O que os hamsters comem?
Os hamsters são muito queridos pelas crianças, por isso muitas famílias os têm como animais de estimação. São animais fofos e engraçados, que pareciam roer tudo o que lhes passava pelas “mãos”. No entanto, os proprietários devem entender que alimentar um pequeno roedor tem suas próprias sutilezas.
Recursos de energia
Na natureza, a alimentação dos hamsters depende diretamente das características do habitat dos animais. Em condições naturais, esses pequenos animais preferem viver no campo, pois seu principal alimento são os cereais. Se houver uma aldeia ou outro assentamento não muito longe da área, os animais devem visitá-lo, procurando locais para armazenar os vegetais e frutas colhidos. Também procuram comida em hortas e pomares, comem com avidez uvas, maçãs, framboesas, morangos e outras culturas cultivadas pelas pessoas.
Na estação quente, as verduras se tornam a base da comida, os gatinhos engraçados comem grama suculenta jovem, brotos e folhas, e se eles encontrarem vermes ou aranhas em seu caminho, certifique-se de que eles também não os desprezarão.
Hamsters são gentis e fofos apenas na aparência; na verdade, eles são animais sanguinários forçados a sobreviver na selva, então eles também comem carne se virem um animal ferido.
A alimentação de hamsters em cativeiro deve ser quase natural, por isso 70% do cardápio geralmente é composto de cereais, incluindo aveia, painço e trigo sarraceno.... É melhor comprar misturas prontas em lojas de animais - elas são enriquecidas com vitaminas, micro e macroelementos, que são importantes para a saúde de um pequeno roedor.No entanto, você mesmo pode fazer uma mistura de grãos comprando vários tipos de cereais no mercado agrícola. Nesse caso, será necessário introduzir suplementos vitamínicos e minerais na dieta.
Nas casas, os hamsters roem com grande prazer uma variedade de vegetais, frutas doces e frutas suculentaseles sempre gostam frango cozido, sementes de abóbora e girassole além, queijo cottage seco e quebradiço, frango, pato ou ovos de codorna - esses produtos não são introduzidos na dieta todos os dias - 2 a 3 refeições por semana são suficientes.
Vitaminas e minerais são geralmente adicionados a rações animais misturando-os com frutas - no entanto, é necessário monitorar a reação do corpo do roedor, pois muitas vezes há casos em que os hamsters são alérgicos a um ou outro componente do complexo.
Deve estar presente no cardápio de animais verdes jovens - Suplementos vitamínicos de endro, dente de leão e cardo leiteiro são muito úteis para animais de estimação.
Você precisa entender que qualquer produto perecível do aviário deve ser removido o mais tardar após 5-7 horas, caso contrário, o roedor terá uma intoxicação alimentar, murchará e poderá até morrer.
Como você sabe, os hamsters são principalmente noturnos, portanto a principal ingestão de alimentos cai à noite... Embora os animais devam receber comida duas vezes - geralmente pela manhã, eles recebem 1 colher de sopa de ração seca e, à noite, vegetais, cereais, ração protéica e frutas carnudas são adicionados aos cereais.
Deve ser lembrado que para qualquer roedor, o alimento não é apenas um meio de subsistência, mas também uma fonte de reposição de suas reservas alimentares. Se você perceber que a comida oferecida por você começa a desaparecer do comedouro a uma velocidade tremenda, isso não significa que o hamster coma demais - provavelmente, ele está apenas escondendo comida "para um dia chuvoso". Portanto, de vez em quando você precisa revisar o conteúdo da célula e retirar todos os produtos desnecessários, e para que seu animal não fique tão triste em se separar do acúmulo, deixe algumas sementes e grãos de cereal em sua despensa.
A alimentação dos pequenos hamsters merece atenção especial. Na esmagadora maioria dos casos, a alimentação fica por conta da fêmea, e até mesmo a comida complementar necessária para seus filhotes ela entrega pessoalmente no ninho equipado. Mas há situações em que a mãe morre ou, por algum motivo, mostra agressividade para com os filhos e se recusa a alimentá-los. Em tal situação, cuidar dos bebês recai inteiramente sobre os criadores.
Não fique chateado - em qualquer loja de animais você pode comprar uma fórmula especializada para alimentar gatinhos recém-nascidos, eles são bastante adequados para hamsters... Eles são criados em água comum até a consistência de leite, esta solução é dada aos filhotes usando uma pipeta de plástico ou um pincel fino em intervalos de 2 horas. Após cada alimentação, é necessário massagear a barriga das migalhas em movimentos circulares no sentido horário - o que ajudará a evitar problemas digestivos.
Quando o recém-nascido tem 2 semanas de idade, o cardápio pode ser complementado com mingau amassado cozido em água sem açúcar e óleo; na terceira semana, você pode inserir purê de vegetais ou carne no cardápio (qualquer um destinado à alimentação de crianças servirá, por exemplo, "Tema" ou "Agusha"). Mais perto do mês, você pode adicionar queijo cottage ralado, gema de ovo cozida e abóbora. Durante este período, você pode transferir gradualmente os hamsters para a comida de adulto, mas até um mês e meio, as misturas ainda devem ser a alimentação principal.
popa
Proprietários atenciosos escolhem comida pronta para seus animais de estimação - eles são vendidos em qualquer loja de animais. Essa mistura de cereais já contém a quantidade necessária de nutrientes, micro e macroelementos, dependendo do fabricante, mesmo ervas prensadas podem ser incluídas na composição.
As vantagens da alimentação de grãos pronta são óbvias:
- não há necessidade de selecionar grãos e misturá-los em proporções ótimas, tudo já está composto e equilibrado;
- é conveniente observar a dosagem;
- este alimento não se deteriorará quando armazenado na “despensa” do animal.
Lembre-se de que você não pode comprar comida para seu hamster para outros roedores e ainda mais para pássaros - cada animal requer um conjunto especial de minerais, vitaminas, sua própria combinação de BJU e teor de calorias, portanto, tal experimento termina na melhor das hipóteses em problemas digestivos em animais de estimação, na pior das hipóteses, é possível um resultado desfavorável.
Cereais e nozes
Na natureza, os hamsters costumam se alimentar de vários cereais e nozes, portanto, mesmo em cativeiro, você pode oferecer ao seu animal de estimação fofo:
- sementes de girassol, bem como abóbora e melão, no entanto, esses componentes podem ser incluídos no menu com pouca frequência, pois são muito ricos em calorias e gordurosos;
- ervilhas, lentilhas, grão de bico picado e outras leguminosas;
- nozes - é preferível usar nozes, bem como amendoins, avelãs e pinhões;
- milho - Adequado para todas as espécies de roedores, exceto hamsters Campbell.
No entanto, nem todas as nozes podem ser introduzidas com segurança na dieta de um fofo caseiro. Hamsters são categoricamente contra-indicados:
- amêndoa - causa envenenamento do animal;
- Castanha do Brasil - o produto é muito pesado para o trato digestivo do hamster;
- caroços de frutas - eles contêm ácido cianídrico venenoso e toxinas perigosas.
Você pode alimentá-los com frutas e bagas?
Como você sabe, as vitaminas não fazem mal a ninguém e os hamsters não são exceção. Para um pequeno roedor, você pode usar quase todas as frutas que crescem na área onde vivem os animais, então vamos nos concentrar nas frutas que são introduzidas na dieta dos hamsters. não recomendado: frutas cítricas (tangerinas, toranjas, limões, limas e laranjas), abacaxis, romãs, além de kiwi e abacates.
Tente limitar a ingestão de frutas com alto teor de açúcar, como damascos, melões doces, peras, uvas e bananas maduras - elas devem ser oferecidas apenas ocasionalmente em pequenas quantidades. O fato é que todos os hamsters são predispostos ao desenvolvimento de diabetes, então o abuso de tais produtos simplesmente matará os animais.
Quanto aos frutos silvestres, as recomendações aqui são semelhantes - consumo menos doce e moderado. Mais adequado para hamsters:
- Morango:
- cereja e cereja doce;
- groselha;
- mirtilo;
- mirtilo;
- groselha.
Não se esqueça de que frutas vermelhas não são seguras para seus bichanos. Todas as frutas certamente devem estar maduras. As raças de anões recebem frutas com menos frequência do que os hamsters sírios, devido à predisposição dos anões a patologias do sistema endócrino.
Verdes
Os hamsters precisam de verduras suculentas, é aconselhável apresentá-los ao menu todos os dias. Você pode obter tudo o que precisa em seu jardim: folhas de endro, aipo e alface, cenoura ou beterraba. Se possível, trate os animais de estimação com ramos jovens de plantas frutíferas e folhas de dente de leão, pois o bambu jovem não fará mal a este animal.
Mas não é totalmente correto tratar um hamster com azedinha, hortelã, manjericão, orégano ou plantas picantes. Claro, mesmo a grama simples das ruas, especialmente aquela cuja origem é difícil de determinar, não deve ser dada ao seu hamster favorito.
Você precisa tratar o animal uma vez por semana aveia germinada ou grãos de trigo - contêm todo o conjunto de vitaminas importantes para a saúde do roedor, apoiando o seu pleno crescimento e desenvolvimento.
Eles comem vegetais?
Em cativeiro, vegetais frescos certamente devem ser incluídos no cardápio do hamster, eles devem ser fornecidos mesmo nessa situação se você comprar misturas de cereais prontas para alimentar o animal.
O hamster é mostrado:
- abobrinha e abóbora;
- cenouras e beterrabas;
- abóbora;
- brócolis e couve-flor;
- salada de folhas;
- pepino;
- um tomate;
- beringela.
Mas o tabu em produtos como:
- repolho branco - provoca dores no estômago e nos intestinos;
- batatas - contém muito amido.
Obviamente, o uso de vegetais enlatados é categoricamente inaceitável - eles contêm muito sal e vinagre e são tão perigosos para o hamster quanto todos os outros temperos.
Lembre-se de que você não precisa dar ao seu fofo muitos vegetais de uma vez; provavelmente, ele levará alguns "de reserva" para a despensa, onde eles simplesmente se deteriorarão.
Outras guloseimas
Como já mencionamos, um hamster não é um animal fofo, mas um verdadeiro predador, portanto, para manter uma vida normal, ele definitivamente precisa de proteínas pelo menos 2-3 vezes por semana.
Os seguintes são adequados como fonte:
- frango cozido (carne branca);
- clara de ovo de galinha (você pode substituí-la por codorna);
- peixe branco cozido sem caroço;
- leite e produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura;
- insetos (você pode comprá-los em qualquer loja de animais).
O uso de laticínios gordurosos e salsichas é inaceitável.
O que não deve ser dado aos hamsters?
Em geral, você já tem uma ideia do que pode e do que não deve alimentar seu hamster. Além de tudo o que já mencionamos, você também pode incluir na lista de produtos proibidos:
- pão - o fermento nele contido provoca indigestão e fermentação no intestino;
- especiarias, ervas condimentadas e picantes;
- todos os produtos com alto teor de gordura;
- tudo frito, defumado, em conserva e enlatado.
Quaisquer doces são estritamente contra-indicados para roedores: sorvete, halva, assim como kozinaki, mel, biscoito, doce e, claro, chocolate, para qualquer hamster, representam um veneno que os mata aos poucos.
O menu não deve incluir produtos como manteiga, creme de leite, creme de leite caseiro, iogurte, kefir e leite.
Massa e pão ralado também são perigosos para o animal de estimação - eles contêm ingredientes que são perigosos para a sua pele.
Como evidenciado pelas avaliações de criadores individuais, seus bichanos costumam participar de "jantares de família" - eles consomem as mesmas coisas que seus donos. É muito interessante observar como o roedor "espreita" um prato grande, mas mesmo assim você não precisa dar boas-vindas a essa alimentação - a comida humana geralmente é muito pesada para hamsters, portanto, só é permitida em pequenas doses.
Acredita-se que, como qualquer outro roedor, o hamster não é indiferente ao queijo e não se nega o prazer de roê-lo ao máximo. No entanto, na prática, esse tipo de alimento não é nada saudável para os penugens - ele contém muito sal, gordura animal e temperos e, portanto, tem o efeito mais prejudicial à saúde do animal de estimação. No entanto, ainda é permitido consumir tal produto uma vez por semana na quantidade de, no máximo, duas sementes de girassol.
É estritamente proibido alimentar o seu hamster com salsichas, fiambre, salsichas pequenas, bem como cogumelos e natas ácidas. É proibido deixar ramos de coníferas no aviário.
Na natureza, os hamsters adoram banquetear-se com minhocas - eles as comem com grande prazer. No entanto, você não deve desenterrá-los em seu jardim - eles podem ser portadores de uma doença infecciosa e, portanto, muitas vezes, após tal tratamento, o roedor fica doente.
Lembre-se de que, se você compor a dieta do seu hamster com base nos produtos que compra no mercado, está definitivamente arriscando a saúde do seu animal de estimação. Afinal, você não pode saber ao certo de onde exatamente os verdes jovens, esta ou aquela fruta, vieram do vendedor. Talvez tenham sido criados próximo a uma rodovia empoeirada e poluída, é possível que para acelerar o crescimento da cultura, ela tenha sido tratada com produtos químicos muito perigosos para qualquer hamster.
Alimento seguro é aquele que você ou alguém que você conhece cultivou em seu próprio terreno.
Concluindo, vamos nos deter na questão de como regar um roedor. Em alguns manuais para o cuidado deste animal, encontra-se a informação de que estes animais podem facilmente passar sem água, obtendo toda a quantidade necessária de líquido de bagas, frutas e vegetais. Esta afirmação é errônea e até perigosa - os roedores precisam de água todos os dias, caso contrário, ela murchará de sede.
É desejável que o líquido na gaiola esteja em um bebedouro especial fixado nas hastes da gaiola.É melhor usar água engarrafada ou filtrada, não se esqueça de trocá-lo todos os dias, mesmo que o hamster tenha bebido muito pouco.
A questão de alimentar um hamster deve ser abordada com toda a responsabilidade. Cada criador deve decidir independentemente o que vai alimentar seu animal de estimação com base em suas preferências, capacidade financeira e recomendações de veterinários. lembre-se disso não só a força e o vigor de um fofo fofo, mas também sua saúde, assim como a expectativa de vida, depende muito da qualidade da comida oferecida.
Para informações sobre como alimentar o hamster, veja o próximo vídeo.