Furão doméstico

Quanto tempo vivem os furões?

Quanto tempo vivem os furões?
Contente
  1. Expectativa de vida na natureza
  2. Quanto tempo eles moram em casa?
  3. O que afeta a expectativa de vida?
  4. Como cuidar e manter adequadamente?

Os furões são pequenos carnívoros, pertencentes à família das doninhas. Muitos os conhecem como visitantes intrusivos e indesejados das famílias rurais. Existem várias espécies principais desses animais: estepe, furão americano e honorik.

Expectativa de vida na natureza

O furão da estepe (freqüentemente chamado de claro ou branco) é uma espécie bastante grande. Ele cresce até 53-55 cm de comprimento e seu peso corporal não excede 2 kg. O furão americano, ou de pés pretos, é um gênero único de carnívoros norte-americanos. Ele está sob proteção e é listado no Livro Vermelho como um animal em perigo de extinção. Seu tamanho corporal é de 30–40 cm e seu peso é de 650 ga 1 kg.

A terceira espécie - honorik - é um híbrido obtido pelo acasalamento de furões da estepe e da floresta, além de visons. O furão da floresta é considerado domesticado, o que costuma ser chamado de comum, escuro ou preto. O tamanho de seu corpo pode ser de até 50 cm, e seu peso - de até 1,6 kg. Os animais são predadores noturnos, raramente cavam buracos, pois muitas vezes ocupam as moradias de outros animais.

O tempo de vida dos furões não é muito longo, pois na natureza muitos perigos os aguardam: predadores maiores, doenças, vários ferimentos, cortes. Além disso, os animais nem sempre recebem comida suficiente.

Portanto, em condições naturais vivem apenas 2 a 4 anos, às vezes chegando aos 5 anos.

Quanto tempo eles moram em casa?

Os proprietários protegem seus animais de estimação de vários fatores adversos e, com bons cuidados, a expectativa de vida dos animais domésticos é muito maior.

Em média, a idade de um animal em cativeiro pode chegar a 6 a 10 anos e, em casos raros, esse número sobe para 14 anos e até 17.

Animais de estimação podem atingir essa idade somente com cuidados adequados, alimentação adequada, bem como com cuidados veterinários sistemáticos. Já houve casos de furões que vivem até 18 anos de idade.

Os furões devem ser esterilizados. O procedimento é necessário após 6-8 meses a partir da data de nascimento. O macho esterilizado não estará no cio e as fêmeas não estarão no cio. O cio nos homens começa aproximadamente aos 5–8 meses e dura cerca de seis meses. Essas datas podem ser alteradas.

Durante este período, os machos apresentam uma característica distintiva: possuem um odor desagradável. Os furões também têm mudanças comportamentais. Eles se tornam agressivos e inquietos e começam a marcar território. A estrutura da pelagem se transforma: parece suja e grudada, pode ficar rala. Aparecem várias doenças dos órgãos internos, que podem levar à morte de um animal de estimação.

Uma característica distintiva das fêmeas é que o estro não para quando o acasalamento é privado. Pode durar vários meses, o que leva à deterioração da imunidade. Se não for tratado, o animal morrerá. Após a esterilização, o comportamento dos animais muda: eles ficam calmos e não agressivos. Está comprovado que em animais que não tiveram prole, a esterilização leva ao aumento da expectativa de vida.

O que afeta a expectativa de vida?

A hereditariedade desempenha um papel importante na vida de um animal de estimação. Nesse sentido, ao adquirir um furão, deve-se perguntar ao proprietário sobre a saúde dos pais do animal. Fornecer condições de alojamento adequadas pode prolongar significativamente a vida do animal de estimação.

Portanto, para aumentar a vida útil dos furões, grande atenção deve ser dada à sua nutrição. O corpo do animal não aceita bem os alimentos vegetais. A base da dieta deve incluir miudezas, peixes (desossados), carne crua. Os produtos não devem conter mais de 3% de gordura. Como uma guloseima, você pode dar um pouco de queijo cottage ou queijo. É estritamente proibido alimentar os furões com alimentos gordurosos, defumados ou fritos, doces, nozes, chocolate, farinha, produtos de panificação e confeitaria.

Em média, o animal necessita de 6 a 10 refeições ao dia, mas em pequenas porções. Isso é necessário se a maior parte da dieta do seu ferret for comida seca.... Se o furão receber produtos naturais, basta alimentá-lo 2 a 3 vezes ao dia, desde que o alimento contenha todas as substâncias necessárias: oligoelementos e vitaminas. Não devemos esquecer que se trata de um predador e deve receber mais carne e vísceras.

A água é uma das condições mais importantes para um furão viver. Certifique-se de que seu animal de estimação tenha acesso constante à água, pois os furões são propensos à desidratação.

Isso é especialmente importante ao usar ração seca. Em relação às vitaminas, sua dosagem, composição, é melhor consultar um veterinário.

A devida atenção deve ser dada à higiene. Os furões são animais extremamente limpos. Na gaiola é necessário fazer a limpeza todos os dias, limpar bem o bebedouro e o comedouro e trocar a cama. A casa deve estar sempre seca e quente.

Considere o fator psicológico: como todos os animais de estimação, um furão precisa de cuidados e carinho. Apesar dos furões dormirem muito, são animais de estimação muito curiosos e enérgicos, gostam de brincar muito com as pessoas e são muito apegados ao seu dono. Não há necessidade de gritar com o furão, mesmo que ele seja o culpado de alguma coisa: é muito estresse para ele.

É imprescindível que o animal seja vacinado. O procedimento é repetido todos os anos. Normalmente, são necessárias 3 vacinações contra as seguintes doenças:

  • raiva;
  • leptospirose;
  • praga de carnívoros.

Existem também várias vacinas para doenças comuns de furões. Seu veterinário dirá o que é necessário para seu animal de estimação.

Como cuidar e manter adequadamente?

A gaiola deve ser comprada.Para torná-lo espaçoso para o animal, seus parâmetros devem ser de no mínimo 80x80 cm, e os intervalos entre as hastes não devem ser maiores que 3-6 cm, porque os furões são ágeis e enérgicos. A gaiola deve conter uma tigela com água, uma casa (não pode ser de vidro ou plástico), um comedouro, uma bandeja. E também a gaiola deve ser equipada com vários simuladores: escadas, tubos de escalada, plataformas, redes, postes de arranhadura. É melhor se a gaiola tiver vários andares.

Você pode abrir a gaiola e soltar o furão somente após a adaptação às novas condições. As caminhadas devem durar aproximadamente 2 a 4 horas. Antes disso, você precisa remover todas as coisas, especialmente as pequenas, caso contrário, um amigo inteligente e ágil esconderá tudo.

Quando o furão crescer, será possível não fechar a gaiola, se o dono da casa, para que o animal se mova com facilidade, possa correr e pregar peças. O animal definitivamente precisa de movimento. Ele constantemente quer estudar algo, subir em lugares diferentes e se esconder lá. Se o furão ficar em uma gaiola dia e noite, isso afetará gravemente o estado de seu corpo e a longevidade.

Em dias quentes, é aconselhável levar seu animal para um passeio ao ar livre. Isso só é permitido para adultos vacinados. Isso pode ser feito no inverno, o principal é que não há muita neve e o frio intenso. É necessária uma trela especial para caminhar.

É necessário prestar atenção especial ao local de dormir do furão. Deve ser silencioso e sem sol. Uma toalha felpuda ou uma bicicleta que não esteja mais usando pode ser usada como roupa de cama.

Ao deixar seu furão em casa, é melhor fechá-lo em uma gaiola.

Os furões adoram fazer tratamentos com água, mas após o banho apresentam um cheiro pungente característico mais pronunciado. Por isso, os animais de estimação devem ser banhados assim que o pêlo ficar sujo. O banho pode ser feito em uma banheira ou chuveiro não muito quente. Ao tomar banho, use um shampoo especial para animais. Certifique-se de cortar as unhas do seu animal todos os meses. Isso deve ser feito com muito cuidado para que o animal não se machuque.

O furão deve limpar as orelhas uma vez por mês. O procedimento deve ser realizado com gotas ou óleo especialmente projetado para isso. Uma certa quantidade do produto é injetada no ouvido e, em seguida, a sujeira é removida com um cotonete. A limpeza dos ouvidos deve ser feita com cuidado para não deformar o aparelho auditivo. No final do procedimento, você precisa limpar o ouvido com um pano macio.

Por cerca de 2 semanas (o tempo pode variar ligeiramente), os animais passam por períodos de muda na primavera e no outono. Neste momento, você precisa começar a pentear a lã velha. O furão não deve ser lambido, pois isso fará com que o estômago fique cheio de pelos. Para evitar problemas, é aconselhável dar ao animal uma pasta especial destinada à remoção da lã. E é preciso adicionar vitaminas à dieta, já que nessa época a imunidade dos furões está muito enfraquecida.

Para informações sobre como cuidar e manter os furões em um apartamento, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa