Como encontrar um hamster em um apartamento se ele escapou de uma gaiola?
Eles estão cada vez mais tentando criar vários animais, incluindo hamsters. Mas às vezes, em vez de alegria e diversão, animais de estimação trazem problemas significativos. Portanto, você precisa saber como resolver essas dificuldades.
Por que o hamster foge?
Um roedor fugitivo deve ser procurado imediatamente. Afinal, mesmo aquilo a que nem as pessoas nem os animais altamente organizados (cães e gatos) prestam atenção é muito perigoso para ele. Os motivos pelos quais o hamster sai para passear no apartamento são os seguintes:
- confiabilidade insuficiente da célula;
- uma tentativa de se esconder do perigo real ou percebido;
- sons altos (assustam o roedor);
- interesse (especialmente típico para a raça Dzungarian, menos para os "Sírios");
- fadiga;
- manuseio descuidado.
O hamster é um animal curioso, muitas vezes tenta sair não para causar problemas aos donos, mas porque se interessa por tudo no mundo à sua volta.... Mas também acontece de outra forma: o roedor quer dormir ou está fisicamente cansado, mas eles o tiram e o fazem brincar. Então, o instinto diz ao animal para procurar qualquer oportunidade de fuga e descanso. É verdade que é improvável que essa situação corresponda totalmente à descrição de "escapou da gaiola".
E o motivo mais sério das fugas é o descuido dos proprietários. Um animal selvagem é um animal selvagem: sempre que o controle é enfraquecido, ele imediatamente tira vantagem da situação. As opções de escape são diferentes:
- saia pelo telhado;
- abrir uma porta fracamente reforçada;
- destruição de paredes de plástico com dentes.
Como encontrar?
Os proprietários de hamsters costumam ter idéias muito diferentes sobre isso. Alguém começa a inspecionar febrilmente e saquear toda a casa. Algumas pessoas acreditam que você pode simplesmente deixar o animal sozinho.Como se depois de um passeio ele fosse voltar ao seu lugar e só faltasse colocá-lo em uma gaiola. É imperativo que você tente encontrar o hamster, atraia-o e pegue-o imediatamente.
O fato é que o ambiente doméstico para um habitante das estepes secas contém muitos perigos, principalmente dos seguintes:
- patas de gatos;
- ficar preso em fendas e buracos;
- fome e sede.
Portanto, se um hamster se perder em casa, você deve agir imediatamente. Mas apenas sem pânico e arremessos precipitados. Eles apenas se cansam e exaurem e raramente resolvem o problema. Um animal bem domesticado geralmente responde com sons característicos quando seu nome é pronunciado. Você pode ajudar na chamada sacudindo o recipiente com comida ou sacudindo a sacola com ela.
O mesmo deve ser feito caso o hamster ainda não tenha aprendido um determinado nome. Ele deve reagir à comida... No entanto, deve ser entendido que uma situação incomum pode atrapalhar as reações normais do animal. Seu sistema nervoso às vezes não lida com a abundância de estímulos incomuns ou reage a eles de maneira bizarra. Portanto, você precisa saber as táticas de busca corretas caso o hamster não responda à chamada.
Roedores de quase todas as raças se comportam da mesma maneira. Eles não podem permanecer imóveis por muito tempo. Se você remover todos os ruídos da casa e ouvir, quase certamente encontrará farfalhar típico. Eles são usados para encontrar hamsters escondidos em locais de difícil acesso.
Importante: ao pesquisar, você deve mover-se com cuidado, sem fazer barulho adicional.
Acontece que é impossível descobrir onde procurar um hamster. Neste caso, é necessário certifique-se de bloquear todas as rachaduras e até mesmo pequenos buracos pelos quais o animal possa escapar para a rua.
Mas, antes de tudo, você precisa examinar cuidadosamente esses lugares. É provável que o roedor tenha se estabelecido lá. Somente após verificação as passagens podem ser lacradas com fita adesiva. Claro, as janelas e portas devem ser trancadas.
Existem outras sutilezas também. O hamster é ativo à noite e a caça é melhor depois de escurecer. Em todas as salas, sementes ou outros alimentos são despejados no chão. Mais cedo ou mais tarde, um animal faminto sairá para comer.
Não é necessário sentar e esperar a noite toda perto da isca. Você pode simplesmente polvilhar farinha em torno das mesmas sementes. O hamster não comerá, mas deixará rastros. Você também pode preparar sacos plásticos, ou melhor, papel alumínio. Então, cada movimento das pernas criará um farfalhar característico.
Tendo encontrado a pessoa que fugiu, deve-se também pegá-la corretamente. Até mesmo a isca alimentar deve ser usada com habilidade. É aconselhável ter duas gaiolas: uma é deixada no local habitual e a outra é para onde vão apanhar um roedor. Alimentos deliciosos e frescos devem ser mantidos na gaiola e atualizados regularmente. Rolos de papel higiênico são colocados nas proximidades: freqüentemente os animais sobem neles e descansam.
Animais peludos também são atraídos pelos passeios. Eles colocaram uma roda na sala. Assim que se descobre que ele está interessado no brinquedo, ele começa a farfalhar, deve ir em busca. Animal saiu do abrigo cubra completamente com uma toalha. Essa técnica permite que você interrompa o movimento sem causar danos.
Com cuidado, pegue a toalha de hamster e coloque-a na gaiola. A toalha é removida e a porta fechada imediatamente.
Em uma casa particular e no campo, você precisa agir o mais rápido possível. Lá, literalmente, cada minuto de atraso pode se transformar em um hamster saindo para a rua. Procurá-lo fora de casa não faz muito sentido.
Para pegar um animal, usam-se mangas não só de papel higiênico, mas também de toalhas descartáveis. Não precisa ter medo: esses meios improvisados são totalmente seguros para um roedor. Além disso, se o hamster não está acostumado com as mãos, a manga será a ajuda perfeita. A forma original de captura é a seguinte:
- coloque algo gostoso no tubo (ao gosto do hamster, é claro);
- obstruir a entrada de um lado;
- coloque uma borda aberta onde pretendem encontrar um roedor escondido;
- assim que ele aparecer, feche a entrada com a palma da mão e devolva o animal de estimação que fugiu.
Uma garrafa de plástico também é usada para pescar. Os melhores recipientes - com capacidade para 2 litros, que possuem paredes planas. A parte inferior é cortada e a parte superior dobrada é presa com um elástico. Abaixo, uma ponte é colocada ao longo da qual o hamster pode subir na garrafa. No interior é colocada uma noz que vai atrair a atenção de um roedor com o seu aroma.
Às vezes, armadilhas improvisadas são feitas de baldes. Feno ou serragem espalham-se no fundo. Coloque papel por cima e algo saboroso por baixo. Uma régua desnecessária, uma pilha de documentos antigos e assim por diante são adequados como escada.
Uma semente é colocada após 2 etapas. Uma vez no balde, o hamster não vai bater (graças ao canudo que absorve o choque) e não vai sair.
Se houver outros animais no apartamento além do hamster, é necessário removê-los do local onde o fugitivo pode estar. O isolamento de gatos é especialmente importante.
Se houver armadilhas para ratos ou ratos na casa, elas devem ser removidas imediatamente. O hamster que correu para alguma sala está isolado (as portas estão fechadas). Aliás, você pode procurar um animal nas dobras das agasalhos, nas toalhas ou na cama (onde fica quente).
Onde ele pode se esconder?
Um animal de estimação escondido de uma gaiola ou das mãos de um animal de estimação é procurado da mesma forma. Primeiro, eles estudam adequadamente todos os lugares "secretos" onde ele pode estar escondido. Quanto mais rápido isso for feito, menos esforço será gasto na pesquisa como um todo. Em primeiro lugar, eles verificam:
- tudo que está perto da gaiola;
- lugares sob sofás, guarda-roupas, cadeiras, poltronas e assim por diante;
- próprios armários, caixas, caixas e outros recipientes.
O hamster que subiu na caixa é atraído para fora de lá com a ajuda de "iguarias"... Se a busca por todos os locais descritos não der qualquer resultado, todos os outros abrigos possíveis devem ser verificados.
Acontece que um animal é encontrado, mas não pode ser retirado de lá. Nesse caso, uma gaiola aberta com o alimento preferido é colocada próxima. Além disso, você pode brincar com a curiosidade do animal: tubos de papelão são colocados no chão e vários labirintos são construídos.
Um interesse instintivo por tudo que é novo costuma fazer os hamsters inspecionar esses labirintos. Mas você não pode correr para encontrá-lo, estraga tudo.
Os armários e outros móveis devem ser movidos o mais cuidadosamente possível. O movimento excessivo pode ser extremamente perigoso para o hamster. Se as pesquisas demoram muito para produzir resultados, é recomendável examinar também os porões ou andares inferiores.
Como prevenir a fuga?
Como você pode imaginar, encontrar um hamster fugitivo pode ser longo e difícil. Às vezes, é completamente inútil. Portanto, deve-se ter cuidado para evitar fugas. Pessoas experientes aconselham verificar sistematicamente o estado das células e eliminar imediatamente todos os problemas. Preste atenção especial pela resistência do teto, varas, pela confiabilidade do travamento da porta.
É imperativo verificar se o animal se sente confortável, se algo está incomodando o hamster. Ele precisa dedicar mais tempo. Você não pode economizar em brinquedos e no arranjo da gaiola. Mas esses métodos só funcionarão com cuidado e atenção. Uma fuga ainda pode ser atribuída a um acidente, mas caso se repitam, algo precisa ser mudado na abordagem do animal.
Cada buraco que a besta roer deve ser fechado. No entanto, esta é apenas uma luta contra as consequências, não a causa. Recomenda-se manter a gaiola o mais longe possível de rádio, TV ou alto-falantes. É necessário observar estritamente a rotina diária que seja conveniente para o animal. Se ele foi retirado da gaiola, deve-se monitorar cuidadosamente cada ação continuamente.
Para obter informações sobre o que fazer se o hamster escapar, veja o próximo vídeo.