Como tocar violão

Tudo sobre o estilo dos dedos

Tudo sobre o estilo dos dedos
Contente
  1. O que é isso?
  2. Técnicas de jogo
  3. Como você aprende a jogar?
  4. Dicas para iniciantes

O estilo de dedo é um estilo bastante comum de tocar guitarra, muito popular entre os músicos. É muito difícil de dominar, não só para iniciantes, mas também para guitarristas profissionais com vasta experiência. Você pode descobrir abaixo o que é o estilo de dedo, quais são suas características, por que é difícil.

O que é isso?

Fingerstyle é um dos estilos de tocar guitarra, que implica na condução de várias partes ao mesmo tempo por um único músico - solo, ritmo, baixo e até mesmo percussão. Assim, o estilo de tocar permite que você execute tanto o acompanhamento quanto a melodia ao mesmo tempo, o que possibilita revelar plenamente todo o potencial do instrumento, mostrar sua versatilidade.

Ele apareceu no final do século 19, mas tornou-se especialmente popular na atualidade.

Comparado a outros estilos de tocar guitarra, o estilo dos dedos é uma das técnicas mais difíceis de dominar., já que um músico em processo de tocar deve aprender a conduzir partes melódicas, contrabaixo e, ao mesmo tempo, percussão. Isso é desafiador não apenas para um músico iniciante, mas também para um intérprete que já possui uma vasta experiência em tocar violão, por exemplo, no estilo clássico.

Muitos nomes famosos da história musical estão associados ao estilo dos dedos, incluindo Don Ross, Eric Mongrain, Evan Dobson, Don Ross, Anthony Dufour, Tommy Emmanuel, Chet Atkins, Andy McKee e outros. Todos esses performers contribuíram muito para a disseminação e o desenvolvimento do estilo de dedo.

Técnicas de jogo

O Fingerstyle tem várias técnicas próprias. Falaremos sobre eles a seguir.

Fingerpiking

Essa técnica, que deu nome ao estilo como um todo, envolve tocar as partes do baixo com o polegar da mão direita, enquanto os outros dedos são responsáveis ​​por conduzir a melodia em cordas agudas.

Travispeaking

Esta técnica de execução é mais frequentemente usada ao tocar guitarra (principalmente acústica). Como no primeiro caso, a parte do baixo é tocada com o polegar da mão direita, no entanto, não apenas as melodias, mas também os acordes (acompanhamento) são reproduzidos nas cordas altas.

Percussão

Deve-se notar que as técnicas de execução acima há muito tempo estão entrelaçadas em um único estilo chamado "estilo de dedo", adicionando aqui também efeitos de percussão. Percussão no violão significa batidas leves em um ou outro componente do violão: no braço, caixa de ressonância, laterais, cordas abafadas. Isso produz sons que simulam percussão.

As técnicas de percussão ajudam a dar à composição executada uma cor espetacular e um ritmo especial

Vale a pena prestar muita atenção aos métodos de produção dos sons de percussão, que também possuem nomes e características próprias.

  • Kik. O próprio nome significa literalmente um som aborrecido e baixo. É reproduzido batendo na parte interna da base do pulso em um local localizado logo acima do orifício do ressonador. O resultado é um som que lembra o de um bombo.
  • Snair. Se traduzido literalmente do inglês, então esse é o nome da caixa - caixa. Este som é reproduzido batendo na escala no deck da guitarra logo abaixo das cordas. O som é bastante claro e claro.
  • Oi chapéu. O nome desta batida também está intimamente relacionado ao kit de bateria: um de seus elementos - um prato duplo - leva o mesmo nome. Para obter um som semelhante em uma guitarra, você precisa pressionar firme e nitidamente as cordas contra o braço da guitarra, batendo levemente com o dedo.

Como você aprende a jogar?

Se você está começando a aprender a tocar violão clássico do zero, então dominar o estilo dos dedos é melhor adiar para depois, já que esse estilo é um dos mais difíceis de dominar.

Se você tem certas habilidades em tocar violão clássico, também pode prosseguir para dominar esse estilo. Mas vale a pena considerar que o treinamento exigirá muito tempo e perseverança, mesmo de quem toca violão com maestria.

Você pode começar com tutoriais em vídeo. Além disso, vale a pena consultar a literatura, incluindo vários manuais de auto-instrução e não só. Portanto, a partir da literatura, você pode recomendar os seguintes livros:

  • Tutorial de guitarra de Frederick Node;
  • Antologia de Guitarra Acústica Americana.

No processo de aprendizagem, a teoria deve ser fortalecida pela prática, ou seja, para a realização dos exercícios recomendados sobre a técnica de tocar, principalmente aqueles relacionados à percussão. Mais sobre isso abaixo.

O primeiro passo é começar com um padrão de ritmo básico que inclui apenas bumbo e snair. É melhor praticar a contagem e, para isso, será correto recorrer ao auxílio de um metrônomo.

Tendo dominado o primeiro estágio, você pode passar para o próximo. Diversifique o padrão de ritmo introduzindo duas terceiras batidas consecutivas de oitavas. Novamente, você não precisa se esquecer de contar para manter o ritmo.

O terceiro exercício é para torná-lo mais difícil para você, adicionando batidas de chimbal entre o bumbo e a snair. Para fazer isso, você já precisa usar as duas mãos.

Avançar, acostumando-se a usar as duas mãos ao mesmo tempo, você precisa aprender a usar o chute e o chimbal ao mesmo tempo. Depois disso, adicione tocando com o polegar direito na 5ª e 6ª cordas, incorporando assim a parte do baixo ao exercício.

No estágio final, onde o mais difícil aguarda o aprendiz do músico, é necessário executar três partes diferentes ao mesmo tempo, incluindo a melodia, o baixo e a linha de percussão.

Dicas para iniciantes

Antes de passar para o estilo dos dedos, familiarize-se com os truques mais básicos de tocar violão clássico. Aprenda o básico, incluindo afinação de instrumentos, combate básico, força bruta e muito mais. Preste atenção no encaixe correto, bem como na posição do violão. Isso também precisa ser resolvido para facilitar os esforços nas costas e nos braços, tornando o processo do jogo mais agradável. Domine a escolha.

Ao aprimorar a percussão ou qualquer outra técnica, tente trazer seus movimentos ao automatismo completo. Não corra atrás da velocidade - ao executar uma composição musical, o importante papel é desempenhado não tanto pela velocidade do músico quanto pela qualidade de sua execução. A melhor opção é começar em um ritmo mais lento e continuar em um aumento gradual de acordo com sua capacidade.

Também é importante mencionar o uso do metrônomo durante os exercícios. Será útil não só para iniciantes, mas também para músicos experientes, pois é este acessório que contribuirá para a observância do ritmo exato máximo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa