Instrumentos

Como tocar acordeão corretamente?

Como tocar acordeão corretamente?
Contente
  1. Como se sentar corretamente?
  2. Como segurar o acordeão?
  3. Técnica do jogo
  4. Adendo

O acordeão foi inventado há 200 anos, mas ainda é um instrumento musical popular devido ao seu rico timbre sonoro, que o difere de outros instrumentos relacionados. Os acordeões modernos diferem no teclado da direita: acordeões de botão e teclados com teclado de piano. Este artigo cobre apenas modelos de teclado - ou seja, aqueles aos quais a maioria das pessoas associa a palavra "acordeão".

Como se sentar corretamente?

O aprendizado em qualquer instrumento musical começa com a obtenção das habilidades para se encaixar adequadamente nele (ou "por trás dele", se você se lembrar do piano). É aqui que começam as aulas práticas de acordeão.

Você pode tocar acordeão não apenas sentado ou em pé, mas também movendo-se em qualquer direção. Músicos iniciantes ainda devem aprender a tocar este instrumento sentados. O acordeão é uma coisa bem pesada, então não há necessidade de se incomodar sem a necessidade de tal fardo, mesmo para um adulto, sem falar nas crianças.

É melhor que os jovens alunos escolham uma ferramenta que se adapte à sua idade e altura individualmente.

Além do acordeão completo, também estão à venda modelos menores, que compõem as seguintes peças do acordeão completo:

  • 7/8 peças;
  • 3/4 parte;
  • 1/2 parte.

Para os alunos mais novos, metade (ou seja, 1/2) modelos devem ser comprados, para crianças de 10 a 12 anos caberá acordeões de 3/4 e para os mais velhos - 7/8 ou completo.

Sente-se ou fique de pé. Na posição em pé, você precisa se inclinar uniformemente sobre as duas pernas, que devem ser ligeiramente espaçadas para manter o equilíbrio.

Na posição sentada, existem 3 opções para as pernas.

  1. Joelhos fechados, pés fechados. Este ajuste é mais praticado por acordeonistas em vestidos curtos.
  2. Pernas afastadas (a largura é escolhida individualmente), pés em linha reta em relação ao corpo.
  3. Pernas afastadas, como no parágrafo anterior, mas um deles avança um pouco (geralmente aquele na coxa em que repousa a parte direita do teclado do instrumento: para as mulheres é o direito, para os homens é sempre o esquerdo). Nesse caso, o pé da outra perna livre move-se ligeiramente para trás (embaixo de si mesmo) com o abaixamento simultâneo do joelho.

Você precisa se sentar em uma cadeira dura para que os músculos das costas não se cansem, a coluna não sobrecarregue. Apenas parte do assento (1/3 ou metade) deve ser ocupada. Não é necessário para isso:

  • recoste-se em uma cadeira;
  • incline-se para a frente;
  • desleixo;
  • estar em um espaço confinado (especialmente no lado esquerdo).

A cadeira é selecionada de acordo com a altura do músico: com um encaixe livre, os joelhos devem ficar paralelos ao chão, os pés totalmente posicionados no plano de apoio.

Os jovens acordeonistas que não possuem cadeiras baixas devem procurar um apoio para os pés.

Como segurar o acordeão?

O acordeão tem 2 teclados - melódico para a mão direita e baixo com acompanhamento pronto para a esquerda. No teclado direito, o instrumento completo contém 41 teclas e, no teclado esquerdo, 120 botões. Em instrumentos menores, a faixa de vocal e acompanhamento também é menor: de 26 a 37 teclas melódicas e 24-96 botões de acordes de baixo.

O teclado direito é fixado em uma posição fixa. É colocado principalmente na coxa esquerda do músico. O teclado esquerdo deve estar livre para mover o fole.

O acordeão tem 2 alças ajustáveis ​​presas à seção direita do teclado do corpo. Uma das alças é colocada no ombro direito do acordeonista e a outra no esquerdo. Outros modelos possuem uma ponte conectando ambas as alças atrás das costas do músico. Para brincadeiras leves em pé, até cintos de cintura foram criados.

Na parte do corpo - botão esquerdo - há uma tira de extremidade que fixa o pulso esquerdo do acordeonista, permitindo que ele mova o fole junto com o teclado baixo.

Ao tocar o acordeão sentado, é importante prender o instrumento firmemente ao joelho do pé esquerdo usando as alças.

Neste instrumento musical, que possui teclas no teclado direito, a mão direita não está de forma alguma envolvida no suporte do instrumento.

Deve ser absolutamente livre, desempenhando apenas a função de garantir a movimentação de todos os 5 dedos do teclado. É devido ao apoio da parte inferior do teclado direito no joelho da perna e ao ajuste cuidadoso das alças que o instrumento fica firmemente fixado. As tiras devem segurar o acordeão firmemente contra o peito do músico.

A alça final (no lado que acompanha) também precisa ser ajustada de acordo com a mão para que o pulso seja firmemente pressionado contra a tampa lateral da caixa, mas ao mesmo tempo não interfira com o movimento livre dos dedos ao longo do teclado.

No contato inicial com o teclado certo, é permitido inclinar levemente seu plano para que o iniciante possa ver não apenas as teclas em si, mas também a posição de seus dedos e mãos. No futuro, é melhor evitar o hábito de "erguer" as teclas e os dedos.

Técnica do jogo

O teclado esquerdo tem uma semelhança completa com o acordeão de botão de 5 fileiras, e o teclado direito tem um alcance um pouco menor do que o acordeão de botão. Mas os acordeões são equipados com registros de teclado da mão direita que mudam a altura e o timbre do instrumento, o que permite expandir a faixa melódica. O acordeão não possui registros para alterar a altura dos sons.

Existem várias maneiras de aprender a tocar acordeão.

  1. Com a ajuda de um professor particular... É assim que crianças e adultos aprendem.
  2. Na escola musical. O método mais comum para crianças em escolas primárias.
  3. Para ele mesmo por guia de auto-estudo, escola ou outro meio de ensino.
  4. Por você mesmo, ouvindo, se houver um por natureza.

Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas os mais confiáveis ​​em termos de resultado final são os dois primeiros dos nomeados, onde o treinamento ocorre sob a supervisão de profissionais. O especialista irá ensiná-lo a tocar o instrumento corretamente, protegendo-o de erros no posicionamento das mãos, dedilhado e movimentos do pelo.

Infelizmente, muitos erros "autodidatas" e "ouvintes" não podem evitar, e muitas vezes se tornam uma barreira intransponível no caminho de desenvolvimento de músicos amadores.

Ensinar crianças e adultos a tocar um instrumento musical desde o início deve ser diferente.

Os pais trazem os filhos para estudar. Ao mesmo tempo, as próprias crianças nem sempre querem isso ou não entendem bem o que terão de fazer. É por isso que eles deveriam se interessar em tocar acordeão, revelando-lhes a beleza de suas possibilidades sonoras, técnicas e timbrísticas.

Os adultos aprendem por conta própria, gostam do instrumento, têm grande desejo de dominá-lo. Com eles, você pode iniciar exercícios práticos nas primeiras aulas.

Outros acham que é melhor começar a aprender a tocar sanfona com a mão esquerda, pois tem duas funções:

  • realiza acompanhamento;
  • controla os movimentos da pele.

E, em primeiro lugar, você deve aprender exatamente as regras de trabalho com peles de ferramentas.

O aluno deve compreender que o volume do som não é influenciado pela força de pressionar um botão ou tecla, mas apenas pela velocidade e intensidade da expansão ou aperto do pelo.

Um aumento no volume do instrumento ocorre com o aumento da velocidade de movimento do pelo, e desbotamento - quando ele fica mais lento.

Os iniciantes precisarão praticar notas longas de baixo para esticar e apertar o pelo, primeiro em uma velocidade e depois mudando-o suavemente durante o movimento. Nesse caso, não é permitido esticar ou comprimir o pelo completamente - deve haver uma margem.

Uma parte obrigatória das aulas para iniciantes é o estudo da notação musical e a localização dos sons (notas) nos botões e teclas de ambos os teclados.

O alcance de um instrumento de tamanho normal em um teclado melódico com 41 teclas é (sem usar registros) pouco mais de 3 oitavas. O som mais baixo é uma pequena oitava fa. É exatamente assim que soa a primeira tecla branca acima. A nota mais alta - o Lá da terceira oitava - é produzida pela última tecla branca na parte inferior do teclado.

A escala do baixo começa no Fá da contruta e termina com a nota E da oitava grande. Basicamente, o baixo tem apenas uma oitava. No entanto, no teclado, esses sons são repetidos por conveniência nas duas primeiras filas (as filas são contadas a partir do pelo). As próximas 4 linhas contêm botões, quando pressionados, nenhum som é ouvido, mas toda uma consonância que forma algum acorde pré-fabricado (acorde menor, maior, com sétima ou estrutura de acorde reduzido).

Existe um marco: O botão C bass (C) pode ser entalhado ou côncavo. É mais conveniente a partir dele, sem olhar para o teclado, encontrar outros sons de baixo.

Toque alguns exercícios simples de baixo e acompanhamento como os seguintes:

Tendo lidado com o teclado baixo e os movimentos do pelo, você pode prosseguir com o estudo da parte melódica do instrumento. Você precisa aprender como segurar adequadamente sua mão direita sobre o teclado e pressionar as teclas com os dedos, e então tocar sequências diatônicas.

Letras emolduradas:

  • Р - alongamento de pele;
  • С - apertando a pele.

Em seguida, você precisa aprender as escalas nas quais não precisa pressionar as teclas pretas (dó maior e lá menor natural). Esses exercícios "colocam" a mão direita, ensinam como se mover corretamente no teclado, trocam os dedos - ou seja, ensinam as regras do dedilhado.

A próxima etapa é a execução de sequências cromáticas (escalas em Mi menor, Sol maior, Ré maior, Lá maior, Lá menor melódico). As formas de dedilhação estão sendo aprimoradas e as teclas pretas são gradativamente utilizadas. Ao mesmo tempo, por interesse e motivação, você pode aprender várias melodias com um andamento fácil e estrutura rítmica. Por exemplo:

Para iniciantes, o instrutor deve tocar o acompanhamento.

Para consolidar o posicionamento da mão esquerda, é necessário passar para exercícios mais complexos e tocar arpejos longos.

Adendo

Aqui estão algumas diretrizes para iniciantes.

  • Atenção especial deve ser dada a aulas diárias de música... A consistência é muito importante.
  • Cuidado com isso para que os dedos livres não se esforcem ao tocar, controlar seu relaxamento.
  • As teclas devem ser pressionadas todo o caminhocaso contrário, pode ser um mau hábito pular algumas notas ao tocar rapidamente.
  • Praticar uma peça com as duas mãos, Tente aprender a melodia completamente primeiro e, em seguida, adicione o acompanhamento a ela.
  • O braço superior do teclado direito deve estar aproximadamente no nível do ombro do músico.... Diminuir este nível tornará difícil tocar notas agudas devido ao desalinhamento da mão direita.

Nunca comece o próximo tutorial ou aula antes de dominar perfeitamente o atual.

sem comentários

Moda

a beleza

casa