Raças populares de hamsters domésticos e incomuns
Se você sonha em ter um animal de estimação há muito tempo, mas não há espaço suficiente em seu apartamento para um cachorro ou um gato, um hamster será a solução perfeita. Um animal pequeno e móvel não requer cuidados complexos e, se manuseado corretamente, pode se tornar um verdadeiro amigo. É interessante observar hamsters de qualquer raça: eles enchem suas bochechas de comida, limpam seus rostos, correm em uma roda - são animais muito agitados e ativos. Mas para que você possa fazer amigos, você precisa estudar as características do comportamento e do conteúdo do hamster.
Entre as raças domésticas populares, é melhor escolher aquela que será mais fácil para você cuidar. E para os amantes do exótico, é importante saber as especificidades de raças incomuns de hamsters e quais não devem ser mantidas em casa.
Peculiaridades
O hamster pertence à ordem dos roedores - são pequenos animais com pernas e caudas curtas, bem como orelhas pequenas. Apesar de terem cerca de 19 espécies, todas são semelhantes entre si, mas diferem apenas no tamanho e na cor, que dependem do habitat. Assim, os habitantes das planícies desérticas receberam uma camada de tonalidade amarela ou arenosa. Os hamsters que vivem na zona das estepes da floresta têm a pele morena ou cinza. E as rochas têm uma pelagem preta ou marrom escura. Isso permite que pequenos animais se camuflam com segurança de ataques de predadores aéreos.
A natureza dotou os hamsters de dentes afiados e fortes que os capacitam a lidar com alimentos duros, como nozes e grãos. O animal possui apenas 4 dentes, que crescem ao longo de sua vida. Portanto, quando mantido em casa, ele precisa de uma pedra mineral especial, sobre a qual rangeria os dentes.
A dieta do hamster é bastante extensa, inclui:
- cereais e leguminosas;
- legumes;
- frutas;
- raízes;
- ervas;
- bagas;
- nozes;
- sementes.
Certas espécies, como o transbaikaliano e o hamster semelhante ao rato, também se alimentam de insetos e carniça. Em seu ambiente natural, o hamster tem acesso à comida apenas no período verão-outono, então o animal de qualquer raça será definitivamente estocado para uso futuro. Para fazer isso, ele tem bolsas nas bochechas especiais que permitem armazenar alimentos e transferir suprimentos para armazenamento.
Portanto, podemos concluir que um hamster precisa de uma dieta bastante rica para fornecer ao corpo os elementos necessários. Como base para a dieta de um animal de estimação, uma mistura de ração especial, adicionalmente enriquecida com vitaminas, é perfeita. No verão, os hamsters precisam obter vegetais frescos, frutas, frutas vermelhas e verdes. Para isso, são adequados os seguintes:
- cenoura;
- brócolis;
- rabanete;
- maçãs;
- peras;
- damascos;
- Morango;
- mirtilo;
- groselha;
- dente de leão;
- Trevo;
- folhas de alface.
A nutrição adequada desempenha um papel importante no bem-estar do seu animal de estimação. Nunca dê ao seu hamster laticínios, pastéis doces ou certos tipos de vegetais e frutas. Aqui está uma lista de alimentos que são proibidos para roedores domésticos.
- Produtos lácteos (creme de leite, iogurte, leite, kefir). Eles podem causar problemas digestivos, que podem ser fatais para o seu hamster.
- Produtos de farinha (pão, pãezinhos), Esses alimentos levam a doenças dos órgãos internos e podem causar inchaço.
- Repolho branco. Seu uso ameaça envenenamento e distúrbios intestinais.
- Citrino. Tangerinas e laranjas podem causar reações alérgicas e até câncer.
Os hamsters estão acostumados a obter a quantidade necessária de água dos alimentos, porque em seu habitat natural raramente têm acesso a uma fonte de água. Porém, a presença de um bebedouro com água na gaiola do animal ainda é necessária. Dependendo da temperatura do ar e do alimento recebido, o roedor poderá obter umidade adicional, se necessário.
Roedores selvagens são animais territoriais, eles vivem sozinhos em tocas subterrâneas. Portanto, dois indivíduos do mesmo sexo não podem conviver na mesma gaiola. Hamsters são noturnos. Em seu ambiente natural, à noite eles vão em busca de comida - então o animal tem menos probabilidade de cair nas garras de um predador, como uma doninha ou uma garça. Esteja preparado para seu animal de estimação girar a roda e farfalhar com serragem a maior parte da noite.
A expectativa de vida de um hamster selvagem é de 1 a 2 anos. Um roedor doméstico com os devidos cuidados pode viver mais de 3 anos.
Raças populares
Apesar da facilidade de atendimento, cada tipo de roedor doméstico possui características próprias. Antes de escolher a raça de um futuro animal de estimação, deve-se levar em consideração os hábitos inerentes ao seu representante. Isso o ajudará a ganhar rapidamente confiança no animal minúsculo e tímido por natureza.
Acredita-se que a expectativa de vida de um hamster amigo do dono seja muito maior. Afinal, é menos provável que ele sofra de estresse, que afeta o estado geral do corpo.
Abaixo estão as raças de hamsters domésticos mais comuns com uma breve descrição.
chinês
Os representantes desta raça costumam ter pelagem marrom com tonalidade cinza, seu peso é de cerca de 50 gramas e seu comprimento varia de 8 a 12 centímetros. Eles se alimentam de insetos e grãos. Eles se distinguem por um caráter amigável - depois de domesticados, eles ativamente fazem contato com o proprietário e se esforçam para se comunicar. Além disso, esta é uma das poucas raças que permite a manutenção de vários indivíduos na mesma gaiola.
Os representantes desta raça têm uma variedade decorativa - distingue-se pela cor branca ou manchada.
sírio
A raça síria é uma das mais populares por sua disposição amigável e fácil de cuidar. Em alguns casos, sua expectativa de vida pode chegar a 6 anos. No entanto, os representantes da raça síria não toleram vizinhos na gaiola. Sua característica também é que eles são menos ativos à noite. Entre as variedades decorativas da raça síria, pode-se distinguir o angorá, unicolor e dourado. O hamster angorá possui cabelos longos e fofos, brancos ou ruivos, que requerem cuidados especiais.
Às vezes, este sírio de peles é chamado de real, embora não haja nenhuma raça separada chamada de “real”. Um hamster monocromático é totalmente preto ou branco. A pelagem dourada tem uma pelagem de pêssego macio de comprimento médio.
cinza
O hamster cinza atinge um comprimento de 13 centímetros. A cor da pelagem varia do cinza claro ao cinza esfumaçado ou acastanhado. Ao mesmo tempo, o abdome e as pernas são brancos, e a cauda, cujo comprimento pode chegar a 3 centímetros, é ligeiramente pubescente ou nua. Prefere sementes e insetos na comida. Este animal também adora plantas suculentas.
Possui um sistema digestivo sensível, ao escolher esta raça deve-se monitorar cuidadosamente a qualidade da ração e a pureza na gaiola.
Dzungaro
Os representantes desta raça não têm mais de 10 centímetros de comprimento. Sua cor varia do marrom ao cinza e marrom claro. O abdômen é sempre mais claro, e no dorso há uma listra preta. Eles são especialmente ativos à noite. Na natureza, sementes e verduras são preferidas. Eles são muito amigáveis desde os primeiros dias de seu conhecimento, raramente mordem. Ao substituir a serragem uma vez por semana não há absolutamente nenhum cheiro deles.
Os hamsters dzungarian são incrivelmente animados - não devem ser deixados sair para passear pela sala sem uma bola, pois podem rapidamente desaparecer de vista. Este tipo de roedor pertence ao Planalto.
Hamster de Roborovsky
Assim como o Dzungarian, ele pertence aos Uplifted. Distingue-se pelo seu tamanho minúsculo - o comprimento de um roedor desta raça não ultrapassa 5 centímetros. A pelagem é cinza com manchas brancas. Os representantes desta raça são amigáveis não apenas com os humanos, mas também com sua própria espécie. A coexistência de vários indivíduos é permitida. Devido à sua agilidade e tamanho reduzido, não é recomendável deixá-los passear sem uma bola especial.
Hamster Campbell
Uma das poucas espécies cujos representantes selvagens não vivem sozinhos, mas em uma colônia. Esta raça anã, de comprimento não superior a 10 centímetros, é classificada como Upland. A pelagem é dourada com uma faixa escura nas costas. O pico de atividade ocorre à noite e pela manhã. No entanto, os representantes desta raça têm saúde frágil. Eles são propensos a doenças como câncer, diabetes e catarata.
Se você decidir criar esses roedores, esteja preparado para prestar atenção especial à saúde deles. Além disso, os hamsters Campbell são difíceis de domar e costumam morder, por isso não devem ser levados por famílias com crianças.
Sungur
O hamster Sunguriano é outro tipo de raça anã que pertence ao Planalto. Seu comprimento chega a 8 centímetros, a pelagem é de cor esfumada. Extremamente ativo à noite. Ele é amigável com as pessoas e se dá bem com outros representantes de sua raça, entretanto, no caso de coabitação, podem ocorrer brigas e escaramuças.
Se você estiver dando frutas e vegetais frescos a esse bebê, tome cuidado para não fazer "estoques" deles, pois comer comida estragada pode causar problemas digestivos. Propenso a comer demais.
Hamster siberiano
Raça anã, cujo comprimento não ultrapassa 9 a 10 centímetros e pesa 40 gramas. O pico de atividade do "Siberian", como na maioria dos representantes da espécie, cai à noite. A pelagem é prateada com uma tonalidade azulada com uma faixa preta no dorso, pelo que é frequentemente confundida com uma representante da raça Dzungarian. No inverno, a cor do hamster fica branca. Não tolera vizinhança, difícil de domar.
Então, podemos concluir que apesar da semelhança de hábitos e estilo de vida, existem nuances no cuidado de cada raça de hamsters... Para famílias com crianças, é melhor escolher as raças mais amigáveis.No entanto, mesmo os animais mais contatos e sociáveis requerem uma abordagem especial e respeito. Se você comprou um hamster para uma criança, não o deixe sozinho com um roedor até que eles se acostumem e a criança aprenda a manuseá-lo com cuidado.
Espécies com problemas de saúde devem ser iniciadas apenas se houver um veterinário em sua cidade que possa curar esse bebê. Raças hostis devem ser compradas se a simples observação de seu animal de estimação for suficiente para você. Esse hamster vai perceber qualquer tentativa de contato como um perigo, é melhor não incomodá-lo sem um bom motivo, como substituir o enchimento.
Vistas incomuns
Além dos bebês fofinhos e amigáveis, familiares aos humanos, também existem raças especiais de hamsters na natureza. Alguns deles parecem quase iguais aos de casa, mas diferem no comportamento agressivo, outros têm sinais externos incomuns, mas ao mesmo tempo uma disposição bem-humorada e outros ainda se destacaram em todos os aspectos. De uma forma ou de outra, todos esses roedores estão mudando a maneira como pensamos sobre os hamsters, sua aparência e modo de vida.
Abaixo estão as raças exóticas de hamsters com uma breve descrição que você dificilmente encontrará em uma loja de animais simples.
Gafanhoto, também conhecido como hamster escorpião
Esse animal de aparência inofensiva não é muito diferente das espécies domesticadas, mas sua aparência engana muito. O comprimento chega a 14 centímetros com a cauda e o peso é de apenas 50-70 gramas. Cor - vermelho com marrom escuro. Apesar de seu tamanho diminuto, este animal é um predador absoluto! Ele caça à noite, sua dieta é baseada em ratos, camundongos, lagartos e insetos. Mas isso não são todas as suas qualidades incomuns - um representante desta raça, graças à sua genética, não tem medo da dor e tem resistência a venenos.
Por exemplo, o veneno de escorpião atua como uma bebida revigorante para um hamster. Foi esta característica que lhe deu o seu segundo nome de "escorpião".
Hamster africano
Este animal parece um ouriço ou porco-espinho. Comparado às espécies domésticas, ele se distingue por seu grande tamanho - de 25 a 35 centímetros de comprimento, e o peso de um adulto pode chegar a um quilo. A pelagem é espessa e longa, com uma juba característica ao longo da espinha, por isso também é chamada de "peluda". A cor é preta e marrom escura com manchas brancas.
A peculiaridade desse roedor é que, ao perceber o perigo, expele substâncias venenosas e odoríferas de suas glândulas laterais. Na maioria dos casos, um predador que tenta atacar um hamster peludo morre com uma alta dose de toxinas.
Hamster de eversmann
Este roedor puro-sangue deve o seu nome ao naturalista Eduard Eversmann. Em hábitos e aparência, praticamente não difere de suas contrapartes domesticadas, porém, devido ao seu baixo número, esta espécie está listada no Livro Vermelho. As características externas do animal são pêlo vermelho-acinzentado com barriga branca, com até 16 centímetros de comprimento. A sua manutenção e cuidados são iguais aos do hamster Dzungarian. O animal é geralmente amigável, mas às vezes pode morder.
Isso acontece com mais freqüência se as mãos cheiram a comida. É por isso Não é recomendável alimentar à mão um representante desta raça, pois neste caso ele irá associar o cheiro do seu dono ao cheiro da comida.
Em casa, o roedor está sujeito à obesidade, por isso é importante não superalimentá-lo.
Hamster albino
O albinismo é uma mutação genética que pode ocorrer em qualquer raça, seja síria ou chinesa. Independentemente da espécie, esses animais se distinguem por um casaco de pele branco, além de nariz rosa e olhos vermelhos como contas. Além de sua aparência incomum, o animal albino tem saúde mais frágil. Ele está sujeito a doenças de pele e olhos, o estresse é mais difícil.
Esse bebê branco como a neve com olhos vermelhos deve ser protegido da luz solar direta, uma vez que a retina de um olho albino não está adaptada à luz forte. É melhor colocar uma gaiola longe das janelas.
Hamster comum
Este parente selvagem de nossos animais de estimação é grande - cerca de 35 centímetros, e a cauda tem cerca de 6 a 7 centímetros de comprimento. O casaco de pele do animal é de uma rica cor marrom com manchas brancas, e o abdômen é preto. Esta espécie é difícil de domar, mais adequada para observação do que para comunicação por contato.
Se você decidir ter um hamster selvagem em casa, deve cuidar de uma casa espaçosa para ele. Uma gaiola desenhada para um coelho decorativo é mais adequada para ele. Também é necessário encontrar uma roda do tamanho correto - com a falta de atividade física, esse animal tem maior probabilidade de adoecer e sua expectativa de vida diminui.
Hamster de rato
Este roedor distingue-se pelo seu tamanho maior em comparação com as espécies domésticas, e pela longa cauda careca, que o faz parecer um rato. Você pode entender que este ainda é um hamster por sua cor - uma pele marrom-escura não é típica da família dos camundongos. O peso do animal é de cerca de 250 gramas e o comprimento pode chegar a 25 centímetros. Esta é uma espécie hostil, que não se presta bem à domesticação, sendo extremamente raramente mantida como animal de estimação.
Se, no entanto, decidir comprar este roedor, é importante proporcionar-lhe condições de conforto, nomeadamente uma gaiola espaçosa e uma alimentação equilibrada.
Você não deve ter um representante desta raça em uma família com filhos pequenos, pois ele experimentará o estresse de jogos barulhentos e atenção excessiva.
Hamster Radde
A raça foi descoberta pelo naturalista russo Gustav Radde e batizada em sua homenagem. Seu comprimento pode chegar a 28 centímetros, a cor é marrom escuro e cinza com manchas brancas. Esta espécie não é destinada para manutenção doméstica, uma vez que o animal é difícil de domar, mas você pode encontrar uma abordagem para isso se tiver paciência. Capaz de aceitar apenas uma pessoa amigavelmente.
O segundo nome desta raça é "Daguestão", uma vez que o halo de seu habitat é a região do sopé do Cáucaso.
Portanto, cada raça exótica tem suas próprias características assustadoras ou surpreendentes para nós. É melhor recusar-se a criá-los em casa, porque a manutenção de hamsters exóticos, via de regra, requer custos financeiros mais significativos, e alguns deles estão listados no Livro Vermelho. Deve ser entendido que a aquisição de tais roedores é uma grande responsabilidade. Se um representante de uma das raças selvagens ficar doente, você simplesmente não conseguirá encontrar um especialista qualificado para ajudar o animal.
Criar hamsters selvagens só vale a pena se você tiver um conhecimento especial sobre eles ou se tiver interesse científico em espécies exóticas.
Como escolher um hamster?
Ao escolher um hamster, o primeiro passo é decidir sobre sua raça. Se você quer um animal de estimação amigável - dê preferência a raças populares para criação doméstica... Se gosta de observar roedores e estudar o seu comportamento, e também sabe ajudar o bebé em caso de doença, pode considerar as raças selvagens. Para famílias com crianças pequenas, é melhor escolher variedades facilmente domesticáveis.
E se algum dos membros da família for alérgico a lã, compre um animal de estimação de raça hipoalergênica, como o sírio ou dzungaro.
Abaixo estão os principais parâmetros para ajudá-lo a fazer a escolha certa.
- Era. Não deve ter menos de 3 semanas. Isso se deve à necessidade de leite materno do hamster, pois esse bebê ainda não possui a habilidade de se alimentar sozinho. Uma fêmea com mais de 2 meses pode facilmente engravidar, já que a loja de animais geralmente contém um grande número de roedores heterossexuais em uma gaiola. Um hamster entre 3 semanas e 2 meses de idade é mais fácil de domar. Você pode determinar a idade do futuro animal de estimação prestando atenção aos dentes - com o tempo, eles ficam visivelmente amarelos.
- Piso. Os machos são mais calmos e amigáveis. No entanto, na natureza, eles estão acostumados a marcar seu território, portanto, haverá mais cheiro deles - os machos geralmente precisam substituir o enchimento.As mulheres são mais temperamentais, mas também mais ativas - é mais interessante observá-las. Você pode determinar o sexo de um hamster examinando cuidadosamente sua parte inferior. Na mulher, a distância entre a abertura anal e vaginal é insignificante, além disso, ela tem menos pelos na parte inferior do abdômen.
- Hora da compra... Como os hamsters são noturnos, é mais fácil avaliar a atividade e o caráter do futuro animal de estimação à noite. Se você for a uma loja de animais à noite, poderá ver animais ativos e amigáveis, e não pedaços de pelo dormindo. Isso tornará mais fácil escolher um amigo com temperamento semelhante.
- Estado de saúde. É claro que, ao comprar um hamster, você não pode ter 100% de certeza de que ele é completamente saudável. Mas sinais claros de doença ainda podem ser notados. Preste atenção na pelagem - ela deve estar seca, limpa e lisa, sem calvície. Os olhos e o nariz também devem estar limpos e sem secreção.
- Atividade... Hamsters são por natureza muito móveis e ágeis. Se o animal, apesar do horário noturno e das confortáveis condições de detenção, mal se move, preferindo deitar no canto da gaiola, também pode ser um sinal de doença.
Depois de comprar um hamster, é melhor não tocá-lo por 24 horas. Durante esse tempo, o bebê poderá se acomodar em um novo lugar e então o convívio será muito mais agradável para vocês dois. Na domesticação posterior, guie-se pelo princípio "quanto mais silencioso você dirige, mais longe você estará". Dê passos graduais em direção à reaproximação, inspirando cada vez mais confiança e cada vez menos medo em seu novo amigo, evite movimentos bruscos na comunicação com ele.
Se você seguir essas regras, será fácil e agradável cuidar do hamster, e será confortável e seguro com você.
Para ainda mais informações sobre raças de hamsters, veja o próximo vídeo.