Labirintos e túneis de hamsters: características, tipos, fabricação
Hamsters são pequenos roedores de estepe - habitantes de um extenso sistema de túneis. Eles passam muitas horas todos os dias nessas passagens e celas estreitas, mesmo quando estão acordados. Ao mesmo tempo, o hamster tenta se mover o mais rápido possível, e isso é geneticamente corrigido. É simplesmente impossível imaginar um hamster caminhando calmamente. Se ele não estiver de pé (mais precisamente, sentado), então com certeza correrá. E apenas na rigidez e escuridão do túnel, ele pode se acalmar, parar e descansar.
É claro que os hamsters domésticos são privados de muitos dos "encantos" da existência selvagem; no entanto, os túneis são absolutamente necessários para eles. Em primeiro lugar, é uma forma de reduzir o stress causado por um grande espaço aberto, que é uma sala para hamsters. Junto com equipamento de exercício adicional, O túnel é uma das formas de combater a obesidade, a doença mais comum dos hamsters domésticos. Os labirintos artificiais desempenham uma função especial para roedores domésticos. É também uma excelente ferramenta para apoiar o interesse exploratório comum a muitas criaturas escavadeiras.
Recursos e requisitos
Na natureza, os hamsters estão constantemente cavando, melhorando e melhorando suas tocas. Gradualmente, os túneis tornam-se cada vez mais intrincados e ramificados. São necessárias várias saídas de emergência. Cavar para encontrar um roedor não é menos natural do que correr ou procurar comida. Na natureza, ele consome muita energia e os hamsters não precisam de equipamento adicional de exercícios para queimar o mínimo de calorias.
Em um ambiente doméstico, você deve construir labirintos artificiais para hamsters.Os labirintos naturais geralmente estão localizados em várias camadas, com passagens laterais bastante longas, saídas de emergência, salas de armazenamento sem saída e "quartos" que partem delas.
O diâmetro pode ser considerado o principal requisito para tocas artificiais. O roedor, estando sob a proteção do túnel, deve sentir suas paredes. Ao mesmo tempo, um vison artificial muito estreito não permitirá que os hamsters se dispersem. Ainda assim, na natureza, eles vivem menos aglomerados, e as paredes dos buracos são de terra e sempre podem ser corrigidas.
O desejo de cavar e roer, bem como o desejo natural de melhorar constantemente seus túneis, pode impulsionar os hamsters a uma façanha de trabalho. Eles tentarão constantemente o material para dentes e garras. Se o labirinto for construído com materiais maleáveis, os rastros dos roedores serão cada vez mais perceptíveis. Para diminuir esse efeito, é necessário colocar vários tipos de iguarias nos túneis, que terão de ser roídas.
Em nenhum caso o material deve ser tóxico, pois os dentes são a principal ferramenta de trabalho dos roedores. Eles crescem constantemente, então os animais não têm problemas com sua recuperação. No trabalho de movimentação de terras, os dentes são usados igualmente e às vezes mais do que as garras.
Ao construir uma grande toca artificial com vários níveis de passagens, deve-se tentar evitar descidas muito íngremes. Os animais podem ser feridos, pois, ao contrário dos buracos cavados no solo, será muito difícil para eles fixar sua posição com a ajuda de garras. E também em túneis artificiais a ventilação deve ser providenciada para que o animal, levado pela caça, não morra por falta de oxigênio.
É importante não desordenar a gaiola do hamster com labirintos e túneis. Ele não precisa de menos espaço. A melhor opção é um túnel ou labirinto remoto, no qual você pode entrar a partir da gaiola, para que possa voltar lá mais tarde.
Visualizações
Os túneis podem ter diferentes formas, comprimentos e materiais de fabricação. Eles podem até ser transparentes. Neles, os animais são claramente visíveis. Ao mesmo tempo, eles se sentem protegidos e não se incomodam com a presença de observadores.
Em geral, a construção de túneis é uma tubulação. Na verdade, canos de água em PVC podem ser usados para criar um sistema de passagem. Pode haver muitas opções para sua articulação.
As lojas especializadas de animais oferecem diversas variedades de produtos acabados.
Os túneis são de design simples - retos. Estruturas ramificadas com todo um sistema de passagens e becos sem saída são muito populares.
Por localização, os túneis podem ser interno, localizado em uma gaiola onde vivem roedores. O hamster pode usar o "vison" à vontade. Às vezes satisfeito túnel externo, esta estrutura, em regra, não tem ligação com a gaiola e é utilizada nos casos em que o proprietário decide providenciar entretenimento para o seu animal de estimação. O jogo em tal túnel é totalmente controlado por uma pessoa.
É possível construir a estrutura fora da gaiola e de forma que o animal possa entrar e sair dela, entrando na gaiola, onde se encontra o ninho principal.
O material usado para fazer túneis varia. Madeira não é ruim para isso. Além de cumprir suas funções principais, o "vison" de madeira também pode servir como uma ferramenta segura para afiar os incisivos.
Os tubos de plástico permitem variar a estrutura da toca. Eles podem ter uma forma diferente por meio de diferentes tipos de juntas.
Também há adeptos do "vison" de náilon. Quando o animal se move, tal desenho emite uma espécie de farfalhar que não assusta o roedor em nada, mas, ao contrário, o atrai, possivelmente imitando os sons produzidos em tocas naturais por raízes e palhas.
Visons de pelúcia quentes criam condições especiais. Jogando em tal túnel, o animal pode sempre descansar confortavelmente.
Dicas de Seleção
A escolha de um túnel pronto é totalmente determinada pelo desejo da pessoa. Portanto, uma das condições de seleção deve ser a conveniência de observar o animal.
É importante levar em consideração as características da espécie do hamster que usará o vison artificial. Isso vai determinar, em primeiro lugar, o diâmetro da toca artificial. Um túnel muito largo pode não cumprir seus objetivos principais. Os animais não se sentirão protegidos enquanto estiverem nele, pelo contrário, terão medo de um grande espaço fechado.
A melhor opção para tocas artificiais podem ser consideradas aquelas que se conectam diretamente com a gaiola, que contém o animal.
É assim que o hamster alivia o estresse de ser transplantado para o labirinto e pode usá-lo como achar melhor.
Um labirinto bem montado com um sistema de túneis seguros e atraentes para o hamster é a chave para uma vida longa e feliz desse animal. O hamster não apenas queima as calorias ganhas com a comida, mas também sobrecarrega seu cérebro pequeno, mas muito curioso. É por isso que uma das condições para a escolha de uma estrutura pode ser a diversidade. Túneis e elementos de labirinto podem combinar materiais diferentes, o que dará aos animais oportunidades adicionais de pesquisa.
Mas a regra básica ainda deve ser a segurança de estruturas e materiais. A resistência e a qualidade das juntas também são requisitos essenciais. Os hamsters de exploração não perderão a oportunidade de explorar seu quarto, se apresentada a eles. Freqüentemente, é a articulação dos elementos dos túneis ou labirintos que se torna o elo fraco, e os animais que não conseguem escapar da gaiola escapam por eles.
Você pode fazer você mesmo?
Você mesmo pode fazer túneis e labirintos. A opção orçamentária mais simples, pode-se dizer, para esse buraco é uma construção feita de papelão. Claro, não poderá ser usado constantemente, mais cedo ou mais tarde, terá que ser reformado ou substituído por completo. Devido à disponibilidade do material, isso não é crítico.
Além disso, fazer um túnel de papelão com as próprias mãos é uma ótima atividade conjunta para adultos e jovens membros da família. Os limites da imaginação infantil não existem, os adultos só precisam ajustar seu trabalho, imperceptivelmente corrigi-los e direcioná-los para criar um vison aconchegante e realmente aceitável para animais de estimação. As crianças decoram o edifício de boa vontade. É importante certificar-se de que nenhuma joia, como strass, seja perigosa para roedores, e também será necessário excluir alguns adesivos.
A principal vantagem desse labirinto caseiro será a exclusividade. Com alguma experiência, você pode criar módulos substituíveis que podem ser trocados ou reorganizados periodicamente, isso eliminará o vício, e o animal explorará constantemente a estrutura proposta, o que lhe trará grande prazer.
O material para a criação do labirinto serão caixas de papelão grosso, por exemplo, de sapatos. O conjunto de ferramentas necessárias não é tão amplo: tesoura, régua, compasso, lápis, cola ou fita adesiva.
A maior caixa pode ser a base do labirinto. Um plano pode ser desenhado em sua superfície interna. As paredes laterais se tornarão suas paredes. Todos os tipos de divisórias são feitas com o material de caixas menores, nelas em um nível diferente, mas acessível para o animal, é necessário arranjar passagens em forma de orifícios redondos. Várias escadas, cubos e câmaras sem saída podem ser dispostos dentro de "salas" separadas.
As caixas podem ser combinadas com tubos, por exemplo de rolos de papel higiênico. Assim, pode-se criar uma estrutura com diversas transições e câmaras, nas quais o animal pode passar várias horas por dia.
Ter muitas peças de Lego também pode formar a base de um labirinto de hamster. As crianças ficam felizes em participar da criação de tal atração.
Artesãos constroem túneis e labirintos até mesmo com garrafas de plástico. No entanto, este material tem uma desvantagem significativa - é muito escorregadio.As garras de roedores não podem se agarrar a superfícies de plástico, então é melhor combinar as garrafas com uma base de papelão ou madeira compensada. As garrafas podem ser cortadas ao meio e fixadas em uma superfície mais áspera. Se um vison em camadas não for pretendido, as garrafas podem ser seguramente conectadas com fita adesiva. Uma das vantagens inegáveis de tal labirinto é a transparência.
O mais amplo campo de imaginação e, ao mesmo tempo, a confiabilidade de desempenho é representado por tubos de PVC, uma grande variedade de conexões permitirá que você crie obras-primas. Nas paredes desses túneis, é necessário fazer pequenos orifícios para ventilação. O aperto de suas juntas pode causar desconforto aos roedores.
As regras básicas para a criação de labirintos artificiais são bastante simples, não existem muitas delas.
- Moderação. Estar sobrecarregado com elementos do labirinto cansa rapidamente seu explorador e ele perderá o interesse.
- Segurança. O uso de adesivos tóxicos não é permitido. O hamster vai definitivamente experimentar o desenho de labirinto no dente. Também é aconselhável protegê-lo do contato com fita adesiva.
- Observabilidade. O animal, estando no labirinto, não deve desaparecer do campo de visão do dono. Todos os seus movimentos devem ser observáveis, e o dono deve sempre imaginar onde o animal está no momento. Alguns hamsters são propensos a fugas, pode ser difícil recuperá-los, além disso, no processo de "AWOL" eles estão expostos a graves perigos.
Como fazer um túnel para um hamster com garrafas de plástico, veja abaixo.