Como tocar violão

Como tocar violão com a mão direita?

Como tocar violão com a mão direita?
Contente
  1. Posição correta da mão
  2. Modos de jogo
  3. Exercícios

Deve-se prestar atenção especial ao posicionamento correto da mão direita ao estudar o método dos dedos para tocar tipos acústicos de um violão de seis cordas ("clássico" ou variedades de "acústica"). Isso se aplica tanto aos próprios alunos quanto aos professores. Mas antes de tudo, é claro, é importante seguir as regras de dar as mãos para aquelas pessoas que aprendem a tocar o instrumento por conta própria, já que não há ninguém para cuidar delas.

Mesmo o professor mais irresponsável não permitirá a ocorrência de erros grosseiros de aterrissagem e posicionamento das mãos de seus alunos.

Posição correta da mão

Você precisa fazer uma reserva imediatamente: todas as informações a seguir sobre a posição da mão direita no violão ao tocar são válidas para os violonistas novatos que têm um modelo do instrumento destro sobre os joelhos (para destros handers), e não uma cópia rara da loja projetada para Paul McCartney (para canhotos).

Uma dica muito útil para este último: se você nunca aprendeu a tocar violão ou outros instrumentos musicais de cordas semelhantes com um braço da guitarra, então não cometa o erro de tentar encontrar um instrumento para canhotos ou reorganizar as cordas em um um normal. Aprenda a tocar violão (domra, balalaika, etc.) que está sempre disponível no mercado - para destros. Não importa qual mão você usa para segurar as cordas no braço da guitarra e qual mão você toca.

Em primeiro lugar, os músicos novatos precisam entender que a principal função dos dedos da mão direita é extrair sons das cordas do instrumento.... Além disso, a mão direita está envolvida no apoio ao instrumento e, na maioria dos casos, define o andamento e o ritmo da execução da música.

Mas isso não é tudo. Vamos listar outras possibilidades da mão direita e seus dedos.

Simulação de percussão:

  • técnica de golpe no deck superior ou sobreposição especial (golpeador), comum entre guitarristas flamencos;
  • vários "plugs", consistindo no abafamento artificial de cordas sonoras, de onde se imita um clique, que lembra o sopro de escovas ou bongôs;
  • um golpe com a base da mão no convés acima das cordas, imitando um bumbo ("bumbo") de uma bateria, é usado no estilo de dedo;
  • Toque nas cordas de registro inferior para criar um som de chimbal (também usado principalmente por guitarristas acústicos de cordas de metal).

E também os dedos da mão direita podem segurar as cordas e simultaneamente extrair sons delas (por exemplo, a técnica de harmônicos artificiais e tapping).

Para que a mão direita trabalhe de forma livre e confortável, é muito importante aprender como posicionar corretamente a mão, o pulso e os dedos no instrumento.

Para um violão, posicione sua mão direita da seguinte maneira.

  1. Sentado com o violão na posição clássica (o corpo do violão repousa sobre o quadril esquerdo, o cabeçote fica na altura do ombro esquerdo, o plano do deck de instrumentos é perpendicular ao chão, o aluno senta-se ereto, os ombros estão abaixados e relaxados) abaixe a mão direita ao longo do corpo e relaxe. Nesse caso, o lado externo da mão está voltado para o lado.
  2. Dobre a mão sem tensão excessiva para que os dedos, estando juntos, tomem com suas duas últimas falanges uma posição paralela em relação ao solo. O polegar ainda está reto para baixo e forma uma cruz com o resto dos dedos.
  3. Sem mudar a posição da mão em relação ao antebraço, transferimos a mão, dobrando-a no cotovelo e levantando-a às custas da articulação do ombro (enquanto os próprios ombros permanecem na mesma posição) para a parte mais convexa do corpo da guitarra.
  4. O antebraço repousa sobre a costela do corpo, formada pela junção da tampo superior com a parede lateral, cerca de 5 a 8 cm abaixo do cotovelo, o que depende das características anatômicas do violonista.
  5. A escova em estado semicircular deve estar na área do orifício do ressonador.
  6. Coloque os dedos nas cordas: o polegar (denotado por "P") à 6ª corda, o dedo indicador ("i") à 3ª, do meio ("m") à 2ª, anel ("a") à 1- NS. O dedo mínimo não participa da brincadeira, por isso pode ser esticado um pouco para não atrapalhar os outros dedos, não tocar nas cordas.

Depois de colocar a mão direita e os dedos nas cordas é necessário verificar a posição correta de todos os elementos da mão e corrigir os erros:

  • as direções da mão e do antebraço coincidem - eles estão na mesma linha reta;
  • a mão tem formato arredondado, semelhante ao que se vê ao imaginar que há uma pequena maçã entre a palma e os fios;
  • a junta do punho é dobrada para fora, e não para dentro - em direção ao convés (um erro grosseiro de iniciantes);
  • o polegar está ligeiramente à frente da linha do dedo indicador, o que é especialmente visível do lado de um músico novato - se este não for o caso, a situação pode ser corrigida por um pouco mais arredondamento da mão e dobra dos dedos (Eu sou um).

Todos os erros de posicionamento da mão e dos dedos devem ser eliminados imediatamente, e então todo o processo deve ser repetido várias vezes desde o início, ou seja, desde o momento em que a mão é abaixada até a posição inicial e seu relaxamento completo.

Além disso, deve-se lembrar com firmeza que os músculos da mão direita devem estar sempre relaxados, e os dedos tensos apenas no momento da produção do som, após o que devem relaxar novamente, pelo menos por uma fração de segundo.

Nesse caso, a fadiga durante o jogo praticamente não ocorre.

Modos de jogo

Para iniciantes, as principais formas de jogar com a mão direita são as seguintes.

  • Tocando arpejos em cordas abertas. Aqui você precisa aprender a tocar as cordas livremente, aprendendo ao longo do caminho os principais métodos de produção sonora: apoyando e tirando.
  • Produção de som alternada em uma ou mais cordas com dedos diferentes. Você também precisa começar com cordas abertas.
  • Técnica de tocar o polegar: separe dos outros dedos, junto com o indicador, junto com dois, com três.
  • Tocando harmonia (acordes): polegar, indicador, todos os dedos.
  • Estudo de tipos simples de ritmo (acompanhamento) para estudar acordes.

Exercícios

Existem diferentes padrões de execução para arpejos. Recomenda-se jogar na seguinte ordem:

  1. arpejo misto: P-i-m-a-m-i (o polegar toca a 6ª corda com apoyando, o dedo indicador toca o 3º tirando, o dedo médio toca o 2º tirando, o dedo anular toca o 1º tirando);
  2. para cima: P-i-m-a (baixo - apoyando, outros - tyrando);
  3. para baixo: P-a-m-i (tudo está apoyando).

Para produção de som variável em uma corda, use os seguintes esquemas:

  1. i-m-i-m;
  2. m-a-m-a;
  3. m-i-m-i;
  4. a-m-a-m;
  5. imam.

Para um jogo de acordes, escolha iniciar o esquema de batalha: derrube por 4 pontos. Estude golpes claros apenas com o polegar, depois com o dedo indicador e simultaneamente com todos os dedos das quatro cordas: 6º, 3º, 2º e 1º dedos P, i, m, a, respectivamente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa