Engenheiro

Engenheiro eletrônico: padrão profissional e responsabilidades de trabalho

Engenheiro eletrônico: padrão profissional e responsabilidades de trabalho
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Especializações
  4. Responsabilidades do trabalho
  5. Requisitos
  6. Educação e carreira

Um engenheiro eletrônico da empresa é responsável pelo desenvolvimento, instalação, adaptação e lançamento dos equipamentos eletrônicos. Esta profissão é mais adequada para os especialistas interessados ​​em matemática, ciências da computação e física. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas características desta especialidade e nos requisitos básicos que se aplicam à profissão.

Que é aquele?

Em qualquer empresa de manufatura, um engenheiro eletrônico é responsável por uma série de tarefas diferentes, que vão desde o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos até o monitoramento de seu funcionamento. Os engenheiros desta especialização estão totalmente cientes de todas as características da operação de equipamentos eletrônicos e da natureza dos processos elétricos. Os engenheiros eletrônicos são procurados em uma variedade de áreas. Essa posição pode ser encontrada na tabela de funcionários de empresas de manufatura, ciência, design, comércio e até mesmo em escolas.

Uma das principais responsabilidades de um engenheiro eletrônico é considerada desenvolvimento dos produtos mais recentes. A maioria das empresas eletrônicas existentes confia na experiência desses profissionais para trazer novos produtos ao mercado e distribuir os existentes. Esses produtos incluem plataformas de jogos, relógios, TVs e muitos outros tipos de dispositivos elétricos. Esses especialistas devem ter as habilidades necessárias para projetar peças elétricas para produção.

A grande maioria dos engenheiros eletrônicos trabalha em estruturas privadas, no entanto, uma grande porcentagem deles também trabalha em agências governamentais.

Um engenheiro eletrônico trabalha em estreita colaboração com outros departamentos da mesma empresa... Ele transfere suas ideias e iniciativas para outros funcionários para que possam aplicá-las na prática. Isso significa que uma pessoa em uma determinada posição deve ser capaz de estabelecer contatos de trabalho eficazes - somente neste caso ela pode garantir que todos os projetos e iniciativas sejam usados ​​na direção certa e no contexto correto.

Ao examinar as listas de empregos, você notará que a posição acima é freqüentemente chamada de forma diferente, pode ser um desenvolvedor de equipamento eletrônico, um projetista de placa de circuito impresso, bem como um engenheiro elétrico. Deve-se notar que em empresas diferentes requisitos diferentes são impostos aos engenheiros eletrônicos, tarefas diferentes são definidas e uma área de responsabilidade diferente é delineada, portanto, é quase impossível encontrar dois especialistas com experiência de trabalho idêntica.

No entanto, na maioria das vezes, eles realizam tarefas semelhantes e usam os mesmos princípios em suas atividades.

Prós e contras da profissão

Como qualquer outra especialidade, a posição de um engenheiro eletrônico tem vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:

  • alta demanda no mercado de trabalho moderno e boas perspectivas para o desenvolvimento da profissão em um futuro próximo;
  • altos salários para trabalhadores qualificados;
  • a possibilidade de autodesenvolvimento profissional contínuo.

Não sem inconvenientes - em primeiro lugar, estão associados ao fato de que o mundo da tecnologia elétrica e eletrônica está em constante atualização dinâmica, portanto. um engenheiro eletrônico deve estar sempre ciente de todos os novos produtos que aparecem no mercado, conquistas da ciência doméstica e ocidental. Dessa forma, essa pessoa deve dedicar muito tempo ao seu autodesenvolvimento, via de regra, isso deve ser feito nas horas vagas do trabalho.

No entanto, alguns especialistas acreditam que isso é uma vantagem da profissão, ao invés de sua desvantagem.

Especializações

Dependendo da direção da empresa, O cargo de engenheiro eletrônico é subdividido em várias áreas:

  • Engenharia de Sistemas;
  • circuitos;
  • Projeto.

Especialistas em engenharia de sistema deve demonstrar amplitude de pensamento, mostrar uma abordagem sistemática para resolver problemas emergentes em eletrônica de rádio. Os engenheiros de sistemas estão envolvidos no projeto, desenvolvimento e implementação de sistemas eletrônicos, bem como de equipamentos de rádio com determinados parâmetros.

No entanto, sua tarefa não é imergir totalmente na estrutura de cada mecanismo considerado separadamente.

Os designers de circuitos, por outro lado, devem compreender o design de cada dispositivo com o máximo de detalhes possível. Suas tarefas incluem o projeto de subsistemas de trabalho com parâmetros especificados. Em outras palavras, essa pessoa resolve pequenos problemas locais. Sua competência não inclui as tarefas de aplicação complexa dos equipamentos por ele desenvolvidos.

Os engenheiros de projeto fazem cálculos com o objetivo de resolver problemas de otimização de circuitos de trabalho; eles gastam toda a sua energia na criação dos dispositivos mais compactos e em miniatura. Além disso, suas responsabilidades incluem a solução de problemas técnicos, por exemplo, remoção de calor e resfriamento de instalações operacionais, projeto de módulos de equipamentos eletrônicos, fibra óptica e outros sistemas de engenharia que contribuem para manter a funcionalidade de uma empresa existente.

Responsabilidades do trabalho

De acordo com o ECTS, que define padrões profissionais e descrições de funções, um funcionário que ocupe o cargo de engenheiro eletrônico deve desempenhar as seguintes funções:

  • assegurar o correto funcionamento dos equipamentos eletrônicos, organizando seu funcionamento contínuo;
  • participação no planejamento da reparação de aparelhos e sua manutenção, bem como no planejamento de medidas para melhorar os parâmetros de seu funcionamento e aumentar a eficiência das instalações elétricas existentes;
  • preparação do computador para o trabalho, inspeção de suas peças individuais e conjuntos;
  • controlo do grau de fiabilidade de todos os mecanismos electrónicos dos equipamentos, bem como a realização de testes de ensaio de forma a identificar prontamente os defeitos e avarias, a organização do trabalho para os eliminar;
  • comissionamento e ajuste de computadores, bem como peças individuais de equipamentos eletrônicos;
  • manutenção dos equipamentos elétricos, garantindo sua manutenção em bom estado;
  • testar a possibilidade de conectar instalações adicionais de terceiros aos sistemas de informática eletrônica da empresa, a fim de aumentar sua funcionalidade e capacidades técnicas;
  • coleta de dados e análise dos parâmetros de uso de equipamentos elétricos;
  • fazer recomendações sobre a mudança de modos de operação e padrões de manutenção de equipamentos;
  • se necessário - registro de pedidos de compra de equipamentos eletrônicos e de rádio e peças sobressalentes para os mesmos;
  • garantindo o controle total sobre a manutenção de condições de armazenamento adequadas para aparelhos elétricos.

Requisitos

Qualidades pessoais

Para ocupar com sucesso o cargo de engenheiro eletrônico, o candidato deve ter toda uma gama de qualidades pessoais:

  • interesse em trabalhar com eletrônica e engenharia de rádio;
  • mentalidade técnica;
  • busca constante de autoaperfeiçoamento, aprimorando as habilidades profissionais existentes;
  • escrupulosidade;
  • alta resistência ao estresse;
  • pedantismo e precisão;
  • a capacidade de analisar grandes quantidades de dados.

Por favor, note que existem algumas condições patológicas de saúde que podem se tornar a base para a recusa em ser aprovado para o cargo de engenheiro eletrônico... Em particular, isso inclui problemas de visão e habilidades motoras insuficientes nos dedos.

Além disso, quaisquer doenças de natureza neurológica, bem como problemas caracterizados por perdas periódicas de consciência, também impedirão o trabalhador de desempenhar as funções laborais necessárias.

Habilidades profissionais

Um engenheiro eletrônico deve ter boas habilidades para trabalhar com programas de computador: CAD, Altium Designer, Kompas 3D, TINA, Cadence, LtSpice, Protel DXP. Para realizar com sucesso suas funções de trabalho, este especialista deve saber:

  • despachos, decretos existentes, bem como demais documentos normativos e metodológicos relativos ao funcionamento de quaisquer equipamentos eletrônicos;
  • parâmetros técnicos e operacionais, características de projeto e modos permitidos de operação de dispositivos eletrônicos;
  • metodologia de processamento de matrizes de informação;
  • noções básicas de programação;
  • metodologia de elaboração dos planos atuais e de longo prazo;
  • regras para a elaboração de relatórios oficiais sobre a implementação dos horários de trabalho estabelecidos;
  • princípios de organização de manutenção e reparação de aparelhos elétricos;
  • experiência russa e internacional avançada em manutenção de equipamentos radioeletrônicos na empresa;
  • um plano padrão para a formação de pedidos de compra de equipamentos, bem como de suas peças de reposição.

Uma vez que um engenheiro eletrônico pertence a um grupo de pessoal de gestão, é importante que ele conheça os fundamentos da economia, os princípios da ergonomia, a organização competente dos processos de trabalho e de produção na empresa.

Qualquer especialista pertencente à categoria de engenheiros é obrigado a conhecer as normas da área da protecção do trabalho, bem como as regras da tecnologia industrial e de segurança contra incêndios.

Educação e carreira

Um engenheiro eletrônico pode trabalhar em uma variedade de empresas nas seguintes áreas:

  • empresas de produção científica e industriais para a criação e produção de equipamentos radioeletrônicos;
  • institutos de pesquisa especializados;
  • empresas de reparação de equipamento eletrónico e informático;
  • centros de serviço.

Um funcionário com formação superior na área técnica pode ser nomeado para o cargo de engenheiro eletrônico sem quaisquer requisitos de experiência profissional nesta especialidade... No entanto, essa vaga pode ser ocupada por funcionário com ensino médio especializado (curso técnico ou escola técnica). Já o candidato que não se formou em universidade especializada deve ter pelo menos 3 anos de experiência no cargo de técnico ou experiência em outras especialidades técnicas há pelo menos 5 anos.

Dependendo da classificação funcional, várias categorias de funcionários são distinguidas para o cargo de engenheiro eletrônico.

  • Engenheiro eletrônico de 3ª categoria. Representa funcionário com formação técnica superior, bem como experiência profissional adquirida durante a formação ou que possua experiência profissional em cargos técnicos sem qualificação específica.
  • Engenheiro eletricista de 2ª categoria. Trata-se de pessoa com nível de formação superior, bem como experiência de trabalho no cargo de engenheiro eletrônico de 3ª categoria há pelo menos 3 anos.
  • Engenheiro eletrônico de 1ª categoria... Funcionário com formação profissional superior, bem como experiência de trabalho no cargo de engenheiro eletrônico de 2ª categoria a partir de 3 anos.

Obviamente, os especialistas com formação superior e experiência de trabalho em um cargo de engenheiro têm as maiores perspectivas em termos de carreira e salário. É por isso muitos alunos de institutos técnicos, ainda na hora do estágio, conseguem emprego nos laboratórios experimentais da empresa. Assim, tendo recebido um diploma, já possuem alguma experiência de trabalho, o que lhes permite candidatar-se ao cargo de engenheiro de categoria júnior. E depois de 3-5 anos, eles podem se inscrever para obter uma transferência para o nível profissional superior de um engenheiro eletrônico líder.

sem comentários

Moda

a beleza

casa