Técnicas e estilos de guitarra

O violão é um instrumento musical multifacetado com ampla funcionalidade, diversas técnicas e estilos de execução. Um guitarrista iniciante deve saber que simplesmente não há limite para a perfeição em músicos de violão: tendo dominado, por exemplo, um violão clássico, você vai querer aprender a tocar flamenco, depois blues e assim por diante, ad infinitum. Mas é bom que a maioria dos estilos de tocar guitarra tenham muito em comum. Os principais estilos e técnicas de tocar este instrumento são descritos a seguir.

Visão geral do técnico
A principal tarefa de qualquer músico, incluindo um guitarrista, é obter um bom som em seu instrumento. No violão e em outros instrumentos musicais de cordas semelhantes, os sons melódicos são gerados pelo impacto nas cordas com os dedos das mãos. Neste caso, mesmo no caso em que você precisa tocar apenas uma nota, você tem que usar os dedos de ambas as mãos, o que não é necessário, por exemplo, em um piano, acordeão, acordeão de botões, que têm fixos (prontos) soa em uma tecla ou botão separado.
Técnica de produção de som - esta é a base, masterização que o guitarrista deve primeiro aprender.... E ambas as mãos e seus dedos estão envolvidos no processo de produção de som. A mão esquerda é responsável por pressionar as cordas, a mão direita é responsável por extrair o som diretamente delas. Em outras palavras, é necessário desenvolver a técnica de ações de ambas as mãos para se obter um som de alta qualidade.
Não tente encontrar uma resposta para a pergunta qual mão é mais importante para um guitarrista - os dois fazem o mesmo trabalho: fornecer o som do instrumento.
As técnicas da mão esquerda incluem:
- a precisão e força da fixação das cordas nos trastes;
- fluência dos dedos;
- colocação simultânea dos dedos nas cordas, inclusive usando a barra;
- legato;
- suspensórios (bandas);
- vibrato;
- tremolo.

Se a fluência dos dedos e sua precisão nas casas são mais ou menos claras até mesmo para um iniciante, então o resto das técnicas dos dedos da mão esquerda devem ser explicadas com mais detalhes.
Arranjo de acordes
Arranjar rapidamente os dedos em acordes nas cordas é uma das técnicas mais difíceis para aspirantes a guitarrista.... Dominar essa técnica às vezes leva vários meses de treinamento. O objetivo é aprender como colocar um acorde de qualquer complexidade em um movimento em uma fração de segundo, garantindo ao mesmo tempo uma sonoridade precisa e clara de todos os sons de construção harmônica.
A princípio, isso parecerá impossível, uma vez que os dedos não estão prontos para se esticar e não têm independência suficiente um do outro. Você tem que estudar vários exercícios para alongamento e independência dos dedos, praticá-los diariamente, ao longo do caminho praticando primeiro pegando acordes simples, consistindo de duas ou três cordas pressionadas, e depois mais complexos - usando tipos de barra.
Existe uma regra prática importante ao tentar tocar acordes pela primeira vez, quando os iniciantes tentam prender as cordas nos trastes, uma de cada vez: os dedos devem ser colocados na direção das cordas baixo para as cordas melódicas.
Aqui estão alguns exemplos de como colocar os dedos corretamente em um acorde:

Esta técnica é explicada de forma muito simples. Se você tocar o acompanhamento golpeando ou rebatendo, então a mudança de acordes na maioria dos casos ocorre com uma batida forte, quando o movimento da mão direita durante a luta é realizado de cima para baixo ao longo das cordas, ou o baixo é retirado no caso de rebentar. Por isso é preciso antes de mais nada ter tempo para pressionar as cordas de cima, ou seja, as do baixo e depois as melódicas. Chegará o momento em que um guitarrista iniciante executará a formação dos acordes, embora não instantaneamente, mas ainda no tempo que bastará para colocar os dedos nas cordas antes de extraí-las.
Legato
Para diferentes tipos de guitarras, esse método de produção de som tem um nome diferente. Os legato ascendente e descendente, que têm tais nomes no violão clássico, na acústica e na guitarra elétrica, são chamados de "hummer" e "piscina", respectivamente.
Legato ascendente (martelo) - produção de som devido a um golpe rápido e enérgico na corda na casa desejada do dedo esquerdo no movimento ascendente dos sons (de uma nota baixa para uma nota alta). Ele pode ser produzido tanto depois que o som da corda solta é produzido, quanto depois do som da corda pressionada, enquanto o som inicial é produzido da maneira usual - beliscando o dedo da mão direita. Após a nota inicial, dedilhada, não apenas uma, mas também várias notas de legato, tocadas com os dedos da mão esquerda, podem seguir. Legato conecta sons uns com os outros, uma vez que quase imperceptivelmente (sem interrupção) passam um no outro.
Legato descendente (piscina) - o reverso da ação do martelo: você precisa conectar uma nota que soe mais alta com uma mais baixa na mesma corda. Acredita-se que esta técnica de produção de som seja mais complicada que a anterior. Aqui você precisa obter o som inicial da maneira usual - dedilhando - e extrair o outro puxando o dedo que está beliscando a corda no momento, em direção à corda adjacente para baixo. Neste caso, o som em que deve ocorrer a transição do inicial é preparado com antecedência - antes mesmo da primeira nota ser extraída, simultaneamente com a colocação do dedo na casa apropriada, ela é presa com o outro dedo da esquerda mão e o traste onde o segundo som (legado) está localizado. É necessário garantir que a nota do legato não soe mais fraca do que a primeira: pratique regularmente a técnica de puxar o dedo da corda em diferentes trastes e cordas do violão: puxar deve ser ativo, semelhante a dedilhar a corda.
Às vezes, os guitarristas deixam as unhas muito curtas em seus dedos esquerdos para um legato descendente mais eficaz.

Facelift
A técnica de braçadeira (bend) é praticada em uma variedade de estilos de violão com cordas de metal e guitarras elétricas. Acima de tudo, é usado com a técnica de palhetada do jogo.
Existem duas maneiras principais de fazer curvas.
- O primeiro som é captado com o dedo da mão esquerda na casa e tocado da maneira usual, por exemplo, com uma palheta, e a segunda - puxando (movendo a corda na mesma casa para cima ou para baixo no pescoço até que a nota desejada seja obtida). Nesse caso, a corda não precisa ser atingida com a palheta uma segunda vez.
- O primeiro som é captado pela curva (a corda é pressionada, puxada até a altura desejada, extraída com uma picareta). O segundo som é obtido retornando a corda à sua posição normal, ou seja, à nota que soa quando é pressionada neste traste sem banda.
Todos os outros toques de flexão (legado, recorrente e assim por diante) vêm dessas duas maneiras básicas de fazê-los.

Vibrato
O som vibratório em guitarras com cordas de náilon ou aço é produzido pela alternância rítmica de tensão microscópica e enfraquecimento das cordas nos trastes do braço. Isso é feito com a ponta do dedo esquerdo. A corda é pressionada perpendicularmente com a almofada do dedo ao traste ao tomar um som, e então, com a interação do antebraço e da mão esquerda, um balanço rítmico do dedo começa em um certo ângulo para frente e para trás paralelo ao comprimento da corda (como se estivesse passando ao longo da corda com a redondeza externa da almofada). Mas o centro da corda deve estar no mesmo lugar na casa. Por isso, embora ocorra uma tensão ou enfraquecimento muito pequeno da corda, é suficiente para mudanças tonais no som.
Em uma guitarra elétrica e um violão com cordas de metal, é possível reproduzir o vibrato fazendo movimentos com o dedo pressionando a corda, não ao longo, mas ao longo do braço do violão, puxando ou soltando-o (pelo tipo de banda atuação). Mesmo um som trêmulo em uma guitarra elétrica pode ser reproduzido dessa forma.

Tremolo
Esta técnica de produção de som pode ser dominada de forma especialmente rápida por guitarristas que usam o método de palheta para tocar guitarra. Tocar um tremolo uniforme com os dedos está longe de ser possível e de forma alguma para todos. A técnica do tremolo requer uma execução muito rápida e uniforme de várias notas iguais., criando um certo pano de fundo para a enumeração melódica ou sendo, ao contrário, uma linha melódica em uma peça de violão.
Na maioria das vezes, no violão clássico, o tremolo é acompanhado por um baixo ou linha harmônica arpejada. Os sons são repetidos em registro agudo, criando a sensação de soar uma voz humana. A linha do tremolo é geralmente seguida por três sons repetitivos de dedos nesta ordem: a-m-i. Os arpejos de baixo ou baixo são tocados com o polegar direito (P). Acontece que o esquema de produção de som: P-a-m-i.

Na técnica de tocar guitarra flamenca, uma linha de tremolo de 4 sons repetitivos é predominantemente usada, então a ordem de produção do som é um pouco diferente: P-i-a-m-i.
As técnicas da mão direita incluem:
- jogo de dedo;
- a batalha;
- técnica de escolha do jogo.
Vamos descrever resumidamente as características dessas técnicas para tocar a mão direita no violão.
Brincadeira de dedo
Muitos estilos de música para violão envolvem tocar com os dedos. Isso inclui violão clássico e violão flamenco, estilo de dedo ultramoderno (dedilhado), bem como acústica comum sem um estilo específico.
Em primeiro lugar, você precisa tentar dominar exatamente a técnica dos dedos na mão direita.
A batalha
Tocar o acompanhamento tocando as cordas para baixo e para cima com os dedos ou uma palheta em um determinado ritmo e sequência, junto com espaços em branco e pausas, é chamado de "golpe de guitarra". Existem padrões de batalha bastante complexos que os guitarristas novatos provavelmente não conseguirão tocar logo de cara. Você precisa começar com os mais simples, sem lacunas: "quatro", "seis" e "oito".

Técnica mediadora
Comum ao tocar guitarra elétrica e acústica com cordas de metal.Cordas de nylon também são tocadas, mas esta é uma opção não padrão.
Técnicas básicas
Talvez outros iniciantes não consigam entender sem explicação como as técnicas diferem da técnica de tocar violão. E, na realidade, esse problema não parece particularmente transparente. Muitos músicos profissionais acreditam que as técnicas de execução são formas de decorar as obras musicais executadas ou de melhorar o som de um instrumento.
Não se empolgue em empilhar diferentes técnicas em uma única peça - parece pouco profissional.
Entre as principais técnicas com as quais você pode decorar sua performance, podem ser destacadas as seguintes.
- Apoyando e tirando... Refere-se à técnica do jogo com os dedos. Apoyando é um método de extração de som, após o qual o dedo da mão direita repousa sobre uma corda adjacente. Especialmente comum entre violonistas clássicos e flamencos. Tyrando é uma técnica de produção de som que não envolve pousar o dedo em uma corda adjacente. O som com este método não tem um timbre tão profundo e especial como o obtido com apoyando.
- Arpejo... O jogo de força bruta é amado por guitarristas que acompanham canções líricas e romances. Nesse caso, os sons do acorde são tocados de maneira decomposta (sequencial). Existem muitos ataques de força bruta. O principal aqui é aprender a puxar as cordas na ordem correta e não bloqueá-las antes do tempo.
- Flazolets... Além de decorar a peça com um som incomum, os harmônicos ampliam a gama disponível do braço da guitarra: alguns harmônicos emitem notas mais altas do que o som mais agudo da afinação padrão.
- Slide (glissando) é uma ótima maneira de virar notas ou mover para uma posição diferente com o mínimo de tempo. Essa técnica é realizada deslizando ao longo da corda com os dedos da mão esquerda.

Estilos interessantes
Algumas técnicas de execução não são padronizadas para o violão, emprestadas das técnicas de outros instrumentos musicais.
- Pizzicato... Emprestado de instrumentos de arco (violino, violoncelo). Um som abafado no violão é obtido colocando-se levemente a ponta da palma da mão direita nas cordas perto da sela enquanto se toca com os dedos ou com uma palheta.
- Tapping... Usado em guitarras elétricas. Os sons são produzidos não com uma palheta, mas batendo a corda com os dedos da mão direita nos trastes correspondentes aos sons produzidos. Indispensável para tocar legato em cordas de grande intervalo.
- Golpe... Técnica de percussão utilizada por intérpretes de música flamenca. Nesse caso, simultaneamente à execução dos dedos nas cordas, é feito um sopro no deck superior do corpo do violão com um ou dois dedos da mão direita.

Recomendações de jogos
Algumas dicas para iniciantes na guitarra para ajudá-lo a dominar este instrumento desafiador.
- Comece a aprender apenas com um instrumento de qualidade.
- Ouça e observe os mestres da guitarra tocarem: isso é tanto motivação quanto master class ao mesmo tempo.
- É mais útil praticar 2 vezes ao dia durante uma hora, em vez de 6 horas 1 vez em três dias.
- Obtenha um tutorial sólido para o seu estilo de jogo escolhido e siga a ordem de aprendizagem delineada nele.
- Não tendo dominado totalmente uma determinada técnica, não se apresse em passar para outra.
