Furão doméstico

Furões: características, variedades, dicas de cuidados

Furões: características, variedades, dicas de cuidados
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Cores decorativas populares
  4. Como domar?
  5. Cuidado e manutenção
  6. Críticas do proprietário

Muitos de vocês provavelmente têm ou tiveram algum tipo de animal de estimação. Todo mundo adora ter seu próprio animal de estimação, cuidar dele, brincar e apenas ter um bom amiguinho. Você já pensou no fato de que, além dos habituais gatos, cachorros, papagaios e peixes, você pode arranjar algum animal incomum, por exemplo, um furão? Para saber se vale a pena adquirir tal animal, sugerimos que você aprenda um pouco mais sobre ele.

Descrição

O furão é um mamífero de médio porte, pertence à família das doninhas e é um predador. O furão parece muito fofo como um todo: um corpo esguio e alongado, um pescoço comprido, uma cauda fofa. Na região da cauda localizam-se glândulas especiais, graças a elas é liberada uma secreção com odor característico. O tamanho do furão em comprimento pode ser de 30 a 50 cm, o peso varia de 300 ga 2 kg. Na natureza, eles vivem cerca de 3-4 anos, no caso da domesticação - até 7-8 anos.

Apesar das pequenas pernas curtas, o furão é capaz de se mover rapidamente e, com a ajuda de fortes garras, pode escalar árvores com agilidade e cavar buracos. Os furões têm uma vantagem especial no pelo. O seu constituinte principal é uma penugem grossa e crespa, clara na raiz e escura nas pontas. A pelagem fica muito melhor no outono, após a queda, tornando-se mais lisa e com mais brilho.

Eles preferem as bordas das florestas, áreas de estepe como habitat e também locais próximos a corpos d'água. Os furões costumam se instalar em tocas, escolhendo um lugar quente e aconchegante para eles. Eles não gostam de viver em taiga densa ou em áreas muito abertas. Às vezes, eles se instalam perto de casas humanas.Eles preferem manter um a um, não formando um rebanho.

Os furões são mais ativos à noite, mas podem caçar durante o dia. Por natureza, esses animais são bastante agressivos e corajosos e, em matéria de obtenção de comida, não terão medo de lutar contra predadores que excedem em muito seu tamanho. Pequenos roedores (ratazanas, hamsters, esquilos terrestres, esquilos), lagartos, pássaros e seus ovos servem como presas para eles. Os furões também gostam de comer minhocas e vários insetos. Devido às peculiaridades de sua digestão, eles não comem vegetação, e a falta de nutrientes é obtida comendo pequenos herbívoros. Em casos raros, eles podem se alimentar de carniça por algum tempo.

Apesar da coragem com que entram na luta por comida com outros predadores, alguns animais da floresta representam um perigo para eles. Os furões devem ser cautelosos com raposas, lobos e também com pássaros grandes: águias douradas e corujas. O homem também representa uma certa ameaça para esses animais. Se os furões vivem em algum lugar perto da casa de uma pessoa, em busca de belas peles, as pessoas são capazes de exterminar implacavelmente essas belezas fofas. Deve-se notar que algumas espécies de furões estão listadas no Livro Vermelho, por isso precisam ser protegidas.

Vantagens e desvantagens

Antes de começar um furão, vale a pena considerar todas as nuances associadas ao cuidado e manutenção deste belo homem fofo. Você pode ler as avaliações dos donos, consultar consultoras em pet shops, em geral, fique bem atento a esse assunto. Considere os prós de adquirir tal animal.

  • Companhia divertida... Se este animal se instalar em sua casa, você definitivamente não ficará entediado - o animal travesso e brincalhão ajudará a animá-lo com seus pulos e jogos engraçados. Além disso, é sempre agradável tomá-lo nos braços e acariciá-lo, pois ele tem um pelo tão macio e lindo.
  • Aprendizagem fácil... Fertka é uma criatura muito inteligente, então ele pode aprender alguns comandos simples. Alguns espécimes são até treináveis, o que é um benefício adicional.
  • Manutenção fácil. Cuidar de um furão não é difícil, porém, é importante lembrar que este animal se adapta rapidamente a um novo ambiente e depois de um certo tempo vai procurar territórios inexplorados para se divertir, e você precisa estar preparado para isso. Devido à flexibilidade no treinamento, não será difícil treinar o animal para o banheiro, o que facilitará muito a sua vida.
  • Coincidência em biorritmos. Tende a estabelecer o mesmo ritmo com o dono. Apesar de estar acostumado a ser noturno, não o distrairá muito com seu barulho se todos já estiverem dormindo.
  • Não há necessidade de caminhadas frequentes. Você pode manter seu animal de estimação no apartamento por um longo tempo e não se preocupe que seja hora de dar um passeio, isso economiza muito bem e é adequado para pessoas que estão constantemente com pressa para o trabalho pela manhã.
  • Compacidade. Devido ao seu tamanho, é um animal compacto, alguns até o colocam na bolsa, por isso saem com ele para passear.
  • Ajuda com roedores. Se você mora em uma casa particular e está cansado de lutar contra pequenos roedores, talvez o furão ajude a resolver esse problema, pois ele captura ratos perfeitamente.
  • Mesmo comportamento. Após a castração, ao contrário de outros animais, eles não mudam de comportamento, não começam a ficar mais letárgicos, preguiçosos, mas, pelo contrário, ficam todos iguais, alegres, alegres e sempre prontos para se divertir com você.
  • Praticamente hipoalergênico. Há uma opinião de que o cabelo dos furões é menos alergênico, ao contrário de outros animais, o que é sem dúvida uma grande vantagem para as pessoas que sofrem desta enfermidade.

Mas, apesar da imagem rosada descrita acima, existe, é claro, o outro lado da moeda. Nem tudo é tão bom quanto gostaríamos.

  • Cada animal tem seu próprio cheiro e, para os furões, é especialmente específico, desprende almíscar, por isso nem todos vão gostar.Nas próprias glândulas obtém-se um "aroma" tão forte, graças ao qual segregam um segredo para marcar o território. Mas a gente resolve essa questão: você pode castrar se for macho ou esterilizar se for fêmea, e aí o problema com o cheiro será eliminado.
  • A manutenção de um fofo como esse não é um prazer barato, você precisa gastar uma quantia decente todos os meses para criar e manter todas as condições de conforto, e nem todos podem pagar.
  • Apesar de o furão ser muito fácil de se acostumar ao banheiro, ele encontrará com a mesma facilidade e rapidez um novo lugar para si, a fim de se aliviar. Portanto, se você não tiver tempo para limpar na bandeja a tempo, pode dar uma olhada na casa em busca de "surpresas" nos lugares mais inesperados, o que não é tão agradável.
  • Os furões tendem a esconder vários objetos e coisas de que gostam, então você precisa estar preparado para o fato de que pode perder alguns grampos de cabelo, copeques ou encontrar suas luvas rasgadas.
  • Se você tem um furão em casa, então, provavelmente, as flores não durarão muito. O fato é que assim que esse animal encontrar vasos de flores, então, por instinto, o furão certamente começará a cavar, cavar um buraco ou virar. Portanto, infelizmente, você terá que dizer adeus às flores.
  • Uma vez que o furão é um predador por natureza, você não deve ter nenhum outro animal pequeno com ele (como hamsters, papagaios, porquinhos-da-índia), caso contrário, ele os caçará na primeira oportunidade.

Claro, se alguma informação lhe pareceu inaceitável ou o assustou, então, é claro, vale a pena pesar todos os prós e contras novamente e só então tomar uma decisão final. Em qualquer caso, ninguém o está forçando a pegar um furão. Mas se você adquiri-lo, uma vida divertida é garantida para você.

Cores decorativas populares

Antes de falarmos sobre as diferentes cores, vale a pena falar sobre os principais tipos de furões, descrevendo sua aparência e principais características. Portanto, existem vários dos tipos mais comuns de furões: estepe, floresta, pé-preto e furão. Vamos considerá-los separadamente.

Estepe (claro, branco)

O furão da estepe é um dos maiores representantes de sua espécie, podendo atingir 56 cm de comprimento, e às vezes chega a 2 kg de peso. Com base no nome, você pode adivinhar que em Como habitat, os animais preferem estepes, locais semidesérticos, terras em pousio. São chamados de leves devido à cor da pele.

A parte superior do cabelo é geralmente preta ou castanha escura, e a penugem densa e espessa, que atravessa a linha do couro cabeludo, tem uma tonalidade bastante clara. No rosto existe um padrão característico em forma de máscara preta. Eles vivem um de cada vez, mas a coexistência em grupo também é possível. Eles se alimentam de esquilos, hamsters, cobras, sapos. As fêmeas desta espécie de furão são muito férteis, podendo criar até 18 cachorros.

Floresta (preta, escura ou comum)

Um pouco menor em tamanho - cerca de 35-47 cm, peso corporal - de 400 ga 1,5 kg. É principalmente de cor preta-marrom, e as pernas e cauda são quase completamente pretas. Também existe uma máscara característica no rosto. Alimenta-se de roedores, sapos, pássaros e seus ovos. Em comparação com o furão da estepe, as fêmeas desta espécie não trazem muitos filhotes - apenas cerca de 4-6 filhotes.

Blackfoot (americano)

Um predador bastante raro, está à beira da extinção e está listado no Livro Vermelho... Em comprimento atinge cerca de 30-40 cm, e o peso do animal é de 650 ga 1 kg. A cor do pelo na base do cabelo é clara, e nas pontas é escura, uma máscara preta característica no focinho também está presente. Os hábitos alimentares não diferem significativamente de outros representantes, a única característica são os cães da pradaria, da população da qual depende a sobrevivência do furão americano.

Mas para que essa espécie não desaparecesse por completo, alguns representantes passaram a ser capturados para cultivo e reprodução em condições artificiais a fim de preservar essa população de furões.

Furão (furo, doméstico ou africano)

É uma das espécies domesticadas de furões, embora o termo "furo" os cientistas designem furões, que, ao contrário de outros, são albinos. Um furão de qualquer espécie, que uma pessoa domesticou e instalou em sua casa, pode ser considerado doméstico. De acordo com os principais indicadores, essa espécie de furão se assemelha a uma estepe, o comprimento do corpo também é cerca de 50 cm e o peso é de 700 ga 2 kg.

Existe outra variedade - o furão dourado. Foi criado pelo cruzamento de um furão e um furão da floresta. Este representante tem pêlo comprido e espesso, uma pelagem externa preta e um subpêlo laranja, pelo que recebeu este nome. Também deve ser notada uma espécie chamada honorik, que apareceu pelo cruzamento de um vison e um furão.

Apesar de tantas espécies, as várias opções de cores desses animais surpreendem com uma diversidade ainda maior. Com base no grande número de todos os tipos de cores, eles decidiram, no entanto, dividi-los de acordo com certos critérios. As classificações começaram a incluir recursos como:

  • coloração, esquema de cores - de que cor é o corpo, nariz, olhos, membros;
  • a presença de marcas, a localização de manchas no corpo;
  • máscara no rosto - sua cor, bem como a presença ou ausência;
  • pigmentação do pelo: prata, preto, zibelina, chocolate.

Na natureza, os furões também podem ser de uma cor: completamente vermelhos ou completamente marrons, pretos. Se estamos falando de animais domésticos, definitivamente existem mais opções de cores, aqui estão as mais comuns:

  • olho preto branco - há alguma semelhança com os albinos devido à cor branca semelhante, mas seus olhos são pretos e seu nariz é rosa;
  • albino - uma característica deste representante é a sua pelagem, que tem uma cor característica branca ou em pó, a penugem também é branca, existem pequenos olhos vermelhos;
  • champanhe - um tom de bege nobre ou chocolate ao leite, o underpowder é claro ou totalmente branco, também há tons dourados e pulverulentos;
  • canela (canela) - uma cor bastante interessante, o pêlo protetor é de uma cor castanha clara nobre, torna-se mais escuro na direção da cauda, ​​e o underpuff é bege;
  • panda - uma pequena cabeça e peito brancos, pernas e cauda - de cor escura (muitas vezes os furões desta espécie são surdos, isto é devido a uma predisposição genética);
  • cor siamesa - a pelagem é principalmente de cor escura, no focinho claro há uma máscara preta em forma de V.

Além dos tipos de cores descritos acima, a classificação dos furões por espécie também leva em consideração:

  • a presença de manchas e sua localização;
  • todos os tipos de marcas.

Como domar?

A julgar pelas características descritas acima, fica claro que o furão é um animal bastante agressivo e destemido, tem um caráter bastante complexo e se mantém sozinho. Portanto, se você decidir levar seu furão para casa, então, é claro, você deve escolher entre as espécies domésticas. É importante lembrar que o processo de domesticação exigirá muita paciência e um certo tempo de sua parte. Seja paciente e lembre-se dos pontos principais.

Primeiro você precisa saber em que período de idade é melhor levar furões. A idade ideal é considerada cerca de 4 semanas., visto que o bebê já recebeu os principais cuidados e nutrição da mãe, e ainda falta tempo para que se torne adulto. Em média, o processo de domesticação leva cerca de 2-3 semanas, levando em consideração todas as regras necessárias.

Outra condição importante em matéria de domesticação é sua própria segurança. Enquanto os processos de atrito entre si estão ocorrendo, é melhor cuidar de como evitar consequências negativas de um furão que ainda não foi domesticado.Dadas as peculiaridades de seu comportamento, é bem possível que você terá que lidar com suas mordidas mais de uma vez, por isso é melhor abordar um novo amigo com luvas grossas.

Uma das maneiras mais comuns e eficazes de domar novos animais de estimação é, obviamente, atraí-los com algum tipo de guloseima comestível. Mas antes de tratar seu novo amigo, estude sua dieta, descubra que comida você pode dar a ele, o que você não pode, caso contrário, você corre o risco de arruinar todo o plano de domesticação.

No início desse caminho difícil, vale a pena ganhar paciência e força, e entender que o principal é não quebrar. Assim que você começar a alimentar seu furão, dê uma pequena mordida na guloseima, coloque-a na palma da mão e estenda a mão. Quando o animal se aproxima de você, é importante manter a calma e não fazer movimentos bruscos para não assustá-lo. Primeiro ele vai subir, cheirar tudo, examinar a situação, e só quando estiver convencido da segurança é que pode subir e tirar a comida de suas mãos. Se isso acontecer, então este é o caminho mais seguro para o sucesso.

Então você pode passar para a próxima fase. Depois que o furão começa a tirar as guloseimas de suas mãos, é provável que ele confie em você e logo ouse comer na palma da sua mão. Mas não o agarre imediatamente de alegria e tente acariciá-lo, isso pode assustá-lo. Dê a ele mais tempo para se acostumar com você. Quando você vê que o animal mostra confiança, não tem medo do novo dono, não se comporta com cautela, come com calma nas mãos, então você pode aos poucos tentar pegá-lo e acariciá-lo.

É importante não se apressar neste assunto e mostrar a máxima paciência. Em seguida, tente aumentar o tempo que o furão fica em seus braços. Quando ele adormecer, você pode tomá-lo nos braços com cuidado e segurá-lo um pouco mais do que o normal, passá-lo a ferro, aquecê-lo.

Claro, quando ele acordar, ficará surpreso com a forma como acabou com você, mas diga a ele que você tem ótimas intenções. Então o animal sentirá sua gentil mensagem e o contato será estabelecido.

Se você decidir ter um furão adulto, todas as técnicas de domesticação, em geral, não diferem, mas é importante lembrar que estamos falando de um adulto com caráter próprio, acostumado a viver em certas condições. E vai demorar um pouco mais para um furão adulto selvagem se tornar domesticado.

Se o seu furão começa a se comportar um tanto travesso, faz confusão, morde, você precisa tomar medidas drásticas. É importante tentar explicar corretamente ao animal que seu comportamento é inadequado. Se ele mordeu seu dedo (durante o jogo ou em um acesso de raiva), você precisa parar imediatamente com essas palhaçadas e deixar claro que isso não deve ser feito. Você pode mordê-lo em resposta (para a cernelha) ou dar um pequeno clique no nariz.

Talvez para afastá-lo desses hábitos prejudiciais demore mais de um dia, mas o principal é conseguir um resultado positivo.

Cuidado e manutenção

E agora que descrevemos todas as características, prós e contras dos animais, vale a pena nos alongarmos em mais detalhes sobre quais condições precisam ser criadas se você decidir manter um furão em casa.

Para começar, você precisará levar em consideração alguns pontos.

  • Não deixe as janelas abertas ou pode ocorrer um acidente.
  • Elimine todos os tipos de fendas por onde o furão possa entrar para que não fique preso.
  • No local onde será colocado, é aconselhável retirar objetos altos, caso contrário o furão poderá trepar sobre eles e cair acidentalmente.
  • Tendo dentes e garras afiadas, os animais de estimação podem roer e arranhar móveis, então você deve criar um lugar especial onde eles possam brincar sem medo de estragar nada.
  • No verão, evite a exposição excessiva ao sol na sala onde vive o furão, pois o superaquecimento do animal pode ocorrer devido ao pêlo espesso. Para evitar isso, vale a pena instalar um ventilador.
  • Não deixe a tampa do vaso sanitário levantada, ou seu animal pode acabar ali e se afogar.
  • Esconda com cuidado vários produtos de limpeza doméstica, pois o furão pode acidentalmente tropeçar neles e pensar que se trata de algo comestível.
  • O furão gosta muito de brinquedos, para que não estrague suas coisas durante a brincadeira, compre na loja guizos especiais que vão divertir seu bebê.

Recursos da casa

Claro que a melhor opção para um furão será se todo o local estiver à sua disposição, pois este animal adora a liberdade. Mas neste caso, você terá que pegá-lo constantemente por todo o apartamento, para se certificar de que ele não seja safado em lugar nenhum, em geral ele será muito mais problemático do que com qualquer outro animal de estimação. Portanto, vale a pena pensar em algum tipo de espaço limitado.

Um bom lar para o seu furão é uma caixa. Mas antes de comprá-lo, você deve considerar algumas das nuances. A caixa deve ser grande o suficiente para que seu animal de estimação se sinta espaçoso e fique feliz em correr e brincar. Para mais conforto e comodidade do seu furão, dentro da gaiola você pode fazer vários labirintos, escadas ou instalar uma pequena rede.

Em geral, coloque o que vier à sua mente, para que seu animal não fique entediado aí.

Como você deve se lembrar, os furões adoram se enterrar em tocas. Naturalmente, é improvável que você o deixe cavar em vasos de flores, então, como alternativa, você pode oferecer a ele vários trapos velhos, tubos de papelão e pequenas caixas. Existem casas especiais para furões que são vendidas em lojas de animais. O principal é que seu animal de estimação esteja interessado em tais estruturas. Se você vir que o furão não gosta de um item, é melhor removê-lo e pensar em outra coisa.

Também é necessário instalar um comedouro e um banheiro na gaiola. Fixe bem essas estruturas (você pode usar ventosas especiais), caso contrário, seu animal pode simplesmente virar tudo e então será mais difícil para você acostumá-lo às habilidades básicas.

Se as condições da sua casa permitem que você aloque um quarto ou varanda separada (loggia) para o furão, então, sem dúvida, este será um bônus agradável para o seu animal de estimação. O amplo espaço e a liberdade de movimentos vão agradar ao seu amiguinho. Mas esta opção, ao invés, é conveniente para o animal, e não para o dono.

Você precisa estar preparado para o fato de que, quaisquer que sejam seus esforços para acompanhá-lo em todos os lugares, o furão ainda não o deixará sem surpresas. Dada sua disposição lúdica e inquieta, de vez em quando você terá que encontrar alguns vestígios de seus truques: coisas quebradas, móveis arranhados, o resultado do fato de o furão não ter tido tempo de chegar ao banheiro.

Considere todas as opções possíveis, pense com antecedência onde e em que condições o seu animal vai viver: vagueie completamente livre ou ainda esteja limitado ao exterior da gaiola.

Nutrição

O furão é carnívoro e, portanto, precisa de uma boa nutrição. Adequado como alimento:

  • carne - pode ser carne fresca, frango, carne picada;
  • peixes, ovos cozidos;
  • ração seca - é melhor consultar uma pet shop e escolher uma ração especial, a ração para gatos também pode ser adequada;
  • vários cereais e vegetais.

Existem também alimentos que não devem ser dados aos furões:

  • alimentos muito gordurosos e fritos;
  • todos os tipos de doces, bolos;
  • alimentos que contenham fibras grossas e grande quantidade de fibras (cenouras, frutas cítricas);
  • diferentes tipos de nozes.

O que quer que você alimente seu furão, o principal é formular corretamente a dieta e fornecer ao seu corpo todas as substâncias necessárias. Em alguns casos, você pode dar a ele carne crua fresca, por exemplo, um presunto inteiro ou um pequeno rato.

Ao fazer isso, você criará as condições para seu habitat natural e fará com que o furão se sinta um caçador novamente. Mas nem todo proprietário concorda com esse tipo de alimentação.

Alimentar com ração pronta é a solução certa. Além disso, já contêm todas as vitaminas e minerais necessários que desempenham um papel importante no desenvolvimento harmonioso da sua mascote.No entanto, esses feeds são muito caros e, além disso, não são vendidos em todos os lugares. Como último recurso, você pode encomendá-los online.

Às vezes, você pode mimar seu animal de estimação com guloseimas saudáveis ​​- por exemplo, dê uma banana, uma fatia de maçã ou melão a gosto. Custa cerca de 5-7 vezes ao dia para alimentar seu animal de estimação, em pequenas porções. Ou limite-se ao café da manhã, almoço e jantar, mas então o tamanho da porção para 1 refeição terá de ser aumentado. Também não se esqueça disso o furão é um animal bastante limpo, por isso, após cada refeição você vai precisar lavar sua tigela, e só então colocar uma nova porção de comida.

Higiene

Para que seu amigo peludo se sinta confortável e saudável, você precisa monitorar cuidadosamente sua higiene.

Controle seu pelo primeiro. Para fazer isso, você precisa comprar shampoos especiais. e lave seu animal regularmente - cerca de 1 vez por semana. Após os procedimentos com água, é importante evitar correntes de ar para não resfriar o animal, enquanto o furão é enrolado em uma toalha. Você também pode comprar escovas especiais para uma escovação adequada, para que a pelagem do seu furão fique sempre bem cuidada.

Outro aspecto importante são os cuidados com as unhas. Em condições naturais, o próprio furão constantemente os esmaga quando cava vários buracos e visons. Em um ambiente doméstico, você precisa aparar periodicamente as garras de um furão. Em primeiro lugar, assim você protegerá sua mobília de arranhões e, em segundo lugar, quando as garras crescem fortemente, isso restringe os movimentos do animal, o que traz alguns inconvenientes a ele. Você pode comprar postes especiais para arranhar.

É imperativo que o seu furão forneça um banheiro limpo. São camas especiais para bandejas que absorvem todos os tipos de odores. Depois que o animal terminar sua necessidade, deve-se retirar tudo imediatamente e deixar uma bandeja limpa.

Críticas do proprietário

    A maioria das pessoas que compra um furão fala positivamente desse animal. Muitas pessoas gostam do fato de que os furões são ativos, você nunca fica entediado com eles, esses animais de estimação podem se divertir facilmente sem um mestre. Além disso, o furão é bom em treinar o banheiro, podendo morar tanto em uma gaiola quanto em um espaço maior.

    Existem também alguns comentários negativos. Os donos de furões afirmam que os animais estragam algo constantemente, nem sempre vão ao banheiro em um local designado e requerem cuidados regulares. Alguns compradores de furões não conseguiram lidar totalmente com o caráter do animal de estimação, e os furões também têm uma atitude negativa em relação aos hóspedes, o que também pode causar desgosto.

    Para obter informações sobre como praticar a obsessão por furões de estimação, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa