Como tocar violão

Afinação Drop D e Double Drop-D de guitarra

Afinação Drop D e Double Drop-D de guitarra
Contente
  1. O que significa afinação de guitarra?
  2. Quais cordas são necessárias?
  3. Como afinar sua guitarra?

O violão de seis cordas é classicamente afinado na chamada afinação espanhola, em que 4 cordas abertas de seis constituem uma consonância em Mi menor, ou seja, um acorde com os sons de Mi (E), Sol (Sol) e Si (B). Toda a afinação tem a seguinte forma de conjunto de sons, se você começar com a sexta corda mais grossa: EADGBE... A quinta corda é afinada ao som de A (A), e a quarta corda é afinada ao D (D). Assim, entre as 6ª e 1ª cordas abertas, emitindo as notas E da oitava maior e da primeira oitava, respectivamente, o alcance do som é de 2 oitavas.

Não é incomum que a afinação padrão de um violão de seis cordas seja alterada para um grave ou, inversamente, agudo. Configurações reduzidas não padrão incluem afinações de guitarra Drop D e Double Drop-D.

O que significa afinação de guitarra?

A afinação de qualquer instrumento musical de cordas, incluindo um violão, significa a afinação padrão de todas as suas cordas abertas para uma certa frequência de vibração (Nota). A afinação padrão de um violão de seis cordas é EADGBE.

Mudar a afinação de até mesmo uma corda da guitarra leva ao status de uma afinação de instrumento fora do padrão.

Em uma afinação de guitarra chamada Drop D, a sexta corda é alterada. Ele cai 1 tom em um som Re (D) de oitava grande.... Todos os outros permanecem no cenário clássico. O esquema de ajuste assume uma forma ligeiramente diferente: DADGBE.

Abaixar o tom dos sons é uma ação forçada do guitarrista, ou sua iniciativa pessoal no sentido de tornar o som do instrumento mais "pesado", relevante ao tocar melodias de rock ou acompanhamento (especialmente em uma guitarra elétrica). Exemplos de reestruturação forçada em caixa baixa:

  • execução de composições escritas por compositores para esta afinação de guitarra em particular;
  • a necessidade de se encaixar na faixa da peça original ao processá-la para violão;
  • nos casos em que é mais conveniente tocar power chords em uma guitarra elétrica.

Aqui está a localização de alguns quintos acordes no braço da guitarra na afinação Drop D:

Afinação de guitarra Double Drop-D (Double Drop D) implica a diminuição de 1 tom não apenas na sexta, mas também na primeira corda. Nesse caso, a configuração é semelhante a esta: DADGBD... O som do instrumento fica ainda mais “pesado” do que no Drop D, por isso essa afinação é muito comum entre guitarristas de bandas de hard rock.

Quais cordas são necessárias?

Existem outras guitarras com afinação. O mais comum deles é Drop C, em que a 6ª corda é abaixada 2 tons da afinação clássica, e todas as outras - por 1 tom: CGCFAD... Mas, neste caso, é necessário mudar o conjunto do acessório de corda para uma bitola mais grossa, caso contrário, bater em selas de metal e deteriorar a qualidade do som em geral é possível. Basicamente, essa afinação é feita em violões com cordas de metal e guitarras elétricas, cujos donos praticam tocar rock em diferentes estilos. E se o violão tem um conjunto de "oito" ou "nove", então é melhor colocar "dez" pelo menos.

Calibre "dez" significa a espessura da primeira corda (mais fina) em um milésimo de polegada (0,010 "). Todos os outros também cabem no calibre mais grosso.

Para as afinações consideradas Drop D e Double Drop-D, nas quais a 6ª e a 1ª cordas são abaixadas em apenas 1 tom, a substituição do conjunto padrão na maioria dos casos não será necessária.... É considerado aceitável diminuir ou aumentar o tom dentro de um tom. Esta ação não causará nenhum dano à guitarra ou ao som.

Mas se o guitarrista usar um conjunto fino (até um "nove"), então com uma afinação Double Drop-D, será mais conveniente substituir a primeira corda pelo elemento correspondente do conjunto "dez" ou colocar outra segunda string do mesmo conjunto (ou seja, "oitos" ou "noves") no lugar da primeira. Sua tensão do padrão (Si de uma pequena oitava) à nota de Ré da primeira oitava será de 1,5 tons, o que é totalmente compensado pelo enfraquecimento simultâneo da tensão da sexta corda do som de Mi ao Ré de a grande oitava. Mesmo para o braço de um violão clássico, tal reestruturação não criará nada de sério.

Como afinar sua guitarra?

Quanto a afinar a guitarra em afinação Drop D ou Double Drop-D, isso não é difícil mesmo para um iniciante se ele tiver um afinador de guitarra. Mesmo que a função do afinador afete apenas a afinação padrão da guitarra, o algoritmo de afinação para Drop D é o seguinte:

  1. todas as cordas estão afinadas no modo clássico: EADGBE;
  2. então a sexta corda deve ser enfraquecida e, fixando-a na segunda casa, torcendo a cavilha correspondente, reconstrua-a ao som E (Mi), que para uma corda aberta será igual à nota Pe (D).

Se você precisar obter uma afinação Double Drop-D para a sexta corda, as ações correspondem às anteriores. E a primeira corda é afinada com a nota Ré da primeira oitava da seguinte maneira (da afinação padrão):

  1. a primeira corda é enfraquecida por algumas voltas da cravelha;
  2. a segunda corda é pressionada na 3ª casa;
  3. torcendo o pino da primeira corda, eles alcançam o mesmo som com a segunda corda pressionada na 3ª casa (nesta casa, a segunda corda soa como a nota Ré da primeira oitava).

Como você pode ver, a primeira corda com o afinador afinado de acordo com o padrão deve ser reajustada de ouvido ao longo da segunda corda. Para um iniciante, isso pode ser uma tarefa difícil, por isso é melhor para ele estocar um afinador cromático, que até mesmo captura automaticamente o som verdadeiro. É necessário afinar de acordo com as designações adotadas em um determinado modelo de sintonizador, o que está indicado nas instruções de uso. As designações de nota permanecem inalteradas:

  • C - antes;
  • D - Re;
  • E - Mi;
  • F - Fa;
  • G - sal;
  • A - A;
  • B - C.

As designações correspondentes dos sinais de alteração são adicionadas aos sons alterados:

  • sustenido (elevando o som claro em um semitom) - # (C #, D # e assim por diante);
  • bemol (diminuindo o som puro em um semitom) - b (por exemplo, Eb, Bb).

As oitavas nos monitores do sintonizador são freqüentemente indicadas com algarismos arábicos. Os seguintes números são relevantes para a guitarra:

  • oitava grande - 2 (por exemplo, a sexta corda aberta é indicada no monitor do afinador como E2);
  • oitava menor - 3 (a segunda corda aberta é designada B3);
  • a primeira oitava é 4 (a primeira corda aberta é E4).

Se não houver sintonizadores disponíveis e nenhum programa em um PC ou smartphone, então você pode afinar a guitarra para qualquer outro instrumento musical afinado: piano, acordeão de botões, trompete, outra guitarra... No entanto, isso requer uma experiência de audição e ajuste bem desenvolvida. Para um novato, tal processo pode acabar sendo uma tarefa impossível, portanto, a configuração da ferramenta deve receber atenção no treinamento primeiro. E não só por meio eletrônico, mas também de ouvido.

É imperativo saber o verdadeiro som da afinação do violão clássico de seis cordas e seus tipos fora do padrão.

Um sistema de cordas de guitarra padrão tem o seguinte som nas notas:

  • №6 (o mais espesso) - E da oitava grande (mais b. O.);
  • No. 5 - La b. O .;
  • № 4 - Ré de oitava pequena (m. O.);
  • No. 3 - Sal m. O.;
  • No. 2 - Si m. O.;
  • №1 (mais fino) - E da primeira oitava.

E nas configurações descritas (Drop D e Double Drop-D), a sexta corda soa como um D de uma grande oitava, e a primeira corda soa como um D da primeira oitava. Ao mesmo tempo, o verdadeiro som do violão é uma oitava mais baixo do que o gravado no texto musical. Isso sempre deve ser lembrado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa