Furão doméstico

Gaiolas de furão: características, seleção e criação

Gaiolas de furão: características, seleção e criação
Contente
  1. Características de design
  2. Como escolher?
  3. Como fazer e equipar?
  4. Exemplos interessantes

Os furões são considerados os animais mais engraçados, por isso podem ser encontrados como animais de estimação favoritos em muitas casas e apartamentos. Uma vez que este roedor exótico é muito curioso e móvel, não deve ser deixado sozinho na sala. Para manter os animais, os proprietários devem comprar gaiolas prontas ou fazer por conta própria com materiais de sucata.

Características de design

Uma gaiola para furões não deve servir apenas como um porto seguro, mas também um lugar confortável para dormir e se retirar. Uma vez que este desenho funcionará como um local permanente para a guarda do animal, deve ser escolhido levando-se em consideração vários parâmetros, entre os quais tamanho, desenho, preço e qualidade desempenham um papel fundamental. Além disso, a gaiola deve atender a certos parâmetros.

  • Seja espaçoso. Os furões tendem a ser ativos e, ao contrário de outras espécies de roedores, não gostam de ficar sentados no mesmo lugar. Portanto, eles devem ser fornecidos com espaço livre e, adicionalmente, equipados com alojamentos com diversos "simuladores" e áreas de lazer. Na maioria das vezes, contêineres com areia, sacos de trapos, redes, estacas e tubos especiais são instalados nas gaiolas. Além disso, é desejável fazer ou comprar células de dois níveis com prateleiras. Se não houver espaço suficiente nos animais, pode ocorrer atrofia muscular.
  • Tem pequenas lacunas entre grades... Os furões conseguem sair mesmo através da abertura mais fina, portanto, a distância ideal entre as grades é de 2-3 cm. A malha é melhor escolhida não de plástico, mas de metal.
  • Tem a capacidade de coletar e desmontar rapidamente. Você pode, é claro, usar um modelo estacionário de gaiola, mas se você tiver que se mudar para outro local de residência, haverá problemas de transporte, por isso é necessário um transformador para manter os animais.
  • Seja fácil de operar e limpar. É preferível dar preferência a estruturas com palete sobre rodas. São muito mais fáceis de transportar durante a limpeza do apartamento e a palete evitará que o enchimento se espalhe pela divisão. Hoje, existem muitas opções de paletes à venda, que são equipadas com clipes especiais e são retiradas rapidamente.

Dimensões (editar)

A fim de criar condições de vida confortáveis ​​para os furões, sua casa deve ser espaçosa. A gaiola deve ser grande. Estruturas com dimensões inferiores a 91x63x100 cm não são adequadas para manter este tipo de roedor. A opção ideal são gaiolas espaçosas de vários andares, esses modelos de vários níveis permitirão que você equipar sua casa com todos os acessórios necessários, e o furão pode correr e brincar livremente nelas.

Formulários

Um grande papel na fabricação de uma gaiola para furões é desempenhado pela escolha de sua forma. Por ser um dos atributos importantes da vida cotidiana do animal, esse design deve ser não apenas bonito, original, mas também confortável. Os especialistas recomendam a instalação de gaiolas quadradas e retangulares para roedores. Este projeto se encaixa perfeitamente em qualquer projeto de sala e permitirá que você distribua racionalmente o espaço da gaiola em áreas de recreação e jogos.

Materiais (editar)

Na natureza, os furões vivem em tocas, preferindo as zonas de estepe, portanto, mantê-los em casa requer um alojamento confortável equipado com escadas tubulares para correr e uma cama macia para dormir. As gaiolas que são vendidas prontas geralmente são feitas de metal e plástico. Se os proprietários decidissem fazer uma casa com as próprias mãos, então deve-se dar preferência a materiais como compensado, madeira e acrílico.

A própria estrutura deve ser adicionalmente revestida com uma malha de metal e isolada com espuma de borracha ou uma lona grossa. Também existem opções para fazer gaiolas com cestos de vime e caixas de papelão.

Claro, as estruturas acabadas adquiridas são de alta qualidade, mas se você colocar um pouco de esforço e habilidade, poderá montá-las você mesmo, a partir de materiais de sucata.

Como escolher?

Antes de começar um furão, você precisa considerar cuidadosamente a localização de sua casa e decidir sobre o tipo apropriado de gaiola. Uma vez que os projetos vêm em modelos diferentes, os seguintes critérios devem ser considerados ao escolhê-los:

  • estabilidade;
  • a resistência dos materiais com os quais a gaiola é feita;
  • tamanhos;
  • a presença de vários pisos;
  • qualidade das fechaduras;
  • elasticidade da malha.

Além disso, as gaiolas devem ter bandeja extraível, unidades removíveis e rodas. Isso facilitará muito os cuidados com o animal e permitirá que você limpe rapidamente.

Como fazer e equipar?

Recentemente, a maioria dos donos de ferrets prefere fazer casas para seus animais de estimação com as próprias mãos. Projetos caseiros economizam o orçamento familiar e abrem grandes oportunidades para a implementação de idéias de design. Em casa, as gaiolas geralmente são feitas de compensado. Este material se caracteriza por um preço acessível e não necessita de ferramentas especiais para montagem.

Antes de iniciar o processo criativo, é necessário criar desenhos, considerando que a casa do furão deve ter cerca de quatro cômodos separados localizados em andares diferentes. Túneis também precisarão ser instalados entre as camadas. Para tornar a habitação espaçosa, cada cômodo deve ter uma altura de até 40 cm e uma área de no mínimo 50x80 cm.

Além disso, durante a fase de projeto, é necessário levar em conta o fato de que os furões gostam de criar seu próprio pequeno armazém de alimentos, escondendo nele os restos de comida.Portanto, é importante fornecer um canto livre e um teto removível com pequenos orifícios no design da gaiola. Um ponto importante é a possibilidade de instalação de um mecanismo dobrável.

Para montar as paredes e moldura da estrutura, recomenda-se a utilização de vigas de madeira com seção transversal de até 10 cm. Eles são fixados uns aos outros por meio de parafusos autorroscantes comuns com comprimento de 3 a 5 mm. Depois que as peças forem fixadas, você precisará lixar cuidadosamente a superfície - isso protegerá o animal de ferimentos. As divisórias também podem ser feitas de compensado, mas sua espessura deve suportar o peso do roedor e ser de pelo menos 5 mm. Em seguida, o compensado é fixado à moldura, forrado com um pano forte por cima, e o piso é coberto com linóleo (isso ajudará a evitar que a madeira se molhe).

Ao decorar a fachada, você deve prestar atenção especial ao fato de que a parede posterior da estrutura é tornada não removível, já a frontal deve possuir porta dupla com trinco, o que ajudará a evitar a fuga do brincalhão. Para a confecção da fachada, as placas de contraplacado são utilizadas da mesma forma, mas são fixadas por dobradiças especiais a uma moldura pré-montada a partir de vigas. As portas também são feitas de compensado, as janelas são feitas nelas, e tudo é forrado por fora com uma forte malha de metal.

O número de portas da casa deve ser igual ao número de cômodos, cada um localizado no nível correspondente. Às vezes, são feitas aberturas nas paredes laterais, mas isso não é necessário.

As portas devem ser articuladas e ajustadas de modo que sua estrutura se encaixe perfeitamente na moldura do lado de fora. O animal de estimação vai brincar constantemente em sua casa e espalhar pequenos resíduos por toda parte. Para evitar que detritos voem para o chão ao abrir as portas, um pequeno meio-fio deve ser fornecido na parte inferior da estrutura.

Depois de feita a casa dos furões, só falta equipá-la corretamente. Para fazer isso, você deve realizar o seguinte trabalho.

  1. Em primeiro lugar, é necessário deixar uma mensagem entre os pisos, para isso são perfeitas as escadas instaladas em contraplacado ou madeira com 2 cm de espessura, devendo ser planeada a colocação de bebedouro, sanita e comedouro no piso térreo. Um pouco mais acima podem-se ter cômodos de "estar" com rede, dormitório e túneis para escalada.
  2. No primeiro nível de um dos quartos, você precisa colocar uma bandeja onde o furão irá ao banheiro. É aconselhável adquirir modelos de canto para essas finalidades, pois são mais fáceis de consertar. Tigelas e comedouros podem ser colocados na próxima sala. Eles estão firmemente fixados (aparafusados ​​com parafusos auto-roscantes). Recomenda-se comprar um comedouro de cerâmica e uma pipeta ou bebedouro de bolas.
  3. O próximo passo será o projeto da área de lazer. O canto do andar superior é perfeito para ela, você precisa colocar um pano macio ali ou costurar uma casa com uma moldura de borracha esponjosa com as próprias mãos. Ao mesmo tempo, atenção especial deve ser dada à disposição do local de dormir - se o roedor não gostar, não irá para lá.
  4. Depois disso, você pode pendurar a rede, se desejar, pode colocá-la separadamente em cada cômodo, pois o animal adora balançar. A rede é amarrada diretamente na estrutura do telhado, se houver janelas com tela, ou fixada na moldura com grampos. Em alguns casos, os furões preferem dormir em redes ao invés de berços.
  5. A última etapa será a instalação de túneis, que substituirão os visons habituais dos furões. Em suas passagens, o roedor poderá escalar, e quanto mais complexo o desenho do túnel, mais interessante será para o animal. Ao fazer essas estruturas em casa, é recomendável usar pequenas seções de tubo com um diâmetro de no máximo 110 mm. As seções do túnel são presas à gaiola com tês ou adaptadores especiais usando suportes.

Dependendo da sua imaginação, você pode criar estruturas de qualquer comprimento e forma, e se elas não couberem dentro de casa, podem ser instaladas separadamente. Nesse caso, o minilabirinto deve percorrer toda a sala e chegar à rede presa ao telhado.

No caso de as saídas do túnel estarem localizadas perto das extremidades da escada, o furão será capaz de correr em círculo e levar um estilo de vida ativo.

Exemplos interessantes

Fazer suas próprias gaiolas para furões tem uma série de vantagens, que incluem economia de dinheiro e a capacidade de criar qualquer design para o estilo de ambiente adequado. Vamos considerar os modelos mais originais.

  • Madeira com várias camadas e construção de plexiglass. Essa casa servirá como um lugar confortável para um animal viver e se encaixará perfeitamente no interior da sala. A única coisa é que o plexiglass não permite que o oxigênio passe, então você terá que fazer pequenos furos ao redor do perímetro. Neste caso, a cobertura deve ser instalada inclinada, em empena ou plana. Externamente, a estrutura pode ser decorada com galhos secos de árvores e arbustos, e o vidro pode ser pintado com padrões.
  • Gaiola em forma de fechadura. Recomenda-se fazer essa casa com blocos de madeira, compensados ​​e vinhas. Para dar originalidade ao design, vários pisos deverão ser fornecidos, cada um deles equipado com determinados acessórios. Em primeiro lugar, é preparada uma moldura a partir de vigas, é revestida com blocos de contraplacado e a montagem é completada com uma decoração de videira, é executada no exterior.

Para que a caixa seja decorada com o mesmo desenho, recomenda-se adquirir bebedouros e comedouros na cor da videira e amarrar as redes com as próprias mãos com fios grossos. Externamente, a casa pode ser decorada com lagos artificiais e canteiros de flores forrados com seixos.

Veja abaixo uma visão geral da gaiola para furões de 1,4 x 0,75 x 0,5 m.

sem comentários

Moda

a beleza

casa