Hamster doméstico

Regras para manter um hamster dzungarian em casa

Regras para manter um hamster dzungarian em casa
Contente
  1. Características de hamsters
  2. Como arranjar uma gaiola?
  3. Nutrição
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças

Muitas vezes, ao escolher um animal de estimação para si mesmas, as pessoas optam por animais interessantes como os hamsters. Dzungarik é considerado o mais popular entre eles. Não necessita de cuidados especiais, além disso, não precisa ser passeado e, ao contrário de seus parentes, não guarda mantimentos, por isso sua gaiola fica sempre arrumada.

Características de hamsters

Se falarmos sobre seu verdadeiro local natural de residência, então estes são na maioria das vezes desertos e estepes. Eles receberam um nome tão interessante como dzungariki do lugar onde foram descobertos pela primeira vez. Esta é a província de Dzungaria, que fica no noroeste da China.

Por natureza, esses animais são solitários. Eles cavam buracos para si próprios, que podem atingir até 1,5 metros de profundidade. Além disso, sua casa sempre tem muitas saídas e entradas. Sua vida ativa começa no momento em que o sol se põe. Depois disso, eles começam a construir tocas, procurar comida e preparar suprimentos para o inverno.

Na maioria das vezes, frutas vermelhas ou grama são incluídas em sua dieta, mas, se as encontrarem, podem ser quaisquer grãos que estejam disponíveis na área. Além disso, eles podem comer insetos. Muitas vezes, para encontrar comida para si, eles correm vários quilômetros por dia. Se um hamster dzungarian atravessa uma planície desprotegida, qualquer predador pode pegá-lo. Mas na maioria das vezes eles se escondem ou camuflam, pois têm uma cor que se confunde com a área determinada. Portanto, os predadores devem se esforçar para capturá-los.

Os hamsters parecem muito fofos. Eles têm um focinho pequeno e orelhas pequenas. Além disso, o comprimento do corpo não ultrapassa 12 centímetros, enquanto seu peso chega a 60 gramas.Sua pelagem é curta e grossa. Nas costas, a cor é mais freqüentemente escura, e no abdômen é mais clara. No entanto, eles diferem dos outros em uma faixa que percorre toda a cordilheira. Além disso, perto das orelhas e das pernas, seus cabelos são quase brancos.

Se compararmos com os hamsters domésticos, eles diferem apenas em uma variedade de cores. Eles vivem não mais do que três anos, e mesmo assim - com bons cuidados. Além disso, este tipo de hamsters não é muito sociável, por isso será muito difícil domesticá-los.

Para fazer isso, você precisa dar a ele um pouco da sua atenção todos os dias, conversar com ele e dar a ele vários lanches. No entanto, não funcionará se acostumar com as mãos para sempre. Se uma pessoa não se comunicar com ela por mais de uma semana, o animal se tornará selvagem novamente. Neste caso, a domesticação terá que recomeçar.

Devemos lembrar também que os hamsters Dzungarian são animais noturnos. Conseqüentemente, sua atividade começa neste momento específico. Portanto, é melhor não colocá-los ao lado do seu quarto, caso contrário o animal simplesmente não o deixará dormir.

No entanto, devemos lembrar que eles realmente não gostam de luz brilhante, bem como de sons altos. Além disso, eles têm medo do frio.

Como arranjar uma gaiola?

É necessário manter o animal em uma gaiola, pois será muito difícil cuidar dele em caixas de papelão. A gaiola pode ser comprada em loja especializada ou feita à mão. Deve ter um apontador, um local para banheiro e uma tigela para comida e água. Você não deve se apressar com acomodação. O próprio animal deve determinar o local do banheiro e só então tudo pode ser instalado.

Apontador

Será muito difícil prescindir dele, pois os dentes do hamster dzungarian crescem da mesma maneira que as unhas de uma pessoa. Para fazer isso, você pode simplesmente estocar pequenos galhos de árvores ou comprá-los na loja, se não estiver por perto.

Além disso, você pode comprar pedras minerais que também ajudam a triturar os dentes. Se não houver nada para afiá-los, os hamsters irão para a gaiola e depois para tudo o mais que estiver nela.

Filler

Sua melhor aposta é comprar ninhadas granulares especiais em lojas de animais. Eles são variados e vão agradar o hamster. No entanto, também podem ser feitos de materiais de sucata, por exemplo, de guardanapos ou papel cortados. Além disso, serragem muito fina também é adequada. O principal é que a ninhada não tem cheiro.

Mas não é necessário usar algodão, pois o hamster pode simplesmente ficar emaranhado nele e não sair devido à sua pequena estatura.

Brinquedos

Como o dzungarik é um animal de estimação muito pequeno e não precisa de muito espaço para mantê-lo, os brinquedos também devem corresponder ao tamanho de sua casa. Você pode diversificar a vida dele com a ajuda de pequenos túneis, que você pode comprar em uma loja ou fazer você mesmo. Neles, o animal poderá correr para se divertir.

Além disso, uma roda de corrida é considerada um excelente brinquedo. Com a ajuda dele, o animal vai se livrar do excesso de peso e também poderá correr para se divertir. E também os donos poderão assistir seu hamster favorito neste momento.

Além disso, você pode construir um pequeno labirinto, que pode ser feito de tubos. Também serve como uma ótima diversão não só para o animal, mas para toda a família.

Nutrição

Se falamos sobre o habitat natural dos jungariks, então a parte principal da dieta consiste em várias sementes, além de cereais. Em casa, você também precisa seguir a mesma dieta. Você pode comprar misturas prontas que são vendidas em lojas de animais. Além de tudo isso, acrescentam vitaminas e minerais. Se o menu for compilado de forma independente, você poderá selecionar uma série de produtos necessários.

Cereais

A dieta dos Jungariks deve consistir nos seguintes grãos, cada um beneficia seu corpo:

  1. trigo - pode ser tanto grãos inteiros quanto farelo;
  2. cereais ou aveia regular;
  3. cevada ou cevada inteira;
  4. um pouco de milhopois é prejudicial para os hamsters.

Sementes

Eles devem ser dados em quantidades limitadas, uma vez que as sementes são ricas em gordura. Os mais benéficos para os hamsters são os seguintes:

  • abóbora;
  • sésamo;
  • linho;
  • sementes de girassol.

Nozes

Como os hamsters são propensos à obesidade, você precisa ser o mais cuidadoso possível com esses alimentos. Afinal, qualquer um deles é muito rico em calorias. Os Dzungariki gostam muito de:

  • nozes;
  • avelã;
  • amendoim.

No entanto, é necessário protegê-los das amêndoas e dos pinhões.

Legumes, frutas e bagas

Dos vegetais, os mais úteis são pepinos e repolho, pimentão e brócolis. Mas é melhor recusar batatas e cenouras, pois isso também pode levar à obesidade.

Bagas e frutas também devem ser incluídas na dieta do animal. No entanto, eles não precisam ser doces. Por exemplo, são morangos ou cerejas.

Esquilos

Embora os hamsters amem mais alimentos vegetais, sua dieta também deve conter proteínas. Podem ser insetos simples, fáceis de conseguir em lojas de animais, ou você pode dar clara de ovo ou carne de frango cozida. No entanto, esses produtos devem ser reduzidos ao mínimo.

Cuidado

Manter animais de estimação como hamsters em casa leva algum tempo e atenção. Esta é principalmente a substituição frequente da roupa de cama e a remoção de todos os restos de comida. Além disso, você precisa lavar todos os pratos todos os dias, bem como fazer a limpeza úmida em geral. É melhor instalar a gaiola longe do quarto. Além disso, os raios do sol não devem incidir sobre ele, e não deve haver correntes de ar em lugar nenhum para que seu amado animal de estimação não pegue um resfriado.

Durante a limpeza da gaiola, seu querido animal de estimação deve ser transplantado para outro lugar, por exemplo, em uma caixa ou jarro, já que ele absolutamente não gosta de estranhos em sua casa. Você não precisa jogar fora todos os alimentos não consumidos, você só precisa remover aquele que estragará muito rapidamente.

Se a gaiola estiver muito suja, é necessário lavá-la com um detergente, mas deve ser hipoalergênica e inodora, caso contrário o hamster não vai querer voltar a ela.

Você precisa fazer uma limpeza geral diariamente. Isso evita que o cheiro do hamster seja ouvido por todo o apartamento. Mas é correto trocar o banheiro uma vez por semana. No entanto, não é necessário remover completamente o enchimento, caso contrário o jungarik perderá imediatamente a sua orientação.

Você também precisa cuidar do próprio hamster. Eles precisam de cuidados especiais. Para isso, coloque um recipiente fundo com areia limpa e peneirada na gaiola. Nele, ele poderá mexer com prazer. Os próprios hamsters não devem ser banhados em água, pois será um verdadeiro choque para o animal. Eles serão capazes de se limpar.

Deve ser lembrado que Dzungariki são solitários por natureza. Portanto, tendo decidido adicionar um vizinho de ambos os sexos a eles, você deve primeiro pensar bem sobre tudo. Afinal, isso pode levar à agressão ou até mesmo a uma pequena escaramuça. Além disso, o hamster pode ficar deprimido e até morrer por causa disso. NS

Portanto, ao comprar um segundo hamster, você precisa pensar bem a respeito. Nesse caso, é melhor comprar uma segunda gaiola.

Reprodução

Se os hamsters não podem ser alojados juntos, surge a questão de como eles se reproduzirão, sentados em gaiolas separadas. Porém, é necessário plantar os animais juntos apenas na época do acasalamento, quando a fêmea começa o cio. O acasalamento em si deve ocorrer em território neutro ou na gaiola do macho.

A puberdade em hamsters começa aos três meses de idade. No entanto, o primeiro acasalamento é melhor feito somente após 5 meses, para que a jovem "mamãe" possa crescer mais forte e suportar sua futura geração. Após o acasalamento, os dois animais devem ser colocados em seus lugares originais.

Você pode verificar como aconteceu o acasalamento sentindo a fêmea com as mãos. Pequenas bolas devem ser sentidas no abdômen - esses são os futuros hamsters. Além disso, com o tempo, o animal prenhe torna-se mais espesso e lembra um pouco uma pêra em sua aparência.Os mamilos da mulher também aumentam de tamanho.

O animal fica muito agressivo e também procura lugares mais isolados. O apetite da fêmea aumenta e ela também fica com sede. A gravidez dura de 18 a 21 dias. O número de bebês não ultrapassa 6 peças. No entanto, em casos raros, pode haver mais.

E também alguns dias antes do início do trabalho de parto, é necessário interromper a limpeza da gaiola para não incomodar o animal. É preciso aumentar a quantidade de proteínas em sua dieta, além de dar mais água.

O parto ocorre muito rapidamente, quase imperceptivelmente, na maioria das vezes à noite. Depois que a fêmea deu à luz, ela precisa descansar um pouco, dois meses serão suficientes. E só depois disso, você pode deixá-la novamente para o homem. Isso é para que ela ganhe forças antes de uma futura gravidez.

Após duas semanas, é necessário colocar outro bebedouro com água na gaiola, além de uma tigela para a comida, que deve ser um pouco mais baixa. Eles serão necessários para bebês que têm dificuldade para comer em pratos grandes. Porém, após 30 dias, eles precisarão ser acomodados em gaiolas separadas.

Doenças

Esses pequenos animais são suscetíveis a várias doenças. Na maioria das vezes, eles aparecem como resultado de um cuidado inadequado deles.

Por exemplo, se as células inadvertidamente se moverem ou mudarem de modo, os animais podem ficar estressados. Como resultado, os hamsters podem desenvolver agressividade, respirando com mais frequência. Em alguns casos, é até mesmo carregada de calvície. Nesse caso, você deve definitivamente entrar em contato com um especialista para que ele possa ajudar a lidar com essas doenças.

Se os animais de estimação ficarem resfriados e começarem a tossir e espirrar, é imperativo incluir mais vegetais e frutas na dieta. Além disso, é necessário dar-lhes uma bebida com leite morno. E também é necessário retirar a gaiola da tiragem e colocá-la em um local mais quente.

Hamsters muito móveis podem se ferir. Como resultado, seus membros podem sofrer. Nesse caso, é necessário fixar bem a pata ferida do animal, se possível. Se, no entanto, isso não ajudar, devemos tentar fazer com que ele se comporte com mais calma. Além disso, é necessário introduzir mais cálcio na dieta, podem ser nozes ou sementes.

Certifique-se de remover todos os brinquedos que possam ferir seu hamster. Após 2 semanas, os ossos devem necessariamente crescer juntos.

Se o animal não tolerar nenhum produto, pode ocorrer diarreia. Nesse caso, deve-se introduzir na dieta arroz pegajoso, e se, ao contrário, o hamster estiver constipado, é necessário dar um pouco de óleo vegetal, literalmente algumas gotas. Isso pode ser feito com uma pipeta. Você precisa agir com cuidado para não assustá-lo.

Às vezes, as pálpebras de um dzhungarik ficam juntas - isso indica conjuntivite. Nesse caso, lave os olhos do animal com salmoura ou chá preto forte.

Os animais com incisivos muito longos podem perder o apetite e se recusam completamente a comer. Para ajudá-los, os incisivos devem ser cuidadosamente aparados. Isso pode ser feito usando cortadores de unha convencionais. No entanto, é melhor entrar em contato com seu veterinário neste caso. Um profissional certamente fará tudo de forma organizada e não prejudicará o animal.

Muitas vezes acontece que pulgas ou carrapatos aparecem em dzhungariks, que deixam feridas por todo o corpo de pequenos animais de estimação. Nesse caso, é necessário tratá-los com loções ou aerossóis especiais.

É muito comum que os hamsters tenham uma doença de pele, como eczema. Seu pelo imediatamente cai e a pele também começa a descascar.

Quem decide ter um animal tão interessante em casa deve definitivamente se familiarizar com todas as regras para mantê-lo, a fim de estar pronto para todas as dificuldades. Deve ser lembrado que qualquer ser vivo requer, antes de mais nada, atenção para si mesmo. Consiste não só em brincar com a sua querida mascote, mas também em cuidar dela.

Para obter informações sobre como manter um hamster Dzungarian, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa