Como tocar violão de sete cordas?

O violão de sete cordas já foi difundido em nosso país e sua popularidade superou a paixão pelo instrumento clássico de seis cordas. Hoje em dia, tudo mudou exatamente ao contrário: o sete cordas nem sempre pode ser visto até nas lojas de música. Porém, sempre há quem queira aprender a tocar violão de 7 cordas, que às vezes se chama "russo", depois "cigano". Para ajudá-los - o artigo abaixo fala sobre como configurar esta ferramenta e os princípios básicos de como usá-la.
Costumização
Na verdade, as sete cordas russa e cigana têm o mesmo design, diferindo apenas em suas configurações.... A escala russa está em sol maior (escala Gm) e a escala cigana está em sol menor (escala Gm). Isso deve ser considerado com mais detalhes.
O acorde das cordas do sistema russo é assim, começando pela corda mais grossa - 7ª: Ré-Sol-Si-R-Sol-Sol.
O mesmo na pauta e tablatura:

O som real de qualquer corda da guitarra é uma oitava abaixo do indicado na pauta... Por exemplo, a sétima corda da pauta é marcada com uma pequena oitava “Ré”, mas na verdade soa como uma grande oitava “Ré”. É um pouco confuso, claro, mas a decisão de fazer essa gravação foi feita para tornar mais fácil para um músico ler partituras.
Se a gravação de melodias de guitarra na clave de sol fosse realizada em som real, a maioria das partes ficaria em um registro muito baixo de uma pauta com muitas linhas adicionais.
Mas você não deve realmente pensar sobre como as cordas soam. Toda a literatura musical para violão é transposta do original uma oitava acima, então podemos convencionalmente assumir que este instrumento soa exatamente como está escrito nas notas.E nos casos em que você precisar tocar uma melodia da partitura de outro instrumento musical, cujo som corresponda à notação da altura especificada, você terá que corrigir independentemente os sons uma oitava acima.
As cordas abertas de uma guitarra cigana são afinadas de forma um pouco diferente: D-G-Bb-D-G-Bb-D. Isto é, aqui a segunda e a quinta cordas são abaixadas um semitom: no sistema russo eram "si", no cigano eram "si-bemol". A tonalidade do acorde G mudou de maior para menor.
Na pauta e na tablatura, o sistema cigano das sete cordas é assim:

As aulas de ensino ou de tocar violão de sete cordas devem sempre começar com uma verificação e ajuste obrigatórios da correspondência da afinação das cordas do instrumento aos sons padrão. A configuração pode ser feita de diferentes maneiras:
- de ouvido, é impossível para iniciantes aprender;
- em um diapasão afinado ao som "la" da primeira oitava;
- para outro instrumento musical afinado (piano, acordeão, acordeão, bandolim e assim por diante);
- por sintonizador eletrônico;
- usando um programa de computador.
Para quem decidiu dominar o jogo das sete cordas por conta própria, as formas mais corretas de afiná-lo são as duas últimas: um afinador eletrônico de uma loja de instrumentos musicais ou um programa de afinação emprestado da Internet gratuitamente.
Os princípios de operação desses dispositivos digitais são praticamente os mesmos e sua interface será clara para todos. Eles captam o som da corda, determinam sua altura e sugerem, por meio de um indicador, se devem apertar ou afrouxar a corda na frequência de vibração desejada. E os símbolos para a designação dos sons são os mesmos acima: D-G-B-D-G-B-D (ou algo diferente).

O ajuste de ouvido ou de outros instrumentos só pode ser feito após alguma experiência com o instrumento. Nesse caso, não se esqueça que a guitarra soa uma oitava abaixo. Portanto, ao afinar, por exemplo, a primeira corda do piano, você deve pressionar a tecla "D" da primeira oitava, tentando torcer a cravelha correspondente no violão para que a primeira corda soe em uníssono (a mesma) com o som desta chave.
Noções Básicas do Jogo
Aprender a tocar um violão de 7 cordas tem suas especificidades, diferente de outros tipos de violão. Em algum lugar é mais complicado, o que se explica pelo grande número de cordas do que em um violão clássico ou acústico de seis cordas, mas em algum lugar, ao contrário, é mais fácil se levarmos em conta sua afinação aberta. A técnica da barra de sete cordas também é mais difícil de executar (há muitas cordas) quando comparada a um instrumento clássico. O braço mais largo da guitarra russa também cria muitos inconvenientes.
É importante lembrar: o violão russo só deve ser tocado com cordas de metal. Os de náilon soam mal, são silenciosos (principalmente os dois primeiros), o sustain não é o que o sete cordas precisa e o romantismo desaparece.
Para guitarristas iniciantes, recomendamos o seguinte procedimento para aprender o básico sobre como tocar um instrumento.
- Domine a posição correta com a ferramenta e a posição ideal das mãos. Isso pode ser feito com a ajuda de literatura educacional - escolas e tutoriais apropriados. Neles, você também aprenderá sobre o que significa dedilhado e como os dedos de ambas as mãos e as cordas são indicados.
- Nas cordas abertas, aprenda a agir com os dedos da mão direita. Ou seja, para dominar as técnicas de golpes dedilhados (sem apoio) e deslizantes (com apoio em uma corda adjacente), vários tipos de golpes simples, um jogo separado com o polegar, jogo alternado em uma corda com os dedos vizinhos. Ao mesmo tempo, estude notação musical, caso contrário, o ensino será difícil. Aqui estão as notas e guias para vários desses exercícios:

- Explore vários exercícios cromáticos usando os dedos da mão esquerda.
- Comece a dominar escalas fáceis dentro de duas oitavas em uma posição. Dada a afinação aberta da guitarra, isso pode ser feito em uma posição. O primeiro desses exercícios será a escala D maior:

- Toque golpes simples (arpejos) com uma mudança de acordes simples nos quais existem cordas abertas... Por exemplo, ascendente, descendente e mixado com a participação do baixo e das três cordas mais finas.
- Aprenda alguns acordes usando uma luta de valsa dedilhada como exemplo. Por exemplo, os acordes C, Dm e Am. A batida da valsa é tocada da seguinte maneira: o baixo é tocado com o polegar e dois acordes, um após o outro, são tocados ao mesmo tempo que dedilha as cordas correspondentes com os dedos indicador, médio e anular da mão direita.

Sobre isso podemos considerar o "curso de violonista do zero" concluído. Além disso, todas as técnicas básicas aprovadas precisarão ser aprimoradas e desenvolvidas em combinação com técnicas complexas de tocar violão.
Recomendações
Aqui estão algumas dicas para iniciantes na guitarra:
- aprender a tocar o instrumento, dominar imediatamente a alfabetização musical;
- não ignore o encaixe de violão recomendado por profissionais: já foi trabalhado por muitas gerações de intérpretes até o ideal, é confortável e prático, vai aliviar o cansaço;
- para as crianças, é melhor usar os modelos de quart ou quinto de sete cordas, que têm um tamanho de instrumento menor;
- as aulas com um professor devem ser realizadas pelo menos 1-2 vezes por semana e para estudar de forma independente - diariamente.