Cosméticos íntimos para mulheres

Tudo o que você precisa saber sobre higiene íntima

Tudo o que você precisa saber sobre higiene íntima
Contente
  1. O que é isso?
  2. Regras fundamentais
  3. Que meios são usados?
  4. Itens requeridos
  5. Cuidar de áreas íntimas em dias críticos
  6. Higiene durante a gravidez e após o parto

Não quer dizer que o tema da higiene íntima feminina seja abordado de forma tão ampla e delicada que toda menina sabe tudo sobre ela desde a infância. Mesmo no curso escolar de biologia e conhecimentos médicos, pouco se fala imperdoavelmente sobre isso. Mas não é tarde demais, mesmo para mulheres adultas, para reabastecer seus conhecimentos.

O que é isso?

A higiene íntima é parte integrante dos seus cuidados diários. A higiene geral do corpo e a higiene da virilha não podem ser combinadas em um procedimento, elas devem ser diferenciadas. Até porque o pH da vagina é mais ácido e não pode ser perturbado. Devo dizer que os especialistas chamam a vagina de um ambiente único de autolimpeza que tem suas próprias maneiras de manter um equilíbrio ideal da microflora.

Idealmente, toda mulher não deveria apenas conhecer bem as características de seu corpo, mas também monitorar as características do ciclo, a natureza da secreção. Por exemplo, realces brancos e transparentes são perfeitamente normais. Um lubrificante especial é produzido nas glândulas uterinas, necessário para manter a umidade natural da vagina. A alocação nada mais é do que uma forma natural de autolimpeza dos órgãos genitais.... É ruim se eles têm um cheiro, uma cor estranha, levam a coceira e irritação.

Qual deve ser a descarga é uma questão individual. Você pode manter um diário de auto-observação, que deve ser discutido com o ginecologista. A natureza da descarga varia dependendo do dia do ciclo. Antes da menstruação costumam ficar mais grossas e mais perceptíveis, isso também é normal.

A higiene íntima da mulher é o cuidado com a região da virilha, o autoexame elementar regular e a compreensão de como serão os cuidados durante a menstruação, no período pós-parto e assim por diante.

Regras fundamentais

O que é possível e o que não é, como observar adequadamente a higiene da área íntima - é hora de resolver essa questão simples ponto por ponto.

Conselho de profissional.

  • Um banho diário para higiene íntima é imprescindível. Durante a menstruação, este procedimento deve ser repetido pelo menos duas vezes (após cada troca do absorvente / tampão / tigela).
  • Se não for possível tomar banho, é necessário usar lenços umedecidos... Convencional, não antibacteriano, não perfumado. Você pode comprar aqueles que são usados ​​para cuidar da pele do bebê.
  • Não há necessidade de líquidos de lavagem especiais (sprays, géis) - os médicos insistem nisso... Todas as secreções e impurezas acumuladas são facilmente removidas com água morna corrente.
  • Se ainda houver um pedido de fundos (por exemplo, em dias críticos), pode encontrar algo adequado, sempre com um pH de 3,3 a 5,2. A composição de tais produtos não deve conter fragrâncias, parabenos, corantes, fragrâncias, surfactantes agressivos.
  • Não lave os órgãos genitais com uma toalha de rosto - muitos nem imaginam a quantidade de patógenos que vivem na superfície deste produto.
  • Todas as manipulações relacionadas à lavagem da virilha devem ser realizadas da frente para trás - do púbis ao ânus. Caso contrário, os patógenos do ânus podem entrar na uretra, que é repleta de consequências negativas.
  • Você precisa limpar os órgãos genitais com uma toalha designada separada.
  • Roupas íntimas para meninas, meninas, mulheres devem ser exclusivamente de materiais naturais, confortável, de tamanho adequado, não esfregando em nenhuma área. Mudança de roupa - diariamente. É melhor lavar com pós hipoalergênicos, separadamente de outras roupas. A roupa nova também deve ser lavada antes de usar.
  • Lavar-se no chuveiro é a verdadeira higiene, mas o banho é principalmente um relaxante. As infecções de água parada só podem se espalhar.
  • Você não pode usar calcinhas todos os dias - isso é perigoso para a microflora da vagina. Apenas nos dias de secreções naturais intensas, nos últimos dias da menstruação (com poucas secreções), bem como nos casos de incontinência urinária leve.
  • Se você tiver que usar lubrificantes, eles também precisam ser seguros. Ingredientes indesejados no lubrificante: álcool - porque seca, açúcar - cria um desequilíbrio da microflora, mentol - pode ferir as membranas mucosas, parabenos - alérgenos, glicerina - no contexto deste agente é considerado um terreno fértil para fungos.

Isso é tudo, não há outros truques. Seguindo essas regras, você não precisa se preocupar com higiene insuficiente.

Que meios são usados?

O mercado oferece uma grande quantidade de bisnagas, frascos com produtos que, de acordo com as informações dos rótulos, melhoram as condições da área íntima e tornam o cuidado melhor. Claro, há mais marketing aqui do que verdade. Pós, mousses, supositórios não medicinais, leite para os órgãos genitais são inúteis na melhor das hipóteses, e perigosos na pior.

Ainda assim, vale a pena revisar algumas das ferramentas.

  • Sabonete íntimo - um de seus componentes essenciais será o ácido láctico. Além disso, pode haver elementos vegetais adequados para cuidar da área íntima. Corantes, conservantes, fragrâncias são excluídos em sabonetes de alta qualidade. Mas o sabão só pode ser usado por mulheres que não têm problemas com órgãos genitais secos.
  • Gel - é recomendado para meninas com pele sensível. Não há sabão na emulsão mole, mas o ácido lático, que é importante para o equilíbrio da microflora, também está incluído. Também pode haver componentes de ervas naturais. Uma pequena porção do gel é diluída em água morna, aplicada na membrana mucosa e, em seguida, lavada completamente.
  • Espuma e mousse - estes formulários são adequados para mulheres com pele muito delicada.Se você escolher fundos desse tipo, então apenas em uma garrafa com dispensador.
  • Lenços umedecidos - deve ser uma alternativa para a alma quando isso é impossível. Mas não um substituto completo para ele.

Notas importantes: Um pH vaginal saudável está entre 3,8-4,5 unidades. Isso permite que o ácido láctico natural, que é formado durante a vida dos lactobacilos, impossibilite a multiplicação dos patógenos. O nível de pH em produtos de higiene íntima deve ser neutro.

Atenção! Meninas com menos de 12 anos podem usar produtos com pH de 6,5-7. Mulheres na menopausa podem contar com os mesmos valores. As mulheres grávidas devem confiar em valores de 3,5-4,5 unidades, e todas as outras mulheres de 13 a 45 anos (aproximadamente) devem escolher produtos com um nível de pH de 4,5-5 unidades.

Além do ácido láctico, os seguintes são considerados úteis em tais produtos:

  • triclosan - prejudicial aos patógenos;
  • extrato de calêndula - tem um forte efeito antiinflamatório;
  • extrato de camomila - cura feridas;
  • extrato de sálvia - é considerado um excelente anti-séptico;
  • pantenol - ingrediente hidratante;
  • extrato de casca de carvalho - tem um forte efeito regenerador;
  • vitamina D - suaviza a pele.

Se você quiser usar esses produtos todos os dias, você precisa comprar apenas aqueles que estão na embalagem que diz “para uso diário”.

Os médicos também alertam sobre coisas que parecem inofensivas, mas podem ser prejudiciais: por exemplo, sobre bombas de banho. Como um banho de espuma (aliás), eles são perigosos por causa de sua composição, que pode perturbar o equilíbrio da microflora vaginal. Isso não significa que você precise se livrar das bombas e da espuma de uma vez por todas: uma vez por mês, você pode ter esse prazer.

Itens requeridos

A questão principal, um obstáculo em questões de higiene íntima, diz respeito à ducha. Há um amplo campo de receitas populares: de uma solução convencionalmente inocente de camomila a derramar vinagre na vagina. A ducha não é uma rotina de cuidados obrigatória e segura. Isso é mais prejudicial, porque uma sessão de ducha higiênica também pode remover bactérias benéficas da vagina.

Nem vinagre, nem camomila, nem clorexidina podem melhorar o estado da microflora. Eles não vão livrar-se de um mau cheiro, porque se assim for, é higiene insuficiente ou uma infecção. Tudo isso não é corrigido com ducha higiênica. Por ignorância, muitas mulheres modernas - e isso é terrível - acreditam que a ducha elimina as secreções naturais. Mas deveriam ser, eles servem como uma medida do estado normal da área genital. Se forem brancas e transparentes, seu volume é normal, não há cheiros estranhos, só podemos nos alegrar - a mulher é saudável, seu aparelho reprodutor está funcionando como deveria.

Quais itens são realmente necessários para a higiene íntima.

  • Juntas... Normal, para dias críticos (dia e noite), bem como diariamente para casos de necessidade urgente. Repetimos, você não pode usar roupas diárias o tempo todo. Em vez disso, eles ajudarão se não houver oportunidade de lavar e trocar as roupas íntimas.
  • Banho para procedimentos. Não é um item obrigatório, mas pode ser útil se um médico prescrever banhos de assento para eliminar sapinhos, por exemplo, ou irritação na pele.
  • Toalha... É estritamente para a região da virilha, muda regularmente.

Íntimo significa - à vontade e com moderação, tampões - com toda a cautela e não em uma base contínua, uma toalha não é necessária em tudo. O desodorante genital é mais do que um remédio controverso. Uma área íntima limpa e bem cuidada não cheira mal.

É melhor ter alguns trapos de algodão limpos e esterilizados prontos para uso, em vez de usar sua rotina diária em casa. Eles permitem que a pele respire, não criam um efeito estufa perigoso.

Cuidar de áreas íntimas em dias críticos

A higiene durante a menstruação é uma questão que vale a pena aprender na puberdade. Nos dias de menstruação, a faringe externa do colo uterino fica ligeiramente aberta, o que facilita o escoamento das secreções do útero. Ou seja, a cavidade uterina atualmente é mais vulnerável à penetração de patógenos. A lavagem regular durante a menstruação não é apenas um banho matinal, é uma lavagem constante dos órgãos genitais após cada troca de absorvente. Isso deve ser feito pelo menos 4-5 vezes ao dia.

Conselho de profissional:

  • banho, sauna, banho durante a menstruação estão excluídos;
  • as gaxetas devem ser trocadas a cada 2-3 horas, se estiverem cheias de secreções antes - faça isso imediatamente após o enchimento;
  • você também deve se apressar com os tampões - mais de 3 horas na vagina, e eles começam a ser perigosos;
  • se uma mulher usa um copo menstrual, ele muda uma vez a cada 4-5 horas;
  • almofadas perfumadas são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de alergias, é melhor recusá-las;
  • as meninas não podem usar uma tigela ou absorvente interno, apenas absorventes;
  • lave-se com água pura, cuja temperatura é igual à temperatura corporal, você pode adicionar infusão de camomila à água;
  • após a lavagem, os órgãos genitais podem ser suavemente enxugados com uma toalha: não esfregue, apenas molhe suavemente;
  • as calcinhas durante a menstruação, via de regra, são trocadas mais frequentemente do que uma vez ao dia;
  • não vale a pena usar tangas - as almofadas mal agarram-se, esfregam a pele, que nos dias da menstruação está repleta de problemas completamente desnecessários.

Nadar em água doce nos dias menstruais também é inaceitável, embora os médicos não proíbam nadar no mar.

Mas tais procedimentos requerem o uso de tampões, o que, como já foi observado, é perigoso.... A partir de certo ponto, eles começam a interferir no escoamento natural das secreções do útero, o que é muito prejudicial. É possível até desenvolver a síndrome do choque tóxico, e isso já é um risco que leva ao hospital.

O sexo nos dias da menstruação também é indesejável: e isso não é nem mesmo uma questão de constrangimento ou incômodo, mas a mesma ameaça de patógenos entrando na vagina. É frívolo usar hoje em dia para sexo seguro. Em vez disso, uma mulher deseja privacidade, paz, relaxamento. Ela pode sentir um peso na região da virilha, o que é até certo ponto normal, ela pode querer deitar mais, descansar, evitar atividades.

Higiene durante a gravidez e após o parto

Toda mulher grávida assume responsabilidade por si mesma e por seu bebê. Mesmo a higiene inadequada pode levar a sérios problemas para o feto: desde o risco de aborto espontâneo até a infecção do feto. Não tenha medo, você só precisa se lembrar de algumas regras de concreto armado.

7 regras para higiene íntima de mulheres grávidas.

  1. O chuveiro é seguro, o banho não. Sim, às vezes você quer relaxar em um banho quente, mas é melhor fazer isso depois do parto, quando o corpo está se recuperando.
  2. A sauna e o banho turco aguardam também o "tempo livre". Você não deve expor o corpo a estresse desnecessário e permitir que altas temperaturas testem sua resistência.
  3. É melhor não usar nenhum meio íntimo e, se não der certo, dê-se preferência não ao sabonete líquido, mas ao gel ou à espuma.
  4. A temperatura da água não é fria nem quente. Qualquer termostática coloca o corpo em grande perigo.
  5. Você precisa se lavar da mesma maneira que antes da gravidez, da frente para trás.
  6. Você só precisa usar roupas íntimas confortáveis ​​feitas de materiais naturais.
  7. Qualquer cheiro estranho, mudança de cor de corrimento é motivo para consultar o médico o mais rápido possível.

Não tenha medo do aumento da pigmentação na área genital - são hormônios que "pintam" a pele. Depois do parto, tudo voltará a ser como antes. Além de lavar a região da virilha diariamente, você deve raspar os pelos púbicos. Eles também são perigosos em termos de acúmulo e entrada de patógenos na vagina.

Princípios de higiene íntima pós-parto.

  • A área do útero, à qual a placenta foi previamente fixada, após sua secreção - a superfície da ferida. O local da placenta não regenera muito rapidamente, porque existem muitos vasos pequenos, portanto, é mais do que importante observar a higiene. Qualquer falha é carregada de endometrite, um processo inflamatório no útero.
  • Se, durante o parto, uma mulher tiver um trato genital rompido ou se ela for submetida a uma episiotomia, há ainda mais requisitos de higiene. Os pontos podem infeccionar se você não monitorar seu estado, não os processe de acordo com as recomendações do médico. O mais correto que pode ser para a cicatrização rápida de feridas são os banhos de ar. Uma jovem mãe precisa encontrar uma oportunidade de passar pelo menos meia hora por dia sem roupa íntima.
  • A alta pós-parto (lóquios) pode surpreender uma jovem mãe... Nem todo mundo sabe o que são e por que são naturais. Nos primeiros dias de internação, quando a alta é muito abundante, faz-se necessário o uso de absorventes ginecológicos. Eles vão suportar esse volume de secreções. Em casa, você pode mudar para os comuns, mas apenas sem rede, com uma superfície de algodão macio.
  • O banheiro após o parto também deverá ser adiado. Pelo menos alguns meses, até que os lóquios desapareçam, você precisa se limitar a um banho. Mas é tomado todos os dias, de preferência de manhã e à noite.
  • As glândulas mamárias devem ser lavadas após cada mamada.... É melhor fazer isso com água pura, sem usar agentes adicionais. E, em seguida, seque suavemente com uma toalha especialmente designada. Se necessário, você pode usar almofadas para o peito: existem, salvam de vazamentos, não permitem que a pele irrite e sue.
  • Para absorver as secreções, que são chamadas de lóquios, apenas almofadas são usadas. Sem tampões! Eles precisam ser excluídos por pelo menos alguns meses.

Após o parto, a mulher pode não sentir vontade de urinar: a pressão nas terminações nervosas da zona pélvica, associada à passagem da criança pelo canal do parto, afeta. Mas você definitivamente precisa ir ao banheiro, uma bexiga transbordando também será uma ameaça ao crescimento de patógenos.

Deixe que novos conhecimentos ajudem a prevenir todos os riscos e apenas agreguem saúde!

sem comentários

Moda

a beleza

casa