Taças para hamster: tipos, instalação e fabricação
Se um hamster se instalou na casa, é muito importante criar as condições necessárias para a sua plena vida. Um dos destaques é a escolha de um bebedouro para a sua mascote. Pode ser feito em casa ou adquirido em loja da especialidade - a critério do proprietário. Vamos falar sobre o que é o bebedor, como escolhê-lo e usá-lo corretamente neste artigo.
O que eles são?
Os bebedouros usados para hamsters domésticos podem ser internos ou externos. Eles diferem na forma de fixação, ou seja, podem estar localizados dentro ou fora da gaiola. No segundo caso, trata-se de economizar espaço dentro do habitat do animal, especialmente no caso em que a habitação não é muito grande.
Há muitos fatores pelos quais você deve se orientar ao selecionar. Este é, em primeiro lugar, o tamanho, a conveniência, a confiabilidade, o método de fixação.
Deve-se atentar também para a estabilidade, segurança do animal, assim como o aspecto estético da estrutura.
Também é possível classificar os dispositivos por tipo de construção. Eles podem ser suspensos ou no chão.
Quanto às opções de piso, elas são colocadas dentro da gaiola. A tigela deve ter peso suficiente para que um animal em movimento não possa virá-la.
No entanto, é necessário levar em consideração o seguinte: como a água é do domínio público, ela se polui muito rapidamente e ainda é possível derrubá-la acidentalmente.
As estruturas suspensas podem ser fixadas dentro ou fora da gaiola. O contêiner pode ser aberto, mas as mais populares ainda são as opções fechadas.Existem estruturas de vácuo, que incluem um contentor sobre uma palete larga com lados altos, de onde sai a água. Nem todo mundo gosta dessa opção, já que o líquido se suja com rapidez e é necessário lavar todo o aparelho para limpá-lo. Como esses bebedouros geralmente são feitos de materiais macios (como plástico), os hamsters costumam roê-los.
Os bebedouros tipo mamilo para animais de estimação incluem um frasco de onde a água flui através de um tubo que termina com um mecanismo de travamento. O hamster fica fluido ao pressionar a trava com a língua, e esse animal terá que se acostumar. Existem também mecanismos de bola, atuando por analogia com o anterior.
Essas opções são usadas com frequência, porque a água permanece limpa e não derrama sobre a gaiola.
Alguns proprietários escolhem bebedouros de garrafa com reservatório. A água sai lentamente do recipiente para uma pequena depressão. Esses bebedouros são mais comumente usados por proprietários de pássaros, mas os hamsters também podem usá-los. Porém, com esta escolha, deve-se ter em mente que a água também será aberta e a estrutura deverá ser lavada e limpa com freqüência.
Como fazer isso sozinho?
Se não for possível comprar um bebedor em uma loja, você pode tentar fazer você mesmo em casa. Este processo não é absolutamente complicado e não requer nenhuma habilidade especial.
Além disso, apenas os materiais disponíveis ou os mais baratos serão necessários para a construção. Eles podem ser encontrados em quase todas as casas.
Para fazer um copo, você vai precisar de uma faca, um prego ou um furador, uma garrafa de plástico. Também é preciso preparar uma caneta comum, uma bola que cabe dentro dela, mas não escorrega, uma mola de caneta-tinteiro, um fio para fixar o aparelho, fita isolante, cola. O procedimento não demorará muito. Vamos dar uma olhada em 2 opções que são especialmente fáceis de fazer sozinho.
Para fazer um bebedor de bico, você precisa de uma pequena garrafa de plástico, uma caneta esferográfica e uma bola. A bola deve ser selecionada de forma que caiba livremente dentro do corpo da alça, mas não role para fora de sua parte estreita.
O local onde fica preso é cortado cuidadosamente com uma faca afiada para que a bola saia um pouco, mas não tenha oportunidade de rolar completamente.
Você pode consertar a bola com a mola de uma caneta-tinteiro, mas não muito apertada.
Um pequeno orifício é feito na garrafa, onde a alça é inserida com firmeza. O local de convergência deve ser fixado com fita isolante ou cola para evitar o vazamento de líquido. Em seguida, a estrutura é fixada com arame na gaiola para que o tubo fique na parte inferior e a uma altura conveniente para o hamster.
A segunda opção de design requer uma garrafa de plástico e um canudo de bebida que se encaixam em um orifício feito no centro da tampa com a ondulação para fora. A parte interna precisa ser aparada. Protegemos a estrutura do vazamento de água com cola ou fita isolante. A garrafa é presa à gaiola com um canudo para baixo, o líquido fluirá por ela.
Como instalar?
Comprar e fazer uma tigela não é a tarefa mais difícil. Também é necessário fixá-lo corretamente na gaiola para que o brincalhão não respingue água e danifique a estrutura. As cópias de armazenamento geralmente são equipadas com clipes especiais, que são muito convenientes de usar neste caso.
Se o bebedouro tiver um orifício na tampa para fechar, mas não houver fechadura, isso não é problema. Pode ser feito de um pequeno pedaço de arame, dobrado nas bordas para criar uma espécie de ganchos. Você também pode usar corda bamba.
A principal coisa a que você precisa prestar atenção é que o recipiente fica firmemente preso na gaiola e o animal de estimação em si não se machuca nas bordas salientes do suporte.
Você também pode consertar o bebedouro com um copo grande de plástico. Para fazer isso, ele é virado de cabeça para baixo e um buraco para o bebedor é aberto nele.Ao lado, é necessário fazer um pequeno orifício para inserir o tubo. A estrutura é colocada de forma bastante estável dentro da gaiola, podendo ser colocada em qualquer espaço livre.
Um bebedouro montado no chão deve ser equipado com um agente de peso, então um animal ativo não será capaz de virá-lo. No entanto, deve-se ter em mente que o tanque terá de ser limpo com frequência, por isso não deve ser fixado com firmeza. Também será apropriado colocar tal estrutura em um estande. Neste caso, menos sujeira entrará na água, pelo que será possível trocá-la com menos frequência.
Como ensinar a usar?
Os especialistas recomendam comprar um copo com uma nova casa de hamster. Nesse caso, o animal, examinando o invólucro incomum, definitivamente notará e aprenderá a beber sozinho. Isso salvará os proprietários do processo de aprendizagem.
No entanto, há momentos em que um bebedouro é comprado em vez de um antigo, seu tipo muda e é instalado em uma habitação de animal já em funcionamento. Nesse caso, o hamster pode não descobrir imediatamente como usar um dispositivo que é novo para ele.
No entanto, esses animais são espertos o suficiente e se prestam bem ao treinamento - você pode simplesmente levá-lo até o bebedouro e enfiar o focinho na bola.
Depois de várias vezes, o animal entenderá o princípio de operação e beberá água ativamente por conta própria.
Nota para os proprietários: existe outra maneira fácil. Basta revestir o bico do bebedor com algo saboroso e aromático. Um hamster curioso não resistirá e com certeza virá provar a iguaria, acionando assim o mecanismo de abastecimento de água. Depois disso, os instintos funcionarão e o animal usará o bebedor se necessário.
Por que o animal não bebe água?
As razões pelas quais um hamster se recusa a beber água de um bebedor podem ser variadas. Se o animal apareceu recentemente na família, sua condição estressante não pode ser descartada. Nesse caso, não há necessidade de pressa - deixe-o se acostumar e se acostumar com as novas condições de vida.
Outro fator é a incapacidade de usar o bebedor. Como agir nesta situação, já discutimos acima.
É possível que o animal tenha um alimento bastante suculento, que satisfaça sua necessidade de líquido por um tempo.
Não devemos esquecer que os hamsters são animais noturnos. Isso significa que o pico de sua atividade pode ocorrer no momento em que a família já está dormindo. Conseqüentemente, o animal, muito possivelmente, usa o bebedouro, apenas o faz quando ninguém o vê.
E, finalmente, você precisa levar em consideração que o animal precisa de água doce, que é recomendada para ser trocada diariamente... O hamster não bebe água estagnada. Também é necessário, às vezes, verificar se o bebedouro está funcionando bem e se há algum mau funcionamento técnico.
Também deve ser observado que os animais recém-nascidos precisam de água potável, assim como os adultos.
No entanto, eles não podem chegar imediatamente a um bebedor adulto, por isso vale a pena cuidar de um pequeno pires de água, do qual as crianças podem beber sozinhas.
Nesse caso, é melhor enxaguar o pires várias vezes ao dia e renovar o líquido.
O nível de saúde de um animal de estimação depende inteiramente de seus donos. Portanto, ao decidir sobre uma etapa tão importante como estabelecer um animal de estimação, você precisa prestar a máxima atenção a ele e fornecer cuidados competentes. Só neste caso o hamster será ativo, simpático, desenvolver-se-á corretamente e fará as delícias dos seus donos.
Para uma análise em vídeo de tigelas para beber para roedores, veja abaixo.