Mantendo um hamster sírio em casa
O hamster sírio é um animal de estimação pequeno e fofo que é o favorito de muitas crianças e adultos. O comportamento de um roedor é amigável para os humanos, então esse animal de estimação pode ser obtido mesmo em casas onde vivem crianças pequenas.
Quais são as características de um animal de estimação peludo? Como cuidar adequadamente dele? Como alimentar seu hamster e qual gaiola escolher? Procure respostas para essas e algumas outras perguntas em nosso material.
Peculiaridades
O hamster sírio é um dos roedores mais comuns e geralmente é mantido em casa. O animal tem certas características, que devem ser discutidas com mais detalhes.
Em primeiro lugar, os veterinários e biólogos identificam uma característica tão incomum do hamster sírio como número alterado de dedos dos pés: há 4 deles nas patas dianteiras e 5 nas patas traseiras. Além disso, é importante notar que os roedores desta espécie costumam ter uma pelagem esteticamente agradável, que é tradicionalmente tingida de dourado. Além disso, os hamsters podem ser bege, preto, marrom, etc. Além disso, a cor pode ser uniforme (consistindo em uma cor) ou incluir vários tons e meios-tons ao mesmo tempo.
Entre outras coisas, o comprimento da pelagem é considerado outra característica incomum dos roedores da raça síria. Então, distinguir indivíduos de pêlo curto, pêlo comprido e até mesmo de pêlo liso. Além disso, as mulheres têm cabelos muito mais curtos do que os homens.
A Síria é considerada o berço deste animal (daí o nome da raça).Mais tarde, o hamster foi trazido para o Reino Unido, e de lá se espalhou pelo mundo, incluindo nosso país.
Se falamos sobre as características biológicas de um roedor, é importante observar que o comprimento do corpo geralmente não ultrapassa 12 centímetros na natureza e 20 centímetros em casa. O peso varia de acordo com o sexo do roedor: as fêmeas podem pesar até 140 gramas, e o peso dos machos, por sua vez, geralmente não ultrapassa 125 gramas. No entanto, há exceções, cujo peso chega a 200 gramas.
Uma grande vantagem dos hamsters sírios é sua predisposição para o contato com as pessoas. Por esse motivo, roedores fofos e fofinhos costumam ser os primeiros animais de estimação de crianças pequenas.
Como escolher uma gaiola?
Em primeiro lugar, é importante notar que você precisa manter seu hamster em uma gaiola grande e espaçosa em casa. Em nenhum caso você deve usar latas, caixas de papelão e outros recipientes improvisados para esses fins. Tais condições para o roedor são consideradas desfavoráveis e podem causar estresse, agressão, etc.
Também vale lembrar que o hamster sírio é um animal noturno. Portanto, você não deve colocar uma gaiola com um roedor no quarto - seu animal de estimação irá interferir no sono profundo. Por outro lado, o próprio hamster também não suporta ruídos altos, por isso não tem lugar na cozinha, onde os eletrodomésticos estão sempre funcionando, ou na sala, onde a TV está ligada. A solução para o problema de colocação é mover a gaiola de um cômodo para outro durante o dia.
Em geral, a gaiola do roedor deve ser espaçosa o suficiente. O tamanho deve permitir que o hamster se mova livremente pela casa. Além disso, as dimensões dependem de quantos elementos adicionais você planeja instalar dentro da gaiola.
Quanto aos acessórios adicionais, o hamster precisa de:
- utensílios para tigelas de comida e bebida;
- um lugar para um banheiro;
- roda em movimento;
- casa;
- Labirinto.
Além disso, é importante prestar atenção à disposição desses objetos: a melhor opção é quando todos os elementos estão localizados a alguns centímetros um do outro e os locais para o banheiro e a comida ficam em extremidades opostas da gaiola. Assim, a gaiola atenderá todas as condições necessárias para manter um roedor.
Como e o que alimentar?
Como os hamsters sírios podem ser encontrados não apenas em casa, mas também na natureza, a dieta do animal deve ser baseada em seus hábitos naturais. Nesse sentido, a maior parte da alimentação do animal deve ser composta por sementes, cereais e ervas.
As lojas zoológicas vendem uma grande variedade de misturas adequadas para alimentar um hamster. Normalmente contêm não apenas o alimento principal, mas também elementos adicionais na forma de minerais, vitaminas e outras substâncias benéficas ao organismo da criatura.
Se você quiser fazer comida sozinho, você pode fazer isso, mistura de aveia, painço, grãos de milho e sementes de girassol. Periodicamente, o hamster pode ser alimentado com ervas frescas, frutas, vegetais e bagas.
Diabetes mellitus é uma doença comum em hamsters sírios, então tente evitar alimentos muito doces em sua alimentação.
Entre outras coisas, a proteína também deve ser incluída na dieta do roedor sírio. Seu animal de estimação pode obter esse nutriente de alimentos como clara de ovo, peito de frango e peixe branco.
Não se esqueça também Encha a tigela do hamster com água diariamente.
Como cuidar bem disso?
O hamster sírio deve ser cuidado com cuidado e atenção. Além disso, isso deve começar a ser feito a partir do momento em que você comprou o roedor. Deve ser lembrado que Os animais sírios são muito sensíveis a vários tipos de estresse.
Por isso, ele requer atenção especial nos primeiros dias após a compra e mudança de residência. Durante este período, é importante proteger o hamster de qualquer ruído e de um grande número de pessoas.O animal precisa ter a oportunidade de se sentir confortável em seu novo lar. Se você negligenciar essas regras, poderá provocar agressão. Pelas mesmas razões você não pode acordar os animais durante o sono.
A limpeza deve incluir procedimentos de higiene para limpar o hamster. No entanto, a este respeito, você deve imediatamente levar em consideração que o hamster nunca deve ser banhado em água. Os tratamentos com água devem ser evitados.
Normalmente, o animal cuida sozinho de seu estado de higiene. No entanto, muitos veterinários recomendam colocar uma pequena bandeja com areia limpa e desinfetada na gaiola para que seu animal de estimação possa limpar o pelo por conta própria (você pode comprar essa areia em qualquer zoológico). Se você notar que apareceu sujeira no pelo do hamster, com a qual ele não consegue lidar sozinho, limpe o pelo com almofadas de algodão ou guardanapos úmidos.
Para evitar que o pêlo do seu animal de estimação fique sujo, limpe a gaiola regularmente. Preste atenção especial à remoção de restos de comida e fezes. Acredita-se que a gaiola do roedor deva ser limpa pelo menos uma vez a cada 3 dias.
Doenças e tratamento
Em caso de não observância das condições necessárias de manutenção e das regras de cuidado, o hamster pode desenvolver várias doenças. Acima de tudo, os roedores sírios são suscetíveis a essas doenças:
- o problema do excesso de peso e obesidade;
- distúrbios do trato digestivo;
- problemas oculares;
- doenças de pele;
- prejuízo.
Quando os primeiros sinais de doença, mesmo os menores, aparecem, você deve contatar imediatamente o seu veterinário. Ignorar ou automedicar pode levar à morte do seu animal de estimação.
Se pretende proteger o seu animal de estimação de alguma forma, deve seguir rigorosamente todas as instruções dos especialistas e ouvir as recomendações dos veterinários. Mostre amor e cuidado com seu animal de estimação.
Reprodução e descendência
Criar roedores sírios em casa é uma atividade bastante popular entre os criadores de gado. No entanto, é importante notar que tal atividade pode ser bastante difícil e cara (não apenas em termos de dinheiro, mas também em termos de tempo).
Para começar a criar roedores, devemos ter em mente alguns fatos. Você não pode cruzar animais da mesma ninhada - isso pode causar uma variedade de doenças genéticas e anormalidades na prole. Pela mesma razão os indivíduos para a travessia devem ser adquiridos de diferentes vendedores... Além disso, a mulher e o homem devem ter aproximadamente a mesma idade.
A idade de maturidade sexual dos hamsters sírios é de 4 a 6 meses... É nessa época que eles podem começar a produzir descendentes. Porém, até o período indicado, o feminino e o masculino devem ser mantidos separados - caso contrário, podem surgir conflitos e brigas pela divisão do território. Após o acasalamento, os animais também devem ser separados imediatamente.
O período de gestação no hamster sírio fêmea dura cerca de 2 semanas. Nesse momento, atenção especial deve ser dada à dieta da gestante - acrescente mais frutas frescas, vegetais e proteínas. Depois que a fêmea dá à luz os bebês, não há necessidade de realizar nenhum cuidado ao recém-nascido. Pelo contrário, eles não devem ser tocados. Do contrário, a mãe pode abandonar seus filhos, parar de cuidar deles e eles morrerão.
Também não é recomendado limpar e arrumar a gaiola por 14 dias após o parto. Sua tarefa é fornecer água e comida aos animais.
Para obter mais informações sobre como manter os hamsters sírios em casa, veja o vídeo abaixo.