Tudo o que você precisa saber sobre hamsters siberianos
Os hamsters siberianos são lindos animais anões que costumam ser comprados para crianças. O animal não requer cuidados especiais ou alimentação exótica, então a criança pode muito bem cuidar do hamster sozinha. Isso irá incutir nele responsabilidade, trabalho árduo, bondade e amor.
Aparência
O bebê parece uma bola fofa e fofa com uma cauda imperceptível. Suas dimensões são de 7 a 8 cm de comprimento. Em condições naturais, pesa de 25 a 30 g, mas em um ambiente doméstico saudável, os hamsters preguiçosos engordam e podem ganhar peso até 50 g.
Os "siberianos" têm uma pelagem cinza-preta com uma listra marrom em todas as costas. Os geneticistas sugerem várias outras cores. Mas, em qualquer caso, o hamster mudará a cor de seu casaco de pele para branco no inverno. Nos animais domésticos, a mudança de cor não é pronunciada, mas no campo é vital.
Habitat
Em seu ambiente natural, os hamsters desta raça vivem nas estepes e nas planícies montanhosas da Sibéria e do norte do Cazaquistão. Eles vivem em tocas, que eles próprios criam. Essa migalha pode cavar um labirinto de até um metro e meio de profundidade com um comprimento total de movimentos de até 8 m. No labirinto, ele se equipa com um ninho quente para dormir e "despensas" sem saída para armazenar grãos.
No inverno, no ambiente natural, para não gastar energia, os hamsters caem em transe. Este estado não é uma hibernação completa, pois os animais precisam acordar para comer. Geadas severas e predadores não permitem que os hamsters vivam para seu prazer - sua expectativa de vida média é de 2 a 2,5 anos, enquanto os habitantes domésticos podem viver até 3 a 4 anos.
Hamsters não gostam de companhia, por isso vivem sozinhos ou em pequenos grupos formados em tenra idade.
Eles distinguem "deles" de "estranhos" pelo cheiro, que é emitido por uma glândula especial localizada em seu abdômen.
Traços de caráter
É muito agradável segurar um caroço macio nas mãos e também é fascinante observá-lo. O comportamento do animal muda sob a influência de fatores externos: noite, oscilações de temperatura, susto, curiosidade. O comportamento desses animais é baseado nos seguintes fatores.
- Os idosos não são particularmente ágeis, mas os jovens são mais enérgicos - gostam de fazer barulho (especialmente à noite). Ao escolher o local para a gaiola, deve-se levar em consideração o estilo de vida noturno do animal.
- Hamsters se orientam no espaço com a ajuda de antenas, que determinam o tamanho de um objeto ou buraco no qual você pode escalar.
- Animais marcam seu território, reivindicando direitos sobre ele. São leais aos indivíduos que com eles conviveram desde a infância, reconhecem cada um pelo seu cheiro característico e não os deslocam do seu habitat. Mas a atitude para com os estranhos é completamente diferente. É melhor manter animais do mesmo sexo ou um macho e várias fêmeas em uma gaiola.
- Um hamster cuidando de sua higiene é uma visão bastante hilária. Qualquer pessoa que ame esses animais pode observar por horas como eles lambem as patas e rapidamente lavam seus pequenos focinhos e corpos e, em seguida, penteiam os pelos com as garras. Na verdade, cortam os pelos da pelagem e a tornam mais fofa, o que afeta a retenção de calor. Os hamsters adquiriram os instintos das condições de vida da Sibéria na selva.
- Um hamster assustado se comporta inquieto - corre pela gaiola ou se aconchega no chão. Se ele pressentir o perigo, ele faz sons assustadores e mostra os dentes. Nesse momento, é melhor não tocá-lo, pois ele pode morder.
- No momento da curiosidade, o animal pode ficar em pé sobre as patas traseiras e alcançar com as patas dianteiras o objeto de interesse. Ele o examina com antenas e patas.
- Às vezes, observando um hamster, você pode ver como ele arrasta serragem para seu ninho e se enterra neles. Esse comportamento indica que o animal está congelado. Se ele começar a rasgar e jogar serragem, ele terá calor.
- Os animais estão prontos para procriar com um mês de idade, mas é melhor deixá-los esperar pelo menos três meses. O período de gestação da mulher é de dezenove dias. Se um casal vive em gaiolas diferentes, eles devem ser combinados para obter descendentes em território neutro.
Contente
Para quem decidiu pela primeira vez ter um hamster, deve familiarizar-se com antecedência com as regras de guarda, bem como com o seu comportamento e hábitos, compreender todos os prós e contras. Um hamster é um ser vivo e, ao trazê-lo para dentro de casa, a pessoa assume a responsabilidade por sua existência. Os aspectos positivos de manter o animal em casa são os seguintes:
- ele é doce e geralmente benevolente;
- o contato com esse animal de estimação não é perigoso para as crianças;
- as crianças adquirem boas qualidades: cuidado e responsabilidade;
- os hamsters não são exigentes com a comida;
- eles são fáceis de domar, embora possam aprender um pequeno truque;
- é fácil encontrar um lugar para uma pequena gaiola;
- são baratos - você sempre pode comprar um animal de estimação barato e despretensioso.
Também é importante notar os aspectos negativos de ficar um hamster em um apartamento:
- você vai ter que cuidar dele, limpar a gaiola, senão vai aparecer o cheiro;
- o bebê adora fazer barulho à noite, por isso a gaiola deve ser mantida longe do quarto;
- às vezes você pode comprar um animal que adora morder;
- os hamsters não vivem muito, e a perda de um animal de estimação pode ser difícil para as crianças.
Se as desvantagens não parecem tão significativas, você pode iniciar um hamster com segurança, porque ele vai dar muito prazer com sua aparência e comportamento fofos.
Onde colocar?
Antes de trazer um hamster para dentro de casa, você precisa preparar um lugar para ele morar.Se isso não for levado a sério, o bebê se perderá em um grande apartamento e morrerá.
Os hamsters não são muito exigentes com o ambiente externo, mas se sentem bem em uma temperatura confortável de 17 a 26 graus Celsius.
Qualquer coisa que nos seja desagradável não agradará ao hamster. Ao definir uma célula em um determinado local, deve-se pensar se será confortável para ele estar lá. Dado o impacto negativo de alguns lugares da casa, podemos concluir que você não deve colocar uma gaiola:
- perto do radiador;
- no peitoril da janela, sob luz solar direta;
- próximo ao equipamento de trabalho;
- em um rascunho;
- em locais barulhentos;
- nos quartos (considerando o estilo de vida noturno dos animais de estimação).
Qual deve ser a gaiola?
O hamster é um roedor, e isso deve ser levado em consideração ao escolher o material para uma casa. Uma gaiola com hastes de metal ou um aquário irão servir para o seu animal de estimação. Os hamsters siberianos não têm habilidade para pular, então você não precisa cobrir o aquário de cima. Quanto ao celular, então a distância entre as hastes não deve ser superior a 7-9 mm, caso contrário o animal tentará escapar.
A gaiola em si deve ser espaçosa, pois o animal precisa correr. É melhor providenciar um segundo andar se você precisar colocar estruturas lúdicas. A serragem é selecionada como revestimento do piso.
O animal vai tratar com medo uma gaiola vazia, pois uma pessoa não gosta de morar em um apartamento sem móveis. A casa do seu hamster deve ser confortável.
- Você vai precisar de uma casa para dormir. Na selva, os hamsters vivem em tocas, então seu instinto de autopreservação permanece nas condições apertadas da gaiola. Eles se sentem seguros em casa.
- É melhor fixar o comedouro e bebedouro para que o hamster não vire, mas é preciso torná-lo removível para que possa lavá-lo.
- Um animal precisa de uma pedra mineral para cuidar de seus dentes. Roendo-o, o hamster limpa e fortalece os caninos, além de triturá-los, ajustando o comprimento normal.
- Roda em movimento. Hamsters siberianos são propensos à obesidade, então uma esteira é uma obrigação para eles. Isso irá satisfazer sua necessidade noturna de movimento e mantê-los saudáveis.
- Um banheiro para hamster pode ser comprado em uma loja de animais, mas o animal deve entender que há uma área designada para o banheiro.
Cuidado
Cuidar de um animal, em primeiro lugar, proporciona uma nutrição nutritiva adequada. Duas vezes ao dia, deve ser alimentado com grãos e pellets, que podem ser adquiridos na pet shop. É necessário um conjunto adicional de vitaminas, composto por frutas, ervas e vegetais. Você pode adicionar um pouco de peito de frango, queijo cottage ou um ovo à dieta.
Quanto ao passeio, não significa sair de casa ou correr pelo apartamento. Esse andar é perigoso tanto para o hamster quanto para os móveis, que ele começará a experimentar no dente. Na loja de animais, você precisa comprar uma bola ambulante especial que protegerá o animal de problemas e permitirá que ele corra ao máximo.
O hamster deve limpar a gaiola uma ou duas vezes por semana.
Um pouco de esforço ajudará seu animal a estar sempre saudável e feliz.
Veja a história sobre a vida dos hamsters siberianos abaixo.