Imagem da empresa: o que é e como se forma?
Nas modernas condições de desenvolvimento empresarial, a imagem da empresa é um dos seus instrumentos relevantes e eficazes para o sucesso de um trabalho. Ao escolher um parceiro para uma transação comercial, antes de mais nada, preste atenção à reputação do seu negócio. Criar uma opinião favorável sobre uma organização é um processo meticuloso que leva anos para ser concluído. Com o crescimento e desenvolvimento da empresa, a sua imagem também sofre uma alteração, que deve sempre corresponder à atual situação e estar direccionada para as necessidades do consumidor.
O que é isso?
O conceito de imagem de uma empresa implica a opinião prevalecente de parceiros, clientes e do público sobre a fiabilidade da empresa, a qualidade dos serviços que presta e a reputação empresarial positiva da sua gestão. Na formação da imagem, são importantes o estilo de gestão dentro da empresa, as relações interpessoais dos colaboradores, bem como a forma como são construídos os contactos comerciais externos. Além disso, a imagem inclui o nome da empresa, seu logotipo, lema, marca registrada e outros atributos oficiais.
A percepção de uma empresa é formada pelo conjunto de suas características e propriedades, formadas de forma natural ou propositalmente formadas. Para manter a sua imagem positiva, realizam trabalhos, graças aos quais a imagem é dotada de valores adicionais. Dependendo da atividade de introdução de tais valores na consciência pública, a empresa se promove entre os concorrentes. Assim, a imagem também é um instrumento de competição bastante forte.
Uma percepção bem formada apresenta correlação da missão da empresa com as necessidades do clientedo que ajuda a organização a posicionar-se e seus serviços no mercado de vendas em uma perspectiva favorável.
Quanto mais compreensíveis para o consumidor os objetivos e metas da empresa, mais fácil é promover sua imagem favorável no meio externo, formando a imagem. Assim, são criados os pré-requisitos para que clientes potenciais e existentes sigam a empresa em uma direção que lhe seja favorável.
Funções
Uma imagem positiva não é apenas uma propaganda de alta qualidade e uma campanha de relações públicas que distingue uma organização da massa geral de concorrentes no mercado de serviços. Para isso, a imagem tem certas funções. As responsabilidades dos especialistas que trabalham nesta área incluem a tarefa de traçar um plano de ação anual, em que todas as partes refletem este processo funcional. A organização deve ser apresentada ao público como um bom parceiro, um fabricante responsável de produtos de qualidade e um empregador leal.
O plano de trabalho é uma ferramenta de trabalho, mas sua eficácia só é alta se todas as suas partes forem executadas com igual atenção. Como parte do plano, as funções da imagem devem ser refletidas.
- Divulgando os valores fundamentais da empresa... Esta parte da imagem implica uma formulação clara da direção de suas atividades.
- Desenvolvimento de metas para a criação de um negócio. Essa função é buscar padrões de alto desempenho que beneficiem não apenas a empresa, mas a sociedade como um todo.
- Formação da filosofia corporativa. Essa função reflete as características da empresa que são únicas. Tem um significado profundo que determina a base de toda a vida da organização.
- Seleção de planos de desenvolvimento de longo prazo e formas de sua implementação. Sabendo a direção do movimento, fica mais fácil para a empresa navegar no espaço de mercado, o que significa que o cumprimento de seus objetivos será claro e rápido.
- Criação do conceito de comportamento e aparência. Essa parte da imagem determina as maneiras pelas quais a organização alcançará o alinhamento com a filosofia, os objetivos escolhidos e a aderência aos valores corporativos.
Uma visão clara das funções da sua imagem dá à empresa a oportunidade não só de se posicionar junto dos outros agentes do mercado, mas também de avaliar a sua situação.
Com a ajuda das funções básicas, a gestão da empresa pode avaliar de forma realista as possibilidades e a situação que se desenvolveu tanto na organização como no seu ambiente.
Visão geral dos tipos de imagem
Os elementos de percepção da empresa são principalmente de orientação social. Com a ajuda deles, é possível alcançar um trabalho mutuamente benéfico com os clientes e estabelecer uma conexão emocional com eles.
Além do mais, uma imagem positiva no ambiente de negócios cria um espírito corporativo igualmente positivo entre os funcionários. No entanto, os elos constituintes da imagem terão alguns traços característicos de uma determinada área de atividade empreendedora. Por exemplo, para uma organização educacional, a capacidade de transferir conhecimento e cuidar da educação moral dos alunos será importante em sua reputação, e para uma corporação que produz automóveis, a imagem estará na confiabilidade e no prestígio de seus produtos.
A imagem corporativa é convencionalmente dividida em externa e interna. Ambos os termos são de extrema importância para a percepção de toda a imagem da empresa, que é transmitida tanto aos parceiros de negócios como aos seus colaboradores.
Externo
A percepção do público sobre a empresa pode ser chamada de lado externo da imagem, que consiste nos seguintes componentes:
- estilo visual corporativo - marca, marca comercial, logotipo, cores e símbolos corporativos;
- a opinião formada pelos compradores sobre a qualidade dos bens ou serviços;
- orientação social da empresa;
- reputação empresarial.
O lado externo da imagem deve ser atraente e compreensível. Os profissionais de marketing acreditam que 80% da decisão de se envolver com uma organização depende de quão atraente é sua mensagem externa.
Interior
A situação dentro da empresa determina o lado interno de sua reputação. Seu sucesso comercial depende diretamente de quão bem coordenada e amistosa reina na organização. Esta parte da imagem consiste nos seguintes componentes:
- a missão da empresa e seus valores para os funcionários, combinados em um conceito como cultura corporativa;
- a reputação dos membros da equipe de gestão;
- normas de comportamento, aparência e interação dos funcionários entre si.
Melhorar o lado externo da imagem é impossível sem levar em consideração seu componente interno. No curso do desenvolvimento evolutivo, a reputação pode sofrer várias mudanças. A imagem da organização pode ser tradicional, desejada, real, idealizada, atualizada, positiva e assim por diante.
Em um determinado momento, ele passará de uma qualidade a outra, ou existirá simultaneamente em várias versões.
Estrutura
O modelo de imagem da empresa está claramente estruturado, onde todos os elementos são distribuídos em termos de hierarquia e ordenação.
- Imagem da empresa. Consiste em indicadores de reputação empresarial e atividade comercial.
- Imagem social. Inclui aspectos das atividades sociais da empresa.
- Percepção externa da organização... Contém elementos de identidade corporativa, aparência da equipe e design da sala.
- Imagem do funcionário. Determinado pela competência do pessoal, cultura de comunicação, características sociodemográficas.
- Reputação interna. Implica cultura corporativa e clima psicológico dentro da equipe.
- A reputação do líder. Consiste em sua aparência, características comportamentais, características sociodemográficas, educação, características psicológicas.
- Imagem do consumidor de bens e serviços da empresa... É determinado pelo estilo de vida do cliente, seu status social, características psicológicas.
- Imagem de bens e serviços. Consiste no valor declarado das mercadorias e serviços adicionais.
A combinação de todos os elementos em cada organização é única. Avaliando seus parâmetros do ponto de vista de um cliente ou de um parceiro de negócios, pode-se perceber com clareza como é a imagem da empresa na realidade - o que foi alcançado e o que deve ser buscado.
Ferramentas de modelagem
Para criar uma impressão favorável da organização, seus colaboradores e serviços, um conjunto de diversas ferramentas é utilizado para trabalhar a imagem interna e externa da empresa.
A criação de uma imagem corporativa interna é realizada das seguintes formas.
- Desenvolvimento de política de pessoal. Inclui requisitos para a formação de funcionários, suas habilidades profissionais e experiência. A organização estabelece um determinado nível de vencimentos oficiais, competências do pessoal, oportunidades de crescimento profissional, o índice de penalizações e incentivos, a possibilidade de elevar o nível de qualificação através da formação.
- Motivação da equipe. O programa implica uma escala de bônus e pagamentos adicionais para realizações de trabalho, pagamento por um determinado conjunto de serviços médicos e esportes. A empresa organiza festas, excursões, jogos de equipe para os funcionários. Essa abordagem melhora a comunicação interna entre as pessoas e aumenta a coesão da equipe.
- Foco no profissionalismo. Os funcionários da empresa são treinados em habilidades de atendimento ao cliente, conduzem treinamentos para estudar as propriedades do produto que está sendo vendido e incutem uma lealdade consciente à marca comercial e à empresa.
O trabalho com pessoas desempenha um papel importante para a percepção da organização, não só de dentro, mas também de fora. Vendo um clima amigável entre os funcionários, os clientes são muito mais fiéis à solução de muitos problemas comerciais, pois sua confiança será alta. Além disso, cada funcionário exerce a função de informante externo, comunicando-se com sua família, amigos e conhecidos.
Ao falar sobre a forma como a sua empresa funciona de forma clara e harmoniosa, o colaborador contribui para que uma imagem favorável se espalhe rapidamente no meio social, atraindo novos parceiros comerciais.
A reputação externa de uma empresa depende de um conjunto de determinados programas que são realizados regularmente. É importante que uma organização jovem se declare e, desde os primeiros dias de sua existência, crie uma impressão favorável realizando as seguintes ações:
- informar parceiros e potenciais clientes sobre os objetivos e missão da empresa, convidando-os para eventos temáticos, exposições, apresentações;
- os materiais publicitários devem necessariamente dar ênfase não apenas à qualidade dos bens e serviços, mas também ao público-alvo a que se destinam;
- Na comunicação com os clientes e a mídia, é importante observar estritamente as regras de etiqueta empresarial, uma vez que a primeira impressão que surge pode ser muito difícil de corrigir posteriormente.
Depois de algum tempo, quando a empresa se posiciona no mercado e consegue se firmar ali, é necessário aumentar o valor dos recursos destinados à criação de uma imagem interna. Este trabalho inclui os seguintes pontos principais:
- criação e implementação na equipa de determinadas normas corporativas que contribuem para a manutenção do espírito de equipa;
- desenvolvimento de um estilo geral de escritório, vestuário, comunicação entre si, que correspondesse às normas corporativas aceitas e às especificidades da atividade da empresa;
- pesquisa analítica de fidelização de clientes a uma marca, marca, produto e empresa.
O conjunto de medidas é realizado de forma sequencial e leva pelo menos 1,5 a 2 anos a partir do momento em que a empresa foi fundada.
No futuro, com o seu crescimento, será necessário expandir as zonas de impacto no ambiente externo e o desenvolvimento de dispositivos internos de cultura corporativa.
Estágios de criação e promoção
Os custos financeiros e o leque de atividades realizadas aumentam com o crescimento e desenvolvimento da empresa. Quando o seu ciclo de vida está em vias de se concretizar, os mecanismos que contribuem para o fortalecimento da imagem são os seguintes:
- criar metas e planos de curto prazo para alcançá-los;
- de acordo com os planos de desenvolvimento, um segmento de mercado é determinado no qual promoção adicional é necessária;
- desenvolvimento de uma marca, logotipo e símbolos;
- seleção de pessoal e colocação de funcionários, sua gestão para alcançar os planos planejados;
- conduzir pesquisas analíticas na área de marketing para identificar os aspectos do trabalho da empresa que precisam ser melhorados;
- criando uma base de clientes e realizando trabalhos para manter sua relevância.
Paralelamente ao fortalecimento de uma imagem externa positiva, está sendo feito um trabalho para aumentar a lealdade dos funcionários:
- as tradições são formadas na equipe visando à coesão e ao relacionamento amigável entre os colaboradores;
- um espaço de escritório ou um ponto de venda seja decorado com atributos feitos de acordo com os padrões corporativos;
- a pesquisa especializada está sendo intensificada para prever as condições externas do mercado e as inovações exigidas da empresa nesse sentido.
Quando a organização conseguiu se manter firme e totalmente integrada ao espaço do mercado, sua imagem externa positiva adicional é reforçada pelas seguintes ações:
- a ênfase em materiais publicitários é colocada no trabalho estável e no crescimento da empresa;
- uma comunicação constante e próxima é mantida com os clientes;
- são emitidos livretos ou brochuras em que as tecnologias ou inovações da empresa são divulgadas do ponto de vista de suas realizações;
- todos os tipos de comunicação usam logotipos da empresa;
- começam os primeiros contatos públicos e a propaganda socialmente orientada.
Quando uma organização se torna totalmente estável e resiliente às mudanças do mercado, no estágio de sua maturidade, a imagem interna é mantida utilizando as seguintes técnicas:
- novos mercados de vendas estão sendo desenvolvidos - negócios estão entrando em nível regional, subsidiárias da empresa estão abrindo;
- realizam-se desenvolvimentos inovadores e um teste de si em novos rumos que se enquadram no conceito da empresa;
- o relacionamento com os clientes se configura de forma bidirecional, ou seja, o feedback assume a forma de um diálogo público.
Organizações em constante crescimento, Passados os principais estágios do ciclo de vida, eles podem se dar ao luxo de reduzir o custo da publicidade com um enfoque geral, uma vez que sua marca se torna universalmente reconhecível e não há mais a necessidade de promovê-la com tanta intensidade como antes. Ao contrário, a publicidade agora precisará de direções inovadoras.
Quanto à imagem positiva, ela já se formou e precisa ser atualizada com o auxílio de manifestações públicas, ações beneficentes e de caráter social.