Hamster doméstico

Tudo sobre o hamster sírio

Tudo sobre o hamster sírio
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Como escolho um nome?
  4. Como determinar sexo e idade?
  5. Características do conteúdo
  6. Reprodução em casa
  7. Como ensinar à mão?
  8. Possíveis problemas
  9. Fatos interessantes
  10. Críticas do proprietário

Dentre a grande quantidade de pequenos animais que podem ser criados em casa como animais de estimação, vale destacar os hamsters. Hoje em lojas de animais é possível encontrar um grande número de diferentes raças desse roedor. O hamster sírio, que se destaca por sua boa imunidade e cuidado despretensioso, é especialmente popular como animal de estimação decorativo.

Descrição

Mesocricetus auratus ou o hamster asiático é um roedor fofo, mais conhecido por todos como o hamster sírio. O indivíduo pertence à família dos hamsters, destaca-se pela sua atratividade externa e inteligência, pois muitas vezes atua como animal de estimação. Esta raça foi criada através do cruzamento de duas espécies de roedores silvestres que vivem no Oriente.

Os animais foram domesticados apenas no final do século XIX. Os hamsters sírios se destacam por seu tamanho, que ultrapassa significativamente os mesmos parâmetros de indivíduos anões decorativos. O comprimento do corpo de um animal adulto pode atingir 14-15 centímetros com uma cauda de 1,5 centímetros. Seu peso varia entre 200-250 gramas. Vale ressaltar que esta raça de fêmeas tem mais machos, enquanto os machos são inerentes à robustez do corpo.

Os animais são bastante fofinhos, sua cor pode variar dependendo da espécie, na maioria das vezes roedores com pelo dourado, mas nas lojas de animais você pode ver hamsters nas cores branco, preto e até cinza. É importante notar as características estruturais dos membros anteriores do roedor da Ásia Central - o animal tem quatro dedos crescidos em suas patas. Quanto às patas traseiras, podem ser observados cinco dedos pequenos com garras.

O hamster parece muito engraçado devido ao focinho arredondado e orelhas pequenas. As peculiaridades da raça também incluem o fato de que os roedores podem ser não apenas de pêlo comprido, mas também de pêlo curto com uma espessa camada de pêlo no corpo... Os animais têm pupilas grandes, além disso, os roedores têm bolsas nas bochechas simétricas, nas quais o animal prefere armazenar alimentos.

Em seu ambiente natural e em cativeiro, os animais vivem da mesma forma. Normalmente, um hamster dourado tem uma vida útil de 2-3 anos. No entanto, com a criação em casa, o ciclo de vida de um indivíduo dependerá diretamente dos criadores e das condições de vida do animal. Esta raça é considerada uma das melhores para criação doméstica.

Esses roedores podem ser criados até mesmo para crianças pequenas, uma vez que os animais se distinguem por sua disposição dócil e pela capacidade de aprender e treinar. Além disso, o hamster sírio não é tão ágil quanto os outros membros da família e também cabe facilmente nas palmas das mãos.

A diferença de outras raças de roedores decorativos é a necessidade de fixação dos animais em cativeiro um a um. Mesmo que duas pessoas sejam mantidas juntas, existe a possibilidade de que causem ferimentos graves um ao outro. Mesmo que isso não aconteça, os roedores na mesma gaiola podem sentir um grave desconforto psicológico com a presença constante de outro animal nas proximidades.

Sem riscos para a saúde e o psiquismo, os animais podem ser mantidos em uma gaiola até atingirem um mês e meio de idade. Como a maioria dos roedores, os hamsters asiáticos são animais que levam um estilo de vida ativo exclusivamente à noite. Durante o dia, os roedores geralmente dormem em suas casas.

Visualizações

A divisão em espécies em hamsters sírios é baseada no comprimento de seus cabelos. Hoje existem indivíduos com os seguintes sinais externos característicos:

  • cabelos compridos;
  • roedores de pêlo curto.

O primeiro tipo é muitas vezes referido como angorá, uma vez que os animais têm uma semelhança com os gatos da mesma raça. Acredita-se que esta espécie foi obtida artificialmente, portanto, apresenta baixa imunidade.

O casaco de pele desses animais pode chegar a dois centímetros de comprimento, o que requer cuidados especiais do criador. A segunda espécie será menos exigente em termos de cuidados, mas mesmo o facto de tais animais serem classificados como de pêlo curto não diminui o seu apelo decorativo. Existem também roedores sírios sem pelos, resultado de seleção artificial. Os animais sem pelo foram criados para aqueles criadores que são alérgicos a peles de animais.

Além disso, a classificação dos roedores da Ásia Central é feita com base na cor da lã.

  • Hamster dourado. São indivíduos com pelagem avermelhada ou mesmo enferrujada, em que apenas o abdômen pode apresentar manchas de outra cor. As orelhas desses animais são cinzentas.
  • Roedores de creme. Ao contrário do vermelho, esta cor particular é a mais solicitada. O casaco de pele do animal é monocromático, apenas algumas outras tonalidades são permitidas na barriga e nas orelhas.
  • Hamsters brancos. Além da cor do pelo, os hamsters sírios se distinguem pela cor vermelha das pupilas, assim como pelas orelhas rosa ou cinza. Esses roedores são freqüentemente chamados de albinos.
  • Roedores cinzentos. A pelagem tem uma cor esfumada clara; podem aparecer manchas na barriga. Este animal às vezes apresenta manchas avermelhadas ao redor dos olhos, o que é considerado normal.
  • Hamsters amarelos. Esta categoria inclui animais cujo casaco de pele terá uma cor que varia do laranja brilhante ao amarelo. Este tipo de roedor foi criado para fins decorativos com a ajuda de humanos.
  • Hamsters com uma pelagem cor de mel. São indivíduos marrom-amarelados que não são capazes de transmitir essas características raciais a todos os bezerros. Se um menino tiver essa cor, os machos nascidos dele não receberão essa cor de pelo. Já as fêmeas cor de mel, passarão suas qualidades para toda a ninhada de hamsters.
  • Animais tartaruga. Podem ser atribuídos a este tipo indivíduos de cores diferentes, a única condição é a presença de estampa, listras ou manchas no casaco de pele. Às vezes é possível encontrar animais com três cores primárias de lã.
  • Hamsters Agouti. Esses animais se distinguem pela cor desigual de sua lã. A cor pode variar das pontas às raízes.

Como escolho um nome?

Há um grande número de apelidos para hamsters, tanto para meninas quanto para meninos. Entre eles, você pode pegar algo criativo e interessante. Para resolver esse problema, você deve se guiar pelas seguintes dicas:

  • deve ser escolhido apelido para animal de estimação, coordenando opções com todos os familiares para evitar desentendimentos;
  • é melhor nomear um roedor de forma que seu nome possa ser facilmente pronunciado e lembrado até mesmo pelos menores membros da família;
  • na presença de vários animais, será mais correto selecionar apelidos para eles se eles diferirem radicalmente entre si no som.

É muito importante para o hamster sírio ter um apelido, pois isso tornará mais fácil domar e treinar. Você pode basear sua escolha na cor do animal, e também estudar um pouco os nomes dessa cor ou tonalidade em diferentes idiomas. Como alternativa, o animal de estimação pode receber o nome de um personagem de desenho animado.

Como determinar sexo e idade?

Em roedores do Oriente Próximo, será possível descobrir o sexo com segurança, não antes de um mês após o nascimento. A determinação do sexo será baseada na localização dos órgãos genitais e dos órgãos excretores no corpo. Quanto aos machos, eles terão testículos visualmente distinguíveis na área da cauda como sinais claros. Além disso, nos homens, o órgão genital será removido dos orifícios que removem os resíduos em 1,5 centímetro.

Já no caso das mulheres, a cloaca e os órgãos genitais estarão localizados quase próximos um do outro. Na época do estro nas fêmeas, todos os órgãos estarão umedecidos com muco e também visivelmente aumentados em tamanho, o que ajudará a determinar o sexo.

Pode-se tentar descobrir o sexo do animal pela presença das glândulas mamárias, o que às vezes é um tanto difícil devido à presença de uma grande quantidade de pelos na barriga. Para os machos, a norma são dois mamilos pronunciados, quando a fêmea terá o dobro. Pela combinação dos sinais acima, é fácil distinguir um hamster macho de uma fêmea.

A determinação da idade é um ponto importante, principalmente na hora de comprar um animal de estimação. Os especialistas dividem condicionalmente os roedores em três grupos de idade:

  • jovem - com menos de um mês;
  • maduro - de um a três meses;
  • idosos.

Os animais jovens se destacam pelo tamanho modesto, não sendo recomendado adquiri-los para criadores sem experiência, pois os animais necessitarão de cuidados específicos. E você também deve se recusar a comprar hamsters velhos, eles podem ser identificados por pelo desbotado, comportamento fleumático. O ideal para compra são os animais pertencentes a indivíduos adultos.

A massa do animal ajudará a determinar a idade do indivíduo. Assim, animais de um a três meses pesam em torno de 50-80 gramas, roedores idosos ganham peso de 100-150 gramas. No entanto, esse indicador pode ser bastante arbitrário, uma vez que o peso de um animal depende diretamente de cuidados, nutrição e atividade.

A característica mais confiável na aparência, indicando a idade do hamster sírio, é o cabelo perto das orelhas e na área da orelha. Em indivíduos jovens, a pelagem será lisa e macia ao toque. Em roedores idosos, os pelos podem estar completamente ausentes.

Características do conteúdo

Hamsters podem ser mantidos em aquários ou gaiolas. A segunda opção é mais conveniente e popular. É importante que o roedor forneça espaço e uma boa cama, pois a necessidade natural do animal é cavar buracos. Papel, enchimento especial, aparas de madeira podem atuar como substrato na casa de um animal... O principal é que a matéria-prima é leve e absorve perfeitamente o líquido.

Para os animais, você também precisará de material para construir um ninho. Cortes de papel farão bem o trabalho.

O uso de algodão, ataduras e fios deve ser abandonado, pois nessas matérias-primas o animal pode se enredar e se machucar.

Você precisará instalar uma roda dentro da casa do roedor. Ao contrário dos brinquedos para hamsters anões, o sírio precisará de uma roda com diâmetro de pelo menos 20 centímetros. Como regra, as gaiolas especialmente projetadas para esses animais de estimação já contêm rodas de corrida. Além disso, os animais vão gostar de passar o tempo na bola andando.

A água para o animal pode estar no bebedouro ou na tigela; os recipientes com líquido devem ser lavados regularmente. Se a água ficar parada na tigela, o recipiente deve ser pesado para que o hamster não o vire. Essa nuance também se aplica a recipientes para ração animal.

Outro ponto importante em relação à guarda de um animal de estimação é a presença de objetos de madeira na gaiola, sobre os quais os hamsters podem ranger os dentes que neles crescem ao longo da vida.

Para que o hamster sírio viva em cativeiro o máximo possível, ele precisa receber uma alimentação de qualidade e balanceada. Portanto, para a alimentação, você pode usar misturas de rações especializadas que consistem em grãos, sementes e nozes. Para mulheres grávidas, você precisa cuidar do conteúdo adequado de proteínas na dieta diária.

Hamsters gostam muito de várias guloseimas, por isso os animais às vezes podem ser mimados com elas, especialmente como uma recompensa se o criador decidir treinar o animal.

Roedores podem receber raízes, vegetais e frutas, mas frutas cítricas, frutas exóticas e guloseimas excessivamente ácidas devem ser evitadas. Todos os alimentos devem ser frescos, pois os hamsters adoram armazenar seus alimentos em seus ninhos como suprimentos. Todos os produtos adicionais devem ser lavados sem falta, os pedaços que estão na gaiola por mais de um dia devem ser jogados fora para evitar intoxicação por roedores. Os hamsters sírios podem receber um ovo cozido, queijo cottage e amendoim uma vez por semana.

Como os animais são noturnos e naturalmente tímidos, após adquiri-los para um novo local, eles precisam ser ensinados gradativamente, a não fazer barulho perto da gaiola, e também a não desfilar o animal. Por causa do estresse que suportaram, os roedores picam e até desmaiam.

Você precisa passar algum tempo com um hamster todos os dias para que o animal de estimação com medo se acostume com seu dono. Se o animal estiver dormindo, não é recomendável acordá-lo e você não deve puxar o hamster para fora do ninho com força.

As casas de hamsters não cheiram mal se forem limpas regularmente. Como regra, recomenda-se realizar medidas de higiene pelo menos uma vez a cada 2-3 dias. É proibido banhar hamsters sírios na água, e você também deve evitar mudanças de altura na superfície por onde o roedor está caminhando. Caindo de altura, ele pode se ferir gravemente.

O roedor do deserto é capaz de monitorar por conta própria a limpeza de seu casaco de pele, para procedimentos higiênicos, bastará colocar um recipiente com areia na gaiola.

Reprodução em casa

O macho do hamster da Ásia Central atinge a maturidade sexual por volta dos três meses, enquanto a fêmea deve ter pelo menos quatro meses de idade. Para que a fertilização ocorra, ela deve estar no cio, o que ocorre em intervalos de 5 a 7 dias. Para o acasalamento, os roedores selecionados são colocados em uma gaiola separada. Depois disso, a prole é carregada. A gravidez dura 18 dias.

Um indivíduo dá à luz de 4 a 15 hamsters. Para um parto bem-sucedido, a fêmea precisa de roupa de cama limpa e bastante comida. Nos primeiros dias após o nascimento dos animais, é recomendável não incomodar a mãe com a prole. Para os recém-nascidos, o principal alimento no primeiro mês será o leite materno. Os hamsters não devem ser tocados, porque se houver odores estranhos nos filhotes, a fêmea os comerá. Quando os bebês atingem um mês e sete dias, eles podem ser transplantados para uma gaiola separada.

Como ensinar à mão?

Para que o animal não tenha medo de seu dono e entre com calma em seus braços, será necessário domesticá-lo gradativamente. Para fazer isso, você deve ser guiado pelas seguintes recomendações:

  • o contato com uma pessoa deve ocorrer várias vezes ao dia, mas por pouco tempo (bastará um quarto de hora);
  • um roedor recém-adquirido não deve ser pego imediatamente, pois o animal estará sob estresse; levará vários dias para se acostumar com o novo ambiente;
  • é melhor transferir o conhecimento com as mãos à noite, quando o animal está cheio de energia, o que ajudará a excluir mordidas.

Acostumar-se a entrar em contato com uma pessoa deve ser regular. É importante estudar o estilo de vida do animal, certifique-se de falar com ele em voz baixa, pronunciando seu apelido. Depois disso, você precisa abaixar a palma da mão na gaiola, colocando uma guloseima para o hamster nela.

É impossível pegar um animal, vale a pena esperar o roedor mostrar interesse por conta própria... Isso pode levar várias tentativas, no meio, você pode tratar o roedor com uma guloseima através das barras. Quando o hamster fizer contato e se sentar com segurança na palma da mão, você poderá retirá-lo da gaiola, talvez ele salte da palma pela primeira vez. Portanto, as tentativas de domar devem continuar um pouco mais tarde.

Manuseie o hamster apenas com as mãos limpas para que fique livre de odores estranhos.

Possíveis problemas

Infelizmente, hamsters sírios cativos podem sofrer de algumas doenças. Entre eles, os seguintes são os mais comuns:

  • obesidade associada a alimentação inadequada e falta de brinquedos para atividades físicas na gaiola;
  • problemas dentários decorrentes do fato de o animal não ter onde ralar os dentes em crescimento;
  • E. coli, que infectou o animal por meio de alimentos pobres ou não lavados.

Mudanças no comportamento serão sinais de problemas de saúde do hamster sírio. Ele pode se tornar agressivo e inquieto ou, inversamente, muito passivo. O animal pode apresentar manchas calvas na pelagem, feridas, tremores, coceira. A automedicação é estritamente proibida.

Portanto, se houver algum sinal de mal-estar, você deve mostrar imediatamente o seu animal ao veterinário.

Fatos interessantes

Os hamsters sírios, ao contrário de seus parentes, com o treinamento e a domesticação adequados, podem estabelecer um contato bastante próximo com o proprietário e até mesmo adormecer com ele. E também vale destacar a inteligência bem desenvolvida do animal, graças à qual reagirá ao seu apelido. De todas as raças de hamsters, são esses roedores que são famosos por sua disposição dócil e alegre.

Além disso, indivíduos acostumados a familiares se tornarão muito afetuosos com uma pessoa, não a percebendo como uma ameaça. No entanto, animais pequenos podem ficar deprimidos se mantidos em uma gaiola muito pequena. Hamsters sírios devem ter um tamanho de gaiola pelo menos um metro quadrado com uma altura de 30-40 centímetros.

Críticas do proprietário

De acordo com as respostas dos criadores de roedores da Ásia Central, pode-se notar que os animais da residência mostram-se amigáveis ​​e alegres, o que permite que sejam mantidos em famílias com filhos pequenos. Porém, cuidado e atenção ao animal de estimação devem ser dosados, pois o contato contínuo com uma pessoa pode provocar agressões por parte do animal, bem como estresse., o que afetará negativamente sua expectativa de vida.

Para informações sobre como manter um hamster sírio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa