Quanto tempo vivem os hamsters?
O hamster é um animal de estimação alegre, você pode tê-lo em casa e mantê-lo em uma gaiola. Hamsters são macios e fofos, são amados por crianças e adultos, os animais não são muito caprichosos em seus cuidados e são baratos. A única desvantagem é sua vida curta.
Vida útil
Normalmente, os hamsters podem viver tanto na natureza quanto em casa. Além disso, a duração de sua existência será diferente.
Em casa
Um hamster pode viver mais tempo em um ambiente de apartamento do que na natureza. Além disso, o ciclo de vida de um animal de estimação depende dos cuidados e da preocupação do dono. Diferentes raças de hamsters têm diferentes ciclos de vida.
- Os sírios são grandes, têm boa imunidade e vivem cerca de 3-4 anos.
- Em hamsters Dzungarian, o comprimento do corpo é de 11 centímetros. Eles são muito sociáveis, mas ao mesmo tempo sentem muitas mudanças nas condições. Por exemplo, esses animais podem ficar estressados se forem movidos para fora da gaiola ou se outro hamster for movido para lá. Se um hamster desta raça vive na natureza, então seu ciclo de vida será de 13 meses, e em casa o bebê pode viver cerca de 3 anos.
- Hamsters anões são leves, eles são suscetíveis a várias doenças. É importante para eles escolherem os alimentos certos. Em casa, os "anões" podem viver cerca de 2 anos.
- Os hamsters siberianos são aparentemente semelhantes aos hamsters Dzungarian. São animais de estimação muito ativos, com um ciclo de vida de 3 anos.
Na natureza selvagem
Na natureza, o ciclo de vida depende do tipo de hamster - alguns vivem 2 anos e alguns podem viver 7 anos. Em seu habitat natural, esses habitantes fofinhos têm menos probabilidade de sobreviver até a velhice, mesmo que tenham um estilo de vida ativo.
Existem muitos predadores como águias ou cobras que comem hamsters. Os filhotes podem morrer primeiro. Mas mesmo os indivíduos mais velhos servem de alimento para animais e pássaros predadores. Por este motivo, a média a duração de um hamster na natureza é de cerca de 1,5-2 anos.
Do que depende a expectativa de vida?
A vida útil de um pequeno animal de estimação não é determinada apenas por sua raça ou espécie. Os hamsters domésticos são cuidados muito importantes, assim como uma alimentação adequada.
Cuidado
É imperativo manter as células limpas. Qualquer resíduo de comida que possa estragar deve ser removido diariamente. Por exemplo, frutas ou pedaços de carne no calor podem apodrecer lentamente, causando problemas de saúde. Verifique também os cantos e pilhas onde o hamster pode armazenar comida para mais tarde.
O fundo da habitação deve ser devidamente coberto com enchimento. Você pode comprar enchimentos de milho ou celulose. O animal precisa de cuidados constantes, todos os dias é necessário retirar o enchimento úmido e inserir um novo. Os animais estão limpos e podem fazer suas necessidades em um só lugar. A limpeza geral e a lavagem da gaiola devem ser feitas 4 vezes em 30 dias.
Se você constantemente faz limpeza geral, o hamster terá um colapso nervoso.
Você pode fornecer ao seu animal de estimação um playground, labirintos, túneis. Se o hamster quiser se mover pelo apartamento, será necessário caminhar como uma bola. Se não houver uma bola ambulante, o hamster pode estar em perigo: ela fica presa em algum lugar, será pressionada pela porta, cairá, comerá plantas venenosas e será capaz de roer o fio elétrico. Lembre-se de que um hamster fugitivo é muito difícil de pegar.
Não deixe o animal para passear sobre objetos altos, como mesa ou sofá. Alguns proprietários levam o hamster a passear na natureza, mas um animal que cresceu em casa pode estar extremamente estressado ou doente.
Se você deixar seu animal de estimação passear na natureza, é claro que ele estará em perigo. Lá, predadores como um cachorro, um gato, um rato e um corvo esperam por ele. O animal de estimação fugirá facilmente, mas estará perdido. O ambiente não é adequado para um animal de estimaçãopor exemplo, umidade, grama ou sol quente afetarão seriamente o animal.
Sempre há parasitas no solo e nas gramíneas que podem infectar seu hamster.
Nutrição
Um animal de estimação precisa de uma alimentação balanceada que contenha vitaminas e minerais. Antes de comprar, não deixe de perguntar quais produtos devem ser dados ao animal.
Você pode alimentar seu animal de estimação com nozes e amendoins, mas as amêndoas não podem ser incluídas na dieta, pois a casca da noz pode conter elementos nocivos. Não é proibido dar muitos vegetais, exceto repolho branco. Um aditivo adicional é pedra mineral, graças a isso, o animal pode receber elementos minerais. Além disso, a pedra mineral ajuda o animal a triturar seus incisivos.
Em geral, os grãos são a parte principal da dieta. Você pode comprar misturas especiais na loja de animais. Também existem vitaminas em formulações caras. O animal pode comer frutas e vegetais, que precisam ser cortados em pedaços pequenos. Você também pode dar um pedaço grande de vegetal para moer os dentes do hamster.
Peito de frango cozido, ovos, insetos, queijo cottage baixo teor de gordura, sementes e nozes são bons para um hamster.
Mas não é necessário dar carne ao animal todos os dias, basta oferecê-la 3 vezes por semana. Todos os produtos que estragam rapidamente devem ser retirados da casa do hamster após 7 a 9 horas para que o animal não seja envenenado.
Hamsters também não devem receber frutas cítricas, batatas, frutas exóticas.
Doenças
Se não houver um médico por perto, o dono do hamster precisa conhecer os sintomas das doenças e seu tratamento. Todos os processos dentro do corpo do animal passam rapidamente, por isso é necessário estudar com antecedência as regras que irão ajudar o animal em caso de doença.
As doenças podem ser divididas em dois tipos: infecciosas e não infecciosas. Existem doenças que apresentam sintomas semelhantes.
Em primeiro lugar, o dono deve entender o que está acontecendo com o hamster. Se o animal for saudável, ele leva um estilo de vida ativo e se alimenta bem. Em animais de estimação saudáveis, a pelagem deve ser seca, espessa, brilhante e lisa, e os olhos devem estar claros e limpos.
Um hamster doente apresenta os seguintes sintomas:
- o apetite prejudica-se: o hamster recusa total ou parcialmente a comida, come seletivamente, a sua sede aumenta;
- a saliva flui abundantemente - há cabelos molhados no queixo, pescoço, tórax;
- em um animal, diarreia - a metade posterior do corpo apresenta cabelos molhados ou vestígios de fezes;
- além da diarreia, pode haver prisão de ventre - as fezes estão secas e duras ou ausentes;
- os olhos ficam lacrimejantes ou há liberação de pus;
- a respiração é difícil, o muco e o chiado são liberados pelas narinas;
- há problemas de pele: a pelagem é opaca, descamativa, apresenta manchas calvas, feridas;
- o hamster torna-se letárgico, move-se um pouco, mente constantemente;
- o sistema nervoso se deteriora - a coordenação é prejudicada ou aparecem convulsões;
- o corpo fica inchado.
Caso haja alguma violação da rotina diária do animal, isso causará preocupação e exame do animal.
O dono sempre consegue perceber se o animal está doente ou não, pois só ele conhece os hábitos e características do seu hamster.
Quais raças vivem mais?
A raça e a predisposição genética podem afetar a longevidade do hamster. Se um animal de estimação tiver animais do gênero que viveram por muito tempo, há uma grande probabilidade de que esse hamster também viva mais do que seus parentes. Antes de comprar um animal, você precisa saber mais sobre o pedigree do animal, saber sobre os pais do animal, sobre a saúde deles, sobre doenças, se houver. Esses sinais o ajudarão a conseguir um bom animal que viverá por muito tempo.
Importante! Hamsters de longa vida são animais de 3 a 4 anos de idade. Já houve casos em que um hamster sírio pode viver 7 anos. Na natureza, os animais podem morrer em um ano e meio, pois não são capazes de se adaptar às condições naturais, tornando-se alimento para animais predadores. Os hamsters sírios são grandes e podem ser confundidos com uma cobaia por causa disso. O comprimento médio do animal é de 14-16 centímetros, seu peso é de 111-126 gramas. O animal apresenta coloração amarelo dourado ou marrom avermelhado.
Os animais desta raça têm o hábito de guardar comida nas bolsas das bochechas. Devido a esse processo, as bochechas podem aumentar de tamanho. Esses animais de estimação têm boa imunidade, raramente ficam doentes. Para que o animal viva mais, condições especiais de detenção devem ser criadas para ele.
- Nenhum outro roedor pode ser colonizado dentro da gaiola, pois o hamster sírio é considerado o dono. Ele vai defender sua jaula e brigar com congêneres.
- Você precisa colocar a roda para correr para que o hamster desperdice sua energia. O animal é ativo e pode correr cerca de 7 quilômetros em uma noite.
Os hamsters dzungarian são muito inquietos e móveis. Para eles, você precisa comprar uma roda e túneis. Os animais desta raça podem viver muito tempo em casa e na natureza. Eles devem sempre ser levados em casa e monitorados por suas ações. Externamente, os hamsters Dzungarian parecem ratos. Eles têm cerca de 11 centímetros de comprimento e pesam de 41 a 66 gramas. A cor é acinzentada acastanhada e no inverno é cinza prateado. A raça Dzungarian também tem economia inata, então os animais recolhem e colocam todos os suprimentos pelas bochechas, mesmo que um objeto não comestível (sabão, linha, papel) apareça.
Para que nada aconteça ao hamster, ele precisa reservar uma área para passear. Mas antes de liberar o animal de sua casa, uma ordem completa deve ser colocada no apartamento. Os hamsters da raça Dzungarian são pequenos em tamanho, só por isso vivem menos que os sírios. Sua expectativa de vida é de cerca de 2 a 2,5 anos.
Mas se o animal for mantido adequadamente, ele pode viver por 3 anos.
Os hamsters siberianos são semelhantes aos hamsters Dzungarian: eles têm quase o mesmo tamanho e proporções (comprimento - cerca de 11 centímetros, peso - cerca de 26-51 gramas). Além disso, os animais de estimação têm uma cor cinza-escura e uma faixa marrom ao longo do dorso. Uma característica é a mudança de cor: no inverno, o hamster adquire um tom quase branco como a neve. Os animais são despretensiosos e calmos. O animal pode se dar bem em gaiola e aquário, não precisará de roda. O animal de estimação siberiano é noturno. Ele não precisa de coabitação com parentes. Os animais desta raça vivem até 3 anos.
Os hamsters anões têm de 6 a 8 centímetros de comprimento e pesam cerca de 51 gramas. Esta raça possui três variedades, com cores diferentes:
- O hamster Campbell é marrom;
- O animal de estimação de Roborovsky tem uma barriga branco-dourada;
- O animal de Taylor é cinza.
O hamster Surgut pertence aos anões. Os bichinhos comem muito, até demais, então você precisa cuidar deles. Eles são animais móveis, e caminhadas e espaço constantes são importantes para eles. Devido aos animais serem pequenos, podem viver até 2 anos.
A expectativa de vida pode ser aumentada proporcionando conforto na gaiola.
- O tamanho médio na base da gaiola deve ser de 32 x 72 centímetros.
- Dentro da gaiola, deve haver uma casa separada onde o animal possa se esconder.
- Você definitivamente vai precisar de uma pequena tigela de areia para que o animal possa limpar seu pelo. Este procedimento de higiene é benéfico para o animal.
Vamos resumir a expectativa de vida de animais de estimação, depois de ler a mesa curta.
Visualizar | Vida útil |
sírio | 3-4 anos |
Dzungaro | 2-2,5 anos |
Siberiano | 3 anos |
Anão | 2 anos |
Os animais decorativos sírios vivem mais, pois são os mais resistentes ao estresse e a fatores externos.
Dicas úteis
Animais de estimação como hamsters precisam de boa aparência, portanto, há algumas dicas úteis de zoólogos a seguir.
Célula
Para um hamster, você precisa preparar uma gaiola de tamanho médio. A gaiola não deve ser alta. Você pode colocar uma casa de madeira dentro da casa do animal. Mas a gaiola em si não precisa ser feita de madeira, porque o hamster pode mastigar sua casa.
Uma boa solução seria comprar uma gaiola de metal, mas não é recomendável comprar uma habitação de cobre. Você também pode levar um aquário desnecessário em vez de uma gaiola. Alguns proprietários também usam uma caixa comum e, para deixar o hamster confortável, você pode colocar pedaços de pano, papel macio ou papelão dentro da caixa. Assim, o próprio animal de estimação poderá arranjar um ninho.
Os tamanhos padrão de uma casa para animais de estimação são:
- altura - 13 centímetros;
- largura e comprimento - 16 centímetros cada.
Você não pode colocar seu animal de estimação em uma jarra de vidro de três litros, pois o animal vai se sentir apertado e abafado. Você precisa instalar uma roda dentro da casa, o hamster precisa.
Com a ajuda da roda, o animal mantém sua forma física. Se não houver corrida diária, o animal ficará sonolento.
Banheiro
A parte mais difícil de manter um animal é o banheiro. Para evitar odores, o fundo da casa deve ser retrátil. Na parte inferior você precisa colocar vidro orgânico ou plástico. Com a bandeja deslizante, você pode limpar rapidamente os detritos e eliminar odores. O pallet deve ser polvilhado com serragem de madeira não resinosa.
Limpeza
A casa do hamster deve ser limpa uma vez por semana. Depois de 30 dias, você precisa desinfetar a casa com uma solução de água sanitária a 0,2 por cento. A gaiola deve ser esvaziada sem perturbar o animal ou seus suprimentos. Se você jogar fora os suprimentos, o animal ficará estressado. As únicas exceções são os alimentos perecíveis.
Um hamster é um animal de estimação absolutamente seguro, é perfeitamente possível comprá-lo para uma criança. Não é difícil cuidar e manter um animal em casa. O principal é cuidar na hora certa e fazer uma alimentação completa.
Para saber por quanto tempo os hamsters vivem, veja o próximo vídeo.