Tudo sobre decopatch
Decopatch é uma das técnicas interessantes do bordado moderno. Hoje é muito popular entre artesãos experientes e artesãs novatas, contribuindo para a criação de produtos brilhantes e coloridos de vários temas. O que é, quais são os prós e os contras da técnica, consideraremos mais adiante.
O que é isso?
Decopatch considere uma técnica relacionada à decupagem, que ficou conhecido mundialmente graças aos marceneiros italianos. Em certa época, eles cortavam figuras de papel e as colavam como decoração, envernizavam as fotos, o que tornava os produtos caros.
O significado do patch deco é em colar uma figura volumétrica com uma superfície convexa ou côncava com pedaços de guardanapos ou outro papel. A tarefa da técnica é decoração de forma volumétrica, criando um fundo único por colagem peça a peça.
É uma espécie de processo de decoração que se utiliza em estatuetas de papel maché ou mesmo em móveis.
Características da tecnologia
A técnica de decopatch é única e difere da decoupage por usar não peças individuais de papel decorativo, mas todo o material. Diante disso, não há desperdício de material e sobras - tudo o que é comprado é usado. As peças são arrancadas à mão ou cortadas com tesouras onduladas, após o que são coladas à base de trabalho com uma sobreposição, evitando a formação de carecas. Nesse caso, o tamanho dos fragmentos quebrados pode ser muito diferente, desde que se encaixem bem em uma superfície irregular.
Cole o papel com diferentes adesivos. A técnica é única na medida em que tudo lhe convém, seja uma cola especial para decoupage, PVA de construção ou verniz acrílico. Pode ser adquirido para colagem e cola decopatch.
Usando essa técnica, você pode colar tanto parte da figura quanto toda a superfície.
Apesar do fato de que, no sentido clássico, fragmentos retangulares de 2-3 cm de tamanho são usados para remendo deco, hoje essa abordagem parece enfadonha. Portanto, a forma das peças pode ser muito diferente. Por exemplo, você pode colar objetos com papel de triângulos recortados, misturando-os com listras, pentágonos e até mesmo padrões diferentes.
Ao realizar um trabalho com base neste princípio, você pode criar não apenas um único plano de fundo, mas também certos padrões e ornamentos.
Vantagens e desvantagens
Essa técnica é única e tem muitas vantagens. Ele permite que você crie produtos únicos que podem se tornar presentes exclusivos para amigos e familiares. Por exemplo, pode ser uma lembrança volumosa ou um artesanato na forma de um gatinho estilizado, cachorro, girafa. Esta é uma ótima maneira de decorar o interior de uma sala em estilo étnico.
Além disso, pode ser um suporte para joias, chaves, um telefone. Você pode colar sobre uma caixa comum, estatueta, vaso de flores, garrafa ou até mesmo uma jarra de vidro. Em cada caso, você receberá um produto exclusivo que vai decorar o ambiente em que está inserido. Mencionemos brevemente outras vantagens da técnica.
- Para sua implementação, você pode usar diferentes materiais e cola, o que abre muitas oportunidades para a manifestação de ideias de design.
- Permite disfarçar até a base mais feia, conferindo um apelo estético e escondendo as falhas da obra.
- Com sua ajuda, você pode colar até mesmo as formas mais complexas com uma mudança brusca de curvatura.
- Não há restrições quanto ao tipo de material a ser colado, por exemplo, decopatch é usado ao trabalhar com substratos de vidro, madeira e tecido.
A técnica também tem suas desvantagens.
- Precisa do seu próprio papel, o papel áspero não é adequado para isso, pode subir e descolar da base.
- O processo de colagem e preparação é bastante demorado. Essa decoração leva muito tempo.
- O trabalho não tolera pressa e descuido, bem como abundância de cola devido às peculiaridades do papel machê. Se você exagerar na cola, pode deformar a base.
- Para aumentar a vida útil do produto acabado, é necessária uma camada protetora, sem ela a umidade pode danificar a obra.
Seleção de papel
Papel decorativo é usado para remendo decorativo. Podem ser, por exemplo, guardanapos decoupage, óptimos para as artesãs iniciantes, ou mesmo papel artesanal. Hoje, nas prateleiras das lojas, você pode comprar papel específico para decopatch.
Do papel usual para decupagem com seus padrões temáticos característicos, esse papel tem um ornamento brilhante ou certo padrão cobrindo toda a área.
Você pode comprar guardanapos com um padrão sólido (guardanapos de fundo) para colar um produto volumétrico. Alguém prefere trabalhar com papel crepom, que é vendido em papelarias (nos departamentos de criatividade infantil) e costuma ser usado na escola nas aulas de tecnologia. Na verdade, trata-se de papel amassado, também chamado de papel corrugado ou papel corrugado. É fino e alongado em largura e, quando molhado, torna-se mais brilhante e requer precisão.
Veja abaixo uma aula de conhecimento sobre a técnica de decopatch.