramente que a formação nesta especialidade só pode ser realizada em universidades técnicas. Na maioria das regiões da Rússia, o treinamento para a posição de um metrologista não é realizado; aqueles que desejam assumir a posição de um engenheiro nesta direção devem receber educação em especialidades relacionadas. Todos os anos, as universidades de Moscou e São Petersburgo recrutam muitos jovens que planejam trabalhar como engenheiros metrológicos no futuro.

Além disso, esta profissão pode ser útil não só na área de produção. Por exemplo, metrologistas graduados na St. Petersburg University of Railways, dentro das paredes desta instituição são treinados engenheiros que, após se formarem na universidade, fazem uma avaliação das condições das ferrovias.

Onde trabalhar?

Hoje em dia, a profissão de engenheiro-metrologista não é considerada suficientemente procurada, visto que o interesse por esta área no mercado de trabalho nacional está em declínio. O salário de um engenheiro metrologista é pequeno, mas com muito desejo e perseverança, você pode chegar à posição de metrologista-chefe da região. Na maioria dos casos, os metrologistas trabalham nas seguintes áreas:

  • quaisquer empresas de manufatura;
  • indústria de alimentos nos casos em que o ciclo tecnológico envolve a utilização de um método de produção de esteira;
  • empreendimentos complexos de energia (hidrelétricas, usinas elétricas e nucleares, indústria de combustíveis);
  • centros de padronização, certificação e metrologia;
  • laboratórios físicos e químicos científicos;
  • estações sanitárias e epidemiológicas;
  • empresas da indústria de defesa;
  • Instrumentação, instituto de pesquisa;
  • Concepção e construção de edifícios e estruturas;
  • esfera de fabricação de instrumentos;
  • área de espaço.
sem comentários

Moda

a beleza

casa