Hamster dzungarian: descrição, dicas de alimentação e cuidados
Os hamsters Dzungarian são uma das raças mais comuns de animais fofinhos fofos. Freqüentemente, na vida cotidiana, esses animais são carinhosamente chamados de "dzungariki", e são eles que costumam se tornar os primeiros animais de estimação de crianças pequenas. Acontece que o custo dos hamsters dzungarian em zoológicos é bastante baixo e, além disso, os roedores não precisam de cuidados especializados.
Até uma criança pode lidar com eles.
Se está a pensar comprar um hamster Dzungarian, deve familiarizar-se com todas as características e características do animal. Em nosso artigo, você aprenderá sobre as condições em que um roedor deve ser mantido, como alimentá-lo e dar banho nele, e também poderá ler as críticas de quem já conseguiu ter um bicho fofo e fofo em sua casa.
Com o que se parece?
Em primeiro lugar, vejamos a descrição biológica das espécies de hamsters Dzungarian.
O hamster Dzungarian é uma raça de roedor de tamanho minúsculo. Assim, o comprimento do corpo do animal tradicionalmente não ultrapassa 10 centímetros, e o peso do animal costuma ser cerca de 50 gramas. A pele do hamster é coberta por pêlos grossos, que podem ser de uma grande variedade de cores. As cores mais populares são cinza, preto e marrom. Os olhos do animal têm formato convexo, cor negra como carvão e brilho lustroso.
Apesar do fato de que este roedor é um animal de estimação bastante comum e popular, ele também pode viver na natureza. Assim, o habitat natural dos Dzungariks são as estepes e as regiões de semi-estepe do Cazaquistão, Ásia e até mesmo da Rússia.
Em nosso país, um roedor selvagem pode ser encontrado na Sibéria e no Território de Altai.
A este respeito, é importante notar que existe uma diferença externa entre aqueles hamsters que vivem em condições naturais e aqueles que vivem em animais de estimação. Portanto, um cruzamento entre as cores cinza e marrom com uma faixa preta brilhante nas costas ao longo da espinha é considerada a cor natural do jungarik. O ventre é colorido em um tom mais claro, como as patas. Essa cor tem como objetivo principal garantir a segurança do hamster, pois permite que ele se disfarce.
Em casa vivem hamsters, cujo pelo é pintado em tons mais estéticos e bonitos: tangerina, vermelho, bege. Uma das mais raras é considerada uma cor híbrida "pérola", sendo quase impossível encontrá-la.
A raça gêmea de hamsters Dzungarian é uma raça chamada hamster Campbell. As diferenças desta variedade estão em várias características:
- a raça de roedores Dzungarian tem uma pelagem mais densa, mais lisa e mais brilhante;
- em seu corpo (independentemente da cor principal), o dzhungarik tem várias listras largas nas laterais e nas costas;
- na face da espécie Dzungarian, você pode encontrar um losango claramente delineado;
- Os roedores de Campbell têm cintura;
- Os animais da Campbell são mais agressivos e mais difíceis de fazer contato com os humanos (por isso se acredita que é melhor escolher uma jungarika como animal de estimação).
Como determinar a idade?
Devido ao fato de que os hamsters Dzungarian são bastante pequenos em tamanho e não crescem com a idade, é muito difícil saber quantos anos eles realmente têm. No entanto, existem várias maneiras de determinar a idade mais ou menos precisa dos animais peludos.
- Quanto mais jovem o hamster, mais ativo ele se torna: os animais dormem menos, se movem mais e, portanto, comem mais. Os animais mais velhos, ao contrário, preferem dormir e comer muito pouco.
- Nas orelhas do velho especial, praticamente não há lã, enquanto as orelhas dos jovens hamsters ficam completamente cobertas por ela.
- Os animais jovens têm olhos transparentes e brilhantes. Eles ficam turvos com a idade.
- Hamsters recém-nascidos não têm pelos - começam a ficar cobertos de pelos apenas no 5º dia de vida. Após 2 semanas, o pêlo está totalmente crescido.
- Hamsters jovens de 1 a 3 meses (e esses são os animais que devem ser comprados) não pesam mais do que 40-45 gramas.
Conselhos sobre cuidados
Os roedores da raça dzungarian são bastante exigentes com os cuidados e se contentam apenas com as condições básicas de detenção. Portanto, mesmo aqueles que nunca tiveram um animal de estimação podem lidar com esses roedores, eles podem ser facilmente criados por um aluno da escola primária.
Se seguir todas as recomendações dos especialistas, bem como ouvir os conselhos dos veterinários, pode facilmente manter um dzungarika em casa.
Nutrição
No que diz respeito à nutrição, os roedores da raça Dzungarian são muito exigentes. Portanto, na natureza, a base de sua dieta é uma variedade de safras de grãos. A partir daí você deve continuar, cuidando do roedor que mora em sua casa. Em geral, acredita-se que a melhor opção seria uma variedade de misturas de cereaisque são vendidos em lojas zoológicas. Além disso, é importante dar preferência precisamente às misturas e combinações que se pretendem para hamsters anões.
Além dessas misturas, os animais podem ser alimentados com outros alimentos. Por exemplo, dzungariks podem ser dados vegetais, frutas e ervas, bem como frango cozido e queijo cottage baixo teor de gordura... Uma variedade de alimentos pode ser comprada como guloseimas em lojas de animais.
Também é importante notar que os hamsters comem muito e com bastante frequência.
Isso se deve ao rápido metabolismo desses animais. Vale a pena considerar este fator ao comprar ração:
- você deve comprar comida suficiente para o roedor, para que ele não passe fome;
- procure comprar apenas alimentos produzidos por fabricantes conhecidos e de alta qualidade, pois alimentos ruins podem causar um grande número de doenças.
Entre outras coisas, é importante prestar atenção ao estado da cavidade oral do hamster... Para que o roedor range os dentes, compre periodicamente pedras minerais especiais para ele.
Brinquedos
A gaiola que contém o roedor nunca deve estar vazia. Deve estar equipado com os elementos necessários para o hamster. Primeiro você precisa instalar uma casa especial. Este é um projeto que permitirá que o animal se retire e se sinta seguro. Dê preferência a casas pequenas (cerca de 10 centímetros de comprimento). Escolha casas sem janelas e aquelas estruturas que não têm fundo.
Além disso, uma roda de esteira será útil para seu animal de estimação. Na natureza, os hamsters Dzungarian correm vários quilômetros por dia. É por isso que, para manter a saúde de um animal no nível adequado, ele precisa de movimentos constantes e de um estilo de vida ativo.
A roda de corrida ideal para um jungaro tem cerca de 16-18 centímetros de diâmetro. Não compre rodas de corrida com barra transversal. Além disso, ao escolher este elemento, certifique-se de que a superfície é confiável. Se possível, a roda deve ser coberta com uma malha fina, para que as patas do seu animal peludo não fiquem presas nela.
Além disso, você pode comprar ou fazer de forma independente vários labirintos ou túneis para a gaiola.
Como entretenimento e também para poder mova o roedor para um local seguro enquanto limpa a gaiola, pode ser comprado bolas ambulantes especiais. Este dispositivo irá garantir a movimentação segura do hamster pelo quarto ou apartamento: em primeiro lugar, o próprio hamster estará seguro, pois é muito difícil não notar a bola que anda (se ele escapou sem a bola, então será muito difícil para pegá-lo no apartamento), e, em segundo lugar, o animal não poderá mastigar utensílios domésticos, fios, etc.
Célula
É importante lembrar que cada dzungarik precisa de sua própria gaiola separada, então você não deve manter vários hamsters em um. Isso se deve ao fato de que, mesmo na natureza, esses roedores não se agrupam em grupos, mas vivem separados.
Apesar do tamanho dos animais desta raça ser bastante pequeno, deve-se selecionar uma gaiola que tenha o maior tamanho possível. Portanto, a melhor opção é uma gaiola com dimensões de 50x30 centímetros.
Hoje em dia, em feiras, supermercados, assim como em zoológicas especializadas, é possível encontrar um grande número de celas modernas e inusitadas. Uma das últimas tendências da moda são as células, que possuem vários andares (camadas). Para os jungariks, essas células não devem ser escolhidas. É preferível dar preferência àqueles com um design mais tradicional.
Ao escolher uma gaiola, é importante, entre outras coisas, prestar atenção à sua confiabilidade. Portanto, os especialistas aconselham a compra de células erradas equipadas com uma estrutura de treliça e um palete de plástico, e aquelas que são fechadas e dotadas de insertos plásticos (as chamadas "dunas").
Depois de comprar a gaiola, uma camada de enchimento especial para hamsters, que pode ser comprada em qualquer loja de animais, deve ser colocada no fundo da gaiola. É melhor dar preferência às variedades de milho ou celulose. Também é útil colocar uma pequena quantidade de toalhas de papel ou guardanapos secos - no futuro, eles se tornarão materiais de construção para a criação de um ninho para um hamster.
É importante lembrar que a própria gaiola deve estar em um local bastante silencioso. Não deve ser exposto à luz solar direta, correntes de ar ou vento.
Tomando banho
Os hamsters dzungarian são muito sensíveis ao estado do ambiente.Por isso, devem ser mantidos constantemente limpos e monitorar cuidadosamente as condições de higiene em que vive o animal.
Deve ser dito imediatamente que é altamente indesejável lavar dzungariks em água. O fato é que animais fofinhos são muito sensíveis às condições de temperatura, incluindo a temperatura da água. Mesmo uma pequena diferença de temperatura (literalmente 1 ou 2 graus) pode afetar negativamente a saúde do animal.
Apesar de os tratamentos com água serem contra-indicados, ainda é necessário limpar o hamster. Para começar, deve-se notar que, sendo limpos por natureza, os próprios hamsters limpam o pelo. Assim, você só precisa fazer a limpeza regular da gaiola... Isso deve ser feito uma vez por semana, usando água e produtos de limpeza sem perfume, como sabão em pó.
No entanto, há situações em que o animal fica muito sujo e não consegue lidar com a poluição sozinho. Nesses casos, ele precisa de ajuda.
Para isso, pode-se usar uma areia estéril e totalmente desinfetada especialmente projetada para limpeza (ela é comprada em pet shops e depois submetida a um procedimento de quartzeamento). A segunda opção, adequada para a implementação de procedimentos de higiene em relação ao jungarik, é o uso de chumaços de algodão e lenços umedecidos. Mas apesar do fato de que tais procedimentos são praticamente inofensivos para o hamster, eles não devem ser feitos diariamente.
Como você sabe, o melhor tratamento é a prevenção. É por isso que é importante manter a gaiola do seu hamster sempre limpa. Remova as sobras de alimentos, fezes e outros contaminantes em tempo hábil.
Dica útil: os veterinários recomendam que não seja necessário lavar o hamster caso sinta um odor desagradável.
O fato é que os próprios animais não emitem aromas. Se você sentir odores estranhos, então, provavelmente, você precisa prestar atenção ao estado de higiene da gaiola do roedor.
Reprodução
Para começar, deve-se dizer que os roedores da raça Dzungarian se reproduzem bem em cativeiro em casa. É por isso que são frequentemente escolhidos por criadores de roedores.
Acredita-se que, para a reprodução, a fêmea e o macho devem ser mantidos constantemente na mesma gaiola, mas isso não é inteiramente verdade. Veterinários e criadores experientes recomendam combinar animais heterossexuais apenas durante o período de cruzamento. Isso deve ser feito para evitar agressões mútuas quanto à divisão do território da célula.
O processo de acasalamento pode ser realizado com 1 ou 2 meses de vida do animal. Se possível, deve-se esperar até 3 meses - assim a fêmea que deu à luz os bebês poderá cuidar integralmente de seus filhotes.
Muitas vezes, o procedimento de acasalamento ocorre à noite, e as mulheres dão à luz em 17-21 dias de gestação. De 2 a 9 bebês podem nascer de cada vez. Durante a gravidez, atenção especial deve ser dada à nutrição da mulher - você precisará incluir mais verduras, frutas e vegetais na dieta.
Importante: não manuseie hamsters recém-nascidos. Caso contrário, a fêmea pode recusá-los - pare de alimentá-los e cuidar deles.
Fatos interessantes
Devido à alta prevalência de hamsters Dzungarian, pode parecer que muito se sabe sobre esses animais e que eles foram totalmente pesquisados por cientistas. No entanto, existem dados relativos aos roedores desta raça, que são pouco conhecidos do grande público.
- Na natureza, os hamsters Dzungarian não vivem em bandos, mas um a um.
- Para sobreviver, os dzungariki constroem uma toca, que tem pelo menos 5 entradas e vários galhos.
- Este tipo de hamster é muito móvel. Em busca de comida em 1 dia, um animal pode correr vários quilômetros.
- Os animais receberam esse nome em homenagem à província noroeste da China - Dzungaria.
Avaliações
Em geral, é importante notar que as críticas dos donos dos dzungariks são muito ambíguas: alguns estão completamente encantados com a compra deste animal, enquanto outros, pelo contrário, lamentam a compra precipitada e mostram insatisfação com esta raça.
Entre os comentários negativos, você pode encontrar um número bastante grande de reclamações sobre o fato de os animais guincham constantemente, principalmente no escuro, o que se deve ao estilo de vida noturno dos animais. Esse traço comportamental pode perturbar seu sono, assim como o sono de seus filhos.
A segunda grande categoria de comentários negativos nos informa que o animal, assim como os frutos de sua vida, tem um odor bastante persistente e desagradável. Mesmo com a limpeza regular e sistemática, pode manifestar-se, o que prejudica o estado do agregado familiar (os donos dos hamsters relatam que muitas vezes o cheiro pode causar dores de cabeça).
Os roedores da raça Dzungarian são bastante ativos e intrometidos, portanto eles não devem ser deixados fora da gaiola. Caso contrário, eles vão fugir e se esconder para que mais tarde você não possa encontrá-los.
Como saída para essa situação, muitos se oferecem para comprar uma coleira para um roedor.
No entanto, também existe uma grande variedade de críticas positivas. Em primeiro lugar, a aparência esteticamente atraente é notada. Muitas pessoas que antes tinham medo de roedores, literalmente se apaixonam por pequenos dzungariks fofinhos. Os pais dizem que esses hamsters podem se tornar um bom amigo para seu filho, que há muito tempo pede um animal de estimação. Eles vão ensinar a criança a assumir responsabilidades. Os criadores também falam bem de dzungariki - os hamsters se reproduzem de maneira bastante rápida e intensa (o que pode ser uma desvantagem para uma pessoa comum).
Assim, garantimos que Os hamsters dzungarian são animais de estimação muito controversos que possuem características positivas e negativas. Na hora de comprar um roedor, é importante lembrar que agora você é o responsável por ele, portanto, se você decidiu definitivamente ter um animal de estimação, familiarize-se com suas características comportamentais com antecedência, e estude também as regras de manutenção e cuidados.
Quanto mais precisamente você seguir as instruções dos especialistas, mais positiva será sua experiência com o hamster.
Para todos os prós e contras de manter um hamster Dzungarian, veja o vídeo abaixo.