Afinando uma guitarra na afinação Drop C

Além da afinação padrão do violão, os músicos usam suas formas alternativas. Existem muitas afinações de guitarra que mudam a tonalidade e a extensão do instrumento. Cada afinação, incluindo o Drop C, tem sua própria singularidade.

Peculiaridades
Drop C é mais frequentemente usado para adicionar "peso" ao som. Durante a afinação, as cinco cordas - da primeira à quinta - são abaixadas em um tom em relação à afinação clássica. E a sexta corda é abaixada 2 tons (de E para C).
A vantagem é que essa afinação torna mais fácil tocar power chords na música rock.
É por isso que a afinação Drop C encontrou sua maior popularidade entre os roqueiros. Muito provavelmente, ele foi inventado por eles.
Para comparação:
- afinação de guitarra padrão: EADGBE (mi-la-re-sol-si-mi);
- Afinação de soltar C: CGCFAD (do-sol-do-fa-la-re).

Medidor de corda
A diferença entre a afinação Drop C e o padrão não termina com o som. Para obter um som de alta qualidade, na guitarra, você precisa alterar o conjunto de cordas para outras mais grossas e mais fortes. Abaixar a afinação tende a enfraquecê-los, o que pode tornar o toque de guitarra muito mais difícil e distorcer a clareza do som.
Para escolher as cordas certas com a espessura necessária, você deve prestar atenção aos parâmetros do próprio instrumento e seu conjunto de cordas.
Escala
A escala do violão afeta a flexibilidade e elasticidade das cordas. Quanto maior for, mais tensão cria. Portanto, com o aumento do comprimento da escala, a espessura do conjunto de cordas também aumenta.

Espessura da corda
Conjuntos de cordas finas não conseguem lidar com a tração da queda C. No entanto, o uso de grossos tem várias desvantagens. A amplitude das vibrações é reduzida devido à forte tensão, o que resulta em um som magro, apesar da capacidade de tocar riffs de rock com facilidade usando power chords.
Vários kits
Existem cordas com e sem tranças. Existem conjuntos em que a terceira corda também é trançada, como o baixo.
Este kit não é adequado para a afinação Drop C, pois na afinação rebaixada, a ausência de uma trança melhora o som.

Diferença de calibre
O calibre é medido em polegadas. Na maioria das vezes, os conjuntos escrevem a espessura da primeira e da sexta strings com um hífen. Existem conjuntos em que o calibre é indicado separadamente para cada elemento.
Kits padrão e não padrão são produzidos. Em conjuntos padrão, o calibre é mais equilibrado. São eles: 8-38, 9-42, 10-46, 11-50, 12-54.
Os conjuntos fora do padrão têm algumas "irregularidades". Estes incluem 9-46, 10-52, 10-60, 11-54, 12-60. Os números indicam o tamanho em milésimos de polegada (ou seja, 8 é 0,008 polegadas, 38 é 0,038 polegadas e assim por diante).
Kits personalizados são mais adequados para qualquer ajuste personalizado. mas Os kits padrão 10-46 e superiores são capazes de suportar a tensão de ajuste Drop C.

Kits estendidos
Para guitarras com escala aumentada, conjuntos especiais foram criados: 12-68, 13-72. Eles também são usados para instrumentos padrão, mas em uma configuração baixa.
Para não deformar o violão, vale a pena considerar algumas nuances.
- Se você não pode ajustar o valor da escala, você pode substituir a ponte da guitarra. Ao trocar a ponte, deve-se ter em mente que esses dispositivos são "grossos" e "finos". Você precisa medir o diâmetro da parte que já está no violão.
- Cordas grossas podem não caber na ponte ou nos afinadores. Às vezes, mudar a ponte e enfiar as cravelhas pode ajudar. No entanto, você não deve se envolver em apresentações amadoras, pois existe o risco de estragar o instrumento como um todo.
- Usar cordas grossas pode destruir a porca do violão. Como padrão, é fresado com uma espessura de 10-46. No entanto, você pode furar a porca para evitar que o instrumento entorte durante a execução.
Você pode costurar a noz manualmente usando um conjunto de limas.
É melhor entrar em contato com um especialista, pois o processamento impróprio tornará a peça inutilizável.
As porcas são feitas de plástico. Portanto, é melhor trocá-los por outros mais duráveis de madeira ou osso, para que os fios não pressionem o material, não caiam abaixo do nível definido.

Kits de combinação
Para a afinação Drop C, há um diagrama dos kits correspondentes. Claro, esta é uma informação média. Pode haver outras opções também.
- 10-60 - é preferível usar cordas trançadas, pois são mais elásticas, portanto suportam altas tensões.
- 11-52 é uma opção válida, mas podem surgir problemas devido à fraca tensão.
- 11-54 - média tensão balanceada.
- 11-56 é o conjunto ideal, uma vez que a 6ª corda neste conjunto é mais grossa do que a anterior (pode suportar forte tensão).
- 12-54 - o uso deste kit é bastante aceitável. No entanto, pode ser difícil tocar partes rítmicas. Menos tensão fará com que sua guitarra soe mais silenciosa.
- 12-60 é a melhor escolha para tocar riffs de rock.
É importante lembrar que é quase impossível encontrar a opção perfeita na primeira vez. Afinal, é preciso prática para "sentir" as vantagens e desvantagens de um determinado conjunto.

Como afinar sua guitarra?
Você pode reconstruir a guitarra para a afinação Drop C começando pelo padrão. Existem várias maneiras.
A maneira mais rápida de afinar sua guitarra é usar um afinador cromático de guitarra. Para fazer isso, você pode colocar o afinador no modo automático e começar a enfraquecer cada corda individualmente até que o caractere desejado seja exibido no visor. Para o primeiro será Ré, o segundo - Lá, o terceiro - Fá, o quarto - Dó, o quinto - Sol, o sexto - Dó. O próprio afinador determinará a oitava desejada.
Você pode reconstruir o violão, começando com a afinação padrão, da seguinte maneira.
- Puxe a 5ª corda enquanto a segura na terceira casa.
- Puxe a 6ª corda sem apertar.
- Afine a sexta em consonância com a quinta. Deve-se ter em mente que os sons obtidos são diferentes em oitavas (a sexta está uma oitava abaixo). Mas eles ainda vão se fundir em um. Isso será perceptível a um ouvido treinado.
- Afine a 5ª, contando com a 2ª casa da 4ª corda.
- Todas as outras cordas são afinadas umas em relação às outras na terceira casa.

Você pode configurar a acústica no Drop C da mesma forma que para uma guitarra elétrica. No entanto, o som se deteriorará acentuadamente com isso. Os riffs de guitarra elétrica são muito "difíceis" para a acústica. Afinal, um violão é significativamente diferente de um elétrico. A espessura das cordas, o tamanho do corpo e os materiais de fabricação variam.
Mas se você realmente deseja alterar o som da acústica, existe uma maneira mais suave. Você pode usar um capo. Essa pinça muda a tensão nas cordas e também muda a tonalidade. Nesse caso, você não precisa realizar nenhuma ação adicional. Basta fixar o capo no traste desejado e curtir o novo som.
Para obter um som único, você não precisa ter medo de experimentar. Afinal, é o desejo pelo novo que cria uma fonte inesgotável de ideias.
Para obter mais informações sobre como afinar sua guitarra na afinação Drop C, veja o vídeo a seguir.