Deve haver hobbies comuns na família e quais podem ser?
Muitas famílias têm tradições que são representadas por hobbies compartilhados. Pode ser uma família assistindo a um programa de TV ou filme todas as sextas-feiras à noite, uma caminhada de fim de semana na floresta ou qualquer outra coisa.
A presença de passatempos comuns na família tem um impacto enorme no ambiente, na sua coesão. Neste artigo, descobriremos quais exemplos de passatempos familiares existem e a quais nuances você deve prestar atenção especial ao escolhê-los.
Por que os hobbies são importantes?
Cada pessoa deve ter os seus hobbies, pois permitem-lhe fazer uma pausa dos problemas e das outras pessoas, relaxar e apenas divertir-se. No entanto, um hobby comum deve estar presente na família. Hobbies conjuntos são especialmente relevantes agora, quando as pessoas muitas vezes não têm tempo suficiente nem para uma simples comunicação umas com as outras, o que se deve ao alto nível de diversão e ao aparecimento de um grande número de vários gadgets - na maioria das vezes, eles pegam todos de graça tempo das pessoas, por isso elas passam a se comunicar menos com seus entes queridos.
Claro, encontrar uma atividade comum para todos os membros da família não é fácil. As crianças, devido à sua idade, estão interessadas em uma coisa, e os adultos - em algo completamente diferente. No entanto, se você conseguir encontrar tal ocupação, será benéfico. Os hobbies comuns ajudam a unir a família, promover a comunicação e fortalecer o relacionamento entre seus membros. Passar algum tempo juntos pode melhorar significativamente a situação na família, tornar o ambiente mais caloroso e amigável.
Além disso, os hobbies da família podem se tornar uma verdadeira tradição, o que, posteriormente, trará muitas emoções positivas de memórias calorosas.
Visão geral dos hobbies da família
Existem muitas opções de hobbies familiares, a lista é quase infinita. Basicamente, esses hobbies são selecionados de acordo com os interesses e hobbies de cada membro de uma família específica.
- Portanto, muitas pessoas gostam de fazer caminhadas. Muitas vezes, esse hobby se torna comum na família. E não importa que tipo de caminhada seja - uma longa com barracas e mochilas pesadas ou uma curta na forma de uma viagem à floresta para colher cogumelos e caminhar. Qualquer caminhada pode acabar sendo uma pequena aventura familiar que com certeza será lembrada. Além disso, você pode desfrutar da natureza e relaxar ao ar livre, o que terá um impacto positivo na saúde de seus familiares. Essas viagens serão especialmente relevantes para pessoas inativas no local de trabalho, porque trarão pelo menos um pouco de atividade física em suas vidas.
- Outra opção de passatempo familiar é cozinhar. Reunindo toda a família na cozinha, pode preparar bolos caseiros, sobremesas ou até vários pratos diferentes para um jantar festivo. No entanto, deve-se ter em mente que, ao se dedicar à culinária, cada um dos membros da família deve estar na ativa. Por exemplo, um pode interferir em algo ou escolher uma receita, o segundo pode servir todos os produtos necessários e tratar de sua compra, e o terceiro pode gerenciar todo o processo.
A propósito, este passatempo pode estar associado ao referido passatempo das caminhadas, pois as refeições prontas podem ser levadas consigo para a natureza e fazer um pequeno piquenique.
- E algumas famílias frequentemente estão envolvidas em atividades criativas conjuntas, escolhendo um ou outro tipo de bordado como hobby. Via de regra, é dada preferência a este tipo de artesanato, que se distingue pela duração e esmerado trabalho - isso é necessário para que toda a família participe do processo de confecção do artesanato. Esses tipos de bordado incluem, por exemplo, a criação de topiaria. Posteriormente, o artesanato pode servir como uma bela decoração para a casa e um lembrete cativante de como passamos algum tempo juntos.
- Outro tipo de passatempo familiar são os jogos de tabuleiro. Vários "caminhantes", "Monopólio", "Crocodilo" e não só - tudo isso é adequado para um passatempo familiar. Para esses jogos, você pode se reunir quase todas as noites com toda a família. O mais importante é estocar um grande número de jogos de tabuleiro diferentes, porque a monotonia pode ficar entediada rapidamente.
- Separadamente, deveria ser dito sobre um jogo de tabuleiro como os quebra-cabeças de coleção. Essa atividade pode unir a todos. Para transformar os quebra-cabeças em um hobby comum, você terá que comprar vários conjuntos com muitas peças. Posteriormente, as imagens coletadas dos quebra-cabeças podem ser coladas e penduradas na parede como decoração.
- Uma opção igualmente popular para um passatempo familiar é praticar esportes juntos. Pode ser corrida, esqui ou patinação, futebol, ciclismo, natação ou qualquer outra coisa. Não importa o tipo de esporte que você prefere, o mais importante é que todos gostem - tanto crianças quanto adultos. Essa paixão não só unirá os membros da família, mas também melhorará sua saúde, preparo físico e resistência. No entanto, aqui vale a pena considerar que nem todos podem praticar esportes muito ativamente - seria melhor consultar um médico separadamente sobre isso.
- Algumas pessoas preferem viajar como um hobby da família. Claro, esse hobby exige custos financeiros bastante elevados - seu valor depende apenas da vontade da família e da duração da viagem. No entanto, apesar do alto custo, viajar com os pais tende a deixar muitas lembranças vivas que ficam para sempre na pessoa. Um acréscimo a esses eventos pode ser fotos, que também irão lembrá-lo dos momentos passados com sua amada família.
- Já que estamos falando de fotografias, não podemos deixar de falar sobre as sessões de fotos de família. Para algumas famílias, eles estão se tornando uma verdadeira tradição: eles contratam um fotógrafo e alugam um estúdio fotográfico para tirar belas fotos conjuntas. Essas fotos conjuntas são perfeitas para um álbum de família, será agradável revisitá-las no futuro, especialmente quando os filhos crescerem.
- E há aquelas famílias que organizam um clube de apartamentos inteiro em casa. O ponto principal é o seguinte: no conselho de família, é selecionado um livro específico, que todos os membros da família devem ler em um determinado período de tempo. Em seguida, este livro é discutido em uma das noites, após o qual o próximo trabalho é selecionado. A discussão pode ser combinada com a ingestão do chá, complementando-a com deliciosas sobremesas. Será saboroso e útil, porque a leitura abre os horizontes da pessoa. Além disso, ao discutir livros, você pode entender melhor os outros membros da família, conhecê-los mais, entender seus valores e visões de mundo. No entanto, deve-se ter em mente que a escolha do livro deve ser feita com responsabilidade, para que cada membro da família tenha interesse em lê-lo.
Dicas de Seleção
Escolher um hobby em família não é fácil, porque, via de regra, os interesses dos familiares são radicalmente diferentes. No entanto, isso não significa de forma alguma que seja impossível encontrar pontos de contato comuns. Você só precisa começar a procurar. Ao escolher um hobby comum, você pode dar preferência a algo novo para todos. Por exemplo, se nenhum membro da família praticava esportes, é hora de organizar o futebol familiar na dacha ou comprar uma assinatura da piscina. Assim, todos os membros da família estarão em pé de igualdade, o que evitará possíveis brigas e descontentamentos.
Claro, mais de uma pessoa deve escolher um hobby comum. É aconselhável marcar uma reunião de família para isso, onde todos expressarão sua opinião. Assim, você pode chegar a uma solução comum, evitar possíveis conflitos e criar uma programação que seja conveniente para todos, escolhendo dias ou meses convenientes para o passatempo familiar. Você não deve ignorar fatores como custos em termos de finanças e tempo. Você precisa entender se os gastos se enquadram em seus planos, em seu orçamento familiar.
Por exemplo, ao escolher viagens como um hobby da família, você precisa levar em consideração que esta atividade requer muito mais fundos (monetários e temporários) do que os mesmos jogos de tabuleiro ou criatividade conjunta.