Como tocar violão

Afinação de guitarras aberto G

Afinação de guitarras aberto G
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Qual é o melhor tamanho de string?
  3. Opções de afinação de guitarra
  4. Como tocar afinando?

O violão é um instrumento musical incrível que conquistou quase o mundo inteiro. Também é notável pelo fato de que pode ser facilmente ajustado a qualquer voz ou outro instrumento musical mudando a escala em questão de segundos. O violão de seis cordas tem nada menos que vinte afinações diferentes, que são populares entre guitarristas de diferentes estilos de tocar. Uma dessas afinações é a afinação Open G, que é especialmente popular entre os músicos de chanson. Os recursos desta versão de afinação da guitarra e como ela é tocada são descritos a seguir.

Peculiaridades

Agora, ninguém pode dizer com certeza quem teve a ideia de abaixar a primeira, a quinta e a sexta cordas em um violão de seis cordas padrão em 1 tom para obter a afinação aberta do violão em sol maior. Mas isso não é tão importante, pois o resultado é mais importante. O resultado é uma afinação em que todas as seis cordas abertas (isto é, sem prender nas casas) do instrumento soam em um acorde de Sol maior (Sol).

Aqui está o som real de cada corda em seis cordas afinadas em Sol maior:

  • o primeiro é o re da primeira oitava (denotado por D4);
  • o segundo é o si da pequena oitava (B3);
  • o terceiro é um sal de oitava baixa (G3);
  • a quarta é uma pequena oitava Ré (D3);
  • o quinto é um grande sal de oitava (G2);
  • a sexta é uma grande oitava Ré (D2).

É costume gravar uma notação musical para um violão uma oitava acima do seu som real, de modo a não sobrecarregar o texto com réguas adicionais na parte inferior da pauta, que dificultam a percepção do músico ao ler as notas de vista. Neste caso, os sons das cordas abertas de uma guitarra afinada com a afinação Open G são exibidos na notação da seguinte forma (em comparação com a afinação clássica padrão):

Se você comparar cuidadosamente a afinação de Sol aberto com a afinação de um violão clássico padrão, você notará que na afinação de Sol maior aberto três cordas - a segunda, a terceira e a quarta (destacadas na imagem acima em vermelho) - permaneceram as mesmas afinação como o instrumento clássico ... Nesse caso, as cordas restantes - a primeira, a quinta e a sexta - correspondem exatamente às afinações da primeira, sexta e sétima cordas do violão russo de 7 cordas.

O resultado é uma espécie de híbrido, embora se pareça mais com uma corda de sete (sem uma corda).

Qual é o melhor tamanho de string?

Para a afinação aberta em Sol maior de violões convencionais com uma escala padrão, cordas de metal de calibre 10 a 11 com uma sexta corda de calibres 49-54 são bastante adequadas. Geralmente acredita-se que abaixar o som em um tom de semitom é bastante aceitável para aquelas cordas que são originalmente instaladas em guitarras de afinação padrão - espanhol. Nos casos em que a faixa de queda da afinação excede 1 tom, um conjunto mais espesso deve ser instalado para evitar o bater de cordas excessivamente enfraquecidas no braço da guitarra.

Em nosso caso, três cordas são abaixadas em exatamente um tom, então, ao que parece, não deve haver muita ansiedade. Porém, existe a opinião de que somente ao mudar a afinação de todas as cordas no mesmo intervalo ao mesmo tempo, você não pode se preocupar em mudar o conjunto para um calibre mais grosso. Portanto, seria mais correto mudar o kit para calibre 10 ou 11, se inicialmente a guitarra acústica ou elétrica terá cordas de calibre 8 ou 9, antes de afinar para Open G. Acima de calibre 11, você não deve subir na acústica, mas em uma guitarra de rock você pode tentar se quiser obter um som ainda mais poderoso do baixo.

Mas as recomendações dadas acima não devem ser consideradas regras. Em quais cordas tocar, o próprio músico decide, focando em suas preferências e sentimentos. Esta questão pode ser considerada um assunto puramente pessoal de todo guitarrista.

Opções de afinação de guitarra

Qualquer guitarra (acústica regular, guitarra elétrica, ritmo, solo ou baixo) pode ser afinada na afinação desejada, incluindo afinação G aberta, de várias maneiras:

  1. de ouvido, usando um diapasão ou outro instrumento musical afinado;
  2. de ouvido "para você", sem usar um diapasão ou quaisquer instrumentos musicais;
  3. usando um afinador eletrônico (melhor cromático, que é adequado para afinar as cordas da guitarra a qualquer som).

Com a experiência, é claro, as habilidades de afinação do violão por todos os métodos indicados virão, e por enquanto apenas um deles estará disponível para iniciantes - com a ajuda de um afinador eletrônico. Os mesmos guitarristas que podem tocar as seis cordas usuais com uma afinação clássica, que sabem afinar as cordas no modo E menor, não terão dificuldade em retreinar um pouco para abrir a afinação. Eles só precisam abaixar as três cordas exigidas da afinação padrão, um tom abaixo do normal.

Vamos dar uma olhada em cada um dos métodos acima para afinar um instrumento de seis cordas na afinação aberta em Sol maior.

Em um diapasão (outro instrumento musical)

Em um diapasão que tem o som de um A na primeira oitava, você deve afinar a primeira corda (a mais fina). Para fazer isso, você precisa mantê-lo pressionado na 7ª casa, na qual o som idêntico está localizado. Nesse caso, a primeira corda aberta soará a nota Ré da primeira oitava, que é o que deveríamos ter alcançado.

Depois disso, o diapasão pode ser colocado de lado, pois obteve seu próprio ponto de referência - a primeira corda afinada. É ela quem vai garantir a posterior afinação correta do instrumento.

A primeira corda aberta pode ser trazida ao tom desejado sem pressioná-la, se houver outro instrumento musical afinado corretamente. Nesse “outro” instrumento, é tocada a nota Ré da primeira oitava, em uníssono, da qual a primeira corda aberta deve ser puxada para cima ou para baixo.

E então será mais conveniente continuar a configuração na ordem fornecida a seguir.

  1. A segunda corda, pressionada na terceira casa, deve soar em uníssono com a primeira corda aberta. Então, em um estado livre (aberto), ele soará com uma nota B de uma pequena oitava.
  2. A terceira corda é presa na 4ª casa, sintonizando nesta posição em harmonia com a segunda aberta. Se funcionar, então, no estado aberto, ele emitirá uma nota de sol de uma pequena oitava, conforme exigido pela escala G.
  3. A corda # 4 é presa na 5ª casa e trazida em uníssono ao som da terceira abertura. Assim, será possível supor que, quando aberto, soará com uma nota Ré de uma pequena oitava.
  4. A 5ª corda deverá ser pressionada na 7ª casa, de modo que, depois de afiná-lo para uma quarta aberta, soe em uma posição livre com uma nota sol de uma oitava grande.
  5. A sexta corda soará como um Ré de uma grande oitava, se você pressioná-lo no traste V e sintonizar o quinto aberto.

Para ajudar com esse algoritmo, veja a figura abaixo, que mostra a configuração esquematicamente:

Ao ouvir "por si mesmo"

Esta opção difere da primeira apenas porque você precisa afinar a primeira corda puramente de ouvido, se houver tal experiência... Se não houver experiência, puxe-o para um estado que não fique pendurado, mas que não fique muito rígido, apertado demais. E depois disso, a afinação deve ser realizada de acordo com o primeiro método - cada corda seguinte de acordo com a anterior.

Por sintonizador

A opção mais fácil e rápida. É necessário colocar o afinador ou o programa de afinação correspondente no PC ou smartphone em modo automático e, extraindo os sons das cordas, apertar as leituras do indicador aos símbolos de letras latinas exigidos para os sons correspondentes à afinação G, ou seja, junto as cordas do primeiro: D4-B3-G3-D3 -G2-D2.

Como tocar afinando?

Aprender a tocar violão com afinação G aberta não é muito diferente de qualquer outra afinação. Também começa com rebentamento (arpejos) em cordas abertas, aprendendo como produzir som, juntando a mão esquerda, então aprendendo acordes, tocando construções cromáticas e escalas.

Mas também existem algumas peculiaridades.

Por exemplo, nesta afinação do violão é mais conveniente tocar o acompanhamento das canções, é mais fácil pegar a barra (muitas vezes com apenas um dedo indicador).

Tudo isso contribui para um rápido progresso na parte rítmica, permite que você domine vários tipos de luta de guitarra mais cedo. Com essa afinação, o baixo soa mais potente, sonoro, o que, claro, motiva o músico para mais sucesso.

Aqui estão alguns exemplos de acordes de guitarra na afinação G que devem ser suficientes para você começar:

Esses acordes precisam ser agrupados nas chamadas caixas, consistindo em harmonias interconectadas, logicamente localizadas e possuindo uma frase musical completa.

Por exemplo, vamos pegar estes pacotes de acordes:

  1. Am-F-G7-Am;
  2. A-D-E7-A;
  3. Em-Am-D7-Em.

Tocando essas caixas em um ritmo e batida diferentes, você pode trabalhar bem na mudança de acordes, aprender a tocar diferentes tipos de ritmo e estudar o braço da guitarra.

Além do mais, é necessário aprender a compreender a tablatura e a notação musical das partes do violão (tabs e notas). Por exemplo, para entender um registro como este:

Isso triplicará suas chances de se tornar um bom guitarrista.

sem comentários

Moda

a beleza

casa